Anda di halaman 1dari 7

Lei n 14.

592, de 19 de outubro de 2011

Probe vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcolica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade, e d providncias correlatas.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO: Fao saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: Artigo 1 - Fica proibido, no Estado de So Paulo, vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcolica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade. Pargrafo nico - A proibio estabelecida no caput compreende a do uso de bebidas alcolicas como premiao aos menores de 18 (dezoito) anos de idade em quermesses, clubes sociais, instituies filantrpicas, casas de espetculos, feiras, eventos ou qualquer manifestao pblica. Artigo 2 - A proibio prevista no artigo 1 desta lei implica o dever de cuidado, proteo e vigilncia por parte dos empresrios e responsveis pelos estabelecimentos comerciais, fornecedores de produtos ou servios, seus empregados ou prepostos, que devem: I - afixar avisos da proibio de venda, oferta, fornecimento, entrega e permisso de consumo de bebida alcolica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos, em tamanho e local de ampla visibilidade, com expressa referncia a esta lei e ao artigo 243 da Lei federal n 8.069, de 13 de julho de 1990, constando a seguinte advertncia:

- 2 A BEBIDA ALCOLICA PODE CAUSAR DEPENDNCIA QUMICA E, EM EXCESSO, PROVOCA GRAVES MALES SADE; II - utilizar mecanismos que assegurem, no espao fsico onde ocorra venda, oferta, fornecimento, entrega ou consumo de bebida alcolica, a integral observncia ao disposto nesta lei; III - zelar para que nas dependncias de seus estabelecimentos comerciais no se permita o consumo de bebidas alcolicas por pessoas menores de 18 (dezoito) anos. 1 - Os avisos de proibio de que trata o inciso I deste artigo sero afixados em nmero suficiente para garantir sua visibilidade na totalidade dos respectivos ambientes, conforme regulamentao a ser expedida pelo Poder Executivo. 2 - Nos estabelecimentos que operam no sistema de autosservio, tais como supermercados, lojas de convenincia, padarias e similares, as bebidas alcolicas devero ser dispostas em locais ou estandes especficos, distintos dos demais produtos expostos, com a afixao da sinalizao de que trata o inciso I deste artigo no mesmo espao. 3 - Alm das medidas de que trata o inciso II deste artigo, os empresrios e responsveis pelos estabelecimentos comerciais e seus empregados ou prepostos devero exigir documento oficial de identidade, a fim de comprovar a maioridade do interessado em consumir bebida alcolica e, em caso de recusa, devero abster-se de fornecer o produto. 4 - Cabe aos empresrios e responsveis pelos estabelecimentos comerciais e aos seus empregados ou prepostos comprovar

- 3 autoridade fiscalizadora, quando por esta solicitado, a idade dos consumidores que estejam fazendo uso de bebidas alcolicas nas suas dependncias. 5 - vetado. Artigo 3 - As infraes das normas desta lei ficam sujeitas, conforme o caso, s seguintes sanes administrativas, sem prejuzo das de natureza civil ou penal e das definidas em normas especficas: I - multa; II - interdio. Pargrafo nico - As sanes previstas neste artigo podero ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar, antecedente ou incidente, de procedimento administrativo. Artigo 4 - A multa ser fixada em, no mnimo, 100 (cem) e, no mximo, 5.000 (cinco mil) Unidades Fiscais do Estado de So Paulo UFESPs para cada infrao cometida, aplicada em dobro na hiptese de reincidncia, observada a seguinte gradao: I - para as infraes de natureza leve, assim consideradas as condutas contrrias ao disposto no inciso I e no 1 do artigo 2: a) 100 (cem) UFESPs, em se tratando de fornecedor optante pelo Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Simples Nacional, institudo pela Lei Complementar federal n 123, de 14 de dezembro de 2006;

