Anda di halaman 1dari 9

Guia Didtico do Professor

Animao Ligaes Inicas

Ligaes qumicas

Qumica 3 Srie | Ensino Mdio

CONTEDOS DIGITAIS MULTIMDIA

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Coordenao Didtico-Pedaggica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redao Camila Welikson Reviso Alessandra Muylaert Archer Projeto Grfico Eduardo Dantas Diagramao Isabela La Croix Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Objetivo geral: Produo Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Realizao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio da Educao Entender a formao das ligaes inicas.

Objetivos especficos: Ligaes qumicas inicas; Identificar como ocorrem as ligaes qumicas inicas; Compreender que as ligaes qumicas ocorrem quando os tomos interagem; Reconhecer como so formados os ons; Compreender como so formados os ctions e os nions; Resumir a Teoria do Octeto; Reconhecer como formado o sal de cozinha.

Animao (Software) Tema: Ligaes Inicas rea de aprendizagem: Qumica Contedo: Ligaes qumicas Conceitos envolvidos: ligaes qumicas, ligaes inicas, estrutura dos tomos, Teoria do Octeto, ons, ctions, nions e eletronegatividade. Pblico-alvo: 3 srie do Ensino Mdio

Pr-requisitos: No h pr-requisitos.

Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos) ser suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

A animao Ligaes Inicas um software que foi desenvolvido para que voc possa, na sala de computadores, explorar de forma ldica e atraente o tema Ligaes Qumicas com a sua turma. Como ferramenta de auxlio, voc tem em suas mos este guia didtico, concebido para que o tema em questo seja trabalhado da melhor forma possvel. Lembre-se que o assunto deve ser abordado respeitando o ritmo e a capacidade dos alunos, portanto, seu dever definir a forma mais apropriada de utilizao deste recurso, uma vez que voc quem melhor conhece a turma e suas limitaes. Ao longo do guia, voc encontrar, alm de orientaes gerais, sugestes de leituras e sites que serviro como material complementar. No entanto, cabe a voc aprofundar as pesquisas sobre o tema, por isso, se achar necessrio, busque informaes atualizadas. Isso certamente contribuir para o planejamento e desenvolvimento de aulas mais interessantes.

Nunca deixe seus alunos sozinhos, evitando, dessa forma, a sensao de que esse tipo de aula serve apenas como passatempo. Verifique a disponibilidade da sala de computadores e lembre-se de verificar, tambm, se os computadores possuem os requisitos tcnicos para a utilizao do software: Sistema operacional Windows, Macintosh ou Linux.

Um navegador Web (Browser) que possua os seguintes recursos: Plug-in Adobe Flash Player 8 ou superior instalado; Recurso de Javascript habilitado pelo navegador.

professor!
Crie e administre situaes para que seus alunos expliquem, justifiquem, argumentem e exponham suas ideias!

Animao | Ligaes qumicas | Ligaes Inicas

Introduo

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

dica!
Sugira para os alunos a leitura do texto Metais, No Metais, Ligaes Inicas e Ligaes Covalentes, LUZ, Luiz Molina, do site Mundo Vestibular. O texto apresenta uma analogia bem humorada entre as ligaes qumicas e o compartilhamento de uma bicicleta comprada em sociedade. Disponvel em http://www. mundovestibular.com.br/ articles/3614/1/METAISNAO-METAIS-LIGACOES-IONICAS-E-LIGACOES-COVALENTES/ Paacutegina1.html.

1.

Apresentao do Tema
Para iniciar esta aula, escreva o alfabeto no quadro de giz e pergunte para a turma o que est escrito ali. Eles, certamente, respondero que o alfabeto. Em seguida, escreva algumas palavras e pergunte o que est escrito ali. Evidentemente, respondero que so palavras. Explique, ento, que do mesmo jeito que as letras formam palavras, as redes de tomos organizados atravs de ligaes qumicas formam as coisas, da comida a inmeros objetos como os lpis e as cadeiras. Pergunte se eles j haviam parado para pensar no assunto. Diga que as ligaes qumicas so importantes, porque assim que a natureza constri tudo o que est ao nosso redor. Explique, ento, que existem as ligaes qumicas covalentes e inicas e que nesta aula eles iro aprender sobre as ligaes inicas.

