Anda di halaman 1dari 4

infowester.

com

23/02/2011 15:57
Emerson Alecrim

Conhecendo o Servidor Apache (HTTP Server Project)

elo menos at o desenvolvimento deste artigo, o Apache era o servidor Web mais usado no mundo, tendo um domnio de mais de 60%. Por ser to importante assim, nada melhor do que entender um pouco o Apache, conhecer sua histria e saber como comear a utiliz-lo. isso que voc ver nas prximas linhas.

O servidor Apache
Ao acessar qualquer site, h um servidor por trs daquele endereo responsvel por disponibilizar as pginas e todos os demais recursos que voc pode acessar. Assim, quando voc envia um e-mail atravs de um formulrio, coloca uma mensagem em um frum de discusso, faz uma compra on-line, etc, um servidor Web (ou um conjunto de servidores) responsvel por processar todas essas informaes. Sendo mais claro, um servidor Web um computador que processa solicitaes HTTP (Hyper-Text Transfer Protocol), o protocolo padro da Web. Quando voc usa um navegador de internet para acessar um site, este faz as solicitaes devidas ao servidor Web do site atravs de HTTP e ento recebe o contedo correspondente. No caso do Apache, ele no s executa o HTTP, como outros protocolos, tais como o HTTPS (O HTTP combinado com a camada de segurana SSL - Secure Socket Layer), o FTP (File Transfer Protocol), entre outros. Como servidor Web, o Apache o mais conhecido e usado. Os motivos incluem sua excelente performance, segurana, compatibilidade com diversas plataformas e todos os seus recursos. O servidor Apache (ou Apache Server) surgiu no Na-

tional Center of Supercomputing Applications (NCSA) atravs do trabalho de Rob McCool. Ao sair da NCSA, McCool parou de trabalhar no software (que nessa poca recebia justamente a denominao NCSA) e ento vrias pessoas e grupos passaram a adaptar o servidor Web s suas necessidades. No entanto, foram Brian Behlendorf e Cliff Skolnick os principais responsveis pela retomada do projeto, contando logo em seguida com o apoio de Brandon Long e Beth Frank. Estes ltimos tinham a tarefa de continuar com o desenvolvimento do servidor, mas pela NCSA. No demorou muito para que eles se juntassem ao Apache Group. A origem da Fundao Apache (Apache Foundation) vem da: Brian Behlendorf e Cliff Skolnick passaram a controlar patches (adio de recursos ou correes) atrs de uma lista de discusso. Dessa lista foi formado o grupo, constitudo inicialmente de 8 pessoas. O nome da fundao parece ter sido baseado nessa caracterstica (uso de patches), j que pode ser interpretado como um trocadilho com a expresso em ingls a patchy. No entanto, segundo os desenvolvedores do servidor, o nome baseado numa tribo americana de nome Apache. O servidor Apache teve sua primeira verso oficial (0.6.2) lanada em 1995. No momento em que este artigo era escrito, a ltima verso era a 2.2.3/2.2.4. De 1995 at hoje houve vrias mudanas no projeto. Talvez, a mais importante tenha sido o Shambhala, uma arquitetura para o Apache desenvolvida por Robert Thau. O Shambhala agradou tanto na poca (principalmente por seu melhor gerenciamento de memria) que acabou sendo incorporado definitivamente ao servidor, tirando de cena a base existente at ento. Surgia a verso 0.8.8, que tinha, alm do Shambhala, recursos da verso 0.7.x. Aps uma srie de aperfeioamentos, testes e de uma documentao

Printed with

joliprint

Click here to send your feedback

http://www.infowester.com/servapach.php

Page 1

infowester.com
Conhecendo o Servidor Apache (HTTP Server Project)

23/02/2011 15:57

nova (feita por David Robinson), o Apache 1.0 foi lanado em dezembro de 1995.

