Anda di halaman 1dari 3

TUMORES

Tumores, tambm chamados de neoplasmas, ou neoplasias, so alteraes celulares que provocam o aumento anormal dos tecidos corporais envolvidos. Eles so considerados benignos quando so bem delimitados, de crescimento lento; e tambm no reincidem aps sua remoo, e nem se espalham. J os malignos infiltram as clulas adjacentes, tm crescimento rpido, e podem reincidir e se espalhar pelo organismo, atacando outros rgos, por via linftica ou sangunea: so as metstases. Nesse ltimo caso, tais tumores tambm so chamados de cncer. Tumores benignos so constitudos por clulas bem semelhantes s que os originaram. Isso no acontece no caso dos tumores malignos, uma vez que infiltram outros tecidos e possuem alto ndice de duplicao celular. Esse fato permite com que alguns cnceres possuam a capacidade de produzir antgenos. Tal caracterstica pode ser muito til para o diagnstico, inclusive precoce, dessas neoplasias; evitando procedimentos invasivos visando este fim. Cnceres tambm podem apresentar algumas reas com necrose, ou mesmo hemorragias, e de graus variveis. Quanto nomenclatura, tumores benignos possuem o sufixo oma, que segue um prefixo referente ao seu tecido originrio. Exemplo: lipoma, tumor benigno do tecido adiposo. No caso dos malignos, sua classificao depender da origem embrionria do tecido primeiramente acometido. Exemplos: carcinomas, tumores malignos formados a partir de tecidos de revestimento; e sarcomas, tumores malignos formados a partir de tecidos conjuntivos ou mesenquimais. Vale lembrar que existem excees. As causas dos tumores podem ser biolgicas, como alteraes genticas ou hormonais, ou mesmo infeces; qumicas, como o cigarro; e fsicas como exposio a radiaes. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirrgico. No caso de tumores malignos, h tambm a quimioterapia e a radioterapia como medidas efetivas para contemplar este objetivo.

CANCER
Um diagnstico de cncer pode ser devastador. Existem bons motivos para ter medo: o cncer a segunda maior causa de morte nos Estados Unidos, seguido por doenas do corao, e matar mais que meio milho de pessoas neste ano. No Brasil, o cncer tambm a segunda causa de morte, logo atrs das doenas cardiovasculares. Vrias formas de cncer podem ser evitadas - e se a deteco for precoce um grande nmero de pessoas pode ser curada. Neste artigo, veremos as vrias faces do cncer para que seja possvel entender a doena e seu tratamento e tambm para mostrar os passos a seguir para limitar a exposio a fatores de risco. O que ns pensamos como "cncer" , na verdade, um grupo de mais de cem doenas separadas, todas caracterizadas por um crescimento anormal e irregular das clulas. Esse crescimento destri o tecido corporal ao redor e pode se espalhar para outras partes do corpo em um processo que conhecido como metstase. Provavelmente voc j ouviu falar sobre todos os diferentes tipos de cncer:

Cncer de pele (carcinoma das clulas escamosas e carcinoma das clulas basais sendo os mais comuns) Cncer de pulmo Cncer no crebro Cncer de mama

Cncer de prstata Cncer de clon Cncer de ovrio Leucemia Linfoma

O cncer pode desenvolver em qualquer lugar do corpo e em qualquer idade. Diferente das doenas infecciosas como a AIDS, a gripe ou a tuberculose, o cncer no contagioso - ele geralmente causado por um dano gentico que ocorre dentro de uma clula individual. As clulas afetadas pelo cncer so chamadas de clulas malignas. As clulas malignas so diferentes das clulas normais no corpo, pois se dividem (na maioria dos casos) muito mais rapidamente do que deveriam. Isto importante saber porque vrios medicamentos utilizados para combater o cncer (antineoplsticos ou medicamentos anticncer) atacam as clulas malignas durante a fase ativa da diviso celular. De acordo com alguns estudos, aproximadamente duas em trs pessoas podem evitar o cncer ao no fumar e ao ingerir uma dieta saudvel, que limita alimentos ricos em gordura e inclui pores generosas de frutas e vegetais. Outros hbitos que desencorajam o cncer incluem:

Uso limitado de lcool Incluir atividade fsica na rotina diria Manter um peso corporal saudvel Reduzir a exposio ambiental a carcinognios Utilizar protetor solar

Exames fsicos freqentes como auto-exame so essenciais para detectar o cncer precocemente. Lembre-se que quanto antes o cncer for diagnosticado, melhores as chances de uma cura. Se voc possui histrico de cncer na famlia, informe ao seu mdico. Seguindo estes conselhos e visitando o mdico regularmente, voc estar no caminho para uma vida saudvel sem cncer.

FONTE: http://www.brasilescola.com/doencas/tumores.htm http://saude.hsw.uol.com.br/cancer.htm

Anda mungkin juga menyukai