Anda di halaman 1dari 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUO CIVIL DISCIPLINA: MECNICA DOS SOLOS I PROFESSORA : AGDA

C.T.GUIMARES AULA 1

1. 1.1

INTRODUO AO CURSO
DEFINIO E OBJETIVOS DA MECNICA DOS SOLOS

DEFINIO A mecnica dos solos estuda as caractersticas fsicas dos solos e as suas propriedades mecnicas (equilbrio e deformao) quando submetido a acrscimos ou alvio de tenses. OBJETIVOS Substituir por mtodos cientficos os mtodos empricos aplicados no passado.
1.2 PROBLEMA DA MECNICA DOS SOLOS

A prpria natureza do solo.


1.3 SOLO SOB O PONTO DE VISTA DA ENGENHARIA

Solo a denominao que se d a todo material de construo ou minerao da crosta terrestre escavvel por meio de p, picareta, escavadeira, etc, sem necessidade de explosivos.
1.3.1 EMPREGO DO SOLO NA ENGENHARIA CIVIL

Solo como material de construo: Aterros, Barragens de Terra, Base e Subbase de Pavimentos, etc.

Solo como suporte de fundao: Valas, Sapatas, Blocos, Estacas, Tubules, Subleito, etc.
1.4 ORIGEM E EVOLUO DA MECNICA DOS SOLOS

Os primeiros trabalhos sobre o comportamento dos solos datam do sculo XVII. COULOMB, 1773, RANKINE, 1856 e DARCY 1856 publicaram importantes trabalho sobre o comportamento dos solos. O acmulo de insucessos em obras de Engenharia observados no incio do sculo XX como: - O escorregamento de solo durante a construo do canal do Panam, 1913; - Rompimento de grandes Barragens de Terra e Recalque em Grandes edifcios, 1913; - Escorregamento de Muro de Cais na Sucia, 1914. O Levou em 1922 a publicao pelos suecos de uma nova teoria para o clculo e Estabilidade de taludes; - Deslocamento do Muro de cais e escorregamento de solo na construo do canal de Kiev na Alemanha,1915. Em 1925 o professor Karl Terzaghi publicou seu primeiro livro de Mecnica dos solos, baseado em estudos realizados em vrios pases, depois do incio dos grandes acidentes. A mecnica dos solos nasceu em 1925 e foi batizada em 1936 durante a realizao do primeiro Congresso Internacional de Mecnica dos Solos. Em meados de 1938 foi instalado o primeiro Laboratrio de Mecnica dos solos em So Paulo. Em novembro de 1938 foi instalado o Laboratrio de Solos e Concreto da Inspetoria Nacional de Obras Contra a Seca em Curemas Paraba.

2.

ORIGEM E FORMAO DOS SOLOS Os solos so formados pela deteriorao das rochas atravs do intemperismo.

2.1

ROCHA

Agregado de um ou mais minerais, que impossvel de escavar manualmente, que necessite de explosivo para o seu desmonte.
2.2 INTEMPERISMO

o conjunto de processos fsicos, qumicos e biolgicos que ocasionam a desintegrao e decomposio das rochas e dos minerais, formando os solos.
2.2.1 INTEMPERISMO FSICO

Ou mecnico o processo de decomposio da rocha sem alterao qumica dos seus componentes. Os principais agentes so: Variao de temperatura; Repuxo coloidal; Congelamento da gua; Alvio de presses;

2.2.2 INTEMPERISMO QUMICO

o processo de decomposio da rocha onde os vrios processos qumicos alteram solubilizam e depositam os minerais das rochas transformando-a em solo, ou seja, ocorre a alterao qumica dos seus componentes. Neste caso h modificao na constituio mineralgica da rocha, originando solos com caractersticas prprias. Este tipo mais freqente em climas quentes e midos e, portanto muito comum no Brasil. Os tipos mais comuns so: Hidrlise; Hidratao; Oxidao e Carbonatao.
HIDRLISE

o mais importante, pois leva a destruio dos silicatos.


HIDRATAO

Penetrao da gua nos minerais, atravs de fissuras. A hidratao ocasiona nos Granitos e Gnaisses a transformao de feldspato em argila.
CARBONATAO

O carbonato de clcio em contato com a gua carregada de cido carbnico se transforma em bicarbonato de clcio.

OXIDAO

Mudana que sofre um mineral em decorrncia da penetrao de oxignio na rocha.


2.2.3 INTEMPERISMO BIOLGICO

processo no qual a decomposio da rocha se d graas a esforos mecnicos produzidos por vegetais atravs de razes, escavao de roedores, etc.
2.2.4 INFLUNCIA DO INTEMPERISMO NO TIPO DE SOLO

Os vrios tipos de intemperismo e a intensidade com que atuam no processo de formao dos solos, do origem a diferentes tipos de solo.
2.3 CLASSIFICAO DOS SOLOS QUANTO A ORIGEM E FORMAO

Os solos classificam-se quanto a origem em solos residuais e sedimentares.


