Anda di halaman 1dari 12

PERSPECTIVAS E TENDNCIAS DO ABASTECIMENTO DE MADEIRA PARA A INDSTRIA DE BASE FLORESTAL NO BRASIL

Uma contribuio construo e acompanhamento dos Cenrios Futuros.

abril 2005

I Situao Atual e Perspectivas


O conjunto de transformaes de ordem poltica e econmica mundial, ocorrido no final da dcada de 80, provocou diversas e marcantes mudanas na economia brasileira. O processo de reestruturao das empresas, ao longo da segunda metade dos anos 90 e nos primeiros anos desta primeira dcada, o fato marcante e peculiar do setor de base florestal. O setor a base da cadeia produtiva de mveis, celulose, madeira serrada, lenha e de vrios outros produtos industriais como o ferro gusa, o ferro ligas, o ao, que utilizam carvo vegetal em seu processo de produo. A madeira em suas diversas formas de utilizao no a nica, mas a principal matria-prima dos segmentos estudados, todos eles estratgicos, para a gerao de renda, empregos e divisas. Nos ltimos dez anos as empresas do setor, sustentadas no crescimento interno e nas cotaes internacionais, montaram suas estratgias de produo e competitividade. A busca de economias de escala levou os diversos segmentos a aquisies e fuses e tambm realizao de investimentos que aumentassem a produo. Como resultado, o pas cresceu em importncia na exportao de produtos como ferro gusa, ao, celulose e est ampliando os mercados de painis e mveis. Recentemente houve um acentuado incremento na produo do setor decorrente do aumento das demandas interna e, especialmente, da externa. Mercados tradicionais foram ampliados e consolidados e novos parceiros esto sendo atendidos. O volume de produo, em alguns segmentos, aproximou-se perigosamente do limite de sua capacidade. Em resposta s crescentes demandas por produtos, em especial do setor siderrgico e de celulose, as empresas iniciaram um novo ciclo de investimentos, ampliando e modernizando o parque fabril. De outro lado, j sentida a falta de madeira oriunda dos plantios florestais para atender a demanda atual e futura dos segmentos consumidores deste insumo estratgico. crescente a presso sobre as florestas nativas. Esta situao decorrente da ausncia, por longos anos, de polticas pblicas definidas para o setor e no apenas por questes ambientais e tecnolgicas, em que muitos acreditam. A combinao favorvel do clima, solo, disponibilidade de terras apropriadas, aliada ao melhoramento gentico das espcies plantadas, principalmente eucalipto, resultou em aumentos considerveis de rendimento e produo. Isto, no entanto, no foi suficiente para reverter a perspectiva de falta de madeira, popularmente chamada de apago florestal. Este cenrio de escassez de matria-prima tem levado algumas empresas a adiarem os investimentos previstos. Havia uma previso inicial de ampliao do parque fabril de ao e celulose, com investimento da ordem de US$ 15 bilhes para os prximos sete anos, que esta sendo adiado. A principal causa a falta de madeira e seus derivados. Algumas indstrias, com a necessidade de cumprir contratos e manter mercados, duramente conquistados, esto efetuando pesquisas para aquisio de madeira no exterior.

Em razo da falta iminente de carvo vegetal, um dos principais insumos da siderurgia, outras empresas esto revendo os planos de substituio do coque siderrgico insumo poluidor e totalmente importado pelo carvo vegetal, cujo processo de produo , ao contrrio do carvo mineral, ambientalmente correto. A insuficincia de carvo vegetal oriundo de plantios florestais tem sido suprida temporariamente pelo aproveitamento de resduos lenhosos resultante da expanso da fronteira agrcola. Este carvo vegetal esta, cada vez mais distante dos centros de consumo, o que poder, em futuro breve, inviabilizar o seu transporte. Este aproveitamento de resduos tende a se esgotar nos prximos trs a cinco anos. A silvicultura brasileira detm tecnologia de ponta na atividade. Segundo estimativas 1 o setor florestal mantinha, em 2004, 5,4 milhes de hectares de plantaes florestais de rpido crescimento, dos quais 60% de eucalipto. Em Minas Gerais, primeiro colocado do pas, o eucalipto utilizava uma rea 1,52 milhes de hectares (46,3%), seguido por So Paulo (18,2%) e Bahia (11,8%). Isso tudo respeitando estritos padres ambientais, bem como o Cdigo Florestal. Atualmente o consumo da madeira do eucalipto concentra-se na siderurgia a carvo vegetal e na produo de celulose, segmentos que consomem entre 65 e 75% do total. O restante utilizado, de forma crescente, por outros segmentos como lenha, madeira serrada, painis, construes rurais, postes de eletrificao, estacas de cerca e outros em menores propores. Diante desse quadro crtico, onde a escassez de madeira crescente, so necessrias aes urgentes. Por isso, mais uma vez, a Associao Mineira de Silvicultura decidiu contribuir na articulao dos diversos segmentos socioeconmicos envolvidos na discusso e busca de solues para o grave problema do apago florestal.