Caractersticas do servidor Apache


O Apache Server um software livre, o que significa que qualquer um pode estudar ou alterar seu cdigo-fonte, alm de poder utiliz-lo gratuitamente. graas a essa caracterstica que o software foi (e continua sendo) melhorado ao passar dos anos. Graas ao trabalho muitas vezes voluntrio de vrios desenvolvedores, o Apache continua sendo o servidor Web mais usado no mundo. Alm de estar disponvel para o Linux (e para outros sistemas operacionais baseados no Unix), o Apache tambm conta com verses para o Windows, para o Novell Netware e para o OS/2, o que o torna uma tima opo para rodar em computadores obsoletos (desde que este atenda aos requisitos mnimos de hardware). O servidor Apache capaz de executa cdigo em PHP, Perl, Shell Script e at em ASP e pode atuar como servidor FTP, HTTP, entre outros. Sua utilizao mais conhecida a que combina o Apache com a linguagem PHP e o banco de dados MySQL (combinao usada aqui no InfoWester, por exemplo). A exigncia de hardware do Apache depende de sua aplicao, mas um PC Pentium com 64 MB de memria RAM capaz de execut-lo tranqilamente em um ambiente corporativo pequeno. No entanto, quando se trata de um site na internet, interessante ter mquinas to poderosas quanto o que exige o nvel de acesso. Abaixo, segue um resumo com as principais caractersticas (extrado do Guia Foca Linux): - Possui suporte a scripts cgi usando linguagens como Perl, PHP, Shell Script, ASP, etc; - Suporte a autorizao de acesso podendo ser especificadas restries de acesso separadamente para cada endereo/arquivo/diretrio acessado no servidor;

- Autenticao requerendo um nome de usurio e senha vlidos para acesso a alguma pgina/sub-diretrio/arquivo (suportando criptografia via Crypto e MD5); - Negociao de contedo, permitindo a exibio da pgina Web no idioma requisitado pelo Cliente Navegador; - Suporte a tipos mime; - Personalizao de logs; - Mensagens de erro; - Suporte a virtual hosting ( possvel servir 2 ou mais pginas com endereos/ portas diferentes atravs do mesmo processo ou usar mais de um processo para controlar mais de um endereo); - Suporte a IP virtual hosting; - Suporte a name virtual hosting; - Suporte a servidor Proxy ftp e http, com limite de acesso, caching (todas flexivelmente configurveis); - Suporte a proxy e redirecionamentos baseados em URLs para endereos Internos; - Suporte a criptografia via SSL,Certificados digitais; - Mdulos DSO (Dynamic Shared Objects) permitem adicionar/remover funcionalidades e recursos sem necessidade de recompilao do programa.

Instalando o Apache no Linux


A instalao do servidor Apache no Linux fcil, principalmente por estar, na maioria das vezes, atrelada a facilidades existentes na prpria distribuio Linux. Por exemplo, se voc usa um sistema operacional baseado no Debian (ou o prprio), como o Ubuntu, pode instalar o Apache atravs do comando apt-get:

Click here to send your feedback

apt-get install apache


O mais recomendvel instalar as verses do Apache preparadas para sua distribuio, j que provavelmente o software estar otimizado para rodar nela. Se preferir, voc pode baixar pacotes genricos no site da Apache Foundation. Feito isso, a instalao pode ser executada da seguinte forma:

Printed with

joliprint

http://www.infowester.com/servapach.php

Page 2

infowester.com
Conhecendo o Servidor Apache (HTTP Server Project)

23/02/2011 15:57

Supondo que voc baixou o pacote httpd-2.2.2.tar. bz2, digite em um terminal: tar -xjvf httpd-2.2.2.tar.bz2 cd httpd-2.2.2 (supondo que esta a pasta criada) O comando acima descompactou o pacote e o de baixo inicia o processo de compilao e instalao: ./configure --prefix=/etc/httpd (se preferir, indique aps o sinal de igual o local de instalao do Apache) Na verdade, o comando anterior pode ser incrementado com a adio ou a remoo de mdulos. Para isso, aps configure, informe --enable-mdulo para adicionar um mdulo ou --disable-mdulo para fazer o contrrio. Por exemplo, se voc digitar: ./configure --enable-ssl --enable-rewrite --prefix=/ etc/httpd Significa que voc est habilitando o suporte a SSL e ao rewrite que, basicamente, permite reescrever endereos usando expresses regulares. Findo este processo, digite: make e, em seguida, make install para concluir a instalao.

restart - para reiniciar o Apache; stop - para parar o Apache; status - para mostrar o status do processo do Apache. Aps iniciar o Apache, possvel test-lo: abra um navegador de internet instalado na mquina e digite no campo de endereo: http://localhost:80 (em alguns casos, basta digitar localhost). Se o Apache estiver funcionando corretamente, uma pgina como a mostrada abaixo ser exibida no browser:

Click here to send your feedback

Executando o Apache no Linux


Aps instalar o Apache, hora de execut-lo. Para isso h mais de uma forma, uma delas a seguinte, que voc pode digitar em um terminal:

