Anda di halaman 1dari 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS

EEC ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

RADIAO

Graduandos Welmys Magno de Morais Eric Barbosa Crunivel

Professor Ronaldo Gomes Barros

Goinia Junho de 2011

Trabalho final em grupo sobre o tema RADIAO

Graduando Welmys Magno de Morais Eric Barbosa Cruvinel

Disciplina: Metodologia Cientfica e Tecnolgica Professor: Ronaldo Barros Gomes

Resumo: Este trabalho tem como objetivo introduzir uma breve idia sobre a radiao. Tentando fornecer uma viso geral sobre esse fenmeno que visto como fonte de destruio e soluo para grandes problemas da humanidade. Tentar passar uma viso neutra sobre esse tema apesar de sua grande polemicidade, mostrando tanto seus fatores positivos quanto negativos com o objetivo de deixar claro a idia que o fator decisivo o emprego dado pelo homem a ela.

SUMRIO

1. Histrico..............................................................................................................04 1.1 Descoberta da Radioatividade......................................................................04 1.2 Descoberta dos Raios - X.............................................................................04 2. Definies............................................................................................................05 2.1 Radiao/Radioatividade..............................................................................05 2.2 Radiao Ionizante/Radiao no Ionizante.................................................05 3. Tipos de Radiaes..............................................................................................07 4. Aplicaes das radiaes.....................................................................................09 5. Efeitos biolgicos das Radiaes........................................................................12 6. Acidentes Radioativos.........................................................................................15 7. Concluses...........................................................................................................19 8. Bibliografia..........................................................................................................20

1 HISTRICO
1.1 Descoberta da Radioatividade Modelo atmico de Dalton (incio do sculo XIX) Modelo atmico de Rutherford-Bohr (incio do sculo XX) William Crookes (ampola de Crookes = raios catdicos 1875) 1895 - Wilhelm Conrad Rentgen descobre os Raios X 1896 - Henry Becquerel (francs) estudo de sais de urnio 1902 - Marie e Pierre Curie descobrem o Rdio. Em 1903 Marie, Pierre e Becquerel dividiram o Nobel de Fsica Em 1911 Marie recebeu sozinha o Nobel de Qumica pela descoberta do Polnio.

1.2 Descoberta dos Raios- X No fim da tarde de 8 de novembro de 1895 o fsico alemo Wilhelm Conrad Rntgen (1845-1923) detectou pela primeira vez os raios X, que foram assim chamados devido ao desconhecimento, por parte da comunidade cientfica da poca, a respeito da natureza dessa radiao. A descoberta ocorreu quando Rentgen estudava o fenmeno da luminescncia produzida por raios catdicos num tubo de Crookes. Todo o aparato foi envolvido por uma caixa com um filme negro em seu interior e guardado numa cmara escura. Prximo caixa, havia um pedao de papel recoberto de platinocianeto de brio. Rentgen percebeu que quando fornecia energia cintica aos eltrons do tubo, estes emitiam uma radiao que marcava a chapa fotogrfica. O resultado foi uma foto que revelou a estrutura ssea interna da mo humana.

2 DEFINIES 2.1 Radiao/Radioatividade


Radiao - A radiao uma forma de transmisso de energia distncia que acontece de duas maneiras diferentes: ou por meio de pequenas partculas que se deslocam com grande velocidade, ou por ondas de natureza eletromagnticas similares a luz. Radioatividade - a emisso espontnea do excesso de matria e/ou energia pelo ncleo de um tomo instvel, como resultado um elemento transmutado em outro.A Radioatividade est ligada diretamente ao ncleo do tomo, na qual ao final do processo de reao o ncleo sofre alterao. Ao contrrio da reao qumica em que o ncleo permanece inalterado, sofrendo mudanas apenas na eletrosfera do tomo.