2.3.1 SOLOS RESIDUAIS

Solos residuais so os solos que permanecem no local de decomposio rocha que lhes deu origem. Para a sua ocorrncia necessrio que a velocidade de remoo do solo seja menor que a velocidade de decomposio da rocha.

A rocha que mantm as caractersticas originais, ou seja, a rocha s a que ocorre em profundidade. Quanto mais prximo da superfcie do terreno, maior o efeito do intemperismo. Sobre a rocha s encontra-se a rocha alterada, em geral muito fraturada e permitindo grande fluxo de gua atravs das descontinuidades. A rocha alterada sobreposta pelo solo residual jovem, ou saprlito, que um material arenoso. O material mais intemperizado ocorre acima do saprlito e denominado solo residual maduro, que contm maior percentagem de argila.

2.3.2 SOLOS SEDIMENTARES

Os solos sedimentares ou transportados so aqueles que foram levados de seu local de origem por algum agente de transporte e l depositados. As caractersticas dos solos sedimentares do agente de transporte. Os agentes de transporte so: - Vento (solos elicos); - gua (solos aluvionares); -gua dos Oceanos e Mares (Solos Marinhos) - gua dos Rios (Solos Fluviais) - gua das Chuvas (Solos Pluviais) - Geleiras (Solos Graciais); - Gravidade (Solos Coluvionares)
2.3.2.1 SOLOS ELICOS

Transporte pelo vento. Devido ao atrito os gros dos solos transportados possuem forma arredondada. A ao do vento se restringe ao caso das areias e dos siltes. So exemplos de solos elicos as DUNAS e os solos LOSSICOS. Dunas Barreira. Lossicos Vegetais.
2.3.2.2 SOLOS ALUVIONARES

O agente de transporte a gua, os solos sedimentares. A sus textura depende da velocidade de transporte da gua. podem ser classificados como de origem PLUVIAL, FLUVIAL ou DELTAICO.
CARACTERSTICAS: Gros de diversos tamanhos; Mais grossos que os elicos; Sem coeso.

2.3.2.3

SOLOS GLACIAIS

Formados pelas geleiras. So formados de maneira anloga aos fluviais.


2.3.2.4 SOLOS COLUVIONARES

Formados pela ao da gravidade. Grande variedade de tamanhos. Dentre os solos podemos destacar o TALUS, que solo formado pelo deslizamento de solo do topo das encostas.
2.3.2.5 SOLOS ORGNICOS

Impregnao

do solo por sedimentos orgnicos preexistentes, em geral

misturados de restos de animais e vegetais. Cor escura e cheiro forte. As TURFAS so solos que encorporam florestas soterradas em estado avenado de decomposio. No se aplicam as teorias da mecnica dos solos.
2.3.2.6 SOLOS TROPICAIS VERMELHOS

Ou LATERTICOS so os solos de evoluo pedognica (sofrem no seu local de formao ou deposio uma srie de transformaes fsico-qumicas. Formados por uma alternncia de saturao e secagem do solo original, aumentando a concentrao de xido de ferro e alumina na parte superior.
3. TEXTURA E ESTRUTURA DOS SOLOS

3.1

TAMANHO E FORMA DAS PARTCULAS

A TEXTURA de um solo, o tamanho relativo e a distribuio das partculas slidas que formam. O estudo da textura dos solos realizado por intermdio do ensaio de granulometria. Pela sua textura os solos podem ser classificados em solos grossos e solos finos.
3.1.1 SOLOS GROSSOS

Solos com 0,074mm e suas partculas tem forma arredondada polidrica, e angulosa. Os solos grossos so os PEDREGULHOS e as AREIAS.
3.1.2 SOLOS FINOS

Os solos finos so os SILTES e as ARGILAS. Solo com 0,074mm. Os solos finos so os siltes e as argilas.

A frao granulomtrica classificada como ARGILA possui dimetro inferior a 0,002mm e se caracteriza pela sua plasticidade marcante elevada resistncia quando seca. Segundo a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) os limites das fraes de solo pelo tamanho so os da tabela 1: TABELA 1 FRAO Mataco Pedra Pedregulho Areia Grossa Areia mdia Areia fina Silte Argila Tabela 01- Classificao dos solos segundo a ABNT.
3.2 COMPORTAMENTO DOS SOLOS

LIMITES (ABNT) de 25cm a 1m de 7,6cm a 25cm de 4,8mm a 7,6cm de 2,0mm a 4,8mm de 0,42mm a 2,0mm de 0,05mm a 0,42mm de 0,005mm a 0,05mm Inferior a 0,005

O comportamento dos solos finos definido pelas foras de atrao moleculares e eltricas e pela presena de gua. O comportamento dos solos grossos so governados pelas foras gravitacionais. Os SILTES apesar de serem classificados como finos, o seu comportamento governado pelas foras gravitacionais (mesmas dos solos grossos). 3.3
COMPOSIO QUIMICA E MINERALGICA DOS SOLOS

Os solos so formados por agregados de um ou mais minerais.


