Anda di halaman 1dari 15

CONTEUDO PROGRAMTICO DAS PROVAS

BIOLOGIA
Parte I Clula - Origem e caractersticas gerais das clulas procariticas e eucariticas. - Componentes qumicos: importncia funcional das substncias qumicas para a manuteno da homeostase. - Clula animal e vegetal: organizao, metabolismo, funes e interaes entre estruturas e organelas celulares. - Fundamentos de citogentica: cdigo gentico, genes e cromossomas. - Reproduo celular: mitose e meiose. Parte II Tecidos - Conceitos estrutural e funcional. - Origem embrionria dos tecidos. - Principais tipos, caractersticas e funes dos tecidos animais e vegetais. Parte III Seres Vivos - Caractersticas gerais. - Variedade dos seres vivos: sistema de classificao em 5 reinos, categorias taxonmicas, conceito de espcie e regras de nomenclatura. - Caractersticas gerais dos principais grupos: Vrus, Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. - Doenas infecto-parasitrias: principais endemias do Brasil e medidas preventivas em sade pblica. Parte IV Fisiologia Animal e Vegetal - Respirao e trocas gasosas - Circulao: transporte de gases e nutrientes. - Nutrio: nutrientes, digesto e absoro; doenas carenciais. - Excreo. - Sistemas de sustentao e locomoo. - Mecanismos de integrao: nervoso e endcrino; respostas aos estmulos ambientais. - Reproduo: assexuada e sexuada. - Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade e vacinas. Parte V Gentica - Conceitos bsicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade - Mendelismo e Neomendelismo: mono e diibridismo, polialelia, interao gnica e herana ligada ao sexo. - Anomalias cromossmicas. - Noes de engenharia gentica: clonagem, seres transgnicos e terapia gnica. Parte VI Evoluo - Principais teorias e evidncias do processo evolutivo. - Fontes de variabilidade gentica: mutao e recombinao gnica. - Seleo natural e artificial. - Mecanismos evolutivos. Parte VII Ecologia - Fluxo de energia e matria na biosfera.

- Relaes ecolgicas nos ecossistemas: estudos das comunidades e sucesso ecolgica. - Ciclos biogeoqumicos. - Poluio e desequilbrio ecolgico: conservao e preservao da natureza.

FSICA Orientao geral


O estudo da Fsica muito instigante e desafiador, abrangendo fenmenos do micro ao macrocosmo. Para desenvolv-lo, necessria a afinidade com uma srie de requisitos: curiosidade em entender como funcionam os mais variados dispositivos; criatividade para criar recursos que facilitem a aprendizagem da disciplina nos diversos nveis de ensino; interesse por saber a origem e as causas dos fenmenos fsicos, perpassando, assim, o entendimento de como as teorias e conceitos hoje existentes evoluram ao longo do tempo; acima de tudo, conscincia de que o conhecimento de uma cincia uma busca constante de respostas para um nmero cada vez maior de perguntas. As questes de , anlise e aplicao dos conceitos fsicos visando a avaliar o domnio de conhecimentosFsica sero elaboradas dando nfase compreenso fundamentais que permitam entender os fenmenos fsicos que ocorrem na natureza e no cotidiano, bem como a preparao do candidato para desenvolver estudos mais aprofundados dessa rea do conhecimento. Tanto quanto possvel, sero evitadas as questes de memorizao. As aplicaes numricas aparecero em casos fundamentais para a interpretao fsica dos fenmenos.

Programa
Parte I Grandezas Fsicas: Medidas e Relaes - Identificao das grandezas relevantes e mensurveis, de natureza escalar ou vetorial: operaes entre essas grandezas. - Sistemas coerentes de unidades: Sistema Internacional. - Inter-relaes entre grandezas: leis fsicas. - Anlise dimensional das grandezas fsicas. Parte II Mecnica da Partcula - Conceito de partcula. - Cinemtica escalar e vetorial. - Conceitos de massa e de fora; considera-se a identidade entre massas inercial e gravitacional. - Referencial inercial: foras que agem sobre uma partcula; composio de foras. - As leis de Newton. - Momento linear, impulso e conservao do momento linear: aplicaes em colises unidimensionais. - Interao gravitacional: Lei da Gravitao Universal, queda dos corpos e movimento dos projteis em um campo gravitacional uniforme; movimento dos planetas e dos satlites em rbitas circulares. - Trabalho de uma fora constante. - Energia cintica, energia potencial gravitacional e energia potencial elstica: teorema do trabalhoenergia. - Conceito de fora conservativa: aplicaes no caso de foras elstica e gravitacional. - Energia mecnica e sua conservao em sistemas onde s realizam trabalho as foras conservativas: potncia de uma fora. Parte III Sistemas de muitas Partculas (slidos, lquidos e gases) - Centro de massa de um slido. - Esttica de slido: momento esttico de uma fora; momento esttico resultante; condies de equilbrio de um corpo rgido. - Massa especfica: densidade. - Conceito de presso. - Lquido em equilbrio no campo gravitacional uniforme: Lei de Stevin; Princpios de Pascal e de Arquimedes. - Equilbrio dos corpos flutuantes. - Esttica dos gases perfeitos: processos quasiestticos ou reversveis (isotrmico, isobrico, isomtrico); equao de estado dos gases perfeitos. - Atmosfera terrestre: presso atmosfrica. - Equilbrio trmico e lei zero da Termodinmica: conceito macroscpico de temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrrias.

