Anda di halaman 1dari 16

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PS GRADUAO EM HISTRIA ANEXO I DA RESOLUO PPGH N.

04/2006 (que regulamenta o depsito final da Dissertao junto ao PPGH/CCHLA/UFPB). OBS.: A presente normatizao refere-se tambm, com as devidas adaptaes, ao Exame de Qualificao e aos trabalhos finais das disciplinas cursadas no Programa de PsGraduao em Histria. 1) ESTRUTURA DA DISSERTAO 1.1) APRESENTAO GRFICA (Apresentao fsica do trabalho) PAPEL - branco, formato A4; IMPRESSO - deve ser feita somente no anverso do papel; ESPAO (entrelinhas) - 1,5 linhas para o texto normal, simples para citaes destacadas do corpo do texto, notas de rodap, referncias e anexos. FONTE (tipo de letra no corpo do texto) - Times New Roman, corpo 12; ou Arial, corpo 11, em cor preta (exceto em grficos ou imagens onde for necessrio um destaque colorido).
OBS. 1: Resumo, abstract, citaes destacadas do texto, indicaes de fontes de tabelas, legendas de figuras, legenda de identificao de fonte aps tabelas e quadros, referncias, ndices, anexos e apndices, devem ser apresentados em fonte 1 ponto menor do que o texto normal (corpo 11 para Times New Roman e corpo 10 para Arial). OBS. 2: notas de rodap devem ser apresentadas em fonte 2 pontos menor do que o texto normal (corpo 10 para Times New Roman e corpo 9 para Arial).

MARGENS - esquerda - 3 cm; direita - 2 cm; superior - 3 cm; inferior - 2 cm. PAGINAO - em sequncia, em algarismos arbicos, no canto superior direito, a partir da introduo at o final do trabalho, no exibindo o nmero na pgina de incio de cada diviso dos elementos textuais e ps-textuais.
OBS.: os elementos pr-textuais (folha de rosto, folha de ficha catalogrfica, folha de aprovao, resumo, abstract, listas de figuras, lista de siglas, lista de tabelas, lista de quadros, epgrafe, dedicatria e sumrio) devem ser paginados em algarismos romanos que, contudo, no devem aparecer na folha de rosto, na folha da ficha catalogrfica e na folha de aprovao.

1.2) ELEMENTOS PR-TEXTUAIS 1.2.1 - Capa - a proteo externa da Dissertao de Mestrado e deve conter somente os elementos necessrios a sua identificao.
OBS.: a encadernao deve ser em brochura com CAPA DURA, utilizando a arte especfica do PPGH (Art. 2.), que pode ser capturada no link correspondente da seo documentos do stio eletrnico do PPGH-UFPB (http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/).

1.1.2 - Folha de Rosto - a folha que apresenta os elementos essenciais identificao do trabalho. 1.1.3 - Folha de Avaliao - folha que deve conter a Avaliao da Dissertao de Mestrado.
OBS.: ver exemplos de formatao de capa, folha de rosto e folha de avaliao nas 3 pginas seguintes.

2
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM HISTRIA

Ttulo da Dissertao de Mestrado

Autor

Orientador/a: Prof/a. Dr/a. Nome do/a Docente Linha de Pesquisa: Nome da Linha de Pesquisa

JOO PESSOA PB MS - ANO

TTULO DA DISSERTAO DE MESTRADO

Autor

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria do Centro de Cincia Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraba UFPB, em cumprimento s exigncias para obteno do ttulo de Mestre em Histria, rea de Concentrao em Histria e Cultura Histrica.

Orientador/a: Prof/a. Dr/a. Nome do/a Docente Linha de Pesquisa: Nome da Linha de Pesquisa

JOO PESSOA - PB ANO

TTULO DA DISSERTAO DE MESTRADO


Autor

Dissertao de Mestrado avaliada em ___/ ___/ ____com conceito _________________

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________ Prof/a. Dr/a. Nome do/a Docente Programa de Ps-Graduao em Histria Universidade Federal da Paraba Orientador/a

______________________________________________________ Prof/a. Dr/a. Nome do/a Docente Vnculo Institucional Examinador/a Externo/a

______________________________________________________ Prof/a. Dr/a. Nome do/a Docente Vnculo Institucional Universidade Federal da Paraba Examinador/a Interno/a

______________________________________________________ Prof/a. Dr/a. Nome do/a Docente Vnculo Institucional Suplente Externo/a

______________________________________________________ Prof/a. Dr/a. Nome do/a Docente Vnculo Institucional Universidade Federal da Paraba Suplente Interno/a

