Anda di halaman 1dari 5

Indroduo O objetivo desta trabalho analisar o poema No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade, e relacion-lo com a teoria do estranhamento,

, do formalista russo Viktor Chklovski. A escolha deste poema se deu a grande importncia que o mesmo teve para o movimento modernista brasileiro e, tambm, as inmeras polmicas que sua linguagem puramente coloquial e estrutura anticonvencional,destoando-se do que era poesia na viso dos reacionrios da poca, gerou de frutos na literatura brasiliera. Drummond viveu por quase todo o sculo XX e possui uma obra extensa, que foi traduzida para diversos idiomas. O poema que iremos analisar foi publicado, primeiramente, na Revista de Antropofagia em 1929, e posteriormente, no livro Alguma Poesia,publicado em 1930. Paralelamente a publicao do poema de Drummond,surgia na Russia, o formalismo russo que foi uma das mais importantes correntes criticas da literatura e dentre seus principais membros destacava-se Mikhail Bakhtin, Vladimir Propp, ssip Brik, Yuri Tynianov, Boris Eikhenbaum, Boris Tomachevski, Jakobson e o supracitado Viktor Chklovski. Segundo Terry Eaglenton, formalistas russos surgiram antes de 1917 porm suas ideias floresceram nas dcadas de 1920 e 1930, at serem censuradas pelo stalinismo. Entre as ideias abordados por estes linguistas, est o do ostranenie normalmente traduzido como estranhamento ou singularizao. Em 1917,foi publicado o artigo A arte como processo ou A arte como procedimento, do lnguista Viktor Chklovski, no livro Poetika de ssip Brik. Neste artigo, Chklovsk ir apresentar a teoria do estranhamento,focando nas novas possibilidades de representao da realidade e em como isso se apresenta no texto literrio. O intuito desta anlise ser aplicar a teoria de Chklovski, no poema No meio do caminho de Drummond, e verificar os elementos de literariedade que fizeram deste poema,um dos marcos da nossa literatura.

A estrutura esttica do poema

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

Carlos Drummond de Andrade In Alguma Poesia Ed. Pindorama, 1930

O poema No meio do caminho de Carlos Drummond de Andrade, pode ser considerado ums dos mais polmicos poemas do modernismo brasileiro justamente pela forma como ele foi realizado. No que tange a sua estrutura, verificamos o uso indiscriminado do verso livre, no h mtrica e sua linguagem puramente coloquial,linguagem esta que foi duramente criticada devido, inclusive a parte gramatical pois, o eu lirico utiliza o verbo tinha ao invs do havia, o que aproxima ainda mais a linguagem utilizada com a que usada na fala cotidiana. O poema em si, constiuido por duas estrofes, sendo que a primeira contm quatro versos e a segunda seis.Estes versos possuem diferentes medidas: dois tetrasslabos (Ti/nha u/ma/pedra), um decasslabo, cinco hendecasslabos, um dodecasslabo, dois brbaros (13 slabas poticas). Tambm utilizado anforas (tinha uma.../tinha uma..., no meio.../no meio..., nunca.../nunca...) e prosopopeia na expresso "retinas to fatigadas", pois quem se cansa o homem, e assim sendo seria tambm uma metonmia.

No h regularidade e o que se mostra de forma patente no poema o uso da redundncia, por exemplo, a frase tinha uma pedra repetida setes vezes,dentre os dez versos em que composto o poema. A organizao sinttica tambm chama a ateno visto que,as frases se repetem e circulam em volta da pedra,ou seja, a frase No meio do caminho se choca com a supracitada tinha uma pedra e ficam se altenando,sem que seja possivl ultapass-la. Este um tipo de recurso que confere ritmo ao poema e cria a imagem de movimento, movimento este, muito difundido pelas vanguardas europias.

As vrias formas de interpretao do poema

O fato deste poema de Drummond ter se tornado um dos mais representativos poemas do movimento modernista brasileiro se deu em grante parte as inmeras leituras metafricas que o mesmo possibilita. No poema No meio do Caminho tudo gira em torno da to fadada pedra e se ns colocarmos sobre a tica dos reacionrios crticos que combateram to abertamente este poema, poderiamos entender o poema em sua forma literal,ou seja, o poema to somente seria uma constatao de que meio do caminho tinha uma pedra e que a repetio desta idia e to somente uma redundncia sem sentido algum,totalmente antipotico. Porm, se ns atentarmos ao sentidos distintos que as palavras pedra e caminho possuem,veremos a que o poema est releto de metforas pois a palavra pedra,em seu sentido figurado, quer dizer obstculo enquanto que a palavra caminho, peder remetir figurativamente a palavra vida. A partir deste ponto, fica evidente que a repetio dos versos uma intencionalidade clara do eu lrico de frisar que ao longa da vida,passeremos por vrios obstculos. Segundo o crtico Davi Arrigucci Jr, ...tudo conflitivo em Drummond , no texto publicado no jornal, O estado de So Paulo, o critico corrobora ainda que
...Quando consideramos seus grandes poemas, logo nos damos conta do atrito dos elementos contraditrios e da densidade reflexiva de sua lrica.

A partir da constatao de Arrigucci, possivl verificar que todo a ilogicidade aparente do poema, na verdade somente uma forma de o eu lrico escapar da automatizao e fazer com que o leitor reflita mostrando a realidade do ponto de vista da arte.

O estranhamento na poesia de Drummond O conceito de singurlarizao ou desfamiliarizao criado pelos formalistas russos e abordado por Chklovski em seu texto A arte como procedimento, refere-se ao processo de destroir os clichs existentes e possibilitar uma nova representao da realidade,dar novos significados a est representao. No texto A estrtegia dos Signos, de Lucrcia D'Alssio Ferrara, o capitulo que aborda a teoria do estranhamento, nos diz que: A teoria de Chklovski que se apia na ao do estranhar o objeto representado procura transpor o universo para uma esfera de novas percepes que se ope ao peso da rotina, do hbito, do j visto. Se partirmos do ponto de vista que, antes do movimento modernista e da poesia de Drummond, a literatura brasileira estava pautada no academicismo e no automatismo pensante, a polmica gerada em torno do poema No meio do caminho se deve justamente pelo estranhamente que a obra causou da sociedade da poca. Ainda segundo Ferrara, estranhar no significa substituir o simples pelo elaborado ou complexo, mas pelo singular, de tal modo,que quando a expresso culta equivale ao uso comum, o mais estranho apela para o termo vulgar. Desta maneira, a pedra Drummondiana est repleta de significao e singularidade pois no se trata meramente de uma imagem que simboliza algo e sim, o que para Chklovski ...a imagem pode ser , apenas um meio para obter o efeito artstico produtor de um universo perceptivl e denso.

Bibliografia Antologia potica,Carlos Drummond de Andrade, So Paulo,Record,2010 Viktor Chklovski, A arte como procedimento in Teoria da literatura: os formalistas russos, Porto Alegre, Globo, 1976 A estratgia dos signos, de Lucrcia D'Alssio Ferrara, So Paulo, Perspectiva,2009 Terry Eagleton, O que literatura? in Teoria da literatura: uma introduo, So Paulo, Martins Fontes, 1983

Anda mungkin juga menyukai