- Dilatao trmica dos lquidos e slidos (tratamento qualitativo). - Calorimetria: calor especfico, mudanas de estados fsicos, calor latente de mudanas de estado e influncia da presso na mudana de estado.

20

- Transformao de energia mecnica em calor pelas foras de atrito (tratamento fenomenolgico e macroscpico). - Princpio geral da conservao da energia: calor e trabalhos envolvidos nos processos termodinmicos e energia interna de um gs perfeito; 1a lei da termodinmica; anlise energtica dos processos isobrico, isotrmico, isomtrico e adiabtico. Parte IV Fenmenos Ondulatrios ptica - Onda: conceito; classificao quanto natureza e quanto vibrao. - Propagao de uma onda peridica num meio no-dispersivo: elemento da onda e equao fundamental. - Propagao de um pulso em um meio no-dispersivo unidimensional: reflexo, refrao e superposio. - Princpio da Superposio: aplicaes com ondas senoidais; ondas estacionrias. - Ondas em mais de uma dimenso: ondas na superfcie de um lquido; aplicaes simples com ondas sonoras; reflexo e refrao de ondas planas. - Difrao (abordagem qualitativa). - Modelo ondulatrio da luz: luz branca; disperso; luz monocromtica; velocidade de propagao; ndice de refrao de um meio. - ptica geomtrica: hipteses fundamentais; raio luminoso; leis da reflexo e da refrao; reflexo total; objetos e imagens reais e virtuais em espelhos planos e esfricos e em lentes delgadas (aproximao de Gauss). - Instrumentos pticos simples: cmara escura, projetor de slide, mquina fotogrfica, lupa, luneta, microscpio e telescpio; ptica do olho humano. Parte V Eletricidade e Magnetismo - Cargas elementares: eltron, prton e nutron. - Condutores e isolantes. - Processos de eletrizao e Lei de Coulomb. - Campo e potencial eltricos associados a uma carga pontual: Princpio da Superposio. - Campo eltrico uniforme: superfcies eqipotenciais; diferena de potencial entre dois pontos do espao; movimento de uma carga neste campo. - Circuitos eltricos elementares: resistores lineares; lei de Ohm; associaes de resistores em srie e em paralelo; energia e potncia; efeito Joule; lei de Joule; geradores; valores de corrente eltrica em diferentes trechos; leituras em ampermetro e voltmetro ideais; fusveis. - Fora magntica sobre uma carga pontual: campo magntico; campo magntico de um m e da Terra; bssola.

GEOGRAFIA Orientao geral


Parte I A Produo do Espao - A relao sociedade / natureza no processo de produo do espao: a importncia especfica das principais formas e estruturas do relevo terrestre, dos grandes conjuntos climato-botnicos e das guas ocenicas e continentais no processo de produo do espao geogrfico. - O uso humano da Natureza na produo do espao geogrfico: recursos naturais e o aproveitamento socioeconmico; apropriao social e transformaes ecolgico-territoriais; a produo/reproduo do meio ambiente como ao humana; estratgias de uso, conservao e recuperao das condies ambientais.

