Anda di halaman 1dari 5

Matria: Direito Constitucional Professora: Luciana Russo Aula: 30.07.

10

Classificao das Constituies

1. Quanto a Forma:

a) Escrita - aquela codificada em um nico documento;

b) No Escrita (costumeira) - ela at possui alguns documentos escritos, porm no se resume a isso, pois tambm formada por tradies e costumes.

Exemplo: Constituio do Reino Unido.

2. Quanto ao Modo de Elaborao

a) Dogmtica - aquela que foi elaborada em momento determinado, por pessoas especialmente designadas para isso, geralmente temos uma Assemblia Constituinte. Ela expressa os valores primordiais daquela sociedade (polticos, sociais, econmicos, etc.).

b) Histrica - ela vai sendo elaborada com o passar do tempo.

Obs. A CF de 88 no pode ser considerada histria frente as diversas alteraes atravs das 62 emendas. Esse fato no tira o fato dela ser Dogmtica.

3. Quanto a Origem

a) Promulgada - (Democrtica/ Popular) - aquela que vem a partir da vontade do povo, correspondendo diretamente a esta. Ela feita por representantes do povo, por isso democrtica e popular.

b) Outorgada - aquela que foi imposta, que pode ser feito por uma pessoa ou por um grupo que detm o poder naquele momento.

c) Cesarista - aquela que foi outorgada mas posteriormente foi submetida a consulta popular para lhe dar legitimidade, atravs de referendo. d) Pactuada - ela nasce de um pacto entre dois grupos de poder da sociedade, como a Magna Carta de 1215, de um lado o Rei Joo sem Terra e de outro os Bares. Essa Magna carta um dos textos que faz parte da constituio costumeira do reino Unido. A primeira CF foi Outorgada em 1824, por Dom Pedro 1, nessa poca o Brasil quanto a Forma de Estado era unitria, ou seja, poder centralizado. Era tambm semi-rgida. Voto censitrio. Forma de Governo era Monarquia. Aqui existia o Poder Moderador; Em 1889 foi proclamada a republica, em 1891 foi promulgada a 2 Constituio, sendo a 1 Republicana. Trouxe uma grande novidade quanto a Forma de Estado, que passou a ser de Federao com Forma de Governo Republicano. Traz os 3 Poderes sem o moderador. Foi inspirada na Constituio dos EUA; Em 1930 teve uma revoluo que trouxe o Poder Getlio Vargas. Em 1932 teve a revoluo paulista pedindo nova constituio. Em 1934 foi Promulgada nova Constituio. A grande novidade foi trazer os direito sociais e econmicos e possibilitar o voto as mulheres; Em 1937 Getlio da o golpe e Outorga nova Constituio. Tambm chamada de polaca, porque foi inspirada na Constituio Polonesa de ndole Nazifascista. Aqui no estado de exceo o executivo tinha poderes absolutos. Porm seu ltimo artigo j decretava o Estado de Emergncia, anulando todas as garantias previstas no texto dessa Constituio. Terminando a 2 Guerra Mundial Getlio realiza eleies. Em 1946 foi Promulgada nova constituio que deu papel importante ao Municpio, que ainda no era ente autnomo mas j teve mais liberdade; Em 1967 foi outorgada nova constituio. Teve uma emenda em 1969, que alguns entende que seriam uma nova constituio; Em 1988 foi promulgada nossa 7 constituio.

4. Quanto a Extenso

a) Analtica - aquela que faz anlise profunda em relao aos detalhes nela contida. Ela extensa e prolixa, via de regra elas tem carter dirigente, isto , ela quer direcionar a prpria atuao do Estado;

b) Sinttica - esta ligada a sntese, que um resumo. Ela s traz os pontos principais.

Exemplo: A constituio dos EUA que a mesma desde o sculo XVIII. Isso possvel justamente por ser sinttica, pois tem facilidade de se amoldar as modificaes atravs de interpretao.

