Anda di halaman 1dari 2

TEXTO: 1 Reis 21: 1-10 TEMA: Equilbrio

Creio que todos conhecem uma balana de pratos que ainda utilizada em mercados ou nas feiras livres. O princpio de funcionamento da balana de pratos o equilbrio entre os pesos colocados em cada um dos pratos da balana. Para realizar a pesagem, coloca-se um ou mais objetos de peso conhecido (peso-padro) e, no outro prato, o objeto que se deseja pesar. So acrescidos ou retirados mais pesos-padres at que se estabelea o equilbrio entre os dois pratos, o que resulta no peso relativo do objeto. No livro de Daniel lemos sobre a histria do rei Belsazar que deu um grande banquete para mil convidados. Na festa regada a muito vinho, Belsazar mandou trazer os utenslios de ouro que vieram do templo de Jerusalm e utilizou-os. Mas apareceram dedos de mo de homem escrevendo na parede do palcio real a seguinte frase: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. Daniel forneceu a correta interpretao da escritura na parede. A palavra TEQUEL significava: pesado foste na balana e achado em falta (Dn. 5:27). A vida de Belsazar estava em total desequilbrio com o padro requerido por Deus, por isso ele foi achado em falta na balana divina. O texto bblico em epgrafe nos mostra uma cena de falta de equilbrio estrelada por Acabe e Jezabel. Estes dois lderes mpios foram terrveis na histria do povo de Israel. Eles foram duramente advertidos por Elias, mas ainda assim continuaram suas prticas pecaminosas sem nenhum constrangimento. O fato que o pecado gera desequilbrio em todos os contextos. Por exemplo, muitas famlias esto fragmentadas e sem equilbrio por conta do orgulho dos cnjuges ou da falta de perdo mtuo. Deus requer que os seus filhos vivam de maneira equilibrada. E este equilbrio s surge quando ns andamos em retido e firmados na Palavra de Deus, que o nosso padro. Nossas vidas devem ser diariamente aferidas com o padro das Escrituras para que no haja desequilbrio.
PODEMOS EXTRAIR DESTE TEXTO ALGUMAS LIES BSICAS PARA UM VIVER EQUILIBRADO

De acordo com este texto, quais so as lies bsicas para um viver equilibrado? Palavra-Chave: LIO

1) No devemos nutrir a cobia em nosso viver (vs. 1 a 3)


O rei Acabe tinha um palcio em Jezreel, mas ainda cobiou a vinha de Nabote. Ele desejou possuir o que no lhe pertencia. A cobia era proibida na Lei: No cobiars a casa do teu prximo. No cobiars a mulher do teu prximo nem o teu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertena a teu prximo (Ex. 20:17; ver tambm Dt. 5:21). A Bblia relata a histria de Ac que cobiou uma capa babilnica: Quando vi entre os despojos uma boa capa babilnica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que esto escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo (Js. 7:21). A cobia deste homem trouxe juzo de Deus sobre todo o povo, que foi derrotado por uma cidadela chamada Ai. A cobia geralmente est ligada ao descontentamento no corao. O descontentamento com o que Deus j tem nos dado leva-nos a pensar que s seremos plenamente felizes quando tivermos algum bem material. Agostinho definiu a cobia como sendo desejar mais do que o suficiente. A felicidade do crente no deve estar alicerada em coisas ou bens materiais. A felicidade do crente deve estar alicerada no seu relacionamento com Deus. Paulo adverte o jovem pastor Timteo: Grande fonte de lucro a piedade com contentamento (1 Tm. 6:6), porque o amor do dinheiro raiz de todos os males; e alguns, nessa cobia, se desviaram da f e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (1 Tm. 6:10). No grego, cobia oregomai = esticar-se a fim de tocar ou agarrar algo.

