Anda di halaman 1dari 9

XXIII ENTMME Gramado - RS, Setembro/Outubro 2009.

TRATAMENTO DO EFLUENTE DO BENEFICIAMENTO DO CARVO POR ESPESSADOR DE LAMELAS


Jailton J. da Rosa1, Fabricio B. Zaniboni1 , Roberto C. Beal1 & Andr L. A. Smaniotto2
1

AQUAFLOT-Pesquisa e Tecnologia em Efluentes - Av. Cristvo Colombo, 1081/303, Bairro Floresta, Porto AlegreRS, Tel.: (51) 3061-9779, www.aquaflot.com.br - E-mail: jailton@aquaflot.com.br INDSTRIA CARBONFERA RIO DESERTO LTDA Av. Getlio Vargas, 515, Bairro Centro, Cricima-SC, Tel.: (48) 3431-9444, www.riodeserto.com.br - E-mail: meioambiente@riodeserto.com.br

RESUMO
O beneficiamento do carvo por via mida supe um lquido como transporte e meio de separao das partculas, requerendo desta forma a utilizao de gua no processo de separao entre o mineral e o rejeito. Este processo no final resulta na formao de um efluente formado por partculas finas e gua que so lanados em bacias de sedimentao, onde o material slido sedimentado e o efluente clarificado retorna ao sistema de beneficiamento ou lanado nos recursos hdricos. Entretanto, o sistema de bacias ocupa uma grande rea e demanda um intenso trabalho para retirada do material slido sedimentado. Buscando alternativas a este sistema de bacias, as empresas Aquaflot e Rio Deserto realizaram estudos em escala de bancada e piloto, para avaliar a utilizao de espessadores de lamelas na clarificao de efluentes de lavadores de carvo da regio carbonfera de Cricima, SC. Os ensaios em escala de bancada caracterizaram as diferentes polpas geradas e estabeleceram as curvas de sedimentao, enquanto que o estudo na planta piloto avaliou a eficincia e a operacionalidade do espessador de lamelas, alm do efeito da vazo e da concentrao de slidos da alimentao, da vazo do underflow e da concentrao de floculante. Os resultados obtidos nos ensaios com a planta piloto comprovaram a eficincia do espessador de lamelas no tratamento dos efluentes de lavadores de carvo. Os melhores resultados apresentaram uma taxa de aplicao superficial de 4m/h, com uma vazo de alimentao de 10m/h (6,2% de slidos), vazo de underflow de 1,8m/h (29,3% de slidos), alm de uma elevada clarificao do overflow (0,4% de slidos). Esses resultados colaboraram para a implantao de duas unidades industriais para tratamento do efluente de lavadores de carvo, uma com capacidade de 250m/h, operando desde 2007 e outra, com capacidade de 350m/h, em fase final de instalao, alm da implantao de uma unidade com capacidade de 180 m/h para o tratamento de efluentes de DAM, operando desde abril de 2007. PALAVRAS CHAVE: Carvo, Efluente, Bacias de Decantao, Espessador de Lamelas.

ABSTRACT
The beneficiation of coal by wet assumes a liquid as means of transport and separation of particles, thus requiring the use of water in the process of separation between the mineral and waste. This process in the final results in the formation of an effluent formed by fine particles and water that are released into the sedimentation basin where the solids and sediment and the clarified effluent returns to the system or is released in water resources. However, the system of basin occupies a large area and require an intensive work to remove the solid material sedimented. Seeking alternatives to this system of basins, the companies Aquaflot and Rio Deserto conducted studies on the bench and pilot scale, to evaluate the use of thickening of lamellae in clarifying the effluents from the washing of coal in the coalfield of Cricima, SC. Tests on the bench scale used to characterize the different pulps generated and set the curves of sedimentation, whereas in the pilot plant study evaluating the efficiency and operability of the thickener of lamellae, in addition to evaluate the effect of flow and concentration of solids of the feed , the flow of the underflow and the concentration of flocculant. The results from tests with a pilot plant proved the efficiency of the thickening of lamella in the treatment of effluents from the washing of coal. The best results showed a rate of application of 4m / h, with a flow rate of feeding of 10 m/h (6.2% solids), flow of underflow of 1.8 m/h (29.3% solids ), a high clarity of the overflow (0.4% solids). These results contributed to the establishment of two industrial units for the treatment of effluent from washing of coal, an, of 250 m/h capacity, operating since 2007 and another, of 350 m/h capacity, in the final stage of installation, beyond the deployment of an unit, of 180 m/h capacity, for the treatment of effluents from DAM, operating since April 2007. KEY-WORDS: Coal, Effluent, Settling Basins, Thickening of Lamellas.