3.3.1 MINERAL

Substncia inorgnica e natural, com composio qumica e estrutura definida. Os minerais encontrados nos solos podem ser primrios ou secundrios. Os PRIMRIOS, so os mesmos da rocha de origem, e os SECUNDRIOS so formados quando ocorre a decomposio qumica.
3.3.2 MINERAIS CONSTITUINTES DOS SOLOS GROSSOS E SILTES

Os solos grossos so constitudos basicamente de SILICATOS apresentam tambm na sua composio XIDOS, CARBONATOS E SULFATOS.

3.3.2.1 SILICATO

Silicato um composto salino resultante do xido silcio, so abundantes na natureza e formam os FELDSPATOS, MICAS e QUARTZO e SERPENTINA. FELDSPATO: So silicatos duplos de AL e de metal alcalino ou alcalino terroso k, Na ou Ca, sofrem decomposio acentuada pela ao da gua carregada de CO 2 , produzindo argila branca (CAULIM). MICA: Ortossilicatos de Al, Mg, K, Na ou Li e raramente Mn e Cr apresenta-se em forma de lminas flexveis, e de fcil clivagem. tem-se a muscovita (mica branca e a biotita (mica preta) QUARTZO: o mais importante do grupo dos silicatos. Sua composio SIO 2. So identificados macroscopicamente e o mineral mais abundante na crosta terrestre. (SiO2) slica cristalina pura, clorita e o talco.
3.3.2.2 XIDOS

Composto de metalide e oxignio, no se une com a gua. Hematita (Fe2O3), Magnetita (Fe2O4) e Limonita (Fe2O3. H2O).
3.3.2.3 CARBONATOS

Calcita (CaCO3), Dolomita [(CO3)2CaMg]. A calcita o segundo mineral mais abundante na crosta terrestre ().
3.3.2.4 SULFATOS

(CaSO 4.2H2O) e Anidrita (CaSO4)


3.3.3 MINERAIS CONSTITUINTES DOS SOLOS ARGILOSOS

As argilas so constitudas basicamente por silicatos de alumnio hidratados, podendo apresentar silicatos de magnsio, ferro ou outros metais. Os minerais que formam as fraes finas pertencem a trs grupos: CAULINITA, ILITA e MONTMORILONITA.
3.3.3.1 CAULINITA

So formadas por unidades estruturais de silcio e alumnio, que se unem alternadamente, conferindo-lhes uma estrutura rgida. So relativamente estveis em presena de gua.
3.3.3.2 ILITAS

So expansiva.

estruturalmente

semelhantes

as

Montmorilonitas.

As

substituies

isomrficas (no alteram o arranjo dos tomos) que ocorrem tornam ela menos

3.3.3.3 MONTMORILONITAS

Unidades estruturais de alumnio entre duas unidades de silcio, e entre as unidades existem n molculas de gua. So instveis em presena de gua. Ex: BENTONITA. A presena de um determinado mineral de argila pode ser determinado por anlise TERMODIFERENCIAL, RAIO X, MICROSCOPIA ELETRNICA DE VARREDURA e ETC.
3.3.4 SUPERFCIE ESPECIFICA

a superfcie total de um conjunto de partculas dividida pelo seu peso. Quanto mais fino for o solo maior ser a sua superfcie especifica, o que constitu uma das razes das diferenas entre as propriedades fsicas solos finos e dos solos grossos. A superfcie especifica dos argilominerais : CAULINITA ILITA MONTMORILONITA S = 10m2/s de solo S = 80m2/g de solo S = 800m2/g de solo

4.

FASE SLIDO GUA E AR

O solo constitudo de uma fase fluida (gua e ou ar) e de uma fase slida. A fase slida ocupa os vazios deixados pelas partculas slidas.

4.1 FASE SLIDA

Caracterizada pelo seu tamanho, forma, distribuio e composio mineralgica dos gros.
4.2 FASE GASOSA

Ar, vapor dgua e carbono combinado. bem mais compressvel que as fases liquida e slida.
4.3 FASE LIQUIDA

Preenche os vazios dos solos. Pode estar em equilbrio hidrosttico ou fluir sob a ao da gravidade ou de outra forma.
4.3.1 GUA CAPILAR

Se eleva pelos interstcios capilares formados pelas partculas slidas, devido a ao das tenses superficiais oriundas a partir da superfcie lquida da gua.
4.3.2 GUA ADSORVIDA (ADESIDA)

uma pelcula de gua que adere s partcula de solos muito finos devido a ao de foras eltricas desbalanceadas na superfcie dos argilo-minerais.
4.4 GUA DE CONSTITUIO

Faz parte da estrutura molecular da parte slida.


4.5 GUA HIGROSCPICA

A gua que ainda se encontra no solo seco ao ar livre. As gua livre, Higroscpica e Capilar podem ser totalmente eliminadas a temperatura prticas de 1000C.

EXERCCIO

1.

Calcule a superfcie da partcula de areia fina, expressando-se em m2/g. Admita

que a massa especfica da partcula seja 2,65g/cm3. Areia Fina: Cubos com 0,1 mm de aresta.

Anda mungkin juga menyukai