- A circulao e a organizao do espao: os transportes na construo de redes de circulao espacial da produo e do consumo e entre locais de moradia e de trabalho; o setor de servios na urbanizao e sua importncia na absoro de mo-de-obra; o capital financeiro e sua rede espacial. Parte II Espao Mundial - Desenvolvimento do Capitalismo e suas implicaes na lgica de organizao do espao geogrfico mundial: o processo desenvolvimento/ subdesenvolvimento e seus indicadores; diviso internacional do trabalho e suas transformaes; fluxos comerciais e financeiros. - As transformaes do espao geogrfico mundial e a regionalizao do mundo atual: as relaes de poder entre os pases; processo de globalizao da economia; os blocos poltico-econmicos e suas especificidades; o papel do Estado e dos agentes internacionais: organizaes mundiais e grandes conglomerados; as disputas geopolticas da atualidade; os conflitos tnicos e a questo das nacionalidades. - O processo de industrializao: seus impactos na organizao da economia e da sociedade; fatores responsveis pela localizao industrial; distribuio espacial da indstria e concentrao financeira da economia industrial; a industrializao original e a industrializao dependente; o desenvolvimento tcnico-cientfico e suas implicaes socioeconmicas; desenvolvimento dos transportes, dos meios de comunicao e os novos padres de organizao do espao industrial. - O espao urbano industrial: a urbanizao, redes urbanas e a estrutura interna das cidades; o processo de metropolizao e problemas urbanos; a terceirizao da economia urbana e suas implicaes; impactos ambientais decorrentes das atividades urbanas. - O espao agrrio: as diferentes formas de organizao da produo agropecuria; processo de modernizao e industrializao do campo; a influncia dos elementos naturais no desempenho das atividades rurais; transformaes nas relaes cidade-campo/ urbano-rural; a produo agrcola e os aspectos poltico-econmicos de sua distribuio; impactos ambientais decorrentes das atividades rurais. - A populao mundial: indicadores socioeconmicos; crescimento e transio demogrfica; teorias populacionais; estrutura etria; os setores de atividade econmica e a distribuio da populao; movimentos migratrios e seus impactos. - O espao das contradies socioeconmicas: o papel da acumulao de capital e do Estado no processo de ordenao do territrio. - Industrializao e acumulao de capital: da produo manufatureira aos grandes complexos fabris modernos; processo de industrializao e suas repercusses na organizao sociopoltica; fatores geogrficos responsveis pela localizao industrial; concentrao espacial da economia poltica capitalista. - Ao do Estado: planejamento socioeconmico e interveno no espao; especificidades nos mundos capitalista e socialista. - Grandes conjuntos socioeconmicos do mundo contemporneo: questes atuais. Parte III O Espao Brasileiro - A escala nacional da produo do espao capitalista mundial: as formas espaciais da insero do espao brasileiro na diviso internacional do trabalho; diviso regional do trabalho; relaes inter e intra-regionais; as relaes com o mercado mundial, a integrao ao processo de mundializao das relaes capitalistas de produo. - A industrializao na produo do espao: industrializao e aprofundamento das desigualdades socioespaciais; fatores responsveis pela localizao geogrfica das indstrias; concentrao espacial e financeira da economia industrial; processo de industrializao e repercusses na organizao do espao; recursos naturais (aproveitamento, desperdcio e poltica de conservao). - Os complexos agroindustriais; desenvolvimento das relaes da produo capitalista no campo e suas conseqncias; evoluo da estrutura fundiria e relaes de trabalho no campo; as lutas sociais no campo; os problemas ambientais da modernizao agrcola; dinmica das fronteiras agrcolas. - Integrao ao processo de internacionalizao da economia: industrializao dependente e aprofundamento das desigualdades sociais; relaes comerciais e financeiras; as transformaes do setor industrial e sua influncia na dinmica socioespacial; atuao do Estado e os modelos econmicos. - Dinmica socioespacial: integrao nacional e regionalizao; interdependncia e complementaridade; ao do Estado e o planejamento socioeconmico; redes de transporte e a

organizao do espao. - Espao urbano: processo de industrializao, urbanizao e estruturao da rede urbana; metropolizao; desenvolvimento das atividades urbanas; transformaes nas relaes cidadecampo/urbano-rural; problemas ambientais urbanos. - Populao: processo de formao; dinmica do crescimento populacional e suas implicaes; indicadores socioeconmicos; estrutura etria e a transio demogrfica; distribuio por atividades econmicas; movimentos migratrios internos e externos regionais e internacionais, e a distribuio territorial da populao. - Espao agrrio: diferentes formas de organizao da produo agrcola; transformao das relaes de trabalho no campo; a estrutura fundiria e a questo da reforma agrria; modernizao/industrializao do campo; a produo agrcola brasileira no contexto nacional e internacional; os impactos ambientais no meio rural.