Estimativas da STCP- Engenharia e Projetos Ltda.

2 Os Cenrios Futuros

Com o objetivo de ampliar a discusso sobre a questo e, assim, contribuir para a busca de solues visando a reduo da escassez de madeira elaborou-se este estudo, onde utilizada a tcnica de construo de Cenrios Futuros. Para tanto, foram construdos dois cenrios alternativos, frutos da interpretao e composio de parmetros considerados importantes: a) Cenrio Tendencial: provvel cenrio que poder ocorrer, mantidas as tendncias histricas e atuais. Na sua formulao foram utilizados mtodos de projeo que se basearam no comportamento passado para projetar o futuro; b) Cenrio Normativo: especifica o futuro desejado ou necessrio para o chamado setor de base florestal. O princpio de sua construo foi a nfase na compreenso do futuro, que dever nortear a ao do presente. O objetivo, portanto, foi o de identificar possveis situaes futuras que podero ser mediadas pela ao solidria dos atores polticos e empresariais. As anlises abrangeram, inicialmente, o perodo 1994-2004, quando ocorreram diversos fatos marcantes no setor de base florestal. O perodo, para maior compreenso, foi dividido em dois subperodos com a finalidade de captar as mudanas ocorridas em algumas variveis indicadoras do comportamento do setor e imprescindveis para os exerccios de projeo. No primeiro subperodo, compreendendo 1994 a 2000, as empresas dos diversos segmentos procuraram investir na ampliao da capacidade de produo e em novas tecnologias, visando aumentar a competitividade e ampliar as exportaes, em momentos crticos da abertura comercial. No segundo, abrangendo 2001 a 2004, observou-se uma mudana substancial no comportamento de alguns segmentos, a exemplo da produo de celulose e a siderurgia, impulsionados, sobretudo por dois fatores. O surto de crescimento chins, associado recuperao do mercado interno, ps-eleies presidenciais de 2002 e os rearranjos da economia, promovidos pela nova equipe econmica, o setor cresce a taxas recordes, tanto nas vendas internas quanto nas externas. Dessa forma, foram identificadas, nos dois cenrios, situaes e condies do ambiente que afetaram o passado e afetam o presente do negcio de base florestal, algumas das quais o setor no tem controle. Consideraram-se, ainda, os principais indicadores micro e macroeconmicos, observando o passado recente, o presente e o futuro dos produtos madeireiros. A partir dessas informaes, considerando as duas propostas de cenrios alternativos, foi estimado o consumo esperado de madeira, para atender os segmentos de carvo vegetal de celulose, painis, madeira cerrada, lenha e outros usos (Grfico 07, em anexo). No Cenrio Tendencial no foram consideradas as intenes de investimento, as projees se basearam apenas na evoluo histrica das variveis analisadas, nos perodos 1994/2004 e os subperodos 1994/2000 e 2001/2004.

Neste Cenrio as perspectivas, em mdio e longo prazos, no so animadoras. A reduzida oferta de matria-prima (tora), particularmente oriunda das plantaes florestais, aliada ao forte aumento de preos, evidencia-se atualmente como a principal limitao para atender o mercados interno e externo, dificultando a manuteno das exportaes brasileiras de produtos florestais. Outro grave problema a ser enfrentado pelos consumidores ser a crescente dificuldade de obteno de madeira das florestas nativas, seja pela imposio de normas ambientais e at mesmo pela falta de novas reas disponveis para explorao. No h, no contexto deste Cenrio, uma poltica florestal mais dinmica que possa se adequar s novas tendncias e mudanas verificadas no mercado de produtos florestais. Espera-se, com isso, uma menor gerao de renda, empregos, utilizao de elevada proporo de florestas nativas. A produo no ser suficiente para atender os aumentos esperados de demanda dos mercados interno e externo. No mercado externo podero ocorrer perdas de importantes mercados, duramente conquistados, que devero ser ocupados pelos concorrentes. Enfim, a concretizao deste cenrio envolver grandes perdas socioeconmicas e de

oportunidades que se apresentam. No desenho do Cenrio Normativo, ou desejado, foram adotadas algumas premissas, que se efetivadas, conforme as intenes demonstradas pelos agentes econmicos, iro causar impactos em diversos segmentos econmicos e exigiro uma srie de medidas do Governo, alavancando a gerao de empregos e renda, decorrentes da necessidade de investimentos, sobretudo no setor primrio da produo, o dos plantios florestais. O aproveitamento desta oportunidade contribuir para a ampliao das exportaes de importantes produtos da pauta de exportao. No contexto ambiental, haver preservao de florestas nativas e as plantaes contribuiro para o seqestro de carbono. As premissas que nortearam as projees no Cenrio Normativo foram: - Para o perodo 2005/2012 foi considerada a concretizao dos anncios de investimentos em todos os segmentos analisados, especialmente na siderurgia e celulose. Na siderurgia so esperados investimentos da ordem de US$ 10 bilhes, ampliando a capacidade de produo de ao de 34 para 44 milhes de toneladas at 2012 e cerca de 74 milhes em 2020, ampliando, assim, o consumo de ferro-gusa. Os novos investimentos iro tambm contemplar a utilizao parcial de carvo vegetal, esperando-se, assim, um aumento da participao deste insumo na produo de ferro-gusa e ao hoje presente em 30% da produo para 35% no ano de 2010 e 50% em 2020; - Nas estimativas foram incorporados os valores de investimentos divulgados para o segmento de celulose de fibra curta, da ordem de US$ 6,8 bilhes para o perodo 2005/2012, dos quais US$1,6 na ampliao e renovao das plantaes florestais de eucalipto, resultando em um aumento de produo de 7,5 milhes de toneladas (2005) para 14 milhes em 2012. Com os investimentos necessrios, espera-se uma produo da ordem de 20,7 milhes em 2020. ;

- Para o segmento de painis, de acordo com estimativas das entidades representativas setoriais, projetou-se um crescimento do consumo aparente de madeira de eucalipto em 1,4% ao ano, no perodo 2005/2012 e 1,2% no perodo 2013/2020. - esperado para 2020 um incremento de 38% no rendimento mdio das florestas plantadas. O rendimento atual do eucalipto, estimado em torno de 140 m3 , subiria para 193 m3. As projees sinalizam uma demanda crescente de madeira de plantaes florestais, em especial de eucalipto, em substituio s de origem nativa.

2.1 Resultados Esperados


No contexto dos cenrios elaborados, considerando as duas alternativas, procurou-se antecipar os impactos esperados da implementao, ou no, das aes propostas, cujos resultados podero ser mais bem visualizados nos grficos apresentados na seqncia. Os impactos decorrentes da implementao de novos investimentos, conforme previsto no Cenrio Normativo, associados s aes de polticas pblicas adequadas e oportunas, sero positivos e amplos. O efeito encadeador do setor forte, impactando positivamente vrios outros setores econmicos. Espera-se, portanto, um maior consumo de madeira oriunda das plantaes florestais, contribuindo para a reduo da presso sobre as florestas nativas. A necessidade de plantios florestais no contexto de Cenrio Normativo de 810,5 mil hectares/ano, superior em 1,7 vezes ao do Tendencial (470,6 mil ha./ano). A proporo de utilizao de vegetaes nativas e outras fontes como o aproveitamento de madeira de lavouras permanentes, reduziria, no Cenrio Normativo, dos atuais 26,8% (equivalente a 167 mil ha/ano perodo 2001/2004) para aproximadamente 10% da rea total explorada (100 mil hectares/ano a partir de 2014). No Cenrio Tendencial, dado o menor volume de plantio, a explorao de matas nativas e outras representar ainda 25% da rea explorada (Grficos 01 a 03)

GRFICO 01. REAS DE PLANTIOS FLORESTAIS E FLORESTA NATIVAS PARA SUPRIMENTO DA DEMANDA, CENRIO NORMATIVO,BRASIL, EM MIL HECTARES, 2005 a 2020 (mil ha) 1.400

