Anda di halaman 1dari 6

1

TEMA
Textos sagrados orais e escritos.

AUTOR
Kellen Cristine Carraro. Ano 2007. Kecarraro@hotmail.com

SRIE
O Projeto de Ensino Religioso voltado alunos do ensino fundamental, com idade de dez anos.

OBJETIVO
Identificar os textos sagrados, a partir da realidade do aluno, visando o respeito entre as pessoas.

FUNDAMENTAO
O projeto com textos sagrados orais e escritos, voltado para alunos da 5 ano do ensino fundamental, com idade de dez anos. Segundo Vigotsky, a criana de dez anos est no perodo da modelagem, ela internaliza modelos e comportamentos, cabe ao professor propiciar momentos durante o processo de aprendizagem onde o aluno poder analisar criticamente o meio. A parir da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 5.692/71, o Ensino Religioso passou a centrar-se no desenvolvimento da religiosidade do estudante. Nesse

mbito, apresentava como contedo os valores humanos voltados para uma vivncia tica, sem se ater a qualquer forma de doutrinao. A metodologia aplicada nessa concepo objetivava o questionamento sobre a realidade do estudante e possveis mudanas de atitudes constitudas pelo ver, julgar, agir e celebrar. A Lei n. 9.475/97, que apresenta uma nova redao para o art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases de Educao Nacional (LDBEN 9394/96), aponta novos avanos e perspectivas para o Ensino Religioso no mbito escolar: ressalta a importncia de se assegurar o respeito diversidade cultural religiosa do Brasil, e assegura ao estudante, como cidado, o direito de ter acesso ao conhecimento sobre o fenmeno religioso. A escola pblica no pode se eximir dessa responsabilidade, porm no pode abrir espao para a doutrinao, evangelizao ou catequese nem impor aos estudantes prticas religiosas desta ou daquela igreja ou religio. As orientaes para a adeso a alguma crena religiosa so responsabilidade da famlia e das comunidades de f. Existem textos escritos cujo processo de produo ocorreu ao longo da histria, em diferentes contextos culturais e geogrficos. Inicialmente, alguns desses textos eram transmitidos oralmente. Aps um tempo que varia de curto a longo, passam a pertencer ao conjunto das escrituras sagradas e podem ou permanecer orais ou serem escritos. Os textos orais indginas, ou afro so passados de gerao em gerao. Segundo as Diretrizes Curriculares Ensino Religioso Textos sagrados, fruto de uma caminhada religiosa de um povo, so sempre elaborados num determinado contexto histrico, por isso exigem uma interpretao... O aluno ao entrar em contato com variados textos sagrados orais e escritos, tem acesso a diferentes linguagens simblicas que constituem as culturas religiosas e suas tradies. O aluno ao construir seu prprio conhecimento a cerca das diferenas entre os textos sagrados, far relao entre as variadas religies, podendo tornar-se mais humano e estabelecer uma relao de superao de preconceito ao relacionar-se com o outro no seu cotidiano. Ao pesquisar o aluno pede perceber, que os textos sagrados esto intimamente ligados a histria do homem, uma vez que, os textos sagrados para algumas tradies

possuem grande valor espiritual. Porm no pode ser tratado como simples livros histricos e devem receber a conotao de respeito e venerao religiosa das pessoas.

CONTEDO
Ao se estudar sobre textos orais e escritos o aluno poder perceber que, os mesmos esto ligados rea do conhecimento de geografia, onde a pesquisa de textos indica que diferentes povos os escreveram, isto , povos localizados em vrias partes do planeta. J quando abordado na rea do conhecimento de histria o professor poder explorar a cultura, os costumes das civilizaes que escreveram os textos sagrados usados como referncia aos costumes religiosos e ou religies. O professor das sries iniciais busca ao abordar o tema de textos sagrados orais e escritos, fazer com que os alunos consigam diferenciar as mensagens escritas, desenhadas que foram transmitidas ao longo dos tempos. A inteno que os alunos possam construir seu conhecimento e aplicar no cotidiano, tornando-se mais humano ao se relacionar com o outro.