2.

Atividades Na sala de computadores


Interao ou isolamento dos tomos
Deixe que seus alunos assistam primeira tela da animao e explique que as ligaes qumicas permitem a formao de tudo o que est ao nosso redor, desde os alimentos at o combustvel. Reforce o que apresentado na animao: a interao entre os tomos provoca a ocorrncia de ligaes qumicas, e o isolamento dos tomos impede que isso ocorra. Sugira que observem com ateno as imagens mostradas na animao.

interao entre os tomos: ligaes qumicas

tomos isolados: ausncia de ligaes qumicas

interao entre os tomos: ligaes qumicas

tomos isolados: ausncia de ligaes qumicas

Antes que eles avancem, pergunte se sabem como acontece a interao entre os tomos. Deixe que eles deem suas opinies. Diga, ento, que para entender como isso ocorre importante conhecer bem a estrutura dos tomos.

Formao de ons (ctions e nions)


Deixe que seus alunos vejam o que apresentado na tela 3. Neste momento, a animao explica a formao de ons e explica ainda o que so ctions e nions. Pergunte se existe alguma dvida e, se for preciso, destaque a imagem das balanas com prtons e eltrons para explicar como so formados os ctions e nions.

Para ensinar importante saber o que os alunos pensam. Alguns autores pesquisaram as ideias dos alunos sobre a formao dos ons. Para abordar este assunto em aula, vale a pena conhecer esse trabalho, intitulado Estrutura Atmica e Formao dos ons: Uma Anlise das Ideias dos Alunos do 3 Ano do Ensino Mdio, de FRANA, Angella da Cruz Guerra, MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro e CARMO, Miriam Possar do. Qumica Nova na Escola, vol. 31, no 4, novembro de 2009, p. 275-282. Disponvel em http://qnesc.sbq.org.br/ online/qnesc31_4/10AF-6008.pdf

Animao | Ligaes qumicas | Ligaes Inicas

Pea que eles prossigam com a animao. Deixe que leiam as informaes da tela 2 e, se for preciso, explique detalhadamente a formao de um tomo, utilizando a imagem em que aparece o ncleo (composto por nutrons e prtons) e a eletrosfera (composta por eltrons).

mais detalhes!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

dica!
Sugira para os seus alunos a leitura do texto Algumas Experincias Simples Envolvendo o Princpio de Le Chatelier, de FERREIRA, Luiz Henrique, HARTWIG, Dcio H., ROCHA-FILHO, Romeu C. Qumica Nova na Escola, n 5, maio de 1997, p. 28-31. O texto sugere a realizao de alguns experimentos que envolvem o conceito de ionizao e efeito do on comum. Verifique a possibilidade de realizar esses experimentos na sua escola. Disponvel em: http://qnesc.sbq. org.br/online/qnesc05/ exper1.pdf.

Teoria do Octeto
Uma vez compreendida a formao de ctions e nions, explique o fenmeno da busca pela estabilidade. Lembre que os elementos da natureza esto a todo instante tentando alcanar a estabilidade, e por isso que ocorrem as ligaes qumicas. Explique que a estabilidade uma das caractersticas do ltimo grupo da tabela peridica, formado pelos gases nobres. Eles apresentam oito eltrons em sua camada mais externa exceto o hlio, que estvel com dois eltrons na camada de valncia. Deixe claro que, de forma geral, os outros elementos tentam alcanar essa mesma formao, com oito eltrons nas suas camadas mais externas. Esta a chamada Teoria do Octeto, desenvolvida por Gilbert Lewis. Resumindo, segundo a Teoria do Octeto, os tomos de um mesmo ou diferentes elementos se unem na tentativa de completar sua camada de valncia com oito eltrons. Pea que seus alunos observem o exemplo do sdio e do cloro, apresentado nas telas 4 e 5: ao interagirem, formam o cloreto de sdio, conhecido popularmente como sal de cozinha.

