Anda di halaman 1dari 10

ESCOLA SO DOMINGOS

BATERIA DE EXERCCIOS 2 TRIMESTRE LNGUA PORTUGUESA 9 ANO 1. Localize a conjuno (ou locuo conjuntiva) adverbial e classifique as oraes subordinadas adverbiais assinaladas: a) [J que voc insiste], aceito a sua carona. b) [Por mais que eu me esforce,] no consigo ficar calmo neste trnsito. c) [Quanto mais eu estudo] mais tenho para aprender. d) [Se voc quiser], eu posso ajudar voc. e) Adotaram o racionamento [a fim de diminuir a poluio do ar]. f) [Como estivessem preocupados com a poluio do ar], os governos de algumas cidades estrangeiras adotaram o rodzio de automveis. g) Dormiu [como um beb]. h) Ficou sem gasolina, [conforme voc preveniu]. i) Implorou tanto [que a me o deixou ir ao passeio]. j) Irei ao passeio [desde que consiga uma carona]. I) Os motores de automveis so nocivos [porque poluem o ar que respiramos]. m) Os transportes modernos, [como se sabe.] so muito mais rpidos. n) Precisamos ficar mais conscientes e responsveis [ medida que a populao mundial cresce]. o) Vindo a p, eles se atrasaram menos [que quem veio de carro]. p) Vocs dirigiram mais [que o Eduardo]. q) Vov, [apesar de ser mais velho,] tem opinies bem modernas e esclarecidas sobre esse assunto. r) H cem anos, [quando o americano Henry Ford comeou a produzir carros em srie.] ningum imaginava a dor de cabea que eles iriam provocar no futuro. s) O amontoado de carros parados joga no ar tantos gases e partculas qumicas [que prejudica a sade do ser humano]. t) [Quando a velocidade de 30 quilmetros por hora diminui] o consumo de combustvel mistura mais substncias txicas no ar. u) Em 1983, Atenas e Milo adotaram o rodzio de automveis [para que fosse contido esse mar de escapamentos]. 2. Transforme, as oraes subordinadas que se seguem em oraes reduzidas de infinitivo, de gerndio ou de particpio. Faa as mudanas necessrias: retire o conectivo e flexione o verbo em uma forma nominal. Veja o exemplo: E preciso [que voc coma devagar]. preciso [comer devagar]. a) preciso [que voc toque a nota certa]. b) Espero [que eu possa contar com voc]. c) [Porque era um assunto importante.] ele me telefonou cedo. d) [Ainda que no soubesse da chegada dele.] eu quis vir at aqui. e) Preste ateno, [para que voc possa explicar a ele a soluo do problema]. f) Todos aplaudiram [quando terminou a pea]. g) Vi um grupo de homens [que conversava sobre as novas medidas]. h) [Quando chegar o inverno.] tudo j ter melhorado. i) Ele se calou [porque sentiu que no ia convenc-lo da medida]. j) [Se ns pensarmos bem.] vamos concordar com a proposta. I) [Quando acabou a aula] fomos ao cinema.

3. Explicite o valor semntico das conjunes nas oraes a seguir. Escolha entre: I. causa; II. comparao; III. conformidade; IV. consequncia; V. finalidade. a) Fala como um papagaio. b) Fez a tarefa como foi orientada. c) Falou tanto que ficou rouco. d) Como j estivesse tarde, no pude telefonar para voc. e) Devoramos os sanduches, que a fome era grande! f) Hoje eu estou mais animada que estava ontem. g) Ela se assustou com o resultado como voc previu. h) A Mnica to forte que derruba uma rvore se quiser. i) Como o sinal fechou, tive que parar o carro. j) Como voc previu, ele se atrasou. I) Elas dormiram mais que eu. m) Insistiu tanto que acabou conseguindo o que queria. n) Mandei um e-mail para Cludia, que trouxesse o seu livro para a escola. o) Nadei trs piscinas como o treinador mandou. p) Pedi ajuda professora, que problema estava difcil.

