Anda di halaman 1dari 17

1 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Introduo

Ao longo deste trabalho, comearemos por fazer uma aluso natureza da concorrncia e a sua relevncia na actividade ecnomica.

Explicarei os conceitos de concorrncia perfeita e imperfeita, bem como monoplio, oligoplio e concorrncia monopolstica.

Sero referidos alguns exemplos de empresas em Portugal para cada estrutura de mercado.

2 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Concorrncia

A concorrncia, escreveu Samuel Johnson, o esforo para conquistar aquilo que, ao mesmo tempo, outro tambm se esfora para conquistar. Adam Smith conclui que a concorrncia no conduziria ao caos, mas a uma ordem social espontnea e produtiva. As suas intuies deram origem economia enquanto cincia. Os economistas passaram dois sculos a tentar vislumbrar as infinitas formas por meio das quais a concorrncia exerce a sua influncia. John Stuart Mill em 1848 afirmou: S por meio do princpio da concorrncia que a economia poltica poder aspirar ao carcter de cincia, algo que continua a ser vlido nos nossos dias. A vida econmica est impregnada de efeitos da concorrncia. Os preos, os salrios, os mtodos de produo, os produtos que so produzidos e as respectivas quantidades, a dimenso e organizao das empresas, a distribuio dos recursos e dos rendimentos dos indivduos resultam todos dos processos de concorrncia. As empresas pretendem alcanar o mximo de receitas possveis, tomando em linha de conta a disposio dos seus clientes para pagarem e a ameaa de uma oferta mais baixa por parte de outras empresas rivais. Os clientes querem pagar o menos possvel, tendo em conta que os clientes rivais podero pagar mais. Esta concorrncia dos dois lados estabelece, uma vez mais, o preo de equilbrio de mercado.

Esse preo representa o preo mais baixo que os compradores tm de pagar e o preo mais alto que os vendedores podem receber, sem que nenhum deles
3 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

seja ultrapassado pela concorrncia. Este processo concorrencial estabelece o preo de todos os recursos produtivos. Ao mesmo tempo que fixa os preos do mercado, esta concorrncia determina tambm os rendimentos e a distribuio dos bens. Por exemplo, o baixo salrio auferido por um condutor de autocarro proporciona-lhe um rendimento relativamente baixo para ir ao mercado comprar bens de consumo. O elevado salrio ganho por um neurocirurgio d-lhe um rendimento relativamente elevado para adquirir bens. Naturalmente, um neurocirurgio poder comprar uma maior quantidade de bens do que um padre ou um condutor de autocarros. A concorrncia funciona como o engodo da vida econmica. Se um trabalhador no cumpre a funo que lhe compete, o seu empregador substituio. Se o empregador no trata o empregado como tratariam outros empregadores, o empregado despede-se e vai procurar trabalho noutro lado. Se um industrial no gere o seu negcio de modo eficiente, os clientes procuraro outro stio onde possam encontrar melhor servio ao mesmo preo, ou servio igual a preo mais baixo. O engodo da concorrncia de mercado bem sucedida assume a forma de lucro. Atravs da introduo de novos bens, de novas tecnologias ou de novas formas de organizao, ou atravs de descobertas de novos mercados ou de novas fontes de matrias-primas, os empresrios podero obter lucros. O lucro gera ateno, criatividade, capacidade de anlise e de riscos. De forma

equivalente, os trabalhadores com melhor desempenho profissional, se tudo o resto se mantiver igual, conquistaro maiores aumentos e mais promoes. A concorrncia no uma criao, nem sequer um produto secundrio, de um sistema de mercado ou capitalista. A concorrncia existe em todo o lado na natureza e em todos os sistemas econmicos.

4 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Independentemente da importncia da concorrncia para a vida econmica moderna, no representa a totalidade da actividade econmica. A moderna economia de mercado tanto um sistema de concorrncia como de cooperao. No interior da famlia e no interior da empresa, entre o cliente e o fornecedor, temos de cooperar de modo a alcanar os nossos fins. E esta cooperao to vital como a concorrncia para economia produtiva. A diferena que separa os sistemas sociais no reside na presena ou no da concorrncia. Uma das diferenas sim, o tipo de concorrncia que os diferentes sistemas pem em marcha.