Rosa, Zaniboni, Beal & Smaniotto.

1. INTRODUO
O beneficiamento do carvo por via mida supe um lquido como transporte e meio de separao das partculas, requerendo desta forma a utilizao de gua no processo de separao entre o mineral e o rejeito. Este processo no final resulta na formao de um efluente formado por partculas finas e gua que ser descartada. Quando no tratada de maneira adequada este efluente pode constituir-se em uma fonte de poluio. Normalmente estes efluentes so lanados em bacias de sedimentao, onde o material slido sedimentado e o efluente clarificado retorna ao sistema de beneficiamento ou lanado nos recursos hdricos. Entretanto, o sistema de bacias ocupa uma grande rea e demanda um intenso trabalho para retirada do material slido sedimentado. Buscando alternativas a este sistema, a Indstria Carbonfera Rio Deserto Ltda, do grupo Empresas Rio Deserto S.A, em parceria com a empresa Aquaflot Industrial Ltda, especializada em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de tratamento de efluentes, realizaram inicialmente um estudo preliminar de viabilidade tcnico-econmico de diferentes alternativas para o tratamento do efluente de uma Planta de Beneficiamento de Carvo, seguido de um estudo em planta piloto e posteriormente o projeto e implantao de uma unidade industrial. O espessador de lamelas utiliza vrias placas inclinadas (lamelas) em paralelo para maximizar a rea de sedimentao disponvel. Assim, a rea de sedimentao de um espessador de lamelas constituda pelo somatrio das projees, na horizontal, de um certo nmero de placas inclinadas, as quais apresentam um pequeno espaamento entre si. Uma vez nas lamelas, as partculas deslizam para baixo para descarga na zona de espessamento, de onde so removidas continuamente por meio de bombeamento. O efluente clarificado coletado em canais vertedores instalados na parte superior do espessador (Vidal e Horn Filho, 1988; Di Bernardo, 1997).

2. DESENVOLVIMENTO
O estudo preliminar de caracterizao dos efluentes e avaliao das alternativas (Aquaflot, 2004) demonstrou que a utilizao do espessador de lamelas apresentava um grande potencial para ser utilizado como uma alternativa tcnica e econmica para o tratamento dos efluentes do beneficiamento do carvo, uma vez que este equipamento utilizava o principio de separao por gravidade, ocupava apenas cerca de 10 % do espao ocupado por um espessador convencional e apresentava custos de implantao e operao inferiores ou similares as demais alternativas avaliadas (bacias de sedimentao e espessador convencional tipo Door). Aps o estudo preliminar foi implantado, junto planta de beneficiamento de carvo do Lavador da Mina Barro Branco (Lauro Muller, SC), uma unidade piloto, com capacidade de 10 m/h, para avaliar a eficincia e operacionalidade do uso contnuo do espessador de lamelas, alm do efeito da vazo e da concentrao de slidos da alimentao, da vazo do underflow e da concentrao de floculante (Aquaflot, 2005). Os estudos com a planta piloto proporcionaram tambm a obteno dos parmetros necessrios para a elaborao do projeto de implantao de uma unidade industrial, com 250 m/h de capacidade, para o tratamento dos efluentes gerados no Lavador da Mina Barro Branco (Aquaflot, 2006).