5 1.1.4 - Ficha Catalogrfica - deve ser impressa no verso da folha de rosto. 1.1.5 - Dedicatria (opcional) - folha na qual o autor presta uma homenagem ou dedica seu trabalho a algum que teve uma contribuio especial para a sua realizao. 1.1.6 - Epgrafe (opcional) - folha que contm pensamento ou reflexo que o autor deseje ressaltar, podendo ser de autoria prpria ou de outro autor (neste caso, fazer referncia ao autor do texto citado). 1.1.7 - Agradecimentos (opcional) - folha(s) que contm os agradecimentos s pessoas e/ ou instituies que colaboraram para a elaborao do trabalho, podendo ser apresentada em forma de texto ou de lista de nomes de pessoas ou instituies a quem se deseja agradecer. 1.1.8 - Resumo - a apresentao concisa dos pontos relevantes da Dissertao de Mestrado, permitindo ao leitor avaliar a convenincia ou no de consultar o texto integralmente, alm de divulgar o prprio trabalho. Deve ter de 200 a 250 palavras e tambm, obrigatoriamente, justificar a vinculao do trabalho Linha de Pesquisa e rea de concentrao do PPGH-UFPB. Deve respeitar a norma culta da lngua verncula. No deve ter quebra de pargrafo e, ao seu final, devem constar de 3 a 6 palavras-chave. 1.1.9 - Abstract - a traduo para o ingls do resumo. Deve respeitar a norma culta do idioma (sugere-se evitar o uso de tradutores automticos) e conter as mesmas informaes do resumo. Deve ter de 200 a 250 palavras, sem quebra de pargrafo e, ao seu final, devem constar de 3 a 6 keywords. 1.1.10 - Lista de Siglas ou Abreviaturas - caso a dissertao utilize siglas institucionais ou abreviaturas de cotas documentais no corpo do texto, elas devem ser explicitadas nesta seo. 1.1.11 - Lista de Figuras - caso a Dissertao utilize figuras no corpo do texto (fotos, desenhos, grficos, mapas, reproduo de obras de arte), elas devem ser listadas nesta seo, informando a respectiva pgina em que se encontram no corpo do texto. 1.1.12 - Lista de Tabelas - caso a Dissertao utilize tabelas no corpo do texto, elas devem ser listadas nesta seo, informando a respectiva pgina em que se encontram no corpo do texto. 1.1.13 - Lista de Quadros - caso a Dissertao utilize quadros no corpo do texto, eles devem ser listados nesta seo, informando a respectiva pgina em que se encontram no corpo do texto. 1.1.14 - Sumrio - a relao das principais itens e subitens da Dissertao de Mestrado, na mesma ordem e numerao em que se encontram no corpo do texto, com indicao da pgina inicial correspondente. As pginas relativas aos elementos pr-textuais devem ser numeradas em algarismos romanos, a partir da Dedicatria. Os elementos textuais so numerados a partir da Introduo, em algarismos arbicos. A numerao da paginao dos elementos ps-textuais contnua, em algarismos arbicos, a partir do final das Consideraes Finais. A apresentao tipogrfica dos itens e subitens no sumrio deve ser idntica quela do corpo do texto.

6 1.3) ELEMENTOS TEXTUAIS 1.3.1 - Introduo - parte inicial do texto, devendo incluir informaes sobre a natureza e importncia do problema, sua relao com outros estudos realizados sobre o mesmo assunto, motivos que levaram o autor a realizar o trabalho, as principais concluses da pesquisa e, finalmente, apresentao sinttica do contedo de cada captulo, bem como suas limitaes e objetivos. 1.3.2 - Corpo do Trabalho - no h normas rgidas para o desenvolvimento de uma Dissertao de Mestrado. Normalmente formada por captulos que oferecem uma viso completa do contedo, desde o seu objetivo, incluindo a fundamentao terica e metodologia e o trabalho com as fontes. Subdivide-se em captulos, numerados em arbico, que podem dividir-se em itens e subitens. 1.3.3 - Consideraes Finais - as Consideraes Finais fundamentam-se no prprio texto dos captulos, expressando os pontos essenciais resultantes da Dissertao de Mestrado, podendo ainda constar nesta seo propostas de continuidade da pesquisa e sugestes do autor, decorrentes do prprio trabalho. No deve apresentar informaes novas (que no constem nos captulos), mas sim um fechamento das ideias e anlises construdas ao longo do texto. OBS. 1: a Introduo deve receber o n 1, e os captulos e as Consideraes Finais, a numerao subsequente. OBS. 2: o texto deve respeitar a norma culta da lngua verncula, com especial ateno s normas da reforma ortogrfica implantada no Brasil a partir de 1 de janeiro de 2009. OBS. 3: os pargrafos do corpo do texto devem ter recuo na 1 linha, a fim de facilitar a identificao dos mesmos pelo leitor. 1.4) ELEMENTOS PS-TEXTUAIS 1.4.1 - Referncias - elemento obrigatrio, que deve listar todas as obras e fontes documentais citadas no texto da dissertao de mestrado e/ ou utilizadas na pesquisa. Devem seguir as orientaes de redao e formatao explicitadas ao final destas normas. 1.4.2 - Glossrio (opcional) - caso a pesquisa aborde um campo em que so utilizados termos muito especficos ou tcnicos que, porventura, no costumam fazer parte do vocabulrio cotidianamente utilizado nas discusses historiogrficas, de bom tom list-los e esclarecer seu significado nesta seo, de modo a garantir o entendimento do texto da dissertao de mestrado por no-especialistas. 1.4.3 - Apndice(s) (opcional) - pode trazer dados quantitativos referentes tabulao de informaes coletadas na pesquisa e que esclaream ou ilustrem afirmaes feitas no corpo da Dissertao de Mestrado. O(s) apndice(s) deve(m) ser identificado(s) por letra(s) maiscula(s) (consecutivas, no caso de haver mais de um), travesso e pelo(s) respectivo(s) ttulo(s). Excepcionalmente utilizam-se letras maisculas dobradas em sua identificao, quando esgotadas as 26 letras do alfabeto. 1.4.4 - Anexo(s) (opcional) - pode trazer transcrio ou reproduo de documentos coletados, bem como de questionrios ou roteiros de entrevistas realizados para embasar a pesquisa. O(s) anexo(s) deve(m) ser identificado(s) por letra(s) maiscula(s)