22

HISTRIA Programa
Parte I A poca Moderna (Sculo XV ao Sculo XVIII) - As crticas ao pensamento medieval; humanismo, renascimento, reformas e as revolues cientficas. - Expanso martima e comercial: a crise do feudalismo e a expanso martima e comercial; as conquistas ibricas ultramarinas ( frica, sia e Novo Mundo). - Estado Moderno e Absolutismo; Estado Moderno e Mercantilismo: prticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e antigos sistemas coloniais. - As colonizaes portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e holandesa. - Brasil-Colnia: a economia colonial e a escravido (as formas de dominao econmico-sociais); as formas de atuao do Estado Portugus na Colnia; a ao da Igreja. - A crise do Antigo Regime: economia e pensamento ilustrado. Parte II O Mundo Ocidental de 1760/80 a 1870/80 - As revolues burguesas: a crtica ao mercantilismo; fisiocracia e liberalismo; o exemplo francs, ingls e americano. - Liberalismo e nacionalismo: as ondas revolucionrias europias de 1820, 1830 e 1848; as unificaes italiana e alem; nao e nacionalismo na Europa do sculo XIX. - Crise do antigo sistema colonial ibrico: o processo de independncia da Amrica espanhola; a interiorizao da metrpole portuguesa: as conjuraes brasileiras do sculo XVIII e a corte portuguesa no Brasil; a revoluo do Porto (1820) e a independncia do Brasil. - A Hispano-Amrica: caudilhismo e a formao dos estados nacionais; os EUA e a Guerra de Secesso. - A consolidao do Estado Nacional brasileiro. - Brasil: centralizao e descentralizao poltica no primeiro reinado; o projeto centralizador e a economia escravista; as formas de organizao do trabalho, no contexto histrico brasileiro da segunda metade do sculo XIX; o processo abolicionista no primeiro reinado e a presena inglesa na Amrica. Parte III O Apogeu da Sociedade Liberal e sua Crise (1870/1880 a 1939/1945) - As transformaes nas economias europias: do capitalismo liberal ao monopolista; a poltica imperialista: Amrica Latina, frica e sia. - A expanso norte-americana e sua poltica para a Amrica Latina. - Liberalismo e democracia: o debate das _ing (liberalismo, conservadorismo, socialismo e anarquismo); poltica internacional na segunda metade do sculo XIX. - A crise da sociedade liberal: guerras mundiais, revolues sociais e fascismos; a Grande Depresso de 1929 e a experincia americana. - Da monarquia repblica (1870 1939): a transio do trabalho escravo para o trabalho livre; origens da indstria e da classe operria; a crise da monarquia: repblica federalista e coronelismo; literatura, poltica e pensamento social no Brasil. - O Rio de Janeiro e as Reformas Urbanas na 1 Repblica. - A crise do estado oligrquico na Hispano-Amrica: economia e sociedade. - Brasil: a crise dos anos 20 e o movimento de 1930; estado e capitalismo no Brasil: continuidades e rupturas (a implantao das indstrias de base, a crise da economia agroexportadora e a poltica trabalhista); ideologia autoritria e centralizao poltica: o Estado Novo e seus projetos. Classe operria e corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo. Parte IV As Sociedades Atuais - A sociedade capitalista. Os anos 50: a guerra-fria e a bipolaridade; as modernizaes europias e asiticas e o modelo americano; sociedades afro-asiticas contemporneas: imperialismo, descolonizao e neocolonialismo; os movimentos culturais dos anos 60 e 70. - A construo e crise do socialismo: o modelo sovitico e as experincias nacionais da Europa Ocidental; China da construo do socialismo ao socialismo de mercado.

23

- O mundo atual: as crises do Oriente Mdio; as tenses raciais e o apartheid; a intolerncia religiosa e a questo islmica; neoliberalismo, globalizao e novas estruturas polticas; as novas ideologias: neonazistas e minorias. - O mundo hispano-americano: a dependncia econmica na Amrica Latina; populismo, autoritarismo e socialismo; as experincias de democratizao; os movimentos de guerrilha na Amrica desde 1960. - O Brasil: redemocratizao e populismo; a repblica populista e seus projetos econmicos e sociais; sindicalismo e movimentos sociais no campo e na cidade; da economia brasileira da Segunda Grande Guerra ao nacional desenvolvimento; a crise econmica dos anos 60 e as reformas de base; a crise do estado populista; capitalismo e autoritarismo: a construo e a crise do milagre econmico; o golpe de 1964 e suas interpretaes; a construo do estado autoritrio e suas resistncias: as organizaes de direita e de esquerda; a reemergncia do movimento social nos anos 70; cultura e arte no Brasil moderno. - O Brasil da Nova Repblica: conciliao e resistncias; a Constituio de 1988: conquistas democrticas e continuidades autoritrias; os movimentos sociais no campo e na cidade; a crise econmica brasileira dos anos 80 e 90; os novos projetos culturais. - Histria e Cultura Afro-Brasileira.

LNGUA ESTRANGEIRA
As lnguas estrangeiras, no contexto de um Curso Superior, possuem funo especfica: so ferramentas de estudo e elementos de aprendizagem que facilitam ao aluno universitrio, atravs da leitura de textos necessrios a sua formao, o acesso a informaes atualizadas. Espera-se do candidato o conhecimento do funcionamento da lngua estrangeira: o domnio de um vocabulrio fundamental, de aspectos gramaticais bsicos e de estratgias de leitura, conhecimentos esses que devero propiciar a compreenso do sentido global e a localizao de determinada idia no texto, bem como o reconhecimento dos diferentes gneros textuais e suas intenes comunicativas. A verificao de tais conhecimentos poder ser feita a partir de textos de origens diversas, em diferentes registros da lngua padro, privilegiando-se, sempre, o texto autntico. A prova exigir do candidato o desenvolvimento de habilidades que mostrem competncia de leitura na lngua estrangeira escolhida dentre as opes espanhol ou ingls. Assim sendo, a prova de lngua estrangeira trabalhar, fundamentalmente, a competncia de leitura nos seus seguintes aspectos: _ingstica domnio de estruturas gramaticais bsicas e vocabulrio fundamental como meio de construo de sentido; _ingsticas_ico compreenso de enunciados, enquanto expresso de relaes socioculturais; discursivo reconhecimento dos mecanismos de coerncia e coeso textual.

