Anda di halaman 1dari 30

Sumrio

1 2 3 4 5 6 7 8 9 O que Planejamento Familiar Planejamento Familiar Art. 226, 7 Princpios Bsicos Profissionais de Sade Mtodos Anticoncepcionais Como escolher o mtodo certo Tipo de Mtodos Consideraes Finais

O que Planejamento Familiar?


um conjunto de aes em que so oferecidos todos os recursos, tanto para auxiliar a concepo quanto para contracepo. Esses recursos devem ser cientificamente aceitos e no podem colocar em risco a vida e a sade das pessoas e preservar a garantia de livre escolha.

O que Planejamento Familiar?


O planejamento familiar tambm um direito sexual e reprodutivo, que assegura a livre escolha da pessoa de ter ou no filhos.
Sendo que no pode haver de forma alguma imposies quanto aos mtodos anticoncepcionais e quanto ao nmero de filhos.

Planejamento Familiar
O principal objetivo da orientao em planejamento familiar facilitar o exerccio desses direitos . A atuao dos profissionais de sade, no que se refere a Planejamento Familiar, esta pautada no Artigo 226, Paragrafo7, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil.

Art. 226, 7
Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo do Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas.

Princpios Bsicos do Planejamento Familiar


1 - A poltica demogrfica de soberania de cada pas. 2 - A deciso sobre o nmero e espaamento dos filhos direito inalienvel do indivduo e/ou casal. 3 - A funo do Estado restringe-se garantia do exerccio deste direito (informao e acesso).

Princpios Bsicos do Planejamento Familiar


4 - O Planejamento Familiar deve ser implementado em um conjunto de aes que visam assistncia integral sade. 5 - Nenhum procedimento na rea de Planejamento Familiar totalmente seguro, exigindo, como responsabilidade coletiva, contnua avaliao dos usurios por pessoal capacitado, com qualidade e resoluo.

Profissionais de Sade no Planejamento Familiar


O Ministrio da Sade (MS) fundamentado na Lei do Planejamento Familiar ( Lei n. 9263/96) determina que os profissionais de sade devem desenvolver aes de planejamento familiar pautadas nos direitos sexuais e reprodutivos de homens, mulheres e casais, contemplando tanto a concepo como a anticoncepo, e assim desenvolver aes de preveno aos agravos sade.

Profissionais de Sade no Planejamento Familiar


Neste contexto, a competncia profissional torna-se indispensvel para a qualidade da Assistncia em Planejamento Familiar, j que, profissionais com conceitos e posturas equivocadas sobre planejamento familiar podem comprometer a assistncia, consequentemente influenciar decises que podem ser para a vida inteira.

10

10

Mtodos Anticoncepcionais

So maneiras, medicamentos, objetos e processos cirrgicos que visam evitar a concepo. Existem mtodos femininos e masculinos. Estes mtodos podem ser reversveis ou irreversveis, como a laqueadura de trompas e a vasectomia. Muito deste mtodos ajudam a prevenir doenas sexualmente transmissveis, como o preservativo masculino por exemplo. 11 11

Como Escolher os Mtodos Anticoncepcionais?


A escolha deve ser feita de forma livre e informada. No existe um mtodo especificamente melhor que o outro, cada um tem suas vantagens e desvantagens e deve ser escolhido de acordo com a preferncia de cada pessoa e pela forma de adequao desta pessoa a determinado mtodo. Sendo importante salientar que todos os mtodos no so 100% eficazes, todos tem sua probabilidade de falha.

12

12

Tipos de Mtodos Anticoncepcionais


Existem diversos tipos de mtodos, dentre os principais temos: Plulas Anticoncepcionais Injees Anticoncepcionais Preservativo Masculino e feminino (camisinha) Diafragma Dispositivo Intra Uterino DIU Laqueadura de trompas e Vasectomia

13

13

Mtodo da Ovulao
O mtodo de ovulao Billings uma forma natural de planejamento da famlia, em que a mulher observa a viscosidade do muco cervical. Logo aps o trmino da menstruao, diz-se que a mulher est seca, porque no h formao de muco e ela comprova isto colocando os dedos indicador e polegar na entrada da vagina. Com o passar dos dias, ela observa que comea a ficar mida, com um muco espesso. Quando ficar mais aquoso, com aspecto de clara de ovo, em que forma-se um fio que no arrebenta, este o dia frtil. Este o perodo de maior estmulo estrognico.

14

14

Mtodo da Tabelinha
Tabelinha um mtodo baseado em clculos sobre a possibilidade de a mulher engravidar em diferentes pocas do ciclo menstrual. Teoricamente a mulher frtil no meio do seu ciclo. Ou seja, nos ciclos mais comuns de 28 a 30 dias, a fertilidade mxima seria entre o 12 13 14 e 15 dia, contando o primeiro dia da menstruao como dia 1. Mas isso vlido para quem quer engravidar, e no para quem quer prevenir a gravidez.

15

15

Mtodo da Tabelinha
Uma regra fcil e uma tabelinha que tem chance de dar certo a seguinte: Anote em um calendrio o primeiro dia da menstruao. Marque em azul os dias em que voc pode ter relaes: entre o 1 dia e o 9 dia da menstruao. Lembre-se: conte sempre a partir do 1 dia da menstruao. Marque em vermelho os dias em que voc no pode ter relaes: do 10 ao 19. Do 20 at a prxima menstruao, marque novamente em azul.

16

16

17

17

18

18

19

19

20

20

21

21

22

22

23

23

24

24

25

25

Dispositivo Intra Uterino DIU

26

26

Dispositivo Intra Uterino DIU


O DIU de cobre impede a subida dos espermatozoides pelas trompas (tubas uterinas), no havendo, portanto, a fecundao do vulo. Dependendo da quantidade de cobre existente no DIU, ele vai ter maior tempo de uso (permanncia no tero) de acordo com a orientao do fabricante.

27

27

Espermicida
So produtos qumicos em forma de geleia, cremes, espumas, comprimidos e filmes, que so colocados na rgo genital feminino com objetivo de matar e/ou imobilizar os espermatozoides. Cabe ao profissional de sade informar e orientar sobre os critrios mdicos de elegibilidade, que ir dizer se a pessoa pode ou no usar este mtodo anticoncepcional, caso tenha sido escolhido. 28 28 28

A verdadeira questo a sobrevivncia das crianas e no sua gerao, ou seja, pratica-se a anticoncepo, no para que as crianas no nasam, mas para que as crianas que nascerem possam viver, uma vez nascidas.
Michel Foucault. 29
29

Consideraes Finais
O Planejamento familiar, embasado em atitudes ticas, configura uma das mais importantes aes na reverso dos indicadores de sade e estatsticas vitais, mormente na morbidade e na mortalidade materno-infantil. Ainda a 30 parceria e a responsabilidade

30

Anda mungkin juga menyukai