4. Transforme as oraes reduzidas abaixo em oraes subordinadas adverbiais desenvolvidas, ou seja, introduzidas por uma conjuno, para exprimir a circunstncia entre parnteses. Se precisar, faa alteraes. a) Posso comer vendo televiso? (tempo) b) Agradeo de corao por voc ter me ajudado. (causa) c) Deu um presente a cada filho, a fim de no haver briga. (finalidade) d) Ele se escondeu embaixo da mesa ao ouvir trovoada. (causa) e) Ele se escondia embaixo da mesa ouvindo trovoada. (condio) f) Ele se escondia embaixo da mesa ouvindo trovoada. (tempo) g) Terminado o filme, samos todos do cinema. (tempo)

5. Leia a tira e faa o que se pede:

a) No terceiro quadrinho da tira, quantas oraes existem no perodo? Separe-as. b) Classifique as oraes do item a. c) Crie uma frase usando a mesma conjuno subordinativa empregada na tira.

6. Leia esta tira:

a) no segundo quadrinho da tira, quantas oraes existem no perodo? separe-as. b) classifique as oraes do item a. c) crie uma frase usando a conjuno subordinativa empregada na tira.

7. Leia o texto:

a) Divida o perodo em oraes e classifique-as. b) Classifique o perodo do texto. c) Faa uma pesquisa e reescreva a 2 orao, substituindo a conjuno por outra de mesmo sentido.

8. Leia o poema e faa o que se pede:

a) Classifique as oraes destacadas. b) Que outras conjunes subordinativas podem introduzir oraes desse tipo? c) Qual a orao principal da orao: "Porque me falta a simplicidade divina"? d) Classifique a orao citada no enunciado do item c. Para responder as prximas 2 questes, leia o texto abaixo.

9. Identifique no texto: a) uma orao subordinada adverbial final; b) uma orao subordinada adverbial temporal; c) uma orao subordinada adverbial causal; d) uma orao subordinada adjetiva restritiva; e) uma orao coordenada sindtica explicativa.

10. Classifique a orao destacada no trecho abaixo. Justifique sua resposta.

11. Este texto uma receita de bolo. Como em todos os textos deste gnero, aqui apresentada uma: a) descrio detalhada da aparncia do bolo. b) explicao gradual e progressiva das etapas a seguir. c) narrativa de um fato ocorrido quando algum preparou o bolo.

12. Examine as oraes cujos verbos esto sublinhados na segunda parte da receita (Como fazer) e diga se cada uma delas : I. orao coordenada assindtica II. orao coordenada sindtica aditiva III. orao subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo

13. Agora diga se o perodo "Bata no liquidificador o requeijo, o presunto e a salsa e reserve" : a) simples; b) composto por coordenao; c) composto por subordinao; d) composto por coordenao e subordinao.

14. Classifique as oraes coordenadas sublinhadas nos perodos abaixo: a) Esta uma nova partida, comea agora. b) Convidei-o para uma partida de domin e ele aceitou. c) Estava morrendo de fome porm no comia, pois queria emagrecer. d) A chaleira est apitando, logo a gua j est fervendo. e) No encontrei os seus deveres feitos nem vi o quarto arrumado. f) Fiquei contente no s com o presente, mas tambm com a festa de aniversrio. g) Meu pai deixou eu ir, minha me, no entanto, no quer nem ouvir falar em escalada. h) Ou voc fala no celular, ou dirige o carro. i) J acabou a semana; , pois, dia de descanso. j) No tem chovido por aqui, porque a grama est muito seca. l) O doce deve estar muito gostoso, pois vocs no param de comer! m) Tirou o gesso do brao, j pode, pois, voltar natao.

