Anda di halaman 1dari 6

FACULDADE BOA VIAGEM

VERIFICAO DE CONHECIMENTO (para o 2 exerccio) CURSOS DE: PUBLICIDADE E PRAPAGANDA, ENGENHARIA ECONMICA, CINCIAS CONTBEIS E ADMINISTRAO Disciplinas: Sociologia e Sociologia da Comunicao Professor Geraldo Medeiros de Aguiar

Aluno(a): Ingrid Viana__________________________ Curso : Publicidade e propaganda Perodo: 1__

Responda colocando X em cada uma das proposies abaixo apresentadas: em C nas CORRETAS e I nas INCORRETAS e justifique ou exemplifique suas respostas no mximo em dois pargrafos.

01 [C] (I) A conscincia ingnua procura e conhece seu condicionamento. sempre autntica e pode ser esclarecida ou inculta.

02 [C] (I) A conscincia privada para se transformar em conscincia coletiva, parte do seu suporte bsico que a conscincia individual.

03 [C] (I) H, nas favelas, muitos cidados pacatos, marginalizados ou excludos apenas econmica e socialmente pela ausncia do Estado.

04 [C] (I) O processo de concentrao monopolista da propriedade privada da terra entrava o mercado interno e proporciona a concentrao de renda pessoal na totalidade nacional. Constitui-se em bice ao desenvolvimento.

05 [C] (I) Ao contrrio da poltica fundiria a poltica salarial no Brasil, por ser eficaz, faz com que os cidados brasileiros desfrutem de plena cidadania e boa qualidade de vida.

06 [C] (I) Pensar criticamente derrubar falsas imagens, ir alm das crenas e rotinas estabelecidas, redescobrir a realidade e seus fundamentos.

07 [C] (I) So por meio da historicidade que se vm e se descobrem as insuficincias das formulaes que se propem explicar a realidade. o homem e o mundo na sua objetividade, que varia no tempo e faz a histria pelo seu existir.

08 [C] (I) O humanismo da razo ser superado pelo hedonismo da irracionalidade na medida em que o ente humano s humano quando toma conscincia de seu valor e de sua posio no mundo.

09 [C] (I) Segundo o pensamento marxista no a conscincia do ente humano que determina a sua existncia, mas sim a sua maneira de ser social que determina a sua conscincia.

10 [C] (I) Todo ser humano por natureza apoltica e hedonista.

11 [C] (I) Do ponto de vista da organizao empresarial, no modo de produo capitalista, os Estados Unidos da Amrica deram certos por serem constitudos por um povo na sua maioria anglo-saxnico e possurem uma tica protestante.

12 [C] (I) O Brasil est condenado ao subdesenvolvimento por ser, em sua maior extenso geogrfica, um pas equatorial-tropical e ter um povo mestio com tica predominantemente catlica romana.

13 [C] (I) A cincia a investigao metdica e organizada da realidade para descobrir as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefcio do ser humano e da natureza.

14 [C] (I) O conhecimento cientfico de cada momento no constitui a premissa do conhecimento cientfico da etapa seguinte.

15 [C] (I) O trabalho constitui um processo no qual se unificam a teoria e prtica, idia e transformao das circunstncias e da natureza.

16 [C] (I) A metodologia cientfica produto subjetivo, no deriva exclusivamente da engenhosidade do esprito, da habilidade na inveno de artimanhas para forar a realidade a revelar as suas propriedades, mas tem origem de modo exatamente inverso.

17 [C] (I) Organizar o sistema de mtodo o objetivo da lgica cientfica junto com as outras duas divises que lhe corresponde a gnosiologia e a epistemologia.

18 [C] (I) A ontologia na cincia sociologia a afirmao do ser enquanto ser por oposio a gnosiologia ou cincia do conhecimento.

19 [C] (I) Do ponto de vista sociolgico a epistemologia subtrai da teoria da cincia o conhecimento, a lgica e o mtodo.

20 [C] (I) A viso cartesiana nega que a mquina capaz de produzir todos os fenmenos do universo inclusive o corpo humano.

Nota: Cada proposio vale 0,5 pontos para a nota mxima de 10 pontos.

RESPOSTAS 1) Incorreta. A conscincia critica, mesmo nos graus incultos sempre autentica, no ingnua. 2) Incorreta. Compreende a realidade de um ponto de vista individual, e confia no seu prprio pensamento. 3) Incorreta. Esse problema ocorre devido aos problemas econmicos, desemprego, e tambm pela globalizao. 4) Correta. O monoplio no ajuda no desenvolvimento. 5) Incorreta. No eficaz, pois nem todos profissionais recebem bons salrios, por isso no conseguem desfrutar de uma boa qualidade de vida. 6) Correta, a explicao esta na pagina 42 do Guia de estudos de sociologia e cincias sociais. 7) Correta. O homem no apenas natureza, e sim a historia que a cultura modela. (Pagina 43 do guia de estudos) 8) Incorreta. Nem todas as aes so feitas de forma racional, as vezes o ser humano age por impulso. 9) Correta. Para Marx, o seu ser social que determina sua conscincia, no a prpria conscincia do homem. 10) Incorreta. O ser humano vem se tornando hedonista, egosta, individualista, em busca do seu prprio prazer e satisfao pessoal. E todo ser humano aprende a ser politico e a se informar sobre o assunto. 11) Correta. na regio anglo saxnica que esto as maiores cidades, grande parte do parque industrial e centros financeiros. Essa parte refere-se aos pases que tem o ingls como principal idioma, a religio protestante e sua populao maior de descendncia europeia. 12) Incorreta. O Brasil na verdade considerado um pais em desenvolvimento, ele uma economia em expanso que tem chance de se tornar uma potencia um dia. A pobreza e a distribuio de renda que atrapalha o pais no seu desenvolvimento e por isso alguns dizem que ele subdesenvolvido. 13) Correta. Atravs da cincia que ficamos sabendo dos fatos que so descobertos e provados cientificamente. 14) Incorreta. necessrio uma premissa para comear uma pesquisa e chegar ao raciocnio final, no caso, ao conhecimento cientifico. 15) Correta. A teoria e a pratica so essenciais para um trabalho ser realizado corretamente e com os fatos devidamente provados e mostrados. 16) Incorreta. A metodologia cientifica um produto subjetivo que origina-se atravs do estado de espirito de cada um. 17) Correta. Um sistema de mtodo composto da epistemologia, e gnosiologia, sendo epistemologia o conhecimento provado cientificamente, e na gnosiologia o conhecimento vem do interior de cada um. 18) Incorreta. A ontologia a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade; Conhecimento do ser.

19) Incorreta. A epistemologia a parte da filosofia que trata dos problemas filosficos relacionados a crena e ao conhecimento. 20) Incorreta. Na viso cartesiana, Descartes disse Vejo o corpo como nada mais que uma maquina, para ele o universo era composto de partes articuladas, como um relgio.

Anda mungkin juga menyukai