5. Quanto ao Contedo

a) Formal - aquela que esta expressa em documento solene e escrito, tanto as normas materialmente como formalmente constitucionais, estas assim so, s porque se encontram no texto constitucional;

b) Material - aquela que s traz normas essencialmente constitucionais, prprios do direito constitucional, assim, tudo que tiver relacionado a estruturao e organizao do Estado e do Poder e os Direitos Fundamentais.

Da a idia de normas materialmente ou formalmente constitucional.

6. Quanto a Estabilidade ou Mutabilidade

a) Imutvel - ela no pode ser modificada, atualmente no temos nenhuma com essa natureza devido a constante modificao do mundo;

b) Rgida - aquela que s pode ser alterada por um processo especial mais complexo e dificultoso que previsto para as leis ordinrias;

c) Flexvel - aquela que altera como lei ordinria, no existe um processo mais solene que este para alter-la, ela se amolda com facilidade;

d) Semi-Rgida - ela parte rgida e parte flexvel. Portando, alguns contedos s podem ser modificados por processo especial o restante modifica-se como lei ordinria. A constituio de 1824 era Semi-Rgida.

As clausulas ptreas so determinados assuntos da constituio que no podem ser suprimidos, art. 60 P 4. Comum dizer que so ncleos super rgidos. O STF assentou que quando um certo artigo da CF traz uma clusula ptrea no se impede que se faa uma emenda em relao a ele, o que se probe a supresso, ou dentem a abolir.

Eficcia e Aplicabilidade das Normas Constitucionais

Classificao de Jos Afonso da Silva

a) Plena - ela uma norma de aplicabilidade imediata, no admitindo qualquer possibilidade de restrio.

Se aplica desde logo na realidade. Considerando a fora normativa da constituio, que se aplica diretamente a realidade social, ou seja, possvel fazer valer diversos direitos sem buscar a lei e sim diretamente a CF.

O que de pleno no pode sofrer qualquer tipo de reduo.

b) Contida - tambm de aplicabilidade imediata, admite reduo ou restrio, que pode vir por uma lei infra-constitucional, outra norma constitucional, com carter aberto que possibilita interpretao. Tambm chamada de (Plena Redutvel - Michel Temer).

c) Limitada - tem aplicabilidade imediata, mas necessita de lei que a regulamente, porm ela j vincula o poder pblico em relao aos seus termos. Assim, para sua efetiva aplicabilidade necessita obrigatoriamente de lei que a regulamente.

O art. 37 inciso VII que fala sobre o direito de greve dos servidores pblicos, o STF proferiu deciso de carter concretistas, ficando aplicvel aos servidores a lei de greve dos trabalhadores em geral, enquanto o congresso no faz a Lei de Greve determinada na CF. 4

Lei 12.063/09 - possibilidade de cautelar na Adin por omisso.

Recepo

A nova constituio revoga a anterior, mas as normas infraconstitucionais, que tinham por fundamento de validade a prpria constituio anterior no so revogadas junto a CF. Assim essas normas no estariam automaticamente revogadas com a nova constituio, tudo aquilo que for compatvel ser recepcionado.

As normas que no forem compatveis com a nova constituio no sero recepcionadas, ocorrendo como que uma revogao tcita.

Depois de promulgada a nova constituio quem determinar o que estar de acordo e recepcionado e o que no foi recepcionado, so os operadores do direito conforme forem caracterizando as relaes jurdicas.

Exemplo: art. 26 CPP no foi recepcionado. E tambm desde 1988 a Lei de Imprensa vem sendo aplicada, porm o STF entendeu que inmeros dispositivos dessa lei no foram recepcionados.

Obs. uma norma jurdica no pode ser declarada inconstitucional a luz de outra constituio promulgada posterior a sua vigncia, para analisar sua constitucionalidade, deve-se analis-la a perante a constituio que estava vigente a poca de sua edio.

No se admite a inconstitucionalidade superveniente, assim quando chega a nova constituio, simplesmente ela no recepcionada, no cabendo ao direta de constitucionalidade para atac-la. A forma para controle abstrato e concentrado a ADPF - Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental.

Nunca se teve no Brasil a chamada desconstitucionalizao, que seria a constituio anterior continuar no ordenamento com carter infra-constitucional.

Anda mungkin juga menyukai