Anda di halaman 1dari 3

1 - Conceitue ponto de fuso de uma amostra O ponto de fuso a temperatura em que a substncia passa do estado slido para o estado

o lquido, ou seja, temperatura na qual as fases lquida e slida de um composto coexistem. 2 - Como o ponto de fuso pode ser usado na avaliao da eficincia do processo de recristalizao? Uma substncia pura possui um determinado ponto de fuso, ento aps a recristalizao, se esta for eficiente, o ponto de fuso se encontrar dentro da faixa especfica. 3 - Qual a finalidade para se triturar uma substncia no laboratrio? A finalidade aumentar a superfcie de contato entre os reagentes de modo a tornar a reao mais rpida e mais eficiente. 4 Consulte na literatura os pontos de fuso das substncias qumicas: cido saliclico, cido acetilsaliclico, acetanilida e p-nitroacetanilida. Explique a diferena encontrada para os valores dos pontos de fuso dessas substncias em termos das polaridades(momento dipolo) esperadas para as estruturas de suas molculas. 1 - P-nitroacetanilida - 215 C 2 - cido Saliclico - 159 C 3 - cido Acetilsaliclico - 135 C 4 - Acetanilida - 113,7 C Os pontos de fuso destas substncias so proporcionais sua polaridade. A pnitroacetanilida possui um momento dipolo elevado, pois a diferena de eletronegatividade entre o nitrognio e o oxignio grande, o que contribui para que uma parte da molcula se torne extremamente inica e consequentemente elevado seu ponto de fuso. No cido saliclico h ligaes de hidrognio intramoleculares tornando a estrutura coesa e com ponto de fuso elevado. O grupo COOH no cido acetilsalicilico gera uma diferena de eletronegatividade que contribui para seu elevado ponto de fuso seja elevado. A acetanilida possui o menor ponto de fuso entre as substancias, por no haver grupos na molcula que possua grande diferena de eletronegatividade e pelas ligaes intramoleculares serem mais fracas que nos demais compostos.

Acido acetilsalicilico Acetanilida

Acido salicilico

p-nitroacetanilida

5 - Consulte na literatura fatos sobre o processo de fuso do acetato de sdio. Explique seu alto ponto de fuso, apesar de ser um composto orgnico, e as transformaes experimentais que voc observou para essa substncia nesta atividade. O acetato de sdio, apesar de ser um composto orgnico, possui atraes eletrostticas entre os ons, que, no estado slido, encontram-se muito organizados formando um retculo cristalino. Uma grande quantidade de energia trmica necessria para quebrar a estrutura organizada do slido elevando seu ponto de fuso. 6 Consulte na literatura a solubilidade entre os compostos abaixo:

Como o cloreto de sdio e o acetato de sdio so slidos inicos, a gua que polar, rodeia os ons at a separao destes, e formao da soluo, a pequena diferena de solubilidade est na polaridade das mleculas. Como a acetona e o tolueno so apolares, no solubilizam os slidos anteriores. J acetalinida possui uma parte apolar e uma polar, como a frao apolar bem maior que a polar, esta solubiliza-se pouco em gua e solvel em acetona e tolueno. 7 - Faa uma pesquisa em livros ou internet sobre detergentes e amaciantes. Agora responda:

a) Qual a estrutura molecular geral dos detergentes comuns? E dos amaciantes? Estrutura molecular geral dos detergentes Detergente biodegradvel Micela

Estrutura geral dos amaciantes

b) Por que os detergentes, dissolvidos em gua, tm a habilidade de produzir espuma? Uma ponta da molcula do detergente atrada pela gua, a outra repelida por ela. A ponta apolar que repelida por ela, se agrupa em crculos chamados micelas, formando bolhas de sabo.

Anda mungkin juga menyukai