7 (consecutivas, no caso de haver mais de um), travesso e pelo(s) respectivo(s) ttulo(s). Excepcionalmente utilizam-se letras maisculas dobradas em sua identificao, quando esgotadas as 26 letras do alfabeto. 1.4.5 - ndice Onomstico (opcional) - lista os sobrenomes/ nomes de autores ou indivduos citados no texto, trazendo a indicao das pginas onde aparecem na Dissertao. 1.4.6 - ndice Remissivo (opcional) - lista os principais assuntos citados no texto, trazendo a indicao das pginas onde aparecem na Dissertao. 2) USO DAS INFORMAES BIBLIOGRFICAS/ DOCUMENTAIS 2.1) CITAES 2.1.1 - Citao Direta (ou transcrio) - a transcrio exata de palavras ou trechos de um autor, texto documental ou entrevista, devendo corresponder exatamente ao original, em redao, ortografia e pontuao (arcasmos ou incorrees presentes no original devem ser mantidos). Se forem curtas (at trs linhas) devem ser inseridas no texto entre aspas duplas. Se forem mais longas (alm de trs linhas), devem ainda estar recuadas da margem esquerda (4 cm) e destacadas do texto principal, com uma linha em branco antecedendo-a e outra seguindo-a, digitadas em espao simples no entrelinhas, sem aspas e com corpo 11 para a fonte Times New Roman e corpo 10 para a fonte Arial. Exemplos: CITAO DIRETA DE AT TRS LINHAS Conforme afirma Ernst H. Gombrich em seu A Histria da Arte, todos ns, quando vemos um quadro, somos fatalmente levados a recordar mil e uma coisas que influenciam o nosso agrado ou desagrado (GOMBRICH, 1999, p. 15), ou seja, fazemos um juzo muito particular daquilo que observamos, avaliando o que nosso olhar capta a partir de nossos cdigos sentimentais, culturais e estticos prprios.

CITAO DIRETA DE MAIS DE TRS LINHAS Mas que fator atraa, de modo contnuo, os portugueses para o Brasil, especialmente a partir de 1850? Para o portugus Joaquim da Costa Leite, teria sido elemento preponderante para tal fluxo a grande oferta de oportunidades no Brasil, tanto para jovens mancebos como para trabalhadores de mais idade:
Utilizando uma equivalncia em libras (...) os salrios no Rio de Janeiro podiam multiplicar por trs ou quatro os salrios portugueses. Mesmo considerando os gastos acrescidos de alojamento e alimentao, um trabalhador portugus que exercesse no Brasil a mesma profisso que tinha em Portugal podia, depois de pagas as suas despesas, obter uma poupana equivalente ao total do salrio portugus. Essa elevada capacidade de poupana atraa muitos emigrantes portugueses, mesmo aqueles que, com

8
trinta ou quarenta anos, dificilmente pensariam em mudar de profisso ou estabelecer seu prprio negcio. (LEITE, 2000, p. 187)

