Anda di halaman 1dari 3

Introduo:

A humidade do solo desempenha um papel fundamental nos processos de transferncia entre a atmosfera e a superfcie. A interaco entre estes dois sistemas realizada trocando humidade, energia interna (calor) e momento. Durante o dia, esta interaco atua como fonte de calor e humidade para as camadas de ar prximas superfcie, que posteriormente, atravs da turbulncia, so transportados verticalmente para a camada limite planetria (CLP). Situaes de instabilidade termodinmica e formao de elementos convectivos contribuem para o transporte at a atmosfera livre.

Definio de solo:
Conjunto de materiais minerais, orgnicos, gua e ar, no-consolidados, normalmente localizado superfcie da terra, com actividade biolgica e capacidade para suportar a vida das plantas.

Composio do solo:
O solo composto por quatro partes, a saber: Matria orgnica (restos de pequenos animais e plantas); Parte mineral que veio da alterao das rochas, ou seja, a areia da praia, o barro que gruda no sapato, e o limo que faz as crianas escorregarem; O ar; A gua;

Fertilidade do solo:
O cho fecundado pelos decompositores que, em seu processo de obteno de energia e dos materiais de que necessitam, separam os materiais que compem os corpos mortos decompem -, separando as substncias orgnicas das inorgnicas. Eles degradam as substncias orgnicas, consumindo-as, e liberam os materiais

inorgnicos (gua, sais minerais, etc.) que retornam ao ambiente. No solo esses materiais fecundam a terra.

Eroso do solo
Eroso a destruio do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela gua da chuva, pelo vento ou, ainda, pela aco do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a gua congelada. A eroso destri as estruturas (areias, argilas, xidos e hmus) que compem o solo. Estas so transportadas para as partes mais baixas dos relevos e em geral vo assorear cursos dgua.

A eroso um problema muito srio, devem ser adaptadas prticas de conservao de solo para minimizar o problema. Em solos cobertos pela vegetao a eroso muito pequena e quase inexistente, mas um processo natural sempre presente e importante para a formao dos relevos. O problema ocorre quando o homem destri as vegetaes, para uso agrcola e deixa o solo exposto, porque a eroso torna-se severa, e pode levar a desertificao.

Tipos de solo:
Solo argiloso; Solo arenoso; Solo humoso; Solo calcrio;

Caractersticas dos solos:

Solo argiloso-Possu consistncia fina e impermevel a gua. Um dos principais tipos de solo argiloso a terra roxa, encontrada principalmente no estados de So Paulo, Paran e Santa Catarina. Este tipo de solo bom para a prtica da agricultura, principalmente para a cultura de caf. Na regio litornea do Nordeste encontramos o Massap, solo de cor escura e tambm muito frtil. Solo arenoso-Possui consistncia granulosa como a areia. Muito presente na regio nordeste do Brasil, sendo permevel gua. Solo humoso-Presente em territrios com grande concentrao de material orgnico em decomposio (hmus). muito utilizado para a prtica da agricultura, pois extremamente frtil (rico em nutrientes para as plantas). Solo calcrio- um tipo de solo formado por partculas de rochas. um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo muito comum em regies de deserto.

Concluso:

atravs das guas que as plantas absorvem os nutrientes da soluo do solo e conduzem os mesmos at o alto das copas onde ocorre a transformao pela fotossntese, sendo novamente distribudos pela gua os elementos, agora elaborados, por todas as partes das plantas. Esta mesma gua potvel que garante a vida dos animais e, inclusive, do homem na Terra, pois com sua ausncia jamais existiriam condies de sobrevivncia de qualquer ser vivo.

Anda mungkin juga menyukai