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Programa


Parte I Compreenso e Interpretao de Texto - Leitura e anlise de textos no literrios e literrios. Considere-se tambm a tipologia textual: narrao, descrio, dissertao, argumentao e injuno. - Estrutura do pargrafo. - Fatores determinantes da textualidade: coerncia, coeso, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. - Tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre. Parte II Lngua Portuguesa - Lngua falada e escrita; uso informal e formal da lngua; o nvel culto da linguagem; adequao ao contexto; o sistema ortogrfico vigente. - Escrita de diferentes gneros textuais com base em tema proposto. Gneros que esto presentes no cotidiano, com produtividade nas prticas sociais. - Morfossintaxe: estrutura e formao de palavras; classes de palavras; flexes de palavras; frase, orao, perodo; estrutura da frase; funes sintticas; perodo simples e perodo composto; coordenao e subordinao; regncia nominal e verbal; concordncia nominal e verbal; colocao dos termos na frase; pontuao. - Semntica e estilstica: sinnimos, antnimos, homnimos e parnimos; denotao e conotao; figuras de linguagem; recursos estilsticos. Parte III Literatura Brasileira - Teoria da literatura: criao esttica; linguagem literria e no literria; gneros literrios. - Processo literrio brasileiro: momentos do processo literrio brasileiro em conexo com a histria e

a cultura brasileira; o fenmeno literrio brasileiro no quadro da cultura e da literatura internacional; a expresso literria das atitudes do homem em face do mundo; tradio e modernidade dos procedimentos de expresso literria culta ou popular e do tratamento dado aos temas; classificao de textos em dada poca literria em funo de suas caractersticas temticas e expressionais. - Romantismo no Brasil: renovao e permanncia de temas e de meios de expresso da poesia romntica relativamente do Barroco e do Arcadismo; caractersticas temticas e expressionais da poesia, da fico e do teatro romntico. - Realismo no Brasil: a questo do Realismo na fico do final do sculo XIX e incio do sculo XX; o Naturalismo e o Impressionismo na fico; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia. - Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do sculo XX; o Modernismo comparado s pocas literrias passadas; elementos de permanncia, oposio e transformao; caractersticas renovadoras na fico; principais tendncias da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendncias ps-45. - Literatura Brasileira Contempornea.

MATEMTICA Orientao geral


A Matemtica, como rea do conhecimento, tanto Cincia quanto Linguagem Cientfica. Considerando seus valores formativo e instrumental, bem como seu carter interdisciplinar, a avaliao em Matemtica seguir os seguintes princpios norteadores: priorizao de atos criativos e crticos na resoluo de problemas relacionados com o cotidiano ou de situaes que envolvam habilidades necessrias aos cursos superiores pretendidos; predominncia do significado sobre a tcnica, evitando-se a memorizao e a aplicao imediata de frmulas e enfatizando-se a interpretao e o raciocnio lgico.

Programa
Parte I Aritmtica lgebra e Anlise. Noes de Lgica. Formas trigonomtricas, algbricas e representaes dos nmeros complexos. Operaes com nmeros complexos. Funes: conceito, operaes, grficos. Funes polinomial, exponencial, logartmica, trigonomtrica e modular. Funo inversa. Equaes e Inequaes: sistemas de equaes e inequaes. Regra de trs, razes e propores. Porcentagem. Juros simples. Polinmios: razes, relaes entre coeficientes e razes. Teorema Fundamental da lgebra. Sequncias: noes de sequncia. Progresses Aritmticas e Progresses Geomtricas. Anlise Combinatria: princpio fundamental da contagem. Permutaes, Arranjos e Combinaes. Binmio de Newton. Probabilidade: definio e propriedades bsicas. Elementos de Estatstica bsica. Medidas de posio, disperso e grficos. Parte II Geometria e Trigonometria Geometria Plana: figuras planas. Teorema de Tales. Semelhana. Relaes mtricas. Permetros e reas. Geometria Espacial: posio relativa entre pontos, retas e planos. Poliedros. Poliedros regulares. Prismas, pirmides, cilindro, cone e esfera. Slidos de revoluo. Relaes Mtricas.reas e volumes. Trigonometria. Arcos e ngulos. Medidas e relaes. Parte III lgebra Linear e Geometria Analtica Vetores no 2 e no 3: conceitos. Operaes com vetores: adio, multiplicao de um vetor por um escalar. Produto escalar, produto vetorial e produto misto. Geometria Analtica Plana: retas e cnicas no 2. Geometria Analtica Espacial: retas, planos e esferas no 3. Matrizes e Determinantes: operaes com matrizes. Inversa de uma Matriz. Determinantes de matrizes de ordem 2 e de ordem 3. Discusso de sistemas de equaes lineares 2 x 2 e 3 x 3.

QUMICA Orientao geral


O programa de Qumica apresenta uma viso abrangente da disciplina, da reatividade dos elementos qumicos e de seus compostos, e das aplicaes da Qumica. Est disposto de tal forma que apresenta os principais tpicos com os detalhes necessrios. Essa apresentao mostra com clareza o que a Banca pode questionar, com o objetivo de ser um caminho facilitador aos candidatos que se preparam para o Vestibular.