2.1.2 - Citao Indireta o autor pode preferir inserir o contedo e idias de um outro autor em seu trabalho com sua prpria redao, utilizando o recurso da parfrase. Nesse caso, a fonte dos argumentos ou informaes resumidos/ sintetizados pelo autor deve ser referenciada no corpo do texto. Exemplo: Para Fernand Braudel (2007, p. 34) a arte no pode ser pensada de modo histrico se no for levado em considerao tambm todo o contexto socioeconmico de seu local de produo. 2.1.3 - Citao de Citao - a meno a um texto (documento, livro, depoimento, discurso, etc.) ao qual no se teve acesso direto, e se tomou conhecimento graas citao presente no trabalho de outro autor. Deve-se, neste caso, citar no texto o sobrenome do(s) autor(es) do trabalho original, no consultado, seguido da preposio latina apud (junto a, em) e do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) da obra consultada. Exemplo: Para Bernini havia um tipo de regra de ouro que devia ser respeitada quando se executava um retrato: O segredo (...) aumentar a beleza e emprestar grandiosidade, diminuir o que feio ou mesquinho, ou at suprimi-lo, quando possvel faz-lo sem incorrer em servilismo (BERNINI apud BURKE, 1994, p. 34). 2.2) NOTAS DE RODAP 2.2.1 - Redao - deve ser concisa, clara e respeitar a norma culta da lngua verncula. 2.2.2 - Numerao - deve ser progressiva, em nmeros arbicos sobre-escritos em relao ao texto da nota. Pode ser reiniciada a cada seo do corpo do texto (introduo, captulos, consideraes finais) ou ter numerao contnua desde o incio at o final do trabalho. 2.2.3 - Formatao - as notas de rodap devem ser digitadas em corpo 10 quando for utilizada a fonte Times New Roman e corpo 9 quando for utilizada a fonte Arial no corpo do texto, seguindo a mesma fonte utilizada no mesmo. O pargrafo deve ser justificado, com deslocamento de 0,3 cm, a fim de facilitar a identificao do incio de cada nova nota pelo leitor. O espaamento entrelinhas deve ser simples e no deve haver espao (linha em branco) entre as notas. 2.2.4 - Contedo - quanto ao contedo, as notas de rodap devem somente: a) apresentar textos paralelos com explicaes de alguma informao que est sendo evidenciada no corpo do texto; b) transcrever no idioma original textos citados no corpo do trabalho e traduzidos pelo autor a fim de facilitar a compreenso do texto pelo leitor;

9 c) indicar informaes obtidas por canais informais, tais como anotaes de aula, correspondncia pessoal, eventos no impressos, etc.; d) indicar trabalhos no publicados ou em fase de elaborao; e) referenciar documentos (com suas respectivas cotas) citados no corpo do texto; f) apresentar informaes obtidas atravs da internet, indicando a URL (endereo) do material citado e a data de acesso ao mesmo, j que muitas URLs tm vida efmera na web; g) explicar o significado de um termo tcnico ou estrangeirismo, quando no houver um nmero suficiente deles ao longo do texto da Dissertao que justifique a existncia de um glossrio nos elementos ps-textuais; h) identificar a fonte de dados estatsticos, quando for o caso. Exemplos:
1

Apesar de o orago da Igreja ser, comprovadamente, Santo Antnio de Pdua, j que so cenas da vida e dos milagres do frade portugus que ilustram o teto do altar-mor, a populao pessoense, desde h muito, denomina a Igreja como de So Francisco. Possivelmente isso ocorreu pelo fato de as cenas alusivas aos milagres de Santo Antnio terem sido encobertas por tinta azul numa desastrosa reforma que substituiu o altarmor barroco carcomido pelos cupins por outro, de feies neoclssicas, na primeira dcada do sculo XX e cujo equvoco s foi corrigido na restaurao do prdio pelo IPHAN, concluda em 1989. 2 Texto original, em latim: Pictoribus atque poetis, quod libet audendi semper fuit potestas. 3 Em aula da disciplina Metodologia da Histria, no curso de mestrado do PPGH-UFPB, durante o semestre letivo 2007.1, tal discusso terica veio baila, no havendo consenso entre os mestrandos e as docentes da disciplina acerca do carter literrio ou cientfico do texto histrico (anotaes de aula, 24 abr. 2007). 4 Jos Neilton Pereira, mestrando do Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Rural de Pernambuco, prepara Dissertao de Mestrado sobre os artfices recifenses no sculo XVIII e pretende discutir tais relaes de solidariedade entre os mestres e seus aprendizes quando estes se tornavam autnomos. 5 AHU_ACL_CU_014, Cx. 8, D. 329. 6 Informao existente no stio eletrnico institucional do IPHAN. Disponvel em: <http://www.iphan.gov.br/>. Acesso em: 19 out. 2007. 7 O termo francs trompe loeil pode ser traduzido, literalmente, por engana a vista, e trata-se de efeito comum na pintura barroca executada em tetos, que tenta utilizar todos os artifcios possveis de luz, sombra e perspectiva para criar a iluso de que a estrutura arquitetnica que a contm , na verdade, uma janela para um outro mundo, abrindo-se para as hostes celestes ou mitolgicas. 8 Anurio Estatstico do Brasil, IBGE, 1996, p. 58.

2.3) TRANSCRIO DE DADOS ESTATSTICOS 2.3.1 - Apresentao - dados estatsticos podem ser apresentados ao longo do texto ou destacados em uma tabela (que, por definio, no deve ter bordas externas dos lados). 2.3.2 - Referncia - Quando forem extrados de publicaes voltadas para o suprimento sistematizado de informaes estatsticas, tais como o Anurio Estatstico do Brasil (IBGE), Boletins do Banco Central ou obras similares, e aparecerem no corpo do texto, basta que o autor identifique, em nota de rodap, a fonte, explicitando seu nome, rgo responsvel pela publicao (quando disponvel), volume e nmero (se for o caso), ms ou trimestre (se for o caso), ano e pgina de onde foi retirada a informao. Quando os dados aparecerem em tabela, a referncia pode constar aps a mesma, em legenda digitada com corpo 11 para a fonte Times New Roman e corpo 10 para a fonte Arial. Exemplos:
49

Fonte: Conjuntura Econmica, v. 53, n. 7, jul. 1999, p. 32.