Concorrncia Perfeita A Concorrncia Perfeita corresponde a uma situao de mercado limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor tm poder suficiente para influenciar o preo ou a quantidade transaccionada. Para que tal situao exista necessrio que se verifiquem determinadas condies,

nomeadamente:

a) Existncia de grande nmero de compradores e de vendedores actuando isoladamente, que se comparado ao tamanho do mercado, nenhum deles consegue influenciar no preo. Assim, os preos dos produtos so fixados uniformemente no mercado; b) Os produtos so homogneos, isto , so substitutos perfeitos entre si; dessa forma no pode haver preos diferentes no mercado. Os compradores so indiferentes em relao s empresas (vendedores) no momento de adquirir o produto; c) Transparncia de mercado, ou seja, existe completa informao e conhecimento sobre o preo do produto. Assim, nenhum vendedor colocar o seu produto no mercado por um preo inferior ao do concorrente; da mesma

5 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

forma, os consumidores no estariam dispostos a pagar um preo superior ao vigente.

d) Livre mobilidade. A entrada e sada de empresas no mercado so totalmente livres, no existindo barreiras legais e econmicas. Isso permite que empresas menos eficientes saiam do mercado e que nele entrem empresas mais eficientes. Nestas condies, cada uma das empresas concorrentes enfrenta uma curva da procura horizontal, ou seja, perfeitamente elstica , no existindo, por isso, qualquer incentivo para praticar um preo diferente do preo de mercado. De facto, se uma empresa individualmente praticar um preo mais elevado do que o preo de mercado, perder imediatamente toda a procura que lhe dirigida pois os produtos e servios so perfeitamente homogneos e os consumidores tm informao perfeita sobre a oferta existente; por outro lado, se a empresa decidir praticar um preo mais baixo do que o preo de mercado tambm no resistir muito tempo pois, numa situao de concorrncia perfeita, o preo de mercado corresponde a uma situao de lucro econmico nulo, pelo que um preo mais baixo originar uma acumulao de prejuzos no sustentveis no longo prazo.

Mercados concorrncias perfeitos devem satisfazer trs condies antes de serem considerados socialmente ptimos: - Primeiro, no dever registar-se qualquer forma de concorrncia imperfeita no dever existir nenhum produtor com capacidade de influenciar o preo de produo. - Segundo, no dever verificar-se qualquer tipo de externalidades processos em que uma empresa impe custos ou benefcios sociais, sem que a parte afectada seja compensada ou pague por esses benefcios.
6 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

- Por fim, necessrio que a distribuio de votos monetrios corresponda ao conceito de justia da sociedade. A determinao dos preos pela via comercial no suficiente para assegurar que a repartio dos rendimentos e dos consumos seja eticamente apropriada. Para que tal acontea, so necessrios impostos e transferncias. Depois disso, a determinao concorrencial dos preos poder preencher a sua funo de afectar eficientemente os rendimentos repartidos de forma justa. A concorrncia perfeita o ideal da economia dos nossos dias: muito procurada, raramente encontrada. Quando o consumidor compra um automvel Ford ou Toyota, hambrgueres da McDonalds ou da Burger King, computadores da IBM ou da Apple, est a lidar com empresas suficientemente grandes para influenciarem o preo de mercado. De facto, na economia, a maioria dos mercados dominada por uma mo cheia de grandes empresas.

Actualmente no existe mercado tipicamente de concorrncia perfeita. O mercado da concorrncia perfeita o sonho ideal dos economistas liberais.

Bem-vindo ao mundo em que vivemos, o mundo da concorrncia imperfeita.

Concorrncia Imperfeita Se uma empresa pode influenciar significativamente o preo de mercado dos bens que produz, ento a empresa classificada como um concorrente imperfeito. Uma situao de Concorrncia Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que no se verifica a concorrncia perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preo de mercado. So exemplos de situaes de concorrncia imperfeita os monoplios, oligoplios e concorrncia monopolstica.

7 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

A concorrncia imperfeita no implica que uma empresa tenha o controlo absoluto sobre o preo dos seus produtos. Considere o mercado das bebidas com cola, em que a Coca-Cola e a Pepsi em conjunto detm grande parte da quota de mercado e onde se verifica claramente a existncia de concorrncia imperfeita. Se o preo mdio das gasosas dos outros produtores do mercado for de 60 cntimos, para a Pepsi possvel fixar o preo em 55 ou 65 cntimos e continuar a ser uma empresa vivel. A empresa dificilmente poder fixar o preo a 30 euros ou a 5 cntimos a lata, pois com esses preos seria eliminada do sector. Vemos ento que um concorrente imperfeito tem algum poder discricionrio sobre os seus preos, embora no se trate de um poder total. Os concorrentes imperfeitos lutam com frequncia vigorosamente para aumentarem as suas quotas de mercado. A rivalidade engloba uma ampla variedade de comportamentos, desde a publicidade, que tenta deslocar a curva da procura, at ao desenvolvimento da qualidade dos produtos.