3. CARACTERIZAO DOS EFLUENTES


Inicialmente foram caracterizados quanto ao pH, teor de cinzas, concentrao de slidos (Csol), distribuio granulomtrica e densidade dos slidos (sol), dois diferentes efluentes gerados a partir do beneficiamento de carves oriundos da Camada Bonito (Lavador Barro Branco, Indstria Carbonfera Rio Deserto) e da Camada Barro Branco (Lavador Esperana, Carbonfera Metropolitana), os quais representam os dois principais tipos de carvo ROM beneficiados na regio carbonfera de Cricima-SC. Os resultados destes ensaios de caracterizao so apresentados na Tabela I e nas Figuras 1 e 2. Tambm foram realizados ensaios de espessamento, utilizando-se como variveis o ajuste de pH da polpa (com NaOH) e a adio de floculante (catinico de alta carga e alto peso molecular, Mafloc-490). Os ensaios foram realizados colocando uma amostra representativa do efluente em uma proveta de 1000 mL e mantendo sob agitao at que todas as partculas estivessem em suspenso, em seguida, quando estabelecido, era ajustado o pH, adicionado o floculante e realizada as misturas rpida e lenta e ento a polpa era deixada sedimentar, sendo registrado o tempo decorrido para formao das interfaces e a altura da interface. Colocando-se num diagrama a altura da interface em funo do tempo decorrido, obtiveram-se as curvas de sedimentao dos efluentes caracterizados (Figura 3).

XXIII ENTMME Gramado - RS, Setembro/Outubro 2009. Tabela I: Ensaios de caracterizao das amostras dos efluentes gerados no Lavador Barro Branco (Camada Bonito) e no Lavador Esperana (Camada Barro Branco). PARMETROS pH Teor de Cinzas (%) Csol (g/L) D50 m sol (g/cm) CAMADA BONITO 6,2 72,5 65,2 16,6 1,9 CAMADA BARRO BRANCO 3,7 52,2 21,3 13,6 2,2

100

Dimetros, m
10% = 1,3 50% = 13,6 90% = 104,4 Mdio = 36,7

80

Passante acumulado, %

60

40

20

D50
0 0,01 0,1 1 10 100 1000

Tamanho de partcula, m
Figura 1: Curva de distribuio granulomtrica da amostra da Camada Bonito.

100

Dimetros, m
10% = 1,5 50% = 16,6 90% = 77,5 Mdio = 29,2

80

Passante acumulado, %

60

40

20

D50

0 0,01 0,1 1 10 100 1000

Tamanho de partcula, m
Figura 2: Curva de distribuio granulomtrica da amostra da Camada Barro Branco.

Rosa, Zaniboni, Beal & Smaniotto.

1000 Bonito (pH6-0ppm) 900 Bonito (pH6-5ppm) Bonito (pH6-10ppm) Barro Branco (pH3,6-0ppm) Barro Branco (pH3,6-2.5ppm) 600 500 400 300 200 100 0 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 Barro Branco (pH6,1-0ppm) Barro Branco (pH6,1-1ppm)

Volume da Interface de Sedimentao, mL

800 700

Tempo de Sedimentao, horas Figura 3 Curvas de sedimentao obtidas para as duas amostras estudadas (Camadas Bonito e Barro Branco), em funo do pH e da concentrao de floculante.