10 TABELA VII POPULAO TOTAL DO BRASIL (1872/ 1920)


ANOS 1872 * 1890 1906 1920 HOMENS 5.123.869 7.237.932 8.900.526 15.443.818 MULHERES 4.806.609 7.095.983 8.537.908 15.191.787 POPULAO TOTAL 9.930.478 14.333.915 17.438.434 30.635.605

OBS.: * - os resultados no incluem 181.583 habitantes, estimados para 32 parquias, nas quais no foi feito o recenseamento na data determinada.
FONTE: Anurio Estatstico do Brasil, IBGE, 1996, p. 58.

3) ELEMENTOS PS-TEXTUAIS 3.1) REFERNCIAS 3.1.1 - Objetivo - trata-se da listagem contendo as obras citadas no texto ou que serviram fundamentao terica e documental da Dissertao de Mestrado. 3.1.2 - Apresentao - pode haver uma subdiviso de acordo com o tipo das mesmas (artigos, livros, manuais, teses, fontes primrias, peridicos, obras de referncia, stios eletrnicos, etc.)
OBS.: ver como as obras/ fontes devem ser referenciadas ao final destas normas.

3.2) ANEXOS E/OU APNDICES 3.2.1 - Objetivo - so partes que ajudam a compreenso do texto, encontrando-se destacados deste para que a leitura no seja interrompida constantemente, evitando, assim, a sobrecarga de informaes no desenvolvimento do trabalho. 3.2.2 - Definio - Os anexos so constitudos por informaes ou textos que no foram elaborados pelo autor da Dissertao de Mestrado, enquanto os apndices so informaes em textos, tabelas, quadros ou grficos elaborados por ele. 4) COMO FAZER REFERNCIAS 4.1) Caractersticas - lista dos documentos efetivamente utilizados no trabalho de pesquisa. 4.2) Elementos Essenciais - autor, ttulo, subttulo, imprenta (edio, local, editora, data). 4.3) Apresentao - em ordem alfabtica ascendente, pelo ltimo sobrenome do autor. Podem tambm ter uma ordenao sistemtica. Devem ser digitadas em corpo 11 para a fonte Times New Roman e corpo 10 para a fonte Arial, com espaamento entrelinhas simples e 1 (uma) linha de espao entre cada entrada, a fim de facilitar a diferenciao de cada uma delas pelo leitor. Exemplos: LIVROS (considerados no todo)

11

a) 1 (um) autor
ANDERSON, Benedict. Imagined communities: reflections on the origins and spread of nationalism. Londres: Verso, 1983. BANN, Stephen. As invenes da Histria: ensaios sobre a representao do passado. Traduo de Flvia Villas-Boas. So Paulo: Editora da UNESP, 1994. BARBIERI, Jos Carlos. Produo e transferncia de tecnologia. So Paulo: tica, 1990. BRASIL. Ministrio da Cincia e Tecnologia. Cincia e tecnologia no Governo Federal. Braslia: MTC, 1995. DIEGUES JR., Manuel. Imigrao, urbanizao e industrializao: estudo sobre alguns aspectos da contribuio cultural do imigrante no Brasil. Rio de Janeiro: INEP, 1964. DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. 14. ed. Traduo de Maria Isaura Pereira de Queiroz. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1990 [1895]. SARTRE, Jean-Paul. O seqestrado de Veneza. Traduo de Elosa Arajo Ribeiro. Notas e Cronologia de Luiz Marques. So Paulo: Cosac Naify, 2005 [1964]. STRONG, Roy. Arte y poder: fiestas del Renacimiento (1450-1650). Traduccin de Maribel de Juan. Madrid: Alianza, 1988 [1973]. WLFFLIN, Heinrich. Renascena e barroco. Traduo de Mary Amazonas Leite de Barros e Antonio Steffen. So Paulo: Perspectiva, 1989 [1888]. _______________. Conceitos fundamentais da histria da arte. 4. ed. Traduo de Joo Azenha Jr. So Paulo: Martins Fontes, 2000 [1915].

b) 2 (dois) ou 3 (trs) autores


BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude & PASSERON, Jean-Claude. Le mtier de sociologue. Paris: Mouton; Bordas, 1968. BRANDO, Antnio Salazar P. & PEREIRA, Lia Valls (orgs.). MERCOSUL: perspectivas da integrao. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundao Getulio Vargas, 1997. FELDMAN-BIANCO, Bela & CAPINHA, Graa (orgs.). Identidades: estudos de cultura e poder. So Paulo: Hucitec, 2000. GARCS, Mario & MILOS, Pedro. Los sucesos de Chicago y el 1 de mayo en Chile. 3. ed. Santiago de Chile: ECO, 1989. GREMAUD, Amaury Patrick; SAES, Flvio Azevedo Marques de & TONETO JR., Rudinei. Formao econmica do Brasil. So Paulo: Atlas, 1997.

c) a partir de 4 (quatro) autores


CADIOU, Franois et al. Como se faz a Histria: historiografia, mtodo e pesquisa. Traduo de Giselle Unti. Petrpolis: Vozes, 2007 [2005]. GALVO, Antnio Filgueira et al. Condies e importncia dos servios tecnolgicos. So Paulo: SCTDE/ FECAP/ UNICAMP, 1993 (Relatrio de Pesquisa).