Monoplio

At que nvel de imperfeio pode a concorrncia imperfeita chegar?

O Monoplio o caso extremo de estrutura clssica bsica. Situao de um mercado em que no existe concorrncia na oferta. O sector constitudo por uma nica empresa, porque existe um nico produtor que realiza toda a produo, ou seja, situao em que uma empresa domina sozinha a produo ou comrcio de uma matria-prima, produto ou servio e que, por isso,pode estabelecer o preo vontade. Nessa estrutura de mercado existe concorrncia entre os consumidores. A empresa produz um produto para o qual no existe substituto prximo. H presena de barreiras entrada de novas empresas, ou seja, necessrio manter os potenciais concorrentes afastados.
8 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Estes obstculos podem ser administrados pelo monopolista atravs de: a) Controle sobre o fornecimento da matria prima; b) Barreiras legais como registros de patentes; c) Licenas e concesses governamentais e outros.

importante ressaltar que, em muitas circunstncias, a estrutura mais apropriada para a produo de certos bens e servios como nos monoplios governamentais (Correios, Lotarias). A legislao da maioria dos pases probe o monoplio, com excepo dos exercidos pelo Estado, geralmente em produtos e servios estratgicos. O monoplio puro uma construco terica, porque, na prtica, ele no existe. Podemos fazer referncia ao exemplo de uma companhia farmacutica que, eventualmente, descubra um novo medicamento maravilhoso, a qual seria quase que automaticamente protegida por uma patente que lhe daria o controlo monopolstico sobre esse medicamento durante um certo nmero de anos.

Uma segunda situao acontece quando se verificam economias de escala associadas grande dimenso das empresas, que podem, simplesmente, produzir com custos inferiores e, consequentemente, vender mais barato que os seus concorrentes, de modo a que estes fiquem sem possibilidade de sobrevivncia. Assim, sempre que se verificam economias de escala significativas, tem-se necessariamente poucos ou um nico produtor, que detm ou detm um monoplio natural. Alm das barreiras entrada impostas legalmente ou naturalmente, tambm existem barreiras econmicas. Em algumas indstrias os custos de entrada no mercado podem simplesmente ser muito elevados. Considere-se por exemplo o caso das companhias distribuidoras de electricidade, gua ou

telecomunicaes em Portugal. O custo de conceber uma nova linha de distribuio de gua, electricidade ou de telecomunicaes elevado e no h garantias de sucesso, uma vez que os actuais circuitos de distribuio destes
9 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

servios tm capacidade e qualidade suficiente para abastecer correcta e convenientemente todo o territrio nacional. Nestes casos existe, de facto, um nico vendedor de um servio sem substitutos prximos. Mas na economia actual, altamente concorrencial, mesmo os monopolistas tm de se confrontar com a concorrncia.

A companhia farmacutica descobrir que uma rival produz um medicamento semelhante; as companhias de telefones que eram monopolistas h uma dcada defrontam-se com os telemveis. No longo prazo, nenhum monopolista se encontra completamente livre de ser atacado por concorrentes.

Oligoplio O termo oligoplio significa pouco vendedores. Poucos, neste contexto, podem ser 2, 5 ou 10 empresas, produzindo produtos que so substitutos prximos entre si. Pode tambm ser caracterizado como sendo uma indstria em que h grande nmero de empresas, mas poucas dominam o mercado. Um exemplo a indstria de bebidas. Para acontecer o oligoplio so necessrios os seguintes elementos: a) Existncia de poucas empresas. Pode ter duas, trs, doze ou mais firmas, dependendo da natureza do mercado. Entretanto o nmero deve ser pequeno, de tal forma que as empresas levem em considerao e dominem as decises quanto ao preo e produo da outras.

A noo fundamental subjacente ao oligoplio a da interdependncia econmica, ou seja, as decises sobre o preo e a produo de equilbrio so interdependentes, porque a deciso de um vendedor influncia o

comportamento econmico dos outros vendedores.

b) Produto homogneo ou diferenciado. Quando o oligoplio oferece produtos homogneos (substitutos perfeitos entre si) ele considerado Oligoplio Puro
10 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