Leia este fragmento retirado do livro Alice no pas dos espelhos, de Lewis Carrol: "- Que espcie de inseto voc ama, l na terra donde vem? 5- No amo a nenhum, absolutamente respondeu Alice -, porque tenho medo deles, sobretudo dos cascudos que usam ferro. Conheo-os apenas de nome e posso citar vrios. 10 - Esses insetos costumam atender a esses nomes? - perguntou o pernilongo. - Nunca observei isso, mas duvido muito. Nesse caso, para que os homens lhes do nomes?"
CARROL, Lewis. Alice no pas dos espelhos. So Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 38.

15. Agora, examine o perodo abaixo e faa o que se pede: "No amo a nenhum, absolutamente - respondeu Alice -, porque tenho medo deles, sobretudo dos cascudos que usam ferro. Conheo-os apenas de nome e posso citar vrios." a) copie os verbos; b) escreva os conectivos (conjunes ou pronomes relativos); c) separe as oraes; d) classifique-as. Cuidado: h uma orao que exerce um tipo de funo em relao orao anterior e outro tipo de funo em relao orao que a segue. 16. As oraes sublinhadas abaixo so coordenadas sindticas explicativas ou subordinadas adverbiais causais. Reescreva os perodos em seu caderno, acrescentando vrgula apenas quando o perodo contiver uma orao coordenada sindtica explicativa. a) Acho que ele est zangado comigo porque nem me deu bom dia. b) A febre vai subir de novo porque ele est com frio. c) A lei no foi votada porque no havia quorum. d) Fiquem quietos que o professor j vem. e) No vim aula porque estava doente. f) Saiu logo da festa porque no conhecia ningum. g) Os visitantes se perderam porque no conheciam o caminho. h) No foi ao cinema porque chovia muito. i) No vou sair noite porque vou fazer uma prova importante amanh. j) O fazendeiro vendeu as cabeas de gado porque precisava de dinheiro. I) Precisamos chegar cedo porque o professor faz a chamada logo que entra na sala. m) Prestem ateno porque s vou explicar uma vez! n) Recife ficou intransitvel pois est repleto de buracos em suas ruas. o) V devagar que o caminho perigoso.

17. Crie duas oraes coordenadas em cada item abaixo, usando, para uni-Ias, uma das conjunes escritas entre parnteses: (nem) (mas) (e) (ou... ou) (logo) (que) Faa as alteraes necessrias e preste ateno pontuao. a) Vou fechar a janela. / O vento est forte. b) Gosto muito de chocolate. / Estou fazendo dieta. c) Hoje domingo. / No tenho aula. d) O macaco no desceu da rvore. / O macaco no comeu a banana. e) Maria acorda cedo. / Maria fica vendo TV at tarde.

18. Leia a tirinha e identifique as conjunes coordenativas:

a) Agora, indique que tipo de relao essas conjunes coordenativas estabelecem entre as oraes. b) Copie as oraes nas quais aparecem conjunes coordenativas e classifique-as.

19. Estabelea a relao de sentido (adio, adversidade, alternncia, concluso, explicao) entre as oraes coordenadas destacadas no poema de Jos Rgio, a seguir: Quando eu nasci Quando eu nasci, ficou tudo como estava, Nem homens cortaram veias, nem o Sol escureceu, nem houve Estrelas a mais ... Somente, esquecida das dores, a minha Me sorriu e agradeceu. Quando eu nasci, no houve nada de novo seno eu. As nuvens no se espantaram, no enlouqueceu ningum ... P'ra que o dia fosse enorme, bastava toda a ternura que olhava nos olhos de minha Me...

20. Classifique as oraes existentes em cada um dos perodos a seguir, extrados do texto.

a) "O urso polar no dorme, hiberna". b) "A temperatura do corpo cai, a respirao diminui e os batimentos do corao ficam quase imperceptveis". c) "Isso necessrio para que ele economize energia e consiga sobreviver, pois durante as pocas mais frias h pouca comida nas regies onde vive". d) "O perodo de hibernao no dura sempre seis meses, varia de acordo com o clima e com as condies fsicas do animal".