2.2 Radiaes Ionizantes x Radiao no Ionizante


Radiao aquilo que irradia (sai em raios) de algum lugar. Em fsica, o termo refere-se usualmente a partculas e campos que se propagam (transferindo energia) no espao (preenchido ou no por matria). Existem radiaes ionizantes e no ionizantes. As radiaes no ionizantes so aquelas que possuem baixa freqncia, ou seja, igual ou menor que a da luz (abaixo, portanto, de ~8x1014Hz (luz violeta)); Como a luz visvel, infra-vermelho, microondas, freqncia de rdio, radar. Ondas curtas e ultrafrequncias (celular). Embora esses tipos de radiao no alterem os tomos, alguns, como as microondas, podem causar queimaduras e possveis danos ao sistema reprodutor. Campos eletromagnticos, como os criados pela corrente eltrica alternada a 60 Hz, tambm produzem radiaes no ionizantes. J as radiaes ionizantes so as radiaes que possui energia suficiente para ionizar tomos e molculas. Esse constitui o grupo mais perigoso formado pelas ondas de alta freqncia como a radiao ultravioleta, Raios X, Radiao Gama, Radiao Beta e Radiao Alfa. Esses raios possuem a capacidade de ionizar as substncias que atingem, ou seja, torn-las eletricamente carregadas. Quando a ionizao acontece dentro de uma clula viva, sua estrutura qumica pode ser
5

modificada podendo acarretar diversos danos. Um grande exemplo desse poder destrutivo o cncer. Uma de suas origens podem ser as alteraes no material gentico provocado pela radiao.

3 TIPOS DE RADIAES
Segue abaixo alguns tipos de radiaes mais conhecidos: Ondas de radio: Ondas de rdio so radiaes eletromagnticas com comprimento de onda maior e freqncia menor do que a radiao infravermelha. So usadas para a comunicao em rdios amadores, radiodifuso (rdio e televiso), telefonia mvel. Microondas: As micro-ondas (pr-AO 1990: microondas) so ondas eletromagnticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rdio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m(0,3 GHz de freqncia) at 1,0 mm (300 GHz de freqncia). Para a gerao de micro-ondas podem ser utilizados transistores de efeito de campo (FET: Field Effect Transistor), transistores bipolares, diodo Gunn e diodo IMPATT, entre outros. Infra-Vermelho: A radiao infravermelha (IV) uma radiao no ionizante na poro invisvel do espectro eletromagntico que est adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visvel. Ainda que em vertebrados no seja percebida na forma de luz, a radiao IV pode ser percebida como calor, por terminaes nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores. Os raios infravermelhos so constitudos por radiao composta por ftons cuja freqncia maior que 8x1011 Hz e menor que 3x1014 Hz, isto , radiao electromagntica com freqncia inferior da luz vermelha, mas superior das ondas de rdio. Ultravioleta: A radiao ultravioleta (UV) a radiao eletromagntica ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visvel e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alto que (alm do) violeta (do latim ultra), pelo fato que o violeta a cor visvel com comprimento de onda mais curto e maior freqncia.

Raios-X: Os raios X so emisses eletromagnticas de natureza semelhante luz visvel. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ngstrm (5 pm) at centenas de angstrns (1 nm).

Radiao Gama: Radiao gama ou raio gama () um tipo de radiao eletromagntica produzida geralmente por elementos radioativos, processos subatmicos como a aniquilao de um par psitron-eltron. Este tipo de radiao to energtica tambm produzido em fenmenos astrofsicos de grande violncia. Por causa das altas energias que possuem, os raios gama constituem um tipo de radiao ionizante capaz de penetrar na matria mais profundamente que a radiao alfa ou beta. Devido sua elevada energia, podem causar danos no ncleo das clulas, por isso usado para esterilizar equipamentos mdicos e alimentos.