ATIVIDADES
Primeira atividade Coletnea de textos sagrados escritos e pesquisa de textos orais, que sejam do interesse do aluno e de acordo com a sua realidade. Segunda atividade Leitura de alguns textos coletados que explicam um pouco sobre algumas religies como, por exemplo: ( Judasmo, Cristianismo, Hindusmo), ressaltando os textos sagrados ou onde possvel encontrar os textos sagrados para cada religio, ou aps dilogo entre os alunos e o professor fazer comparaes com outros onde os textos sero orais. HINDUSMO Ao invs do povo Hindu ter somente um livro sagrado , o hindusmo tm muitos textos sagrados escritos em sncrito antigo, a partir do sc. 12 a.c. Os Vedas, cujo significado conhecimento, so constitudos por quatro samhitas, ou colees de textos antigos Shurti, compostos antes de 1000 a.c.

JUDASMO O Judasmo se baseia na Bblia hebraica, especialmente na Tor, nome dado a seus primeiros cinco livros, os Judeus seguem o Velho Testamento. Judasmo a mais antiga religio a ensinar a crena num Deus nico, onipotente e onisciente. Os textos hebraicos foram escritos aproximadamente antes de 150 a.c. e tambm fornece inmeras instrues de conduta e descreve a histria remota de um povo, os Judeus. CRISTIANISMO O povo Cristo acredita em um Deus nico, que Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo e o salvador que o Deus Filho (Jesus Cristo). Os textos sagrados so encontrados na Bblia hebraica j existente, porm os textos utilizados so os do Novo Testamento. O conjunto de textos sagrados ( Velho e Testamento) recebe o nome de Bblia Crist. Terceira atividade - Baseado nos textos resolver uma cruzadinha. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
12

Novo

C R I S T I A N I S M O

1 Textos sagrados mostram aos seguidores. 2 Nome do livro que contm textos sagrados para os Cristos. 3 Contm textos que podem ser utilizados tanto para Judeus ou Cristos. 4 Segundo os textos sagrados foi enviado para salvar a humanidade. 5 - Livro que contm o principal texto sagrado para o povo Judeu. 6 Religio que utiliza vrios textos sagrados, que foram escritos a partir do sc. 12 a.c. 7 Os textos sagrados do judasmo, foram escritos primeiramente nesta lngua. 8 - Texto sagrado que parte do livro, est dividido em duas partes utilizado tanto pelo povo judeu quanto cristo. 9 - Religio que utiliza os textos sagrados do Velho Testamento. 10 Os textos sagrados da Bblia relatam que onipotente, onipresente, onisciente. 11 Nome dado a um dos livros do Velho Testamento, que utilizado pelo povo Judeu. 12 sagrado e pode ser oral ou escrito. Quarta atividade - Apresentar uma caixa, que contem vrias palavras onde algumas esto ligadas a textos sagrados orais e escritos e outras no tm relao nenhuma com o assunto abordado. Os alunos de vero montar um quadro onde mostraram quais so os textos sagrados ligados a cada religio. Cristianismo Bblia Novo Testamento Tora Ayrveda Passado de gerao a gerao. Judasmo Bblia Hindusmo Vedas Crenas Afro orais

Quinta atividade Dilogo sobre os textos orais sobre os ndios, onde se observa que passado de gerao a gerao sem perder-se no tempo (sobre os deuses, Sol, Lua). Produo de um texto individual, onde o aluno far relao com o que foi estudado sobre textos sagrados orais e escritos e o porqu importante respeitar as diferenas de crenas entre as pessoas.

RECURSOS
Os recursos utilizados durante o desenvolvimento do projeto so: livros, artigos, documentrios, fichas.

AVALIAO
A avaliao permite ao professor e ao aluno conhecer o progresso do aluno durante o processo ensino aprendizagem e permite ao professor reavaliar a sua prtica pedaggica. A avaliao durante a aplicao do projeto sobre textos sagrados orais e escritos, ser atravs da coletnea de textos variados, anlise dos mesmos fazendo relao com a histria do homem no passado e no presente, a localizao dos povos que escreveram os textos. A Realizao de atividades voltadas aos textos sagrados orais e escritos, e a produo de um texto, onde o aluno faz a relao entre os textos sagrados e a sua vida cotidiana.

REFERENCIAIS
DIRETRIZES, Curriculares de Ensino Religioso. WIIKISON, Philip: O Livro Ilustrado das Religies. Ed. Publifolha. So Paulo.2001.

Anda mungkin juga menyukai