21. Identifique elipse, zeugma, hiprbato e pleonasmo. a) E diz agora um boato Que s no sculo vinte Chamada a postos A constituinte Ser... (Artur Azevedo) b) Na ausncia, saudade; na presena, tormento. Como explicar? c) Meus pobres sonhos que sonhei, j to sonhados. (Alphonsus de Guimares) d) H cinco minutos ela queria a bicicleta, depois a bola, o livro para recortar, o caderno para escrever, a televiso para ligar, e rede, e eu corria de l para c atender criana.

22. Classifique as silepses presentes nas frases abaixo. a) b) c) d) O bando de pardais invadiram a plantao e pouco sobrou. As mulheres decidimos no comprar carne enquanto no rebaixarem os preos. Conhecida nacionalmente, Ribeiro Preto pode ser chamada a capital do chope. Vossa Excelncia no fique desanimado, fale mais alto e a galeria o escutar.

23. Classifique as figuras de linguagem destacadas. a) Nesse lbio mordente e convulsivo, ri, ri risadas de expresso violenta. (Cruz e Souza) b) Sino de Belm, que graa ele tem! Sino de Belm bate bem-bem-bem. (Manuel Bandeira) c) E os olhos no choram. E as mos tecem apenas o rude trabalho. E o corao est seco. (Carlos Drummond de Andrade)

d) Pedro pedreiro, penseiro esperando o trem. (Chico Buarque de Hollanda) e) Os teus olhos so negros e macios. (Fernando Pessoa) f) Eu estava agora to maior que no me via mais. To grande como uma paisagem ao longe. (Clarice
Lispector)

g) Na imensa descida, A catarata Se suicida. (Millr Fernandes) h) As velas do Mucuripe vo sair para pescar. (Fagner e Celchior) i) No fim do tnel, o princpio do tnel. Na subida da pedra, a descida da pedra. (Mrio Faustino) GABARITO 1. a) j que; orao subordinada adverbial causal b) por mais que; orao subordinada adverbial concessiva c) quanto mais; orao subordinada adverbial proporcional d) se; orao subordinada adverbial condicional e) a fim de; orao subordinada adverbial final f) como; orao subordinada adverbial causal g) como; orao subordinada adverbial comparativa h) conforme; orao subordinada adverbial conformativa i) que; orao subordinada adverbial consecutiva j) desde que; orao subordinada adverbial condicional I) porque; orao subordinada adverbial causal m) como; orao subordinada adverbial conformativa n) medida que; orao subordinada adverbial proporcional o) que; orao subordinada adverbial comparativa p) que; orao subordinada adverbial comparativa q) apesar de; orao subordinada adverbial concessiva r) quando; orao subordinada adverbial temporal s) que; orao subordinada adverbial consecutiva t) quando; orao subordinada adverbial temporal u) para que; orao subordinada adverbial final 2. a) preciso tocar a nota certa. b) Espero poder contar com voc. c) Sendo um assunto importante, ele me telefonou cedo. d) Mesmo sem saber da chegada dele, eu quis vir at aqui. e) Presta ateno, para poderes explicar a ele a soluo do problema (ou preste ateno para poder explicar...). f) Todos aplaudiram ao terminar a pea. (ou Terminada a pea, todos aplaudiram). g) Vi um grupo de homens conversando sobre as novas medidas. h) Chegando o inverno, tudo j ter melhorado. i) Ele se calou, sentindo que no ia convenc-lo da medida. j) Pensando bem, vamos concordar com a proposta. I) Acabada a aula, fomos ao cinema. 3. a) II b) III c) IV d) I e) I f) II g) III h) IV i) I j) III k) II l) IV m) V n) III o) I 4. a) enquanto vejo; b) porque voc me ajudou; c) para que no houvesse briga; d) porque ouviu trovoada; e) se ouvia trovoada; f) quando ouvia trovoada; g) quando terminou o filme. 5. a) So duas oraes: "Seus olhos so I como duas tigelas tamanho gigante (so)". b) "Seus olhos so: or. principal; "como duas tigelas tamanho gigante (so)": oro subo adverbial comparativa.