Radiao Beta: A radiao beta uma forma de radiao ionizante emitida por certos tipos de ncleos radiativos. Como exemplo pode ser citado: potssio40, carbono-14, iodo-132, brio-126 entre outros. O decaimento beta amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de cncer e diagnsticos mdicos. Esta radiao ocorre na forma de partculas beta (), que so eltrons de alta energia ou psitrons emitidos de ncleos atmicos num processo conhecido como decaimento beta. Existem duas formas de decaimento beta, e +. No decaimento , um nutron convertido num prton, com emisso de um eltron e de um antineutrino de eltron (a antipartcula do neutrino).

Radiao Alfta: As partculas ou raios alfa so ncleos do tomo de hlio. um ncleo atmico de hlio em cujo interior coexistem dois prtons e dois nutrons e da eletrosfera foram retirados dois eltrons. Portanto, a partcula alfa tem carga positiva, +2 em unidades atmicas de carga, e quatro unidades de massa atmica. A sua representao 42He 2+. As partculas alfa so produzidas em reaes nucleares ou decaimentos radioativos.

4 APLICAES DAS RADIAES


Apesar de possuir um enorme poder destrutivo quando utilizada de forma indevida ou descontrolada, a radiao traz ao homem uma grande gama de benefcios quando aplicada de maneira correta. Ela utilizada desde a gerao de energia at em tratamentos complexos na medicina avaada. Um grande exepoente dessa utilidade so as centrais nucleares. Presentes desde a dcada de cinqenta as usinas nucleares so responsveis, atualmente, por aproximadamente 17% da energia consumida no mundo. Baseadas no processo de fisso nuclear as primeiras centrais nucleares constituam, basicamente, em uma termoeltrica que possua como fonte de calor o material radioativo. Outra aplicao pratica no cotidiano para a radiao esta nos portos, aeroportos e fronteiras. Boa parte desses locas baseam sua segurana em escneres de raio x. Equipamentos modernos so utilizados para vistoriar bagagens, cargas e pessoas evitanto assim que materias perigosos ou ilicitos sejam transportados os contrabandeados. Uma terceira aplicao da radiao o seu emprego na concervao de alimentos. Uma dose correta de radiao esterializa os alimentos evitando o seu apodrecimento e a sua brotao. Isso aumenta consideravelemente as vidas util dos mesmos alem de oferecer uma grande segurana quanto as barreiras fitossanitarias. Por ultimo temos o maior campo de aplicao da radiao atualmente, a medicina nuclear. Esse uns dos mais avanados ramos da medicina, e est presente em praticamente em todas as outras reas da mesma. Utilizada tanto para tratamentos como para a diagnstico a radiao foi primeira mente utilizada para exemes de raio x. Hoje ela a base de diversos procedimentos como a Radioterapia, que consiste na utilizao da radiao gama, raios X ou feixes de elctrons para o tratamento de tumores, eliminando clulas cancergenas e impedindo o seu crescimento; ou a Braquiterapia onde h o implante temporrio e direto no tumor de uma substncia radioativa. Na parte de diagnosticos a radiao constitue a base de grande parte dos exames modernos como a Radiografia, Tomografia, Mamografia e exames de constraste onde so aplicados radioisotopos para realar sertas reas do corpo.

Figura 1: Equipamento de radioterapia A radioterapia Consiste na utilizao da radiao gama, raios X ou feixes de elctrons para o tratamento de tumores, eliminando clulas cancergenas e impedindo o seu crescimento. O tratamento consiste na aplicao programada de doses elevadas de radiao, com a finalidade de atingir as clulas cancergenas, causando o menor dano possvel aos tecidos sos intermedirios ou adjacentes.

Figura 2: Radiografia do trax de uma pessoa A radiografia uma imagem obtida, por um feixe de raios X ou raios gama que atravessa a regio de estudo e interage com uma emulso fotogrfica ou tela fluorescente. Existe uma grande variedade de tipos, tamanhos e tcnicas radiogrficas. As doses absorvidas de radiao dependem do tipo de radiografia.

