Anda di halaman 1dari 3

As interseces entre os livros Realistas, de Machado de Assis: Memrias pstumas de Brs Cubas; Quincas Borba; Dom Casmurro; Esa

e Jac; Memorial de Aires. As semelhanas entre os Romances comeam no foco narrativo. Memrias pstumas de Brs Cubas, por exemplo, narrada em primeira pessoa por um narrador fantstico, Transtemporal que conta sua historia de vida depois de estar morto. J Em Dom Casmurro o narrador tambm si apresenta em primeira pessoa, Dom Casmurro que conta sua histria, desde a infncia onde ainda era chamado de Bentinho. Em Memorial de Aires, o ultimo romance Machadiano narrado tambm em primeira pessoa o narrador, Aires em seu dirio faz os relatos de suas memrias. Como possvel perceber os narradores citados acima so narrador-personagem. Mas esse no o nico tipo de narrador encontrado nos romances Machadianos, tem ainda a narrao em terceira pessoa, que pode ser observado em; Quincas Borba e em Esa e Jac. Outras interseces que existem entre as obras de Machado de Assis so a transio de alguns personagens de uma obra para a outra, Como acontece em Memrias pstumas de Brs Cubas com a presena de Quincas Borba, autor da teoria Humanitista, que vai desenvolver apenas no livro Quincas Borba, no qual personagem. H tambm a transio do conselheiro Aires que em Esa e Jac o narrador e personagem da estria e ainda ser personagem e narrador no prximo livro Memorial de Aires. Em todos os romances as mulheres so complexas e nelas se mesclam o idealismo e traio, amor e ambio como na; Capitu (Dom Casmurro), Marcela/Viglia/Eugnia em Memrias Pstumas, Fidlia em Memorial de Aires e Sofia em Quincas Borba. A nica exceo Flora de Pedro e Paulo que no Deixa rastros nem grandes impresses no leitor. De modo geral essas obras de Machado de Assis tm muitas caractersticas Tais como: A quebra da linearidade das narrativas, pois os episdios no seguem a ordem cronolgica dos fatos, as digresses, onde o narrador para de contar a estria e chama a ateno para outro assunto referente ao texto; o humor irnico, as reflexes; a constante intertextualizao com obras clssicas, e s vezes com suas prprias obras; o universalismo, a contemporaneidade; a anlise psicolgica das personagens, os micro-captulos. Caractersticas que remetem ao Realismo. Machado de Assis faz uma anlise do homem da poca, mostrando a aparncia e a essncia. A burguesia era uma classe muito presente em sua obra por ser a principal classe social da poca e por nela se concentrar o poder, consequentemente, onde h poder existe corrupo, falsidade e hipocrisias. A descrio do burgus quase sempre critica e irnica, mas alm

da crtica possvel perceber a preocupao do autor em mostrar o lado humano dos personagens, sendo eles de qualquer classe social.

O Humanitismo
A teoria humanitista criada por Quincas Borba, presente em; Memrias pstumas de Brs Cubas, Quincas Borba. Segundo Roberto Schwarz : a mais clebre das filosofias machadianas. (...) trata-se de uma stira filosofia oitocentista de ismos.... E ainda que essa teoria faz filiao entre a filosofia Positivista e a Darwinista. Assim, essa teoria considerada uma forma de critica as cincias da poca, na tentativa de expor o carter desumano e antitico da lei do mais forte. Fica evidente no s na teoria Humanitista, mas em todas as obras a viso pessimista que Machado tem do ser humano. Para o ele o homem aparentemente e essencialmente contraditrio. E mostra muito bem isso na dualidade entre Pedro e Paulo.

Os personagens
Em Memrias Pstumas de Brs Cubas temos os personagens centrais: Brs Cubas, Marcela, Viglia, Lobo Neves.
BRS CUBAS, o narrador e personagem principal da estria assim chamado em homenagem ao famoso capito-mor Brs Cubas, fundador da vila de So Vicente. O pai lhe ps esse nome na tentativa de atribuir-lhe as nobres caractersticas de homenageado. MARCELA; foi o primeiro amor de Brs Cubas. Seu nome significa; que vem de marte. Ela uma prostituta que vende o seu amor ao jovem rapaz. bela e ambiciosa se usa a beleza para conquistar seus desejos mas si v sem ela ao pegar varola. VIRGLIA; feminino de Virglio, significa virgem dando assim a ideia de pureza. o segundo amor de Brs Cubas, apesar de parecer am-lo no deixa sua posio social para se casar com ele. Lobo Neves; h uma dualidade no nome, a mistura de lobo, um bicho feroz, e a neve algo frio. poltico, se casa com Viglia e se revela um homem frio e calculista.

Personagens do livro Quincas Borba

Anda mungkin juga menyukai