Provavelmente voc ir querer que o Apache inicie automaticamente toda vez que o sistema operacional for carregado. Isso pode ser feito da seguinte forma: abra o arquivo /etc/rc.d/rc.local (ou equivalente, de acordo com o seu sistema operacional) e acrescente nele a linha:

/etc/httpd/bin/apachectl start
No comando acima, altere para o caminho correspondente, caso o Apache esteja instalado em um diretrio diferente. Em alguns casos, basta abrir o terminal e digitar apenas apachectl start. Isso ser suficiente para iniciar o Apache. O parmetro start pode ser substitudo por outros, como:

/etc/httpd/bin/apachectl start
Existem vrias formas de iniciar o Apache automaticamente. Outra opo, para quem utiliza o Fedora Core em portugus, por exemplo, a seguinte (considerando que o Apache est devidamente instalado): acesse o menu (chapu vermelho), v em Configuraes do Sistema / Configuraes do Servidor / Servios. No menu esquerda, habilite a opo httpd e clique no boto Salvar.

Printed with

joliprint

http://www.infowester.com/servapach.php

Page 3

infowester.com
Conhecendo o Servidor Apache (HTTP Server Project)

23/02/2011 15:57

O passo seguinte configurar o Apache ( recomendvel fazer isso com o servidor parado). Para isso, deve-se acessar o diretrio conf - em nosso caso, / etc/httpd/conf - e abrir os arquivos de configurao. Nessa pasta voc encontra, basicamente, os arquivos httpd.conf, srm.conf (dependendo da verso) e access.conf (dependendo da verso). Dos trs citados, o primeiro o mais importante, pois responsvel pelas configuraes usadas pelo daemon do Apache, o httpd (daemon uma espcie de programa que executa tarefas em segundo plano). O arquivo srm.conf tem a tarefa de indicar os recursos que o Apache precisa, enquanto que o access.conf contm diretivas de segurana para controlar o acesso a arquivos e diretrios. Por este ser um artigo introdutrio, no sero dados detalhes sobre como configurar esses arquivos, mas o ltimo tpico desta pgina contm timos links que ensinam a fazer isso.

Farr, Cliff Schmidt, entre muitos outros, a Apache Foundation se mostra como uma entidade sria, colaborativa, mantida principalmente por doaes e contando com o apoio de grandes corporaes, como IBM e Sun, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos, quanto no fornecimento de hardware ou at mesmo no aspecto financeiro. As atividades da Apache Foundation podem ser conhecidas em seu site oficial: www.apache.org.

Finalizando
O servidor Apache um software poderoso, robusto, seguro e amplamente usado no mundo. Seu leque de configuraes o faz ser uma ferramenta que requer tempo para ser dominada. Se esse seu objetivo, o site oficial da Apache Foundation contm uma documentao muito abrangente, mas tambm possvel encontrar bom material no Brasil, como o oferecido pelo Guia Foca Linux: Documentao da Apache: httpd.apache.org/docsproject*; Documentao do Guia Foca Linux: focalinux.cipsga. org.br/guia/avancado/ch-s-apache.htm*; Documentao do site Laureano: www.laureano. eti.br/guias/GuiaInstApache.php*. Boa Leitura! *Acessado em maio de 2006. Caso o link esteja quebrado, por favor, avise-nos do problema entrando em contato. Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 15/05/2006 - Atualizado em 15/05/2006

TUX
No, esse tpico no trata do simptico pingim smbolo do Linux, mas sim do TUX servidor, uma criao da Red Hat que trabalha como se acoplado ao Apache. Seu objetivo disponibilizar pginas estticas da maneira mais otimizada possvel. A otimizao possvel com o TUX existe porque esse software executa em nvel de kernel, o que o faz ser pouco indicado a iniciantes. Para obter mais detalhas do TUX, acesse www.redhat.com/docs/ manuals/tux.

Click here to send your feedback

A Apache Foundation
A Apache Foundation, ou Fundao Apache, responsvel por uma grande quantidade de projetos de cdigo aberto, sendo o principal, evidentemente, o servidor Web que leva seu nome. Constituda por nomes de peso, como o chairman Greg Stein, os desenvolvedores Ken Coar, J. Aaron

Printed with

joliprint

http://www.infowester.com/servapach.php

Page 4

Anda mungkin juga menyukai