10

Figura 3: Usina nuclear em Angra dos Reis - RJ Central nuclear ou usina nuclear uma instalao industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que atravs de uma reao nuclear produzem calor. As centrais nucleares usam este calor para gerar vapor, que usado para girar turbinas e produzir energia eltrica.

Figura 4: Frutas irradiadas por radiaes Por meio da irradiao, carnes e frutas podem ser esterilizados (ficando livres de fungos e bactrias) ou ser conservados por um tempo mais prolongado. Essa tcnica muito utilizada pra se transportar alimentos para localidades distantes, como por exemplo a exportao de frutas de um pais para outro em navios.

11

5 EFEITOS BIOLGICOS DAS RADIAES


Geralmente, a radiao refere-se a ondas ou partculas de alta energia emitidas por fontes naturais ou artificiais (geradas pelo homem). As leses dos tecidos podem ser provocadas por uma breve exposio a altos valores de radiao ou ento por uma exposio prolongada a baixos nveis. Alguns efeitos adversos da radiao duram pouco tempo. Outros provocam doenas crnicas. Os primeiros efeitos de doses elevadas tornam-se bvios em questo de minutos ou nos dias posteriores exposio. Outros efeitos s so evidentes semanas, meses e at anos depois. As mutaes do material gentico celular dos rgos sexuais s se podem tornar evidentes se a pessoa exposta radiao tiver filhos. Essas crianas podem nascer com defeitos genticos. O que acontece quando h liberao de material radioativo no meio ambiente? Quando uma pessoa afetada por uma alta dose de radiao, os primeiros sintomas so nusea, fadiga, vmitos e diarria, seguidos por hemorragia, inflamao da boca, da garganta e queda de cabelo. Nos casos graves, h colapso de vrias funes vitais, e a vtima pode morrer em 4 semanas ou bem menos. Outro grande problema o longo tempo que um material radioativo leva para decair (perder a radioatividade).
O cncer de pele ou Cancro de pele um crescimento desordenado

de clulas na pele, que pode ter vrias causas, sendo um dos principais longos perodos de exposio aos raios ultravioleta intensos do Sol ou de cabines de bronzeamento artificial. o tipo mais comum de cncer correspondendo a cerca de 25% de todas as leses neoplsicas. O cncer de pele um tumor formado por clulas da pele que sofreram alteraes e multiplicaram-se de maneira desordenada e normal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispe ao incio desta transformao celular aparece como principal agente a exposio prolongada e repetida radiao ultravioleta do Sol. Outras causas possveis incluem radiao ionizante, entoxicao por produtos do alcatro (como por cigarro) e arsnicos e tambm por danos causados pela baixa imunidade.

12

Figura 5: M formao gentica devido radioatividade.

Figura 6: Exposio radiao. (Mutao gentica)

Figura 7: M formao gentica devido radioatividade.

13

Figura 8: M formao gentica devido radioatividade.

Figura 9: Exposio radiao. (Mutao gentica)

Figura 10: Cncer de pele devido a exposio aos raios ultravioletas intensos do sol.

14

6 ACIDENTES RADIOATIVOS
Devido diferente natureza dos eventos, melhor dividi-los em acidentes nucleares e "de radiao. Um exemplo de acidente nuclear pode ser aquele no qual o ncleo do reator danificado, tal como em Three Mile Island, enquanto um acidente de radiao pode ser um evento de acidente de Medicina Nuclear, onde um trabalhador derruba a fonte de radiao (a substncia radioativa: o radionucleotdeo) num rio. Estes acidentes de radiao, tais como aqueles envolvendo fontes de radiao, como os radionucleotdeos usados para a elaborao de radiofrmacos, frequentemente tm tanta ou mais probabilidade de causar srios danos aos trabalhadores e ao pblico quanto os bem conhecidos acidentes nucleares, possivelmente porque dispositivos de Tomografia por emisso de positres (PET), a cintilografia e a radioterapia (braquiterapia), designadamente, esto presentes em muitos dos hospitais e o pblico em geral desconhece seus riscos. Foi o caso, por exemplo, do acidente radiolgico de Goinia, Brasil.