Os resultados mostram uma significativa diferena entre as duas amostras caracterizadas. A amostra da Camada Bonito apresenta uma maior concentrao inicial de slidos e uma menor velocidade de sedimentao comparada a da Camada Barro Branco. O uso de floculante proporcionou, para ambas as amostras, um aumento da velocidade de sedimentao e tambm um maior espessamento dos slidos sedimentados. A partir das curvas de sedimentao obtidas nos ensaios de espessamento utilizou-se o mtodo de Talmadge e Fitch para o clculo da razo de espessamento e pr-dimensionamento dos espessadores. A razo de espessamento o parmetro que expressa, para uma determinada polpa, a rea necessria para espessar 1 tonelada de slidos em 24 horas. Este parmetro quando multiplicado pela tonelagem de slidos a serem espessados fornece a rea necessria para o equipamento. A partir da anlise tcnica elaborou-se uma estimativa do investimento necessrio para implantao das alternativas apresentadas. Buscou-se calcular o custo de implantao e operacional das alternativas atravs das especificaes dos equipamentos e informaes obtidas com fornecedores e usurios dos equipamentos. A avaliao tcnica e econmica preliminar demonstrou que a utilizao do espessador de lamelas apresentava um grande potencial para ser utilizado como uma alternativa para o tratamento dos efluentes do beneficiamento do carvo, por apresentar custos de implantao e operao inferiores ou similares as demais alternativas avaliadas (bacias de sedimentao e espessador convencional tipo Door). Entretanto, como essa tecnologia no era ainda muito utilizada na minerao brasileira, foi proposta a realizao de estudos a nvel piloto, para se comprovar a sua viabilidade tcnica e obter os dados necessrios para o dimensionamento e para a elaborao do projeto de implantao de uma unidade industrial de tratamento do efluente de um lavador de carvo.

XXIII ENTMME Gramado - RS, Setembro/Outubro 2009.

4. ESTUDO EM PLANTA PILOTO


Aps a elaborao do fluxograma do processo (Figura 4), dimensionamento, especificao e aquisio dos , equipamentos, a unidade piloto, com capacidade de 10 m/h, foi instalada junto ao tanque de acmulo do efluente do Lavador da Mina Barro Branco, Lauro Muller uro Muller-SC (Figuras 5, 6 e 7). Na chegada do efluente do Lavador foi instalada uma caixa de desvio para obteno de uma amostra representativa do avador efluente, que era direcionada para a planta piloto. O efluente por meio de tubulao e vlvula era direcionado para uma vlvula calha parshall de 3 (Figura 8) com o objetivo de se medir a vazo de efluente que estava sendo alimentada. Na calha parshall era feita a dosagem do polmero floculante. Este era preparado em um tanque de 300 L de capacidade, com uma concentrao de 0,1% (1 g/L) e aps um tempo aproximado de 1 hora era transferido para um reservatrio de 500 L, de onde era bombeado por meio de uma bomba dosadora. A partir da calha parshall o efluente seguia por gravidade para o espessador piloto, o qual possua na sua entrada um floculador hidrulico. o, No espessador as lamelas tubulares formavam canais por onde o efluente passava, sendo que os slidos aps decantarem nas lamelas seguiam para parte inferior do tanque, de onde eram removidos por uma bomba helicoidal. Este material era direcionado para uma peneira que tinha por finalidade desaguamento da polpa (Figuras 9 e 10). O efluente clarificado era coletado na parte superior, sendo descartado na bacia de captao da gua do lavador (Figuras 11 e 12).

Preparo e Armazenamento de Floculante Caixa de Desvio Efluente do Lavador Calha Parshall Bomba Dosadora Efluente Tratado Overflow

Tanque de Acmulo de Efluente do Lavador

Espessador de Lamelas Peneira Desaguadora Bomba do Underflow

Figura 4: Fluxograma da planta piloto instalada junto ao Lavador da Mina Barro Branco, Lauro Muller Muller-SC.

Figura 5: Tanque de acmulo do efluente do Lavador.

Figura 6: Local de instalao d planta piloto. da

Rosa, Zaniboni, Beal & Smaniotto.

Figura 7: Espessador de lamelas piloto.

Figura 8: Calha Parshal de 3.

Figura 9: Peneira desaguadora do underflow. neira

Figura 10: Produtos da peneira desaguadora.

Figura 11: Sada do efluente clarificado.

Figura 12: Local de descarte do efluente clarificado.