(indstria do cimento, ao etc). Caso contrrio ser considerado Oligoplio diferenciado (indstria automobilstica). As firmas oligopolistas concorrem com base na qualidade, design do produto, servio ao cliente, propaganda etc. c) Presena de barreira para entrada de novas firmas. exercida com o controle de matrias-primas, registo de patentes etc.. O modelo duoplio caracterizado por apenas duas empresas produtoras ou vendedoras no mercado. O aspecto importante do oligoplio o de que cada empresa, individualmente, pode influenciar o preo de mercado. Os oligopolistas pertencem a duas categorias. Em primeiro lugar, um oligopolista pode ser um dos pouco produtores que produzem um bem idntico (ou quase). Assim, se o ao de A, que abastece a rea de Lisboa, muito semelhante ao de B, ento, a reduo dos preos de B far com que os consumidores abandonem A e passem a comprar B. Nem A nem B podero chamar-se monopolistas. Contudo, se o nmero de vendedores for pequeno, cada um deles pode ter um efeito considervel sobre o preo de mercado. Outro exemplo poderia ser a propsito dos voos entre Lisboa e outras cidades, feitos por qualquer uma das poucas companhias areas que asseguram esta ligao. Actualmente, depois de terem sido liberalizadas as tarifas areas, verificam-se guerras peridicas de preos, em que cada companhia prope preos mais baixos que os concorrentes, na tentativa de ampliar a sua quota de mercado.

A segunda espcie de oligoplio caracterizada pela existncia de poucos vendedores que vendem produtos diferenciados. A indstria automvel dos Estados Unidos constitui um exemplo: ela dominada por trs ou quatros
11 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

produtores. Mas os Fords, os Chevrolets, os Toyotas e os Hondas so produtos de certo modo diferenciados, devendo ainda suportar a concorrncia de outras empresas mais pequenas, como a Fiat, a Chrysler e a Volvo. A Kodak e a Polaroid tambm lutam pela partilha do mercado de mquinas fotogrficas. Em Portugal temos o caso das empresas de telecomunicaes: Vodafone, TMN e Optimus

Oligoplio com conluio O caso mais simples de oligoplio acontece quando todos os concorrentes vendem produtos similares e reconhecem que esto todos no mesmo mercado. Neste caso, os oligopolistas reconhecero facilmente a sua mtua interdependncia acabando por concluir que tm de fixar os mesmos preos e que a vantagem inicial que obtm ao reduzir os preos ser perdida quando o outro obrigado, por sua vez, a reduzir os seus preos. Nesse caso as empresas podem procurar uma soluo cooperativa, ou seja, um oligoplio de conluio. O conluio ilegal e as empresas podem fazer batota com os outros membros do conluio, reduzindo os seus preos a clientes seleccionados e aumentando deste modo a sua quota de mercado. Alm do mais, quando a confiana entre os concorrentes se quebra extraordinariamente difcil restabelec-la, sendo possvel que permanea um comportamento de no conluio.

Concorrncia Monopolstica No outro extremo do espectro dos oligoplios de conluio est a concorrncia monopolstica. Concorrncia Monopolstica uma forma de concorrncia imperfeita e corresponde a uma situao em que existem numerosas empresas no mercado mas que oferecem produtos ou servios no totalmente homogneos e, por isso, no totalmente substituveis. Numa situao deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preo dos seus prprios produtos ou servios. De facto, no seu produto particular, diferenciado
12 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

dos produtos dos restantes concorrentes, cada empresa funciona como um pequeno monoplio - a maior ou menor proximidade de uma situao de monoplio depende do grau de diferenciao (e portanto do grau de substituio) existente entre os diferentes produtos oferecidos: se esse grau de substituio reduzido, a concorrncia ser maior e est-se mais prximo da concorrncia perfeita; se o grau de substituio elevado, a concorrncia ser mais reduzida e est-se mais prximo de uma situao de monoplio. A concorrncia monopolstica muito comum observe-se as prateleiras dos supermercados, onde encontramos uma estonteante variedade de diferentes marcas de cereais para pequeno-almoo, champ e alimentos congelados. Para a nossa anlise o ponto importante que a diferenciao do produto significa que cada vendedor tem alguma liberdade para aumentar ou baixar os preos, mais do que num mercado perfeitamente concorrencial. Esta anlise tem um bom exemplo na indstria de computadores pessoais. A princpio, alguns fabricantes de computadores, como a Apple e a Compaq, realizaram lucros elevados. Mas verificou-se que a indstria de computadores pessoais tinha fracas barreiras entrada e numerosas pequenas empresas entraram no mercado. Actualmente, h dezenas de empresas, cada uma com uma pequena quota de mercado de computadores, mas sem lucros que recompensem o seu esforo.

A reduo do nmero de concorrentes monopolsticos, ainda que s diminu os custos, poderia muito bem reduzir o bem-estar do consumidor por diminuir a diversidade dos bens e servios disponveis. O mercado dos restaurantes tem as caractersticas da concorrncia monopolstica. Em cada grande cidade existem milhares de restaurantes com grande variedade de comidas, preos, ou servios. A entrada (e sada) no mercado fcil, e frequente a publicidade reforando alguma diferenciao.

