Anda di halaman 1dari 6

O Amor Triunfou Sobre A Morte A Histria de Savitri

Esta a histria de uma das mulheres mais castas do planeta. Muitos sbios a mencionam como exemplo da mulher ideal a ser seguido. Havia um rei chamado Asvapati, que tinha uma filha to formosa e meiga, que lhe deram o nome de Savitri, que est ligado a uma orao sagrada dos Vedas. Quando era jovem e seguindo os costumes ksatryas, seu pai mandou-lhe escolher seu marido. Savitri aceitou o conselho de seu pai. A carruagem real, acompanhada de uma brilhante escolta e antigos potentados que dela cuidavam, visitou vrias cortes vizinhas e outros reinos distantes, sem que nenhum prncipe conseguisse sensibilizar seu corao. Aconteceu que a comitiva passou por uma ermida localizada em um daqueles bosques da ndia antiga, no qual a caa era proibida, de sorte que os animais que ali viviam tinham perdido todo o medo do homem e at os peixes dos lagos apanhavam com a boca migalhas de po, que lhes eram dadas com as mos. Havia milhares de anos que no se matava nenhum ser daquele bosque; os sbios e ancios desgostosos do mundo l se retiravam, a fim de viverem em companhia dos cervos e das aves, entregando-se meditao e aos exerccios espirituais pelo resto de suas vidas. Nesta poca, um rei chamado Dyumatsena, j velho e cego, vencido e destronado por seus inimigos, refugiou-se no bosque fechado com sua esposa rainha e seus filhos, dos quais o mais velho se chamava Satyavan. O rei e sua famlia ali viviam de forma asctica, em rigorosa penitncia. Na ndia antiga, era costume que todo rei ou prncipe, por mais poderoso que fosse, ao passar pela ermida de um varo sbio e santo retirado do mundo, ali se detivesse para tributar-lhe homenagens; tais eram o respeito e a venerao que os reis prestavam aos yogis e rishis. O mais poderoso monarca da ndia sentia-se honrado, quando podia demonstrar sua descendncia de algum yogi ou rishi que tivesse vivido no bosque, alimentando-se de frutas e razes e coberto de andrajos. Assim, quando se aproximavam a cavalo de alguma ermida, apeