Anda di halaman 1dari 26

HISTRIA DA ARTE

Prof. Mrcia

A arte no evolui. Ela retrata a condio do homem na histria, suas necessidades, suas crenas, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

Pr-histria
Consideramos como arte pr-histrica todas as manifestaes que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizaes.
As manifestaes artsticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da Frana e sul da Itlia e datam de aproximadamente de 35000 a.C., portanto no perodo paleoltico. Na Frana encontramos o maior nmero de obras pr histricas e at hoje em bom estado de conservao, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho
PR-HISTRIA HISTRIA

PALEOLTICO

NEOLTICO

IDADE DOS METAIS ESCRITA

Pr-histria Paleoltico

Pintura Rupestre

Pr-histria Paleoltico
Pintura Rupestre: Imagem gravada, pintada ou desenhada sobre rochas.

Imagens naturalistas rica em detalhes

Pr-histria Paleoltico
As pinturas mais antigas que conhecemos so encontrados em cavernas de difcil acesso, muitas vezes, escuras. portanto razovel imaginar que no foram pintadas apenas para se apreciar, e que portanto faziam parte de um RITUAL MGICO, com o objetivo de assegurar uma caa bem sucedida

Pr-histria Paleoltico

Pr-histria
FERRAMENTAS E ESCULTURAS

Paleoltico

Pr-histria Paleoltico
Em toda a criao do perodo paleoltico prevalecem as figuras de animais e a forma humana surge inicialmente na escultura. So criadas principalmente figuras femininas, conhecidas como Vnus, tais imagens so caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas e so associadas ao culto da fertilidade; A mais famosa a Vnus de Willendorf, encontrada na ustria.

Pr-histria Neoltico

No perodo neoltico a pintura perde seu carter mgico, ganhando um aspecto decorativo e retratando as cenas do cotidiano dos primeiros grupamentos humanos. Demonstram um maior grau de abstrao,a presena da figura humana, rara no perodo anterior, agora constante e abundante. A forma que no paleoltico era naturalista, agora simplificada e esquemtica.

Pr-histria
Cenas do Cotidiano

Neoltico

Formas Simplificadas

Pr-histria
Presena da figura humana

Neoltico

Pr-histria
ARTE RUPESTRE NO BRASIL

Neoltico

Pr-histria Neoltico

Pr-histria
OBJETOS E ESCULTURAS

Neoltico

Durante o perodo neoltico os grupos humanos j dominavam o fogo e passou a produo de peas de cermica, normalmente vasos, decorados com motivos geomtricos em sua superfcie; somente na idade do bronze a produo da cermica alcanou grande desenvolvimento, devido a utilizao na armazenagem de gua e alimentos.

Pr-histria Neoltico

Pr-histria
ARQUITETURA

Neoltico

Os primeiros grupos pr-histricos eram nmades e se deslocavam de Acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o perodo neoltico essa situao sofreu mudanas, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e conseqentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma regio, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de cmaras morturias ou de templos. Essa enormes pedras pesavam mais de trs toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.

Pr-histria Neoltico
Esses monumentos de pedras foram denominados "megalticos" e podem ser classificados de:
DLMENS - Galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba.

Pr-histria Neoltico
MENIRES - que so grandes pedras cravadas no cho de forma vertical.

Pr-histria Neoltico
CROMLECH, que so enormes blocos de pedra organizados em crculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.

Pr-histria Neoltico

Pr-histria Neoltico

Pr-histria Neoltico

Pr-histria Neoltico
DA PINTURA PARA A ESCRITA, UM PROCESSO DE SIMBOLIZAO

A ESCRITA
A escrita foi inventada h mais de 4000 anos a. C. pelo povo sumrio. Este povo vivia numa regio chamada Mesopotmia, local onde surgiram as primeiras civilizaes urbanas, trabalhavam na agricultura e criavam animais.

Os sumrios desenvolveram a escrita CUNEIFORME. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este perodo da histria, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econmicos e polticos da poca.

A ESCRITA

Anda mungkin juga menyukai