Programa
Qumica A cincia da matria tomos e Elementos: Elementos, Simbologia, tomos. Espcies (tipos) de matria: Substncias puras e misturas, Estados da matria. Estrutura atmica Experimentos clssicos: Raios catdicos, Raios canais, Partcula , nutrons, nmero atmico, Istopos, Isbaros e Istonos, Massa atmica. tomos, Molculas e ons. tomos e ons em combinao: Compostos Inicos e Moleculares, Frmulas dos Compostos, Massa molecular, Nomenclatura dos Compostos. Equaes Qumicas: Escrever e Interpretar (dar o significado de) uma Equao Qumica, Balanceamento de equaes Qumicas; Relaes entre Massa Atmica, Massa Molecular e Massa Molar: Nmero de Avogadro, Mol e Massa Molar, Molaridade: Massa Molar nas Solues. Composio do Composto Qumico, Frmulas Empricas, Frmula Molecular. Estequiometria e Reaes Qumicas

26

Reaes Qumicas: Reaes simples, Reaes inicas completas, Reaes de precipitao. Estequiometria: Significado da Equao Qumica. Razo Molar, Resoluo de Problemas, Reagentes Limitantes, Rendimento. O Estado Gasoso A Natureza dos Gases: Propriedades Gerais dos Gases, Teoria Cintico-Molecular dos Gases. Relaes entre Volume, Presso e Temperatura: Proporcionalidades e Variveis, Lei de Boyle, Lei de Charles. Variaes de P,V e T para uma quantidade fixa de um gs. Relaes de Massa, Massa molecular e Massa Molar: Lei de Gay Lussac e Lei de Avogadro, Volume Molar, Lei Ideal dos Gases. Densidade e Massa, Lei de Dalton, Estequiometria das Reaes Gasosas. Comportamento das Molculas gasosas: Lei de Graham, Desvios das Leis dos Gases. Termoqumica Energia: Energia nas Reaes Qumicas, Termodinmica, Energia Interna, Energia, Calor e Trabalho. Medida do Calor: Capacidade calorfica, Calorimetria. Calor de Reao e outras Variaes de Entalpia: Calor de Reao, Estado Padro e Variaes de Entalpia Padro. Calor de Formao, Determinao das Variaes de Entalpia. Estrutura Eletrnica e Tabela Peridica Teoria Quntica: Luz, Eltrons e Tabela Peridica, Luz como Onda, Luz como Partcula. Eltrons como Onda, Princpio da Incerteza de Heisenberg. Teoria Quntica e o tomo: Espectro Atmico, Modelo de Bohr para o tomo de Hidrognio. Modelo Atmico segundo a Mecnica Quntica, Nmeros Qunticos e Orbitais. Configuraes Eletrnicas: Configuraes Eletrnicas e a Tabela Peridica. Tabela Peridica tomos e ons Classificao dos Elementos: Elementos Representativos, Elementos de Transio, Metais, No metais e Elementos Semicondutores. Tamanho dos tomos e dos ons: Raio Atmico e Inico, Fatores que influenciam o tamanho do Raio. Relaes Peridicas em funo do Raio. Ganho e Perda de Eltrons: Energia de Ionizao, Relaes peridicas em funo de Energia de Ionizao. Eletroafinidade. Tabela Peridica Ligaes Qumicas Tipos e Propriedades das Ligaes Qumicas: Definio de Ligao Qumica, Tipo de Ligao, Relaes e Propriedades. Ligao Metlica, Ligao Inica, Ligao Covalente Fora e Comprimento (tamanho). Influncias nas Ligaes Qumicas: Polarizao, Eletronegatividade. Estado de Oxidao: Determinao do Nmero de Oxidao, Estado de Oxidao Relaes Peridicas. Frmulas e Nomenclatura, Relaes com as Propriedades dos Elementos. Ligao Covalente e Propriedades das Molculas Estruturas de Lewis: A Forma das Molculas, Estruturas de Lewis para Compostos Moleculares e ons poliatmicos, Ressonncia. Teoria da Ligao de Valncia: Formao da Ligao, Ligaes Simples nas Molculas Diatmicas. Ligaes Simples em Molculas Poliatmicas Hibridizao, Ligaes Covalentes Mltiplas. Foras Intermoleculares: Momento Dipolar, Foras Dipolo Dipolo, Foras de London, Ligaes de Hidrognio. Estado Lquido e Slido Mudanas de Estado Lquidos e Slidos: Teoria CinticoMolecular de Lquidos e Slidos, Propriedades Gerais e Tipos de Lquidos, Propriedades Gerais e Tipos de Slidos. Relaes entre Fases: Mudanas de Estado, Presso de Vapor dos Lquidos, Ponto de Ebulio, Diagrama de Fases. O Estado Slido: Empacotamento, Sistemas Cristalinos Clulas Unitrias, Estrutura Cristalina dos Compostos Inicos, Energia de Ligao Ciclo de Born Haber, Defeitos Cristalinos. gua e Solues Aquosas A Qumica da gua: Propriedades da gua, gua como Solvente, Calor de Soluo na gua para os Compostos Inicos, Hidretos, Ionizao da gua Equilbrio Qumico. ons em Soluo Aquosa: Eletrlitos e No-Eletrlitos, cidos e Bases, Neutralizao, Formao de ons Complexos. gua Pura e Impura: gua Natural e gua Poluda,

