Anda di halaman 1dari 5

Os Componentes do Modelo CMMI Este artigo tem por objetivo apresentar os diferentes componentes associados ao modelo CMMI.

Os componentes do modelo esto agrupados em trs categorias - os requeridos, os esperados, e os informativos - que refletem a forma de interpret-los. Componentes requeridos (Exigidos) Os componentes requeridos descrevem o que uma organizao deve conseguir para satisfazer uma rea de processo. Esta realizao deve ser visivelmente implementada nos processos da organizao. Os componentes requeridos no CMMI so os objetivos (Metas) especficos e genricos. A satisfao do objetivo utilizada nas avaliaes como base para decidir se uma rea de processo foi conseguida e satisfeita. Componentes esperados Os componentes esperados descrevem o que uma organizao pode executar para conseguir um componente requerido. Os componentes esperados servem de guia queles que executam melhorias ou desempenham avaliaes. Estes componentes incluem as prticas especficas e as prticas genricas. Antes dos objetivos serem considerados satisfeitos, assim como as prticas descritas ou dadas alternativas aceitveis s mesmas, so apresentados no planejamento e implementao dos processos da organizao. Componentes informativos Os componentes informativos fornecem os detalhes que ajudam as organizaes na forma de abordagem aos componentes requeridos e esperados. As sub-prticas, os produtos de trabalho tpicos, a elaborao de prticas genricas, os ttulos de objetivos e prticas, as anotaes de objetivos e prticas, e as referncias, so exemplos de componentes do tipo informativo. O glossrio dos termos CMMI no um componente requerido, esperado ou informativo do modelo CMMI. Os termos do glossrio devem ser interpretados no contexto do modelo de componente em que aparecem. Os principais elementos que constituem a arquitetura do modelo CMMI incluem os seguintes: nveis de capacidade, nveis de maturidade, reas de processo, objetivos genricos e especficos, prticas genricas e especificas. Independentemente da representao utilizada (consultar artigo "O Modelo CMMI: Qual a Representao a Selecionar?") as reas de processo (22 de acordo com a nova verso publicada em Setembro de 2006 - CMMI-DEV, V1.2) apresentam os elementos comuns que se seguem.

Componentes associados s reas de Processo. (Clique na imagem para a visualizar em tamanho maior) reas de Processo Uma rea de processo constitui um conjunto de prticas relacionadas numa determinada rea, que quando implementadas coletivamente, satisfazem um conjunto de objetivos considerados importantes para se realizarem melhorias significativas nessa mesma rea. Atualmente so 22 as reas de processos (na verso 1.1 eram 25):

Anlise e Resoluo Causal (CAR) Gesto de Configuraes (CM) Anlise das Decises e Resoluo (DAR) Gesto de Projetos Integrados + IPPD (IPM+IPPD) Medio e Anlise (MA) Desenvolvimento e Inovao Organizacional (OID) Definio do Processo Organizacional + IPPD (OPD+IPPD) nfase no Processo Organizacional (OPF) Desempenho do Processo Organizacional (OPP) Formao Organizacional (OT) Integrao do Produto (PI) Controle e Monitorizao do Projeto (PMC) Planejamento do Projeto (PP) Garantia da Qualidade do Processo e do Produto (PPQA) Gesto Quantitativa de Projeto (QPM) Desenvolvimento de Requisitos (RD) Gesto de Requisitos (REQM) Gesto de Risco (RSKM) Gesto do Acordo com Fornecedores (SAM) Soluo Tcnica (TS) Validao (VAL)

Verificao (VER)

Declaraes de finalidade Este componente descreve a finalidade da rea de processo e somente um componente informativo. Por exemplo, a declarao de finalidade da rea de processo Definio do Processo Organizacional a seguinte: "o objetivo da rea de processo Definio do Processo Organizacional estabelecer e manter um conjunto utilizvel de processos organizacionais". Notas introdutrias A seco das notas introdutria de uma rea de processos descreve os conceitos principais cobertos numa rea de processo e um componente informativo. Um exemplo das notas introdutrias da rea do processo do Planejamento do Projeto o seguinte: "o planejamento comea com os requisitos que definem o produto e o projeto". reas de processo relacionadas As reas de processo relacionadas listam referncias relacionadas com as reas de processo e refletem os relacionamentos de alto nvel entre elas. As reas de processo relacionadas so um componente informativo. Um exemplo de uma referncia encontrada na seco das reas de processo relacionadas para a rea de processo Planejamento do Projeto : "consultar a rea do processo Gesto de Risco para obter mais informao sobre identificao e gesto dos riscos". Objetivo especficos Um objetivo especfico descreve as caractersticas nicas que devem estar presentes para satisfazer a rea de processo. Um objetivo especfico um componente requerido para o modelo e utilizado nas avaliaes para ajudar a determinar se uma rea de processo est satisfeita. Por exemplo, um objetivo especfico da rea do processo Gesto de Configuraes que a "integridade das baselines seja estabelecida e mantida". Somente o estabelecimento do objetivo especfico um componente requerido pelo modelo. O ttulo de um objetivo especfico (precedido pelo nmero do objetivo) e todas as notas associadas com o objetivo so considerados componentes informativos do modelo. Objetivo genricos Os objetivos genricos so chamados "genricos" porque a mesma indicao do objetivo se aplica s mltiplas reas de processo. Um objetivo genrico descreve as caractersticas que devem estar presentes para institucionalizar os processos que implementam uma rea de processo. Um objetivo genrico um componente requerido