XXIII ENTMME Gramado - RS, Setembro/Outubro 2009. Os ensaios na planta piloto tiveram por finalidade avaliar a eficincia e operacionalidade do uso do espessador de lamelas para o tratamento do efluente resultante no beneficiamento do carvo. Durante os testes eram coletadas amostras da alimentao, do underflow e do overflow para a obteno da concentrao de slidos destes fluxos. concentrao Os resultados obtidos nos ensaios com a planta piloto comprovaram a eficincia do espessador de lamelas para o tratamento dos efluentes do lavador de carvo. Os melhores resultados apresentaram uma taxa de aplicao superficial de 4m/h, com uma vazo de alimentao de 10m/h (6,2% de slidos), vazo de underflow de 1,8m/h (29,3% de imentao slidos), alm de uma elevada clarificao do overflow (0,4% de slidos), como pode ser observado na Figura 1 slidos), 13. A Figura 14 apresenta o efeito da vazo de underflow sobre o percentual de slidos (% p/p), para as vazes de alimentao de 6 e 10 m/h. Observa-se que para a vazo de 6 m /h no se atinge o mximo de % p/p, indicando que se m/h seria possvel reduzir ainda mais a vazo de underflow, entretanto com 10 m/h, se atinge o mximo (29,3%) com /h, uma vazo de underflow de 1,8 m/h, sendo que com vazes menores de underflow tem-se uma reduo do %p/p e /h, tema sada de slidos no overflow.

Figura 13: Amostras comparativas dos diferentes fluxos da Planta Piloto: A = Alimentao - Efluente do Lavador; B = Overflow - Efluente Clarificado; C = Underflow - Slidos Espessados.

Concentrao de Slidos no "Underflow" (p/p), %

35 30 25

6 m/h 10 m/h
25,0 23,9 19,8 20,2 17,4 13,7 29,3 25,5

20 15 10 5 0 2,6

2,0

1,8

1,4

Vazo de "Underflow", m/h Figura 14: Efeito da vazo de underflow sobre o % p/p do material espessado, para alimentao de 6 e 10 m/h.

Rosa, Zaniboni, Beal & Smaniotto.

5. IMPLANTAO DO ESPESSADOR DE LAMELAS INDUSTRIAL .


Os estudos em escalas de bancada e piloto proporcionaram a obteno dos parmetros necessrios para a elaborao do projeto de implantao de uma unidade industrial, com 250 m/h de capacidade, para o tratamento dos efluentes gerados no Lavador da Mina Barro Branco (Figuras 15 a 19). Esta unidade, que pioneira na aplicao do espessador de lamelas para tratamento dos efluentes do beneficiamento de carvo da regio de Cricima SC, est em operao desde Cricima, maro de 2007 e tem sido utilizada como parmetro para implantao de outr unidade, mais otimizada e com maior outra capacidade (350 m/h), que se encontra em fase final de instalao. Todo este desenvolvimento realizado tambm , propiciou a elaborao de diversos estudos e projetos de implantao de sistemas empregando espessadores de lamelas para o tratamento de outros tipos de efluentes como drenagem cida de mina (ETEDAM Coper efluentes, Coperminas, 180 m/h; ETEDAM Piloto CRM-Malha I, 5 m/h), efluentes da indstria cermica (ETE Esmalglass, 6 m/h), entre outro ), outros.

Figura 15: Instalao do espessador de lamelas.

Figura 16: Espessador de lamelas Lavador Barro Branco.

Figura 17: Vista superior do espessador de lamelas.

Figura 18: Vistas das lamelas e canais coletores.

Efluente Floculado

Efluente S Sedimentado

Efluente Clarificado

Efluente Underflow

Figura 19: Amostras comparativas dos diferentes fluxos do Espessador da Lamelas do Lavador Barro Branco. ativas

XXIII ENTMME Gramado - RS, Setembro/Outubro 2009.