menos eletronegativo

mais eletronegativo

ction

nion

ction

nion

Para ter certeza de que ficou claro o que so as ligaes inicas, pergunte para a turma se eles sabem definir esse tipo de ligao. importante que eles tenham entendido que nas ligaes inicas ocorre transferncia definitiva de eltrons e formao de ons. Esse caso acontece entre metais e no metais. Vale lembrar que somente nesse tipo de ligao a transferncia de eltrons definitiva. H ainda algumas informaes acerca das ligaes inicas importantes de ressaltar. Por exemplo, os tomos com tendncia a perder eltrons so, em geral, metais das famlias IA, IIA e IIIA. J os tomos que recebem eltrons so os ametais das famlias VA, VIA e VIIA. Seria interessante pedir para os alunos olharem a tabela peridica para identificar quem so eles. Lembre tambm que os compostos inicos normalmente so slidos, duros e quebradios e, de forma geral, possuem alto ponto de fuso e ebulio. Antes de finalizar o assunto, reforce a ideia apresentada no final da animao de que a ligao inica nada mais do que a atrao eletrosttica entre ons de cargas opostas. Entretanto, nenhuma ligao 100% inica e, por isso, devemos falar em carter inico da ligao, pois sempre h certo compartilhamento de eltrons entre os ons. Explique que isso fica mais claro ao estudar as ligaes covalentes. Sendo assim, vale a pena dar uma breve explanao sobre as ligaes covalentes. Diga para a turma que nelas h o compartilhamento do par de eltrons em rbita comum, e esse caso acontece entre no metais.

Para uma aula sobre ligaes covalentes, vale a pena utilizar a animao Formao das Ligaes Covalentes. Disponvel em http://web.ccead.puc-rio. br/condigital/software/ objetos/T1-09/T1-09-swa3/Condigital.html.

Animao | Ligaes qumicas | Ligaes Inicas

Ligaes inicas

dica!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

professor!
Lembre-se que a curiosidade e o interesse so os principais motivadores da aprendizagem!

3.
a) b)

Atividades Complementares
Pea que seus alunos pesquisem a formao de determinados compostos e faam sua representao utilizando bolas de isopor, palitos e tinta. Pea que seus alunos, com a ajuda de uma tabela peridica, indiquem o nmero de eltrons da ltima camada de determinados elementos. Pea, ento, que eles digam se o elemento estvel ou no. Apresente diversas ligaes qumicas para seus alunos e pea que eles identifiquem aquelas que so inicas. Pea, ainda, que expliquem o motivo da escolha.

c)

4.

Avaliao
Professor, lembre que a avaliao parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, portanto, ao planejar a conduo de suas aulas, tenha em mente que importante fornecer informaes ao longo de todo o desenvolvimento do tema. Adotando essa estratgia, voc torna vivel, sempre que necessrio, a redefinio dos elementos do planejamento de forma que os objetivos sejam alcanados. A avaliao muito mais do que simplesmente atribuir conceitos e notas. Tente aplicar a chamada avaliao formativa, de modo a reorientar o seu trabalho durante o percurso, tornando as decises, alteraes e reformulaes parte do processo de ensino-aprendizagem. Considere a participao e interesse dos alunos, tanto durante a apresentao do programa quanto nos debates subsequentes. No hesite em retomar o mesmo tema mais de uma vez. Repita as explicaes, caso ache necessrio, at que os objetivos da aula sejam atingidos. Reflita, observando que os momentos de avaliao do grupo constituem, tambm, excelentes oportunidades para avaliar o seu prprio trabalho e os objetivos propostos inicialmente, reformulando e repensando aes futuras.

ANIMAO - SOFTWARE EQUIPE PUC-RIO

Coordenao Geral do Projeto Prcio Augusto Mardini Farias Departamento de Qumica Coordenao de Contedos Ricardo Queiroz Auclio Assistncia Camila Welikson Produo de Contedos PUC-Rio

CCEAD - Coordenao Central de Educao a Distncia Coordenao Geral Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenao de Software Renato Araujo Assistncia de Coordenao de Software Bernardo Pereira Nunes Coordenao de Avaliao e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenao de Produo dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Assistncia de Produo dos Guias do Professor Tito Tortori Redao Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson Gabriel Neves Design Isabela La Croix Romulo Freitas Reviso Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson

Anda mungkin juga menyukai