Anda di halaman 1dari 18

PLANTAS VASCULARES SEM SEMENTE CONQUISTA DO AMBIENTE TERRESTRE - NECESSIDADES Disponibilidade de gua fcil de encontrar no meio aqutico, mas

s difcil de encontrar e reter no meio terrestre. Suporte a gua fornece um suporte contra a gravidade, enquanto os organismos terrestres tm que desenvolver um sistema de suporte alternativo. Disperso dos gametas as plantas terrestres tiveram que desenvolver mecanismos alternativos e eficazes de disperso dos gametas.

ADAPTAES PARA A CONQUISTA DO AMBIENTE TERRESTRE

* Desenvolvimento de cutcula proteo contra a dessecao; * Camada de clulas estreis ao redor dos gametas (arquegnio e anterdio); * Matrotrofia; * Desenvolvimento de um sistema condutor para transporte; * A gerao esporoftica passou a ser dominante, gametfito diminui de tamanho protegido e dependente nutricionalmente do esporfito;

TRAQUEFITAS A evoluo de tecidos condutores teve algumas consequncias: * Transporte de substncias a longas distncias; * Sntese de lignina que constitui uma estrutura rgida de transporte importante para o crescimento em altura na competio pela luz.

As traquefitas atuais esto agrupadas em 9 filos que formam dois grandes grupos: traquefitas sem semente e plantas com semente.

Organizao do corpo da planta: * Esporfitos com folhas, caules e razes; * Razes formam o sistema radicular; * Folhas e caules juntos formam o sistema caulinar: * As clulas do corpo do vegetal esto organizadas em tecidos: - sistema drmico: epiderme e periderme; - sistema vascular: xilema e floema; - sistema fundamental: parnquima.

Folhas: * Micrfilos folhas pequenas com um feixe vascular * Megfilos folhas maiores com um sistema complexo de nervuras; Sistema reprodutivo: * Todas so oogmicas e apresentam alternncia heteromrfica de geraes; * Esporfito a fase dominante do ciclo; * Homosporia plantas que produzem um tipo de esporo; * Heterosporia produo de dois tipos de esporos em dois diferentes tipos de esporngios; * Micrsporos (microsporngios) e Megsporos (megasporngios);

AS PRIMEIRAS TRAQUEFITAS Rhyniophyta


* Planta extinta no devoniano mdio 380 milhes de anos; * Eixo simples, dicotomicamente ramificado com esporngios terminais; * No eram diferenciadas em razes, caules e folhas; * Homosporadas; * Aldeia de Rhynie na esccia; * Estrutura semelhante s plantas vasculares atuais * Uma camada de revestimento externo: epiderme, e um cordo de xilema circundado por duas camadas de floema; * Compartilham algumas caractersticas com as clulas condutoras nos musgos.

Zosterophyllophyta * Sem folhas e ramos dicotomicamente ramificados; * Os ramos inferiores podem ter funcionado como raiz; * Possivelmente aqutica; *Organizao interna semelhante as rhyniophyta; * Denominadas pela semelhana com a zostera; * Esporngios desenvolvem-se lateralmente;

Trimerophyta * Evoluram diretamente das Rhyniophyta; * Provavelmente o grupo ancestral das samambaias; * So maiores e mais complexas que as anteriores; * Sem folhas; * Um ramo principal formava sistemas de ramos laterais que se dicotomizavam;

Lycopodiophyta (club mosses) * Certamente so descendentes das zosterophyllophyta; * Todas so ervas; * Possuem micrfilos organizados em espiral ao redor do caule; * As razes apresentam ramificao dicotmica; * Em algumas espcies de Lycopodium, os esporngios encontram-se em estruturas denominadas estrbilos; * Podem ser homosporadas ou heterosporadas.

Pteridophyta * Formado por trs classes: - Equisetospida, Psilotopsida, Pteirdopsida.

Equisetopsida: * Apresentam poucas espcies vivas, todas pertencem a um nico gnero: Equisetum * Os caules so fotossintticos; * Os esporngios esto presentes em estrbilos; * Presena de megfilos em forma de escama distribudas espiraladamente ao redor do caule; * A maior parte homosporada.

Psilotopsida

* Composta por dois gneros: Psilotum e Tmesipteris; * No possuem razes; * Presena de escamas diminutas ou quando presentes, as folhas compreendem megfilos reduzidos; * Apresentam um sistema vascular desenvolvido; * Eram inicialmente apontadas como ancestrais das Rhyniophyta, ms estudos de DNA, revelaram uma origem recente com a perda das folhas e das razes.

Pteridopsida (Fetos) * Esporfitos com razes, caules e folhas verdadeiras; * Megfilos com sistema vascular complexo (frondes); * A fronde ou lmina dividida em fololos que esto presos na raque uma extenso do pedicelo; * As folhas jovens esto enroladas denominadas de bculo * Apresentam cerca de 12.000 espcies; * Esporngios agrupados na superfcie abaxial dos megfilos reunidos em soros; * Em muitos gneros os soros esto envolvidos por um acamada denominada endsio. * A maioria homosprica.

Anda mungkin juga menyukai