Anda di halaman 1dari 4

Aplicabilidade de alguns HIDRCIDOS no cotidiano cido Fluordrico

O cido fluordrico (HF) uma substncia que deve ser utilizada com muito cuidado. O seu maior perigo que, se em contato com a pele, ela no queima a pele, mas seus danos so internos. Como no so vistos, muitas pessoas acabam deixando que ele haja. O que ele faz entrar pela e pele e atacar o clcio dos ossos. Enfraquecendo e at corroendo parte do osso. Sua aparncia de um lquido incolor e fumegante. Muito usado na produo de criolita, gases refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrcolas. Sua reao de obteno vem da reao entre o cido sulfrico e a fluorita seca: H2SO4 + CaF2 -> CaSO4 + 2HF Seu ponto de ebulio um pouco inferior temperatura ambiente, diferente dos outros cidos de haletos. Seu vapor mais leve que o ar e de odor to irritante, que percepetvel em escalas muito pequenas como 0,042 ppm. Pode ser usado tambm em sua forma lquida, na produo de diversos frmacos, como fluoxetina, ou Prozac. Polmeros variados, como politetrafluoroetilenos, o Kel F e o Fluoroteno. A industria petroqumica faz uso de ele tanto em estado gasoso quanto em soluo. Ele usado para a composio de muitos super cidos (cidos de acidez maior que o do cido sulfrico 100%) como o trifluorometanosulfnico (CF3SO3H) ou o cido Fluorossulfrico (FSO3H). Usado tambm em larga escala na fuso e na refinao de alumnio secundrio. Ele pode ser usado na indstria de vidros como um agente para a corroso do mesmo criando o efeito do jato de areia e de vidro fosco.

cido Clordrico
O cido Clordrico obtido pela queima de Cloro e Hidrognio, formando o gs Cloreto de Hidrognio, que depois absorvido em gua. Apresenta-se como um lquido fumegante claro e ligeiramente amarelado, com odor pungente e irritante, contm cerca de 33% de Cloreto de Hidrognio em peso e comercializado nesta forma, a granel. O transporte feito em carros-tanque. Sendo um produto txico e corrosivo. utilizado principalmente para limpeza e tratamento de metais ferrosos, flotao e processamento de minrios, acidificao de poos de petrleo, regenerao de resinas de troca inica, na construo civil, na neutralizao de efluentes, na fabricao de produtos para a indstria de alimentos e farmacutica, entre muitos outros.

Formatted: Font: (Default) Trebuchet MS, 1 pt, Condensed by 0.75 pt

Dados do cido Clordrico


Sinnimos cido Muritico, muriatic acid, chlorohydric acid, hydrochloric acid. Frmula Qumica HCl Dados fsicos Aparncia, lquido lmpido e incolor ou levemente amarelado com cheiro pungente ( Evite Cheirar!! ), o cido concentrado fumegante, sendo seu ponto de fuso 25C, seu ponto de ebulio de 109C e sua gravidade especfica igual 1,19. Estabilidade O cido Clordrico estvel, por isso evite a aproximao a chamas, fontes de calor, o mesmo incompatvel coma a maioria dos metais comuns, Aminas, xidos metlicos, Anidrido Actico, Propiolactona, Acetano de Vinila, Sulfato de Mercrio, Fosfeto de Clcio, Formaldedo, lcalis, Carbonatos, Bases Fortes, cido Sulfrico, cido Clorosulfnico. Equipamentos de Segurana para uso:

culos de segurana ou protetor facial

Avental ou Jaleco Luvas impermeveis

Toxicologia Extremamente corrosivo, a inalao do vapor pode causar ferimentos srios, a ingesto pode ser fatal. O lquido pode causar danos pele e aos olhos TLV 5 ppm. Risco ao meio ambiente Letal para peixes a partir de 25mg/l, txico para organismos aquticos devido alterao de pH!! CONSIDERAES PARA ELIMINAO Sempre que no for possvel salvar a substncia para reutilizao ou reciclagem, esta deve ser colocada em um aparato aprovada e apropriada para eliminao do lixo. O processamento, o uso ou contaminao deste produto pode alterar a forma de administrar o lixo. AVISO ESPECIAL EM CASO DE INCNDIO! No caso de fogo, usar equipamento protetor completo, contento respirador individual operando com demanda de presso ou outro sistema de presso positiva.

cido Sulfdrico
O cido sulfdrico um produto resultante da soluo aquosa desulfeto de hidrognio, representado pela frmula qumica H2S, encontrado tanto na forma lquida quanto na forma gasosa (nesse caso chamado de gs sulfdrico), altamente txico e inflamvel, irritante, queima facilmente produzindo dixido de enxofre (SO2), d origem a substncias explosivas quando misturado com o ar, de odor caracterstico semelhante ao de ovos podres, solvel em gua e lcoois, mais denso que o ar, e muito conhecido como gs de cano de esgoto, gs de ovo podre e cru azedo. Esse gs pode ser produzido naturalmente pela decomposio de matria orgnica atravs da ao bacteriana, ou a partir da reduo de sulfatos por microrganismos sulfato-redutores, por meio da degradao de alguns tipos de aminocidos, dissoluo de sulfetos minerais ou, ainda, por atividade industrial. utilizado na produo decido sulfrico e outros compostos sulfurosos, pesticidas, sulfetos inorgnicos, em vrios segmentos da indstria do petrleo como perfurao de poos, produo de leo e gs, refino e destilao, em anlises qumicas

e como agente redutor em purificaes de cido sulfrico e cido clordrico. Pode ser encontrado em redes de esgoto, em compostos sulfurados de odor desagradvel, como o sulfeto de dimetila, em guas termais, localizadas nas proximidades devulces. Intoxicaes que envolvem o cido sulfdrico podem causar perigosos efeitos ao organismo, haja vista que seu grau de letalidade maior do que a do monxido de carbono e do cido ciandrico. Uma das aes mais nocivas do gs o bloqueio do sistema nervoso e das vias respiratrias (devido sua volatilidade), impossibilitando o funcionamento dospulmes, o que mata o indivduo por asfixia. O nvel de intoxicao classificado em subagudo, agudo e crnico, que varia de acordo com a concentrao do gs no ambiente, do tempo de exposio e da prpria resistncia do organismo exposto. Em geral os sinais decorrentes do contato so irritao dos olhos, danos ao olfato, inconscincia, queda de presso, tontura, convulso, delrio, alucinao, entre outros. Um dos maiores reservatrios de cido sulfdrico o Rio Tiet na capital paulista. Isso foi comprovado a partir de um teste feito com papel embebido em acetato de chumbo, muito utilizado para detectar H2S. O papel foi exposto nas proximidades do rio durante uma noite, o que foi suficiente para que sua colorao passasse de branca para preta, levando concluso de que o meio analisado est amplamente poludo pelo gs. Referncias

Anda mungkin juga menyukai