Anda di halaman 1dari 10

Redes Neurais Introduo - 1 trabalho na rea de RNA por McCulloch (neuroanatomista) e Pitts (matemtico) 1943.

- Motivao: Crena que as capacidades humanas (viso, compreenso, fala e audio e controle de diferentes rgos ao mesmo tempo) feitas em tempo real, bem como decises inteligentes vm dos princpios organizacionais exibidos na rede neural altamente complexa do crebro humano. - Caractersticas RNA principais (atrativas): aprender com exemplos e generalizar informaes aprendidas (com um n reduzido de exemplos a rede capaz de responder

razoavelmente dados similares e no idnticos). - Para soluo de problemas, a RNA passa por uma fase de aprendizagem, onde um conjunto de exemplos apresentado para a rede, a qual extrai automaticamente as caractersticas necessrias para representar a informao fornecida. Estas so utilizadas posteriormente para gerar respostas para um problema.

Redes Biolgicas - O crebro humano composto por neurnios, ligados com receptores (dendritos) e executores sensoriais (axnio). - Um neurnio uma clula especial que conduz um sinal eltrico e existem cerca de 100 bilhes de clulas de vrios tipos. - Os neurnios interagem atravs de contatos chamados sinapses - O crebro organiza esta imensa quantidade de neurnios cada um com um fraco poder computacional, em uma complexa rede, maciamente paralela, na qual os neurnios interagem uns com os outros dinamicamente, produzindo um poderoso processador de informaes.

Neurnio Biolgico - Um neurnio dividido em trs sees: oos dendritos: Tm por funo receber informaes ou impulsos nervosos, oriundos de axnios de outros neurnios e conduzi-los at o corpo celular. oo corpo da clula ou soma: No corpo celular os sinais recebidos so somados e de acordo com um limiar, estabelece se o neurnio deve ser ativado ou no. O limiar um valor ou taxa de valores que determinam a ativao do neurnio. Se o somatrio ultrapassar este valor o neurnio dispara.

e o axnio: Os impulsos ou disparos so transmitidos a outros neurnios, passando atravs do axnio at os dendritos dos neurnios seguintes.

- Fisicamente no h contato entre os neurnios, porm entre a terminao axnica de um neurnio e o dendrito de outro, h um espao chamado de espao sinaptico. - A transmisso do impulso se d atravs de uma reao qumica, gerada de acordo com o potencial eltrico do

impulso que o neurnio transmite. Assim, uma substncia Neurotransmissora liberada, difundindo-se no espao sinaptico, e sua difuso causa uma mudana de potencial eltrico na membrana pssinaptica (neurnio receptor). - Atravs das sinapses os neurnios se unem funcionalmente, formando redes neurais. As sinapses funcionam como vlvulas, sendo capazes de controlar a transmisso de impulsos entre os neurnios. - A transmisso s ocorre quando a ativao do neurnio for alta, caso contrio o impulso eltrico no forte o suficiente para provocar liberao dos neurotransmissores. - Uma sinapse pode ser excitatria ou enibitria, de acordo com o efeito causado. Uma sinapse excitatria

contribui para a ativao do neurnio ps-sinaptico, j a inibitria, reduz a capacidade de ativao do neurnio. Neurnio Artificial de McCullochPitts.
-

A descrio matemtica do MCP resultou em um modelo com n terminais de entrada x1, x2, . . . ,xn (que representam os dendritos), e apenas um terminal de sada y (que representa o axnio). Para emular o comportamento das sinapses, os terminais de entrada do neurnio tm pesos acoplados w1, w2, . . . ,wn, cujo valores podem ser positivos ou negativos, dependendo das sinapses correspondentes serem inibitrias ou excitatrias.

O efeito de uma sinapse particular i no neurnio ps-sinptico dado por: xi w e os pesos determinam em que grau o neurnio deve considerar sinais de disparo que ocorrem naquela conexo.
X1 X2 W1 W2

. . .
Xn Wn

Um neurnio dispara quando a soma dos impulsos que ele recebe ultrapassa o seu limiar de excitao chamado de threshold. O corpo do neurnio, por sua vez, emulado por um mecanismo simples que faz a soma dos valores xi wi recebidos pelo neurnio (soma ponderada). E decide se o neurnio

deve ou no disparar (sada igual a 1 ou a 0) comparando a soma obtida ao limiar ou threshold do neurnio - No modelo MCP, a ativao do neurnio obtida atravs da aplicao de uma funo de ativao, que ativa a sada ou no, dependendo do valor da soma ponderada das suas entradas. Na descrio original do modelo MCP, a funo de ativao dada pela funo limiar descrita na a seguir. O nodo MCP ter ento sua sada ativa quando:
x w
i =1 i n i

onde n o nmero de entradas do neurnio, wi o peso associado entrada xi, e o limiar (threshold) do neurnio. - Da mesma forma que um neurnio biolgico, um modelo artificial

tambm realiza computaes relativamente simples. Porm quando vrios neurnios so ligados e estruturados em uma rede, seu poder computacional aumenta.

Anda mungkin juga menyukai