12
S, Elizabeth et al. Manual de normalizao de trabalhos tcnicos, cientficos e culturais. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1997.

MONOGRAFIAS, DISSERTAES E TESES a) Monografia


CARVALHO, Juliano Loureiro de. Pr-inventrio dos engenhos da vrzea do Rio Paraba. 2005. 80 p. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo). Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraba.

FERREIRA, Johnson S. A controladoria na auditoria fiscal: a importncia da recuperao do ICMS para o estado do Cear. 1999. 65 p. Monografia (Especializao em Controladoria). Faculdade de Economia, Administrao, Aturia e Contabilidade, Universidade Federal do Cear. NUNES, Manuelina Porto. Almagre: uma histria, um lugar. 2000. 81 p. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo). Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraba. PONTES, Anna Maria de Lira. Memrias de pedra: um estudo sobre as representaes da Pedra do Ing e sua viso enquanto monumento histrico-cultural. 2006. 134 p. Monografia (Bacharelado em Turismo). Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraba.

b) Dissertao
ABREU, Jean Luiz Neves. O imaginrio do milagre e a religiosidade popular: um estudo sobre a prtica votiva nas Minas do sculo XVIII. 2001. 174 p. Dissertao (Mestrado em Histria). Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais. MARQUES, Maria Eduarda Castro Magalhes. Os azulejos da Ordem Terceira de So Francisco de Salvador: uma representao simblica da cultura poltica barroca portuguesa no Brasil durante o reinado de D. Joo V. 2004. 113 p. Dissertao (Mestrado em Histria Social da Cultura). Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. XIMENDES, Carlos Alberto. Economia e sociedade maranhense (1612-1755): elementos para uma reinterpretao. 1999. 234 p. Dissertao (Mestrado em Histria). Universidade Paulista Jlio de Mesquita Filho (Campus de Assis).

c) Tese
DANGELO, Andr Guilherme Dornelles. A cultura arquitetnica em Minas Gerais e seus antecedentes em Portugal e na Europa: arquitetos, mestres-de-obras e construtores e o trnsito de cultura na produo da arquitetura religiosa nas Minas Gerais setecentistas. 4 vols. 2006. 951 p. Tese (Doutorado em Histria). Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais. LOPES, Ftima Martins. Em nome da liberdade: as vilas de ndios do Rio Grande do Norte sob o diretrio pombalino no sculo XVIII. 2005. 365 p. Tese (Doutorado em Histria do Norte-Nordeste). Programa de Ps-Graduao em Histria, Universidade Federal de Pernambuco. MENEZES, Mozart Vergetti de. Colonialismo em ao: Fiscalismo, Economia e Sociedade na Capitania da Paraba (1647-1755). 2005. 299 p. Tese (Doutorado em Histria Econmica). Programa de Ps-Graduao em Histria, Universidade de So Paulo. MOURA FILHA, Maria Berthilde de Barros Lima e. De Filipia Paraba: uma cidade na estratgia de colonizao do Brasil (sculos XVI-XVIII). 2005. 464 p. Tese (Doutorado em Histria da Arte). Programa de Ps-Graduao em Artes, Universidade do Porto, Portugal.

13
PARKER-BRIENEN, Rebecca. Art and natural history at a colonial court: Albert Eckhout and Georg Marcgraf in the 17th Dutch Brazil. 2002, 591 p. Thesis (PhD in Art History). Northwestern University, Illinois - USA. SANTOS, Sandra Maria. Determinantes de investimentos em capacitao tecnolgica nas empresas brasileiras. 1998. 222p. Tese (Doutorado em Economia). Programa de Ps-Graduao em Economia, Universidade Federal de Pernambuco.