13 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Na prtica verifica-se uma sobreposio de todas estas diversas categorias de estruturas de mercado. Dispem-se escalonadamente desde a concorrncia perfeita, passando, em seguida, pelo caso de um grande nmero de vendedores diferenciados e pelas duas espcies de oligoplio, at se chegar, finalmente, ao caso limite do monoplio.

Teoria dos Jogos Em economia, a teoria dos jogos procura encontrar estratgias racionais em situaes em que o resultado depende no s da estratgia prpria de um agente e das condies de mercado, mas tambm das estratgias escolhidas por outros agentes que possivelmente tm estratgias diferentes ou objectivos comuns.

Os resultados da teoria dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento como a aspectos significativos da vida em sociedade. Um exemplo deste ltimo tipo de aplicaes o Dilema do prisioneiro (esse jogo teve sua primeira anlise no ano de 1953) popularizado pelo matemtico Albert W. Tucker, e que tem muitas implicaes no estudo da cooperao entre indivduos.

Os bilogos utilizam a teoria dos jogos para compreender e prever o desfecho da evoluo de certas espcies. Esta aplicao da teoria dos jogos teoria da evoluo produziu conceitos to importantes como o conceito de Estratgia Evolucionariamente Estvel, introduzida pelo bilogo John Maynard Smith no seu ensaio Game Theory and the Evolution of Fighting.

Regulao econmica da concorrncia

Quando

alguns produtores

detm excessivo

poder

de

mercado,

os

consumidores so fortemente penalizados, pelo que deve haver mecanismos de controlo e limitao do poder de mercado.
14 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Esses mecanismos so normalmente exercidos por entidades criadas para o efeito, que monitorizam e regulam a actividade de determinados sectores.

As entidades reguladoras so organismos que tm como atribuies o acompanhamento de um determinado sector de actividade regulando os interesses. Em Portugal h vrias entidades reguladoras, tais como a autoridade da concorrncia, autoridade nacional das comunicaes, autoridade de segurana econmica e alimentar (ASAE), Banco de Portugal, Entidade Reguladora da Sade, Turismo de Portugal, Comisso de Mercado de Valores Mobilirios, etc. Quando a estrutura de mercado de concorrncia imperfeita, as empresas tm algum controlo sobre o preo de mercado.

Os governos podem regular estas empresas, especialmente os monoplios e limitar o aumento dos preos das empresas reguladas.

A regulao econmica da concorrncia imperfeita (em particular nos monoplios) tem os seguintes instrumentos:

oFixao de preos mximos (price caps): O governo considera que o preo de equilbrio demasiado elevado e por isso fixa um preo mximo, sendo sempre menor do que o preo de equilbrio.

oPreos Rasmey dividem-se em: - Preo regulado: o governo fixa o preo do monopolista igual ao custo mdio. - Preo ideal regulado: o governa fixa o preo do monopolista igual ao custo marginal. Esta poltica aplicada desde que isto no implique prejuzo para o monopolista

15 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Concluso

Na prtica verifica-se uma sobreposio de todas estas diversas categorias de estruturas de mercado. Dispem-se escalonadamente desde a concorrncia perfeita, passando, em seguida, pelo caso de um grande nmero de vendedores diferenciados e pelas duas espcies de oligoplio, at se chegar, finalmente, ao caso limite do monoplio.

16 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Bibliografia PINTO, Antnio Mendona. Poltica Econmica, 1. edio, Novembro de 1999 Principia, Publicaes Universitrias e Cientficas. WONNACOTT, Paul e Ronald. Economia, 2 edio Makron Books do Brasil Editora Ltda. NEVES, Joo Csar e HENDERSON, David R. Enciclopdia da Economia, 1 edio, Junho de 2000 Principia, Publicaes Universitrias e Cientficas. SAMUELSON, Paul A. e NORDHAUS, William D. Economia, 16. edio, Julho de 1999 McGraw Hill de Portugal Lda GADELHA, Srgio Ricardo de Brito - A Teoria dos Jogos e sua Aplicao em Economia - maio 3, 2007 NUNES, Paulo - Economista, Professor e Consultor de Empresas Blog - Data de criao: 14/09/2007 Prof. Garcia- Apostila Economia / Agosto 2008 JOS, Filipe Economia Politica I SANTANA E SILVA, A.M O Poder de Mercado e os seus limites www.wikipdia.pt

17 Curso Direito / 1 Ano Turma N Claudia Vidal Monica Mendona

Anda mungkin juga menyukai