6. CONSIDERAES FINAIS
A utilizao do espessador de lamelas no tratamento dos efluentes gerados no beneficiamento do carvo, especificamente no caso do Lavador Barro Branco, que opera com o carvo da Camada Bonito, esta se mostrando uma tecnologia vivel tcnica e economicamente, apresentando bons resultados, tanto em termos de clarificao do efluente como na obteno de um lodo (underflow) com slidos na faixa de 25-30% (p/p). A operao do equipamento, tanto em escala piloto como em escala industrial, indicaram sua viabilidade tcnica, embora tenha se mostrado um pouco sensvel a variaes bruscas nas caractersticas do efluente que est sendo tratado. Este comportamento tambm pode ser observado nas curvas de sedimentao obtidas nos ensaios de caracterizao realizados com os dois tipos de carvo beneficiados na regio carbonfera de Santa Catarina, onde o uso de polmero floculante e o pH tem influencia na velocidade de sedimentao dos slidos e no volume de material espessado. Assim, uma variao em termos de pH ou do tipo de carvo que esta sendo alimentado, ou mesmo um carvo com maior teor de impurezas, como o extrado a cu aberto, pode ocasionar uma variao nas caractersticas fsico qumicas do efluente e com isso prejudicar a eficincia do equipamento. Isto, em funo de que por possuir menor rea e, conseqentemente um menor tempo de residncia, resulta em uma menor capacidade de absorver estas variaes, ao contrrio das bacias de sedimentao que por possurem uma maior rea possibilitam uma melhor absoro das variaes do efluente. Portanto, em uma planta de tratamento com a utilizao do espessador de lamela dever ser previsto a instalao de unidades de preparo e dosagem de produtos qumicos, em especial reguladores de pH e polmeros floculantes, que permitam um controle adequado da dosagem destes produtos, em funo das variaes observadas no efluente, para que se possa obter velocidade de sedimentao e volume de espessado similares aos parmetros utilizados no dimensionamento do espessador de lamelas. Finalmente cabe destacar o grande potencial apresentado pelo sistema de espessador de lamelas estudado, na substituio de bacias de sedimentao de diferentes tipos de minrios, principalmente em funo da sua alta taxa de aplicao, necessitando uma rea reduzida de instalao, elevada eficincia de clarificao e o bom nvel de adensamento do material sedimentado.

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Aquaflot Pesquisa e Tecnologia em Efluentes. Estudo de viabilidade tcnica-economica preliminar para o tratamento do efluente da planta de beneficiamento de carvo da Mina Santa Cruz da Indstria Carbonfera Rio Deserto. Relatrio tcnico, 28 p., Porto Alegre, 2004. Aquaflot Pesquisa e Tecnologia em Efluentes. Estudo piloto e projeto bsico para o tratamento do efluente do beneficiamento de carvo da Mina Santa Cruz, da Indstria Carbonfera Rio Deserto, por Espessador de Lamelas. Relatrio tcnico, 27 p., Porto Alegre, 2005. Aquaflot Pesquisa e Tecnologia em Efluentes. Projeto bsico de implantao da estao de tratamento do efluente do Lavador de Carvo da Mina Barro Branco, da Indstria Carbonfera Rio Deserto, por Espessador de Lamelas. Memorial descritivo, 70 p., Porto Alegre, 2006. Di Bernardo, L.; Soares, C. A.; Schulz, H. E. & Roma, W. N. L. Sedimentao de partculas discretas no trecho de transio em dutos de seo quadrada e retangular usados na decantao de alta taxa. Revista Engenharia Sanitria e Ambiental. v. 2, n. 1, p. 190-197. 1997. Vidal, F. W. H.. & Horn Filho, F. X. Tratamento de efluentes de carvo atravs de espessadores de lamelas. CETEM/DNPM/CPRM. Srie Tecnologia Mineral, n. 43, 30 p., Braslia, 1988.

Anda mungkin juga menyukai