OBRAS DE REFERNCIA
AZEVEDO, Antnio Carlos do Amaral. Dicionrio Histrico de Religies. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. AZEVEDO, Fernando de. Pequeno dicionrio latino-portugus. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955. BOUDON, Raymond & BOURRICAUD, Franois. Dicionrio crtico de sociologia. So Paulo: tica, 1993. BLUTEAU, D. Raphael. Vocabulario Portuguez e Latino Aulico, Anatomico, Architectonico, Bellico, Botanico, Brasilico, Comico, Crtico, Chimico, Dogmatico, Dialectico, Dendrologico, Ecclesiastico, Etymologico, Economico, Florifero, Forense, Fructifero, Geogr aphico, Geometrico, Gnomonico, Hydrographico, Homonymico, Hierologico, Ichtyologico, Indico, Isagogico, Laconico, Liturgico, Lithologico, Medico, Musico, Meteorologico, Nautico, Numerico, Neoterico, Ortographico, Optico, Ornithologico, Poetico, Philologico , Pharmaceutico, Quidditativo, Qualitativo, Quantitutivo(sic), Rethorico, Rstico, Romano, Symbolico, Synonimico, Syllabico, Theologico, Terapteutico, Technologico, Uranologico, Xenophonico, Zoologico, AUTORIZADO COM EXEMPLOS DOS MELHORES ESCRITORES PORTUGUEZES, E LATINOS; E OFFERECIDO A EL REY DE PORTUGUAL, D. JOO V, PELO PADRE D. RAPHAEL BLUTEAU CLERIGO REGULAR, DOUTOR NA SAGRADA Theologia, Prgador da Raynha de Inglaterra, Henriqueta Maria de Frana, & Calificador no sagrado Tribunal da Inquisio de Lisboa. Coimbra: No Collegio das Artes da Companhia de JESU Anno de 1712. Com todas as licenas necessarias. Disponvel em: <http://www.ieb.usp.br/>. Acesso em 08 out. 2008. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola & PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de poltica. 11. ed. Coordenao da Traduo de Joo Ferreira. Braslia: Editora da UnB, 1998. FERREIRA, Aurlio Buarque de Hollanda (ed.). Dicionrio Aurlio eletrnico - sculo XXI. Verso 3.0. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. CD-ROM. SGUIER, Jaime de (dir.). Dicionrio prtico ilustrado. 3 vols. Porto: Lello & Irmo, 1967.

ARTIGOS a) Publicados em peridicos cientficos


ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Proletrios e escravos: imigrantes portugueses e cativos africanos no Rio de Janeiro (1850-1872). Novos Estudos, So Paulo, CEBRAP, n. 21, 1988, p. 30-56. DAY, Gail. Allegory: between deconstruction and dialectics. Oxford Art Journal, Oxford - UK, Oxford University, v. 22, n. 1, 1999, p. 103-118. Disponvel em: <http://www.jstor.org/>. Acesso em: 17 fev. 2009. POLLAK, Michael. Memria, esquecimento, silncio. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

14

b) Publicados em jornais
COLI, Jorge. Sndrome de Stendhal. Folha de S. Paulo, So Paulo, 15 ago. 2004, Caderno Mais!, p.19. GOMBRICH, Ernst H. How to read a painting. Saturday Evening Post, Indianapolis, Indiana - USA, n. 240, 29 jul. 1971. Disponvel em: < http://www.gombrich.co.uk/>. Acesso em: 25 set. 2008. MACHADO, P. C. Atendimento mdico rural. O Estado de So Paulo. So Paulo, 30 ago. 1971, 2 cad., p. 24.

c) Publicados em Anais de Congressos


ALBUQUERQUE, Eduardo da Motta. Sistema Nacional de Inovao no Brasil. In: Encontro Nacional de Economia, 23, 1995, Salvador. Anais... Salvador: ANPEC, 1995, v.1, p. 382-402. BORGES, Clia Maia. A representao iconogrfica de Santa Teresa: mstica e plstica na Pennsula Ibrica na poca barroca. In: Congresso Internacional do Barroco bero-Americano, IV, 2006, Ouro Preto. Atas... Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 379-389. CD-ROM. CAVALCANTI FILHO, Ivan. Remembering the dead in the early modern Brazil. In: Simpsio Internacional de Estudos sobre Amrica Colonial, IV, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2008. CD-ROM.

d) Mimeografado
PONTES, Anna Maria de Lira & OLIVEIRA, C. M. S. O olhar europeu sobre os trpicos na arte de Frans Post (1637-1680): Relatrio Parcial - 1 ano de pesquisa. Joo Pessoa, 2008. 30 p., mimeografado. Universidade Federal da Paraba. UNIVERSIDADE Federal do Cear. Relatrio 1998. Fortaleza, 1998, 90 p., mimeografado.

REFERNCIA LEGISLATIVA a) Constituio


BRASIL. Constituio. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. LOPES, Maurcio R.(coord.). 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997 [1988].

15 b) Leis e Decretos
BRASIL. Decreto-lei n. 2481, de 3 de outubro de 1988. Dispe sobre o registro provisrio para o estrangeiro em situao ilegal em territrio nacional. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, v. 126, n. 190, p.19291-19292, 4 out.1988. Seo 1.