para o modelo e utilizado nas avaliaes para determinar se uma rea de processo est satisfeita. Um exemplo de um objetivo genrico : "o processo est institucionalizado como um processo definido". Somente a indicao do objetivo genrico um componente requerido do modelo. O ttulo de um objetivo genrico (precedido pelo nmero do objetivo) e de todas as notas associadas considerado um componente informativo do modelo. Prticas especficas Uma prtica especfica a descrio de uma atividade que seja considerada importante para atingir o objetivo especfico associado. As prticas especficas descrevem as atividades que se esperam para a realizao dos objetivos especficos de uma rea de processo. Uma prtica especfica um componente esperado do modelo. Por exemplo, uma prtica especfica da rea de processo Monitorizao e Controle do Projeto : "monitorizar os compromissos face aos identificados no plano do projeto". Somente a indicao da prtica especfica um componente esperado do modelo. O ttulo de uma prtica especfica (precedida pelo nmero da prtica) e todas as notas associadas com a prtica especfica so considerados componentes informativos do modelo. Produtos de trabalho tpicos Os produtos de trabalho tpicos listam exemplos de resultados (outputs) de uma prtica especfica. Estes exemplos so chamados produtos de trabalho tpicos porque frequente encontrar outros produtos do trabalho que so aplicveis de forma eficaz, mas que no esto listados. Um produto de trabalho tpico um componente informativo do modelo. Por exemplo, um produto de trabalho tpico para a prtica especfica Monitorizar os Parmetros de Planeamento do Projecto na rea de processo da Monitorizao e Controle do Projecto : "registos de desvios significativos". Sub-prticas Uma sub-prtica uma descrio detalhada que fornece uma orientao para a interpretao e implementao de uma prtica especfica ou genrica. As sub-prticas podem ser trabalhadas como prescritivas, mas so realmente componentes informativos que proporcionam ideias que podem ser teis para a melhoria do processo. Por exemplo, uma sub-prtica para a prtica especfica "Criar aces correctivas para as ocorrncias identificadas na rea de processo Monitorizao e Controle do Projecto" : "determinar e documentar, conforme o caso, as aces necessrias para enderear as ocorrncias identificadas". Prticas genricas

As prticas genricas so chamadas "genricas" porque a mesma prtica se aplica s mltiplas reas de processo. Uma prtica genrica a descrio de uma actividade que seja considerada importante para conseguir o objetivo genrico associado. Uma prtica genrica um componente esperado do modelo. Por exemplo, uma prtica genrica para o objetivo genrico "O processo est institudo como um processo gerido" : "fornece recursos adequados para executar o processo, desenvolvendo os produtos do trabalho e fornecendo os servios do processo". Somente a indicao da prtica genrica um componente esperado do modelo. O ttulo de uma prtica genrica (precedida pelo nmero da prtica) e todas as notas associaram com a prtica so considerados componentes informativos do modelo. Elaborao de prticas genricas A elaborao de prticas genricas aparece depois que uma prtica genrica numa rea de processo "fornecer uma orientao de como a prtica genrica deve ser aplicada rea de processo". A elaborao de uma prtica genrica um componente informativo do modelo. Por exemplo, a elaborao de uma prtica genrica depois da prtica genrica "Estabelecer e manter uma poltica organizacional para o planeamento e execuo do processo de planeamento do projecto" na rea do processo Planeamento do Projecto : "esta poltica estabelece expectativas organizacionais para estimar os parmetros do planeamento, para estabelecer compromissos internos e externos, e para desenvolver o plano para controlar o projecto".

Anda mungkin juga menyukai