1.200

reas de Florestas Nativas

1.000

800

600

400

reas de Plantios Florestais

200

0 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

GRFICO 02. REAS DE PLANTIOS FLORESTAIS E FLORESTAS NATIVAS PARA O SUPRIMENTO DE DEMANDA, CENRIO TENDENCIAL, EM MIL HECTARES, BRASIL, 2005 A 2020 (mil ha) 900

reas de Florestas Nativas


800 700 600 500 400 300 200 100 0 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

reas de Plantios Florestais

GRFICO 03 . REA DE FLORESTAS NATIVAS E OUTRAS (1), A SEREM UTILIZADAS, EM MIL HECTARES, CENRIOS TENDENCIAL E NORMATIVO, 2005 A 2020
(mil ha)

600 550

NORMATIVO
500 450

TENDENCIAL
400 350 300 250 200 150 100 50 0 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 1) Inclui o aproveitamento de renovaes e substituies de lavouras permanentes.

No perodo 2013/2020, de acordo com o Cenrio Normativo, ser necessrio plantar e reformar, em mdia, 913 mil de hectares por ano de eucalipto, superando em 2,7 vezes o recorde histrico verificado em 2004 (340 mil ha). Assim, estima-se a rea total prevista de plantaes florestais no Brasil, de acordo com o Cenrio Normativo, em 13,8 milhes de hectares no ano de 2020, o equivalente 62% da rea cultivada na safra 2004/2005 com a lavoura de soja ou 23% da rea total cultivada com gros nesta mesma safra (Grfico 04).

GRFICO 04. REA TOTAL PLANTADA DE EUCALIPTO, NOS CENRIOS TENDENCIAL E NORMATIVO, EM MIL HECTARES, BRASIL, 2005 A 2020

(mil ha)

12.400 11.400 10.400 9.400 8.400 7.400 6.400 5.400 4.400 3.400
20 05 20 06 20 07 20 08 20 09 20 10 20 11 20 12 20 13 20 14 20 15 20 16 20 17 20 18 20 19 20 20

TENDENCIAL

NORMATIVO

No Cenrio Normativo o montante de investimentos, como pode ser visto Grfico 05, suficientes para atender a demanda de madeira oriunda dos plantios florestais, dever ser, em mdia, US$ 625 milhes por ano, durante o perodo 2005/2011 e US$ 811,1 milhes anualmente no perodo 2012/2020. No Cenrio Tendencial os valores so R$ 347,6 e R$ 479,5, respectivamente.

GRFICO 05. MONTANTE DE INVESTIMENTOS, EM US$ MILHES, NECESSRIO PARA O PLANTIO FLORESTAL, CENRIOS NORMATIVO E TENDENCIAL.2005 a 2020
US$ Milhes 900 750 600 450 300 150 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 NORMATIVO TENDENCIAL

A realizao dos investimentos previstos no Cenrio Normativo ir gerar, em termos mdios anuais, cerca de 347 mil novas ocupaes no perodo 2005/2011 e 450,6 mil no perodo 2012/2020, conforme Grfico 06, concentradas principalmente no setor primrio (produo, colheita e processamento florestal), absorvendo parte expressiva da mo-de-obra excedente da modernizao da atividade agrcola. No Cenrio Tendencial este nmero mdio anual alcanar apenas 266,4 mil novas ocupaes no perodo de 2012/2020, resultando numa perda de oportunidade de promover o desenvolvimento econmico e social sustentvel, sobretudo de regies carentes, onde h predominncia de atividade agropecuria, conduzida por agricultores familiares.

(1.000 empregos)

GRFICO 06 . EMPREGOS A SEREM GERADOS PARA SUPRIR A DEMANDA ESTIMADA DE PLANTIOS FLORESTAIS, CENRIOS TENDENCIAL E NORMATIVO, 2005 A 2020

(1)

600

500

400

300

200

100

0
2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020
1) Somatrio dos empregos diretos (na atividade), indiretos (na cadeia produtiva), e efeito-renda (transformao do incremento de renda de todos trabalhadores e empresrios de toda cadeia produtiva em consumo de outros setores)

Para que este Cenrio Normativo se viabilize, nos prximos 15 anos, fundamental que esteja presente na pauta estratgica do governo um programa florestal consistente onde o setor produtivo esteja includo. Aes de incentivo ao plantio e a produo sustentvel de madeira so indispensveis, mas devem ser acompanhadas de estmulo agregao de valor, gerando renda, empregos e incluso social. Alm de polticas de reduo de alquotas de importao de equipamentos e tecnologia e ampliao das restries de exportao de produtos sem valor agregado.