Dessalinizao da gua, gua Dura, Poluio e Tratamento da gua. Solues Propriedades Gerais das Solues: Natureza das Solues em Fase Lquida, Solues Ideais e No-Ideais, Efeito da Temperatura e da Presso na Solubilidade. Concentrao das Solues: Unidades de Concentrao, Massa Percentual, Molalidade, Molaridade, Diluio das Solues. Presso de Vapor das Solues Lquidas e Propriedades relacionadas Presso de Vapor nas Solues Lquido-Lquido (Lei de Raoult), Abaixamento da Presso de Vapor, Elevao do Ponto de Ebulio e Abaixamento do Ponto de Resfriamento, Determinao da Massa Molar, Presso Osmtica, Propriedades Coligativas dos Eletrlitos em Soluo. Colides: Propriedades dos Colides, Tipos de Colides, Sabes e Detergentes.

27

Hidrognio e Oxignio Reaes Redox Oxidao e Reduo: Reaes Redox, Agentes Redutores e Oxidantes. Balanceamento das Reaes Redox Mtodo do Nmero de Oxidao. Hidrognio: Propriedades do Hidrognio, Reaes do Hidrognio, Hidretos de Elementos Representativos, Preparao e Usos do Hidrognio. Oxignio: Propriedades do Oxignio, Reaes do Oxignio, xidos e Hidrxidos, Preparao e Usos do Oxignio, Oznio e Ozonides, Perxido de Hidrognio e Perxidos. Estudo das Reaes Qumicas Reaes Qumicas: Definio, Equilbrio e Estabilidade. Reaes Redox e No-Redox: Reviso das Reaes No-Redox, Reviso das reaes Redox, Agentes Redutores e Oxidantes, Mtodo de Classificao das Reaes e Previso dos Produtos da Reao. Cintica Qumica Cintica a Nvel Molecular: Cintica (Velocidade e Mecanismo), Como as Reaes Acontecem, Nveis de Energia das Reaes Qumicas Elementares. Velocidade das Reaes: Definio de Velocidade, Determinao da Velocidade das Reaes Simples, Velocidade das Equaes de Primeira Ordem, Meia-Vida das Reaes de Primeira Ordem, Mecanismo das Reaes. Fatores que Influenciam a Velocidade das Reaes: Efeito da Temperatura, Reaes Homogneas e Heterogneas, Catlise. Equilbrio Qumico Lei do Equilbrio Qumico: Constante de Equilbrio, Unidades e Valores da Constante de Equilbrio. Expresses das Constantes de Equilbrio: Constantes de Equilbrio das Reaes gasosas, Equilbrio Heterogneo em Soluo. Quociente de Reao. Fatores que Influenciam o Equilbrio: Princpio de Le Chatelier, Concentrao, Presso, Temperatura. cidos e Bases Bronsted Lowry: Doadores e Receptores, A Fora de cidos e Bases. Oxicidos e cidos Binrios: Nomenclatura, Fora dos cidos Binrios, Fora dos Oxicidos, Massa Equivalente e Normalidade de cidos e Bases. Caracterizao da Fora de cidos e Bases: Autoprotlise da gua, pH, pOH e pKw, Ka, Kb, Relao entre Ka, Kb e Kw. cidos e Bases de Lewis: Doador e Receptor de par de eltrons. Equilbrio cido-Base ons cidos e Bsicos: Reaes dos ons com a gua, O Comportamento dos Sais em gua, Constantes de Equilbrio das Reaes Inicas pH das Solues Salinas. on Comum e Tampes: Efeito do on Comum, Soluo Tampo. pH de cidos e Bases: cidos Poliprticos, Reaes cido Base Titulaes em Meio Aquoso, Curvas de Titulao. Equilbrio de Solubilidade ons Complexos e Solubilidade: Equilbrio de ons Complexos, Produto de Solubilidade, Kps e Solubilidade, Efeito do on Comum e Efeito da Hidrlise, Kps e Precipitao. Controle da Solubilidade e Precipitao: Dissoluo de Precipitados Inicos, Precipitao Seletiva, Anlise Qualitativa Inorgnica. Termodinmica Desordem, Espontaneidade e Entropia: Entropia (Medida Qualitativa), 2a Lei da Termodinmica, Entropia e Mudanas Fsicas. Entropia Absoluta, Entropia em Reaes Qumicas. Energia Livre: Variao de Energia Livre Critrio de Espontaneidade, Energia Livre Padro para as Reaes Qumicas, Energia Livre e Equilbrio, Influncia da temperatura na Espontaneidade. Eletroqumica Fundamentos de Eletroqumica: Clulas Eletroqumicas, Eletrodos e notao de Clula, Estequiometria, Potencial da Clula. Potencial de Reduo Padro: Definio, Aplicao do Potencial Padro, Eletrlise. Termodinmica das Reaes Redox: Relao entre Energia Livre Padro e Entalpia Padro, Outras Condies alm das do Padro, Determinao da Constante a partir de Potencial, Clculo do Potencial de Reduo Padro de uma Meia Clula, Efeito do pH sobre o Potencial Eletroqumico. Metais e Metalurgia Metais do Bloco s e do Bloco p Metais: Propriedades, Ocorrncia. Preparao de Metais: Metalurgia, Eletrometalurgia,

