Anda di halaman 1dari 3

LEDAevoluodaLuz

Omercadodeiluminaovemsendoagitadonosltimostempos,porumanovidadequevem se espalhando rapidamente: as lmpadas de LED. Muitas pessoas ainda possuem dvidas sobre a qualidade e a utilidade destas lmpadas. Conhea melhor este produto, que certamenteestaremnossoslaresmuitoembreve. OqueoLED? A definio de LED, traduzida para o portugus : Diodos Emissores de Luz. Para quem pensa que tratase de um produto novo, o Led j existe h muito tempo, porm seu uso no era voltado para iluminao. Os Leds so muito usados em equipamentos eletrnicos. So fabricados com materialsemicondutorsemelhanteaoschipsdecomputador. AemissoeLuzocorrecomapassagemdecorrenteeltrica. Aospoucos,aindstriapercebeuqueoLEDpoderiatermelhoresaplicaes,especialmentena iluminao, e desde ento o produto vem sendo desenvolvido para este fim. O maior problema com o LED hoje, ainda o preo. O custo de uma lmpada de LED, quando comparadaumalmpadacomum,muitoalto.Masestadiferenavemcaindo.Sefizermos algumas contas, percebemos que mesmo com o valor mais elevado, j vale a pena usla. Pensando apenas em aspectos econmicos, temos de analisar o consumo e a durabilidade destaslmpadas. EconomiadeEnergia: Uma lmpada incandescente converteapenas5%daenergia eltrica que consome em luz. AslmpadasLEDconvertemat 40%. Esta eficincia se traduz em economia, pois um LED de 12Wiluminatantoquantouma lmpada incandescente de 100W. Essa diminuio no desperdciodeenergiatrazbenefciosevidentesaomeioambienteecontadeLuz. Nospasesemqueaeletricidadeproduzidaapartirdaqueimadecombustveisfsseis,essa economiasignificanovevezesmenosgasesdoefeitoestufanaatmosfera.Semetadedetoda a iluminao mundial fosse convertida tecnologia LED at 2025, seria possvel economizar 120gigawattsdeeletricidade.

Isso reduziria as emisses de dixido de carbono em 350 milhes de toneladas por ano. As lmpadasLEDsoaprovadequeodesenvolvimentotecnolgicoaformamaiseficientede combateroaquecimentoglobal. Durabilidade: Enquanto uma lmpada comum tem vida til de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto. Ou seja, apenas em termos de durabilidade, uma lmpada de LED j equivale em mdia a 50 lmpadas comuns. Isto se traduz em muito menos trocas de lmpadas, e consequentemente, muito menor geraodelixo. OutrasVantagens: Almdeoferecerumaforteeconomiadeenergia,oLEDaindapossuioutrasvantagenssobre aslmpadascomuns.

O Led possui uma gama de cores muito grande, permitindo ser usado tanto para iluminaocomoparadecorao.Suascoressovvidas,semnecessitardefiltragem. OtamanhoreduzidodoLedpermitequesejafacilmenteincorporadoatodostiposde elementos,mobiliarioearquitetura. Como sua luz fria, e no emite raios ultravioletas ou infravermelhos, ideal para iluminar objetos delicados e sensveis sem causar danos ou esquentlos. Fornece mais economia que lmpadas flourescentes com a vantagemqueseudescartenoliberagasestxicos.Omaiorproblemaexistentecom aslmpadasflourescentesestrelacionadoaodescarte. OsLedspodemserfacilmentedimmerizados,oqueaumentaaindamaissuavidatil. Adimmerizaotambmrecomendadaparaforneceraquantidadeidealdeluzpara cadaocasio.SeajustamosovolumedaTVconformeasituao,porquenofazero mesmocomasluzes?Paralmpadasquereproduzemcores,adimmerizaomantm acorestvel,mantendoopadrodesuadecorao.

Concluses Conformeosprodutosrelacionados tecnologia LED vo sendo aprimorados, sua utilizao cada vezmaisdifundida.Comoexemplo,a iluminao pblica da praia de Copacabana possui mais de 4.000 Ledsinstaladosem240quiosques. Pases como a Austrlia e Taiwan j possuem leis proibindo o uso de lmpadas incandescentes aps 2010 e 2012, respectivamente. A tendnciaquemuitosoutrospases adotem as mesmas medidas. No Brasil, esta proibio deve ocorrer entre 2010 e 2015. J existe projeto em tramitao no Congresso Nacional. Comparado com a lmpada incandescente, que j possui mais de 100 anos, o Led uma tecnologia nova, que ainda est em desenvolvimento, e que cada dia mais vem ocupando espao. A Lutron participa do desenvolvimento desta tecnologia, e possui produtos adequadosparaquevoctireomelhorproveitodela.Aoadotarestatecnologia,lembresede usarocontroledeiluminaomaisadequadoparasuaaplicao.

Anda mungkin juga menyukai