c) Resposta pessoal. 6. a) So duas oraes: "O banheiro est sempre ocupado I quando a gente precisa dele!". b) A 1 a orao principal; a 2~ uma orao subordinada adverbial temporal. c) resposta pessoal. 7. a) "Eles gostaram tanto do carro novo": or. principal da 3 "que iam dirigindo at a Europa": oro subo adv. consecutiva e oro principal da 2 e da 4 oraes; "se pudessem": or. subo. adv. condicional; "para assistir ao jogo dos seus sonhos": oro subo adv. final. b) perodo composto por subordinao. c) caso pudessem. 8. a) So todas oraes subordinadas adverbiais comparativas. b) Assim como. tal qual. c) "como as flores tm cor" d) Trata-se de uma orao subordinada adverbial causal. 9. a) "Para melhorar o desconforto" b) "Quando descemos uma serra" c) "porque no fundo da orelha h tambm um canal" d) "que se comunica com a faringe e o nariz." e) "pois esses movimentos ajudam" 10. Orao subordinada adverbial causal. A causa de o tmpano (ela) ser empurrado para o fundo o aumento da presso da atmosfera nos pontos mais baixos da Terra. 11. B 12. a) II b) II c) I d) II e) I f) II g) III h) I i) II 13. B 14. a) orao coordenada assindtica b) orao coordenada sindtica aditiva c) orao coordenada sindtica adversativa, orao coordenada sindtica explicativa d) orao coordenada sindtica conclusiva e) orao coordenada sindtica aditiva. f) orao coordenada sindtica aditiva g) orao coordenada sindtica adversativa h) orao coordenada sindtica alternativa i) orao coordenada sindtica conclusiva

j) orao coordenada sindtica explicativa l) orao coordenada sindtica explicativa m) orao coordenada sindtica conclusiva 15. a) amo, tenho, usam, conheo, posso; b) porque, e; c) [No amo a nenhum, absolutamente]. [porque tenho medo deles, sobretudo dos cascudos], [que usam ferro], [Conheo-os apenas de nome], [e posso citar vrios]. 1) orao coordenada assindtica; 2) b) orao coordenada sindtica explicativa e orao principal; 3) orao subordinada adjetiva restritiva. 4) orao coordenada assindtica; 5) orao coordenada sindtica aditiva. 16. Alternativas A, B, D, M, N, O. 17. a) vou fechar a janela que o vento est forte. b) Gosto muito de chocolate, mas estou fazendo dieta. c) Hoje domingo, logo no tenho aula. d) O macaco no desceu da rvore nem come a banana. e) Ou Maria acorda cedo, ou fica vendo TV at tarde. 18. a) Mas: conjuno coordenativas adversativa; e: conjuno coordenativas aditiva (A palavra nem na ltima orao no conjuno mas um advrbio.) b) "Mas estou sorrindo por dentro" orao coordenada adversativa, "e bebe vontade", orao coordenada sindtica aditiva, "e briga em bares mal-afamados": orao coordenada sindtica aditiva. 19. "Nem homens cortaram velas", "nem o Sol escureceu, nem houve Estrelas a mais: oraes coordenadas sindticas aditivas; "Somente, / esquecida das dores / a minha Me sorriu": orao coordenada assindtica; e agradeceu: orao coordenada sindtica aditiva; As nuvens no se espantaram: orao coordenada assindtica; no enlouqueceu ningum...: orao coordenada assindtica. 20. a) Orao coordenada assindtica. b) Orao coordenada sindtica aditiva. c) Respectivamente: orao coordenada assindtica; orao coordenada sindtica aditiva; orao coordenada sindtica explicativa. d) Orao coordenada assindtica. 21. a) hiprbato b) elipse c) pleonasmo d) zeugma

22. a) anacoluto b) polissndeto c) repetio d) assndeto 23. a) pleonasmo b) onomatopia c) polissndeto d) aliterao e) sinestesia f) comparao g) prosopopia h) metonmia i) anttese

Anda mungkin juga menyukai