15

Figura 11: Mostra a usina nuclear de Three Mile Island, localizada no estado da Pensilvnia nos Estados Unidos. Three Mile Island a localizao de uma central nuclear que em 28 de maro de 1979 sofreu uma fuso parcial, havendo vazamento de radioatividade para a atmosfera. O acidente foi causado por falha do equipamento devido a falhas no sistema secundrio no-nuclear e erro operacional. Houve corte de custos que afetaram economicamente a manuteno e uso de materiais inferiores. Mas, principalmente apontaram-se erros humanos, com decises e aes erradas tomadas por pessoas despreparadas.

16

Figura 12: Usina nuclear de Chernobyl antes do acidente.

Figura 13: Usina nuclear de Chernobyl aps o acidente. Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl explodiu e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extenso do tamanho de Guadalupe. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurana que garantiria a produo de energia em caso de acidentes. A exploso ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido instabilidade do reator provocada por uma combinao de erros humanos na sua operao e sua construo estarem incompleta poca.
17

Figura 14: Limpeza do lixo radioativo produzido pelo Csio-137 em Goinia

Figura 15: Retirada do lixo radioativo O acidente radiolgico de Goinia, amplamente conhecido como acidente com o Csio-137, foi um grave episdio de contaminao por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminao teve incio em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalaes de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goinia, no estado de Gois. Foi classificado como nvel 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.

18

7 CONCLUSES
A radiao um fenmeno natural que possui um grande poder. Ela detm a combinao de dois fatores que a confere isso, uma grande quantidade de energia e uma grande capacidade de ao. Por isso o seu emprego pode causar grande conseqncias benficas ou no dependendo da forma como utilizada. Isso significa que para que o homem consiga os benefcios que ela pode trazer ele precisa estar atento a duas questes. A primeira a inteno infelizmente a radiao possui um grande poder destrutivo quando utilizada pra esse fim. Grande mostra disso a bomba atmica que impulsionou grande parte da pesquisa sobre a energia nuclear. O segundo fator o cuidado e a percia exigidos pela radiao. Mesmo quando usada paras fins benficos a radiao pode causar serios danos se nao for aplicada de maneira correta. Isso claro nos tratamentos onde aplicada, por exemplo, onde a dose tem de ser exata pra surtir os efeitos desejados. Portanto fica claro que a radiao apesar de toda a polemica que envolve, no boa ou ruim, benfica ou no benfica ao homem. Essa questo de ser positiva ou de trazer prejuzos depende exclusivamente da forma como ela empregada. Ficando a cargo apenas das escolhas que fazemos sobre o seu uso e sobre o conhecimento que possumos sobre a mesma.

19

8 BIBLIOGRAFIA
HENEINE, IBRAHIM F., Biofsica Bsica, Editora Atheneu, 1995. JESUS, G.F., Proteo Radiolgica. Salvador-Ba, COPENE, 1990. LEO, MOACIR DE A. C., Princpios de Biofsica, Rio de Janeiro - RJ, Ed. Guanabara Koogan, 2a. Edio, 1982. MINISTRIO DA SADE. Manual de Radioterapia. Rio de Janeiro - RJ, 1970. MURADS, A.S. et alli. Biofsica Fundamental. Porto Alegre - RS, KRM Editora, 1995. OKUNO, EMICO et alii, Fsica para Cincias Biolgicas e Biomdicas, So Paulo - SP, Ed. Harbra, 1992. SPITZ, H.B. et alli, Princpios de Radiologia do Trax. So Paulo-SP, Editora Atheneu, 1965. INCA. Instituto Nacional do cncer. www.inca.gov.br/

20

Anda mungkin juga menyukai