DOCUMENTOS ELETRNICOS a) Artigo


BROWN, Haines. Chicago sytle citation computers documents. Disponvel em: <http://neal.estateu. edu/history/chicago.html>. Acesso em: 15 mai. 1996. CASHMAN, John. Feats of Saint Gerard [1896]. Disponvel em: <http://www.ctocds.com/saints/ gerard.htm>. Acesso em: 12 out. 2008. SILVA, R.N. & OLIVEIRA, R. Os limites pedaggicos do paradigma da qualidade total na educao. In: Congresso de Iniciao Cientfica da UFPE, 4,1996, Recife. Anais eletrnicos... Recife: UFPE, 1996. Disponvel em: <http://www.prospeq.ufpe.br/anais/anais/edc/ce04..htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

b) Dados
ECONOMIC Policy Institute. Real hourly wages by education for all workers, 1973-96. Disponvel no stio eletrnico institucional do Economic Policy Institute. Disponvel em: <http://www.epinet.org.datazone/datapages/wagebyed_all.htm>. Acesso em: 30 ago. 1998. UNIVERSIDADE Federal do Paran. Biblioteca de Cincia e Tecnologia. Mapas. Curitiba, 1997. Base de Dados em Microlsis Verso 8.7 . CD- ROM INSTITUTO Brasileiro de Informaes em Cincia e Tecnologia IBICT. Base de Dados em Cincia e Tecnologia. Braslia: IBICT, n. 1, 1996. CD-ROM.

DOCUMENTOS CONSIDERADOS EM PARTE


ZION, Uri Ben. The R&D and investment decision and its relationship to the firms market value : some preliminary results. In: GRILLICHES, Z. R&D, patents and productivity. Chicago: The University of Chicago, 1984. ROSENTHAL, David. Os Primeiros 15 anos da poltica nacional de informtica: o paradigma e sua implementao. Recife : PROTEM-CC, 1995, Cap. 4, p.73-130.

OUTROS TIPOS DE SITUAES a) Workshop


WORKSHOP DE DISSERTAES EM ANDAMENTO, 1, 1995, So Paulo. Anais... So Paulo : ICRS,1995. 39 p. PRADO, Afonso Henrique M. de Almeida. Interpolao de imagens mdicas. In: WORKSHOP DE DISSERTAES EM ANDAMENTO, 1, 1995, So Paulo: Anais... So Paulo: ICRS, 1995. 39 p.

16 b) Autoria Desconhecida
ARRANJO tributrio. Dirio do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponvel em: <http://www.diriodonordeste.com.br/>. Acesso em: 28 nov. 1998.

c) Filmes e Documentrios
BABEL. Direo de Alejandro Gonzlez Irritu. Los Angeles: Paramount Pictures, 2006. So Paulo: Paramount Pictures, 2007. 1 DVD (163 min.): NTSC, sonoro, colorido, legendado. Ingls/ Espanhol/ Japons/ rabe, Dolby Digital Stereo. Fico/ Drama. GIORDANO Bruno. Direo de Giuliano Montaldo. Roma: Compagnia Cinematografica Champion; Paris: Les Films Concordia, 1973. So Paulo: Verstil Home Video, 2005. 1 DVD (115 min.): NTSC, sonoro, colorido, legendado. Italiano, Dolby Digital Stereo. Fico/ Drama. MARIA Antonieta [Marie Antoinette]. Direo de Sofia Coppola. Los Angeles: Columbia Pictures, 2006. So Paulo: Sony Pictures, 2007. 1 DVD (122 min.): NTSC, sonoro, colorido, legendado. Ingls, Dolby Digital Stereo. Fico/ Drama. PERSEPOLIS. Direo de Vincent Parronaud e Marjane Satrapi. Paris: 2-4-7 Films; France 3 Cinem, 2007. 1 DVD (136 min.): NTSC, sonoro, colorido & P&B, legendado. Francs, Dolby Digital Stereo. Animao/ Drama. PERSONA non grata. Direo de Oliver Stone. EUA: 2003. 1 DVD (67 min.): NTSC, sonoro, colorido, legendado. Ingls, stereo. Documentrio. TAXI Lisboa. Direo e Produo de Wolf Gaudlitz. Mnchen: Solofilm, 1996. 1 videocassete - VHS (79 min.): NTSC, sonoro, colorido, legendado. Portugus/ Ingls/ Francs/ Alemo/ Italiano/ Espanhol, stereo. Documentrio. THE Giant Buddhas. Direo de Christian Frei. Berlim: Christian Frei Film Productions, 2005. 1 DVD (96 min.): NTSC, sonoro, colorido, legendado. Ingls/ Afegani/ Francs, stereo. Documentrio.

d) lbuns Musicais
BUARQUE, Chico. Chico Buarque de Hollanda - volume 3. Rio de Janeiro: RGE, 1968. LP mono (11 faixas). CMARA, Vicente da; PEREIRA, Nuno da Cmara & CMARA, Jos da. Tradio: fados de Maria Teresa de Noronha. Lisboa: EMI; Valentim de Carvalho, 1985. CD stereo (13 faixas). CARMO, Carlos do. Lisboa menina e moa. So Paulo: Movieplay do Brasil, 1991. CD stereo (10 faixas). EMI. The story of fado - Portugal (coletnea). Londres: EMI, 1997. CD stereo (22 faixas). HUNTER, Alberta. Amtrak Blues. New York: CBS Records, 1978. LP stereo (10 faixas). PLANT, Robert & KRAUSS, Alison. Raising Sand. Burlington - Massachusetts - USA: Rounder Records; One Rounder Way, 2007. CD stereo (13 faixas).

Anda mungkin juga menyukai