- 4 -

b) 500 (quinhentas) UFESPs, para fornecedor que no se enquadre na hiptese da alnea a e cuja receita bruta anual seja igual ou inferior a 650.000 (seiscentas e cinquenta mil) UFESPs; c) 1.500 (mil e quinhentas) UFESPs, para fornecedor cuja receita bruta anual seja superior a 650.000 (seiscentas e cinquenta mil) UFESPs; II - Para as infraes de natureza mdia, assim consideradas as condutas contrrias ao disposto no inciso II e no 2 do artigo 2 desta lei: a) 150 (cento e cinquenta) UFESPs, em se tratando de fornecedor optante pelo Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Simples Nacional, institudo pela Lei Complementar federal n 123, de 14 de dezembro de 2006; b) 750 (setecentas e cinquenta) UFESPs, para fornecedor que no se enquadre na hiptese da alnea a e cuja receita bruta anual seja igual ou inferior a 650.000 (seiscentas e cinquenta mil) UFESPs; c) 2.000 (duas mil) UFESPs, para fornecedor cuja receita bruta anual seja superior a 650.000 (seiscentas e cinquenta mil) UFESPs; III - Para as infraes de natureza grave, assim consideradas as condutas contrrias ao disposto no artigo 1 e no artigo 2, inciso III e 3 e 4, desta lei:

- 5 a) 200 (duzentas) UFESPs, em se tratando de fornecedor optante pelo Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Simples Nacional, institudo pela Lei Complementar federal n 123, de 14 de dezembro de 2006; b) 1.000 (mil) UFESPs, para fornecedor que no se enquadre na hiptese da alnea a e cuja receita bruta anual seja igual ou inferior a 650.000 (seiscentas e cinquenta mil) UFESPs; c) 2.500 (duas mil e quinhentas) UFESPs, para fornecedor cuja receita bruta anual seja superior a 650.000 (seiscentas e cinquenta mil) UFESPs. Artigo 5 - A sano de interdio, fixada em no mximo 30 (trinta) dias, ser aplicada quando o fornecedor reincidir nas infraes dos artigos 1 e 2, inciso III e 3 e 4, desta lei. Artigo 6 - Na hiptese de descumprimento da sano de interdio, ou se for verificada nova infrao do disposto nesta lei, ser oficiada a Secretaria da Fazenda, que dever proceder instaurao de processo para cassao da eficcia da inscrio do fornecedor infrator no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS, consoante disposto na Lei n 12.540, de 19 de janeiro de 2007. Artigo 7 - Considera-se reincidncia a repetio de infrao de quaisquer das disposies desta lei, desde que imposta a penalidade por deciso administrativa irrecorrvel.

- 6 Pargrafo nico - Para os fins do disposto no caput deste artigo, no se considera a sano anterior se entre a data da deciso administrativa definitiva e a da infrao posterior houver decorrido perodo de tempo superior a 5 (cinco) anos. Artigo 8 - A fiscalizao do disposto nesta lei ser realizada pelos rgos estaduais de defesa do consumidor e de vigilncia sanitria, nos respectivos mbitos de atribuies, os quais sero responsveis pela aplicao das sanes decorrentes de infraes s normas nela contidas, mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa. Artigo 9 - Passam a vigorar com a seguinte redao os dispositivos adiante indicados da Lei n 12.540, de 19 de janeiro de 2007: I - o artigo 1: Artigo 1 - Ser cassada a eficcia da inscrio, no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS, dos fornecedores de produtos ou servios que venderem, oferecerem, fornecerem, entregarem ou permitirem o consumo de bebidas alcolicas, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade, ou forem flagrados consentindo com o uso ou com a comercializao de drogas. (NR); II - o artigo 2: Artigo 2 - A no conformidade a que se refere o artigo 1 desta lei ser apurada na forma prevista em regulamento." (NR)

- 7 Artigo 10 - O Poder Executivo realizar ampla campanha educativa nos meios de comunicao, para esclarecimento sobre os deveres, proibies e sanes impostos por esta lei. Artigo 11 - Caber ao Poder Executivo implementar poltica de preveno e ateno s pessoas usurias e s pessoas dependentes da ingesto de bebidas alcolicas. Artigo 12 - As despesas decorrentes da aplicao desta lei correro conta das dotaes prprias consignadas no oramento, suplementadas se necessrio. Artigo 13 - Esta lei entra em vigor no prazo de 30 (trinta) dias aps a data de sua publicao, ficando revogada a Lei n 12.224, de 11 de janeiro de 2006. Palcio dos Bandeirantes, aos 19 de outubro de 2011.

Geraldo Alckmin

Anda mungkin juga menyukai