3- Concluses e Recomendaes

Os dados pesquisados e analisados identificam a existncia de um forte desequilbrio entre a oferta e procura de madeira, para atender s projees de crescimento das indstrias de base florestal. Estudos conduzidos por vrias associaes setoriais e entidades de ensino e pesquisa corroboram os resultados obtidos. As observaes sinalizam a ocorrncia de altas taxas de crescimento da demanda de produtos e insumos como celulose, ferro-gusa, ferro ligas, mveis e lenha. Entretanto, se no for ampliado o ritmo de expanso dos plantios florestais, o necessrio crescimento industrial ser limitado, pois os estoques de madeira no permitiro o atendimento da demanda do mercado interno. Tampouco haver condies de assegurar a manuteno da posio brasileira no mercado internacional, desses produtos, no mdio e longo prazos, ocasionando a perda de oportunidade. Algumas mudanas significativas so observadas na conduta deste mercado, onde o aumento elevado na demanda por madeira, sem o correspondente aumento na oferta, tem provocado elevaes nos preos dela. Como o aumento nos preos no reflete imediatamente no aumento da oferta, pois no mnimo teria o prazo de maturao dele - do plantio colheita leva-se de seis a sete anos -, acredita-se que estes preos continuaro a subir ao longo deste perodo de tempo, aumentando a atratividade desta atividade. Especialistas afirmam que a produo poder atender demanda, com os novos plantios, porm num patamar de preo maior, o que exigir das empresas dos segmentos de base florestal aes para dar continuidade competitividade 2 . Em que pese as limitaes existentes, o setor florestal brasileiro apresenta as condies bsicas para ocupar uma posio de destaque muito maior no cenrio internacional. Para tanto, imprescindvel que o pas utilize suas vantagens comparativas, como por exemplo, a elevada produtividade florestal, para fortalecer sua competitividade. A legislao ambiental e as restries internacionais ao comrcio de madeiras nativas, vm impondo limites a essa vantagem do setor de base florestal brasileiro. Ento, seguindo a tendncia mundial, surge a necessidade do uso, cada vez maior, de madeiras reflorestveis como o eucalipto. Nos prximos anos, h expectativa de uma participao maior dos produtores rurais no abastecimento de madeira industrial, o que poder contribuir para a normalizao do abastecimento dos grandes consumidores, que podero concentrar seus esforos no processo industrial, ficando a cargo dos agricultores, o fornecimento de grande parte da madeira. No h, entretanto, uma poltica florestal mais dinmica adequada s novas tendncias e mudanas verificadas no mercado de produtos florestais. Nesse contexto, para que o Cenrio Normativo acontea, e a oportunidade seja aproveitada, ser necessrio implementar um conjunto de aes, algumas delas j preconizadas no PNF, em 2000:
2

Nelson Barboza Leite, presidente da SBS.

- ampliar os programas de fomento florestal integrados indstria consumidora da madeira; - negociar a aplicao dos recursos dos fundos constitucionais de financiamentos e fiscais de investimento junto ao Ministrio da Integrao Nacional; - simplificar os procedimentos legais e administrativos para plantio, colheita, transporte, processamento e comercializao de produtos e subprodutos florestais provenientes dos plantios florestais, equiparando a silvicultura s plantaes agrcolas; - dimensionar os programas de expanso da base plantada em funo da demanda do mercado consumidor, com a participao de pequenos e mdios produtores rurais; - apoiar tcnica e financeiramente os pequenos e mdios produtores, com linhas de crdito adequadas quanto s taxas de juros, prazos de carncia e amortizao.
GRFICO 07.VOLUME ESTIMADO DE MADEIRA PARA SUPRIMENTO DA DEMANDA DA INDSTRIA DE BASE FLORESTAL, CENRIOS TENDENCIAL E NORMATIVO, EM 1.000 m 3, BRASIL, 2005 a 2020

m il m 3 350.000 300.000 250.000 200.000 150.000 100.000 50.000 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 Tendencial Norm ativo

Anda mungkin juga menyukai