Muitos crentes vivem vidas totalmente desequilibradas por causa da cobia que domina suas vidas. (Ec. 5:10) . So pessoas que nunca se satisfazem e cobiam as vinhas ao seu redor, mesmo possuindo um palcio. O ensino de Jesus sobre a busca desenfreada por tesouros terrenos claro e direto. Ele disse: No acumuleis para vs outros tesouros sobre a terra, onde a traa e a ferrugem corroem e onde ladres escavam e roubam; mas ajuntai para vs outros tesouros no cu, onde traa nem ferrugem corri, e onde ladres no escavam, nem roubam; porque, onde est o teu tesouro, a estar tambm o teu corao (Mt. 6:19-21).

2) No devemos nutrir a autopiedade em nosso viver (vs. 4 a 6)


Nabote no quis vender a sua vinha para o rei Acabe porque era herana dos seus pais. Acabe ficou muito desapontado e desgostoso. Um escritor ironizou a cena da seguinte forma: sufocando sua raiva e frustrao, o rei saiu dali batendo os ps, entrou no palcio e se deitou em sua cama de cara para a parede e com o dedo enfiado na boca. Coitado de mim! Ningum me ama, ningum me quer! Oh, cus, oh, vida oh, azar! O profeta Elias pediu para si a morte, e disse: J basta, SENHOR; toma agora a minha vida, pois no sou melhor do que meus pais (1 Rs. 19:4). Ele buscou se esconder numa caverna em Horebe e ali ficou lamentando diante das circunstncias. Mas Deus no alimentou o profeta com mimos, pelo contrrio, o comissionou para realizar novas tarefas: ungir a Hazael, rei sobre a Sria, a Je rei sobre Israel, e a Elizeu como profeta. A autopiedade uma manifestao do velho homem que deseja estar no centro das atenes. E quem se coloca na condio de vtima quer ser mimado e apoiado em suas lamentaes pecaminosas. Algum disse que a autopiedade irm gmea do orgulho. As pessoas que se magoam muito facilmente possuem uma imagem muito elevada de si mesmas e no reconhecem isso. Mas o fato que crentes mimados nunca chegaro a maturidade! Precisamos agir com confiana na pessoa de Deus diante das circunstncias adversas que nos contrariam, e no cruzar os braos e afogar-nos em lamentos. A maior luta da vida crist contra o inimigo mortal que temos dentro de ns mesmos: nosso velho homem egosta. O velho homem no quer morrer, antes quer ser glorificado, exaltado e bajulado. Precisamos diariamente pregar para ns mesmos como fez Davi: Por que ests abatida, minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele que a minha salvao (Salmo 42: 5, 11).

3) No devemos nutrir a malcia em nosso viver (vs. 8 a 13)


Agir com malcia tramar ciladas para obter o que se deseja. Como muitos pensam, a malcia no tem conotao apenas sexual. Tudo que feito com objetivos maldosos possui o carimbo da malcia. Foi o que Jezabel fez prontamente assim que soube da recusa de Nabote em negociar a vinha. Ela arquitetou um plano para acusar Nabote de blasfmia contra Deus e contra o rei Acabe. Logo depois, homens malignos o apedrejaram at a morte. Na sua terceira carta, Joo escreve sobre um homem chamado Ditrefes que gostava de exercer a primazia na igreja. Ele era astuto, usava palavras maliciosas contra os apstolos, e semeava discrdias dentro da igreja. Suas atitudes demonstravam que ele no pertencia a Deus (3 Jo. 9-11), e por isso merecia severa repreenso. Ser que existem Ditrefes hoje em dia, que agem com maldade para garantir vantagens dentro da igreja? O apstolo Paulo tambm advertiu severamente os crente de feso: Longe de vs, toda amargura, e clera, e ira, e gritaria, e blasfmias, e bem assim toda malcia (Ef. 4:31). A malcia comeou no Jardim do den, quando Satans usou a sua astcia para despertar o desejo de Eva pelo fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal. A malcia sempre est ligada com mentiras e enganos. Talvez a nossa malcia no se manifeste de forma to cruel como tramar a morte de algum. Mas a nossa malcia pode estar embutida na forma como nos relacionamos querendo obter vantagens custa das pessoas. Curiosamente, no grego a palavra malcia a mesma palavra para maldade (kakia), que significa iniquidade que no se envergonha de transgredir princpios bblicos.

Anda mungkin juga menyukai