Anda di halaman 1dari 2

10.8 - HABILITAO, TRABALHADORES.

QUALIFICAO,

CAPACITAO

AUTORIZAO

DOS

10.8.1 considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. 10.8.2 considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. 10.8.3 considerado trabalhador capacitado aquele que atenda s seguintes condies, simultaneamente: a) receba capacitao sob orientao e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado; e b) trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado. 10.8.3.1 A capacitao s ter validade para a empresa que o capacitou e nas condies estabelecidas pelo profissional habilitado e autorizado responsvel pela capacitao. 10.8.4 So considerados autorizados os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuncia formal da empresa. 10.8.5 A empresa deve estabelecer sistema de identificao que permita a qualquer tempo conhecer a abrangncia da autorizao de cada trabalhador, conforme o item 10.8.4. 10.8.6 Os trabalhadores autorizados a trabalhar em instalaes eltricas devem ter essa condio consignada no sistema de registro de empregado da empresa. 10.8.7 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalaes eltricas devem ser submetidos exame de sade compatvel com as atividades a serem desenvolvidas, realizado em conformidade com a NR 7 e registrado em seu pronturio mdico. 10.8.8 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalaes eltricas devem possuir treinamento especfico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia eltrica e as principais medidas de preveno de acidentes em instalaes eltricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR. 10.8.8.1 A empresa conceder autorizao na forma desta NR aos trabalhadores capacitados ou qualificados e aos profissionais habilitados que tenham participado com avaliao e aproveitamento satisfatrios dos cursos constantes do ANEXO II desta NR. 10.8.8.2 Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situaes a seguir: a) b) c) troca de funo ou mudana de empresa; retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por perodo superior a trs meses; modificaes significativas nas instalaes eltricas ou troca de mtodos, processos e organizao do trabalho.

10.8.8.3 A carga horria e o contedo programtico dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento das alneas a, b e c do item 10.8.8.2 devem atender as necessidades da situao que o motivou. 10.8.8.4 Os trabalhos em reas classificadas devem ser precedidos de treinamento especifico de acordo com risco envolvido. 10.8.9 Os trabalhadores com atividades no relacionadas s instalaes eltricas desenvolvidas em zona livre e na vizinhana da zona controlada, conforme define esta NR, devem ser instrudos formalmente com conhecimentos que permitam identificar e avaliar seus possveis riscos e adotar as precaues cabveis.

10.9 - PROTEO CONTRA INCNDIO E EXPLOSO 10.9.1 As reas onde houver instalaes ou equipamentos eltricos devem ser dotadas de proteo contra incndio e exploso, conforme dispe a NR 23 - Proteo Contra Incndios. 10.9.2 Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao. 10.9.3 Os processos ou equipamentos susceptveis de gerar ou acumular eletricidade esttica devem dispor de proteo especfica e dispositivos de descarga eltrica. 10.9.4 Nas instalaes eltricas de reas classificadas ou sujeitas a risco acentuado de incndio ou exploses, devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. 10.9.5 Os servios em instalaes eltricas nas reas classificadas somente podero ser realizados mediante permisso para o trabalho com liberao formalizada, conforme estabelece o item 10.5 ou supresso do agente de risco que determina a classificao da rea. 10.10 - SINALIZAO DE SEGURANA 10.10.1 Nas instalaes e servios em eletricidade deve ser adotada sinalizao adequada de segurana, destinada advertncia e identificao, obedecendo ao disposto na NR-26 Sinalizao de Segurana, de forma a atender, dentre outras, as situaes a seguir: a) b) c) d) e) identificao de circuitos eltricos; travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra e comandos; restries e impedimentos de acesso; delimitaes de reas; sinalizao de reas de circulao, de vias pblicas, de veculos e de movimentao de cargas; f) sinalizao de impedimento de energizao; e g) identificao de equipamento ou circuito impedido.

Anda mungkin juga menyukai