Metais a partir de Minerais Sulfurosos, Ferro e Ao. Ligas. Metais do Bloco s: Metais Alcalinos, Metais Alcalinos Terrosos, Reaes dos Elementos do Bloco s, Compostos do Bloco s, Indstria dos lcalis. Metais do Bloco p: Alumnio e Demais Elementos do Bloco, Estanho, Chumbo e Bismuto, Reaes dos Metais do Bloco p, Compostos do Bloco p. No Metais Halognios: Propriedades dos Halognios, Reaes Qumicas dos Halognios, Flor, Cloro, Bromo e Iodo. Compostos de halognios. Gases Nobres. Nitrognio, Fsforo e Enxofre.

28 29

Relaes Peridicas: Nitrognio, Fsforo, Enxofre. Algumas Reaes de N, P, S. Compostos de: Nitrognio, Fsforo, Enxofre. Carbono e Elementos Semicondutores Propriedades do Carbono, Diamante, Grafite e outras Formas de Carbono, Reaes do Carbono e Compostos Inorgnicos do Carbono. Elementos Semicondutores: Boro, Silcio e Germnio, Arsnico e Antimnio, Selnio e Telrio. Silcio e Compostos Oxigenados: Slica Natural, Silicatos Naturais, Silicatos Sintticos, Silicones. Ligaes Metlicas e Semicondutores: Ligaes Metlicas, Semicondutividade, Preparao de Metais Semicondutores. Elementos dos Blocos d e F Propriedades, Estados de Oxidao, Metais de Transio das Sries 3d, 4d e 5d. Reaes dos Elementos do Bloco d, Cromo, Mangans, Ferro, Cobalto, Nquel, Zinco, Cdmio e Mercrio. Elementos do Bloco F: Propriedades e Fontes dos Lantandeos. Qumica Orgnica: Compostos Orgnicos Composio dos Compostos Orgnicos (C,H,O,N) Caractersticas Gerais: Temperatura de fuso, de ebulio, Solubilidade, Combustibilidade. Cadeias Carbnicas. Classificao das Cadeias Carbnicas. Modelo dos orbitais e a ligao covalente. Funes Orgnicas: Nomenclatura da IUPAC: Hidrocarbonetos: caractersticas e nomenclatura dos hidrocarbonetos alifticos (Alcanos, Alquenos, Alquinos e Alcadienos), dos hidrocarbonetos cclicos (Cicloalcanos, Cicloalquenos, Aromticos). Radicais (Ciso de ligaes, Radicais ou Grupos Orgnicos). Nomenclatura de Hidrocarbonetos ramificados (Alcanos, Alquenos, Alquinos, dienos, Cicloalcanos e Aromticos); fontes e principal utilizao (Petrleo). Funes Oxigenadas: lcoois, Fenis, Aldedos, Cetonas, cidos Carboxilcos, steres Orgnicos, teres. Nomenclatura oficial IUPAC, grupo funcional caracterstico, principais compostos de cada funo. Frmula geral e propriedades. Funes Orgnicas Nitrogenadas: Aminas e Amidas. Nomenclatura oficial IUPAC, grupo funcional caracterstico, principais compostos de cada funo. Frmula geral e propriedades. Haletos: Haletos Orgnicos, haletos de Acila. Outras Funes Orgnicas: Nitrilas, Nitrocompostos, cidos Sulfnicos, Organometlicos, Tiocompostos. Funes Mistas. Isomeria: Conceito e Classificao. Isomeria plana, espacial, ptica. Reaes dos Hidrocarbonetos: De substituio: Halogenao, Nitrao, Sulfonao, Reaes Caractersticas dos Aromticos. De Adio: Hidrogenao Cataltica, Halogenao, Adio de HX, Reaes de hidratao de Alquenos e Alquinos, Adio em Aromticos. De Oxidao de Alquenos: Oxidao branda, Ozonlise, Oxidao enrgica. Reaes Orgnicas de outras Funes: lcoois (reaes com _ings, mtodos de obteno de _ings); Aldedos e Cetonas (Reaes de aldedos e cetonas e alguns mtodos de obteno de aldedos e cetonas); cidos Carboxlicos: propriedades qumicas dos cidos carboxlicos, reaes dos cidos carboxlicos, mtodos de obteno de cidos carboxlicos. steres: classificao e reaes dos steres. Aminas: propriedades qumicas das aminas e dos aminocidos, mtodo de obteno de aminas. Polmeros: Polmeros sintticos (de adio e de condensao); Polmeros naturais (borracha, polissacardeos, protenas ou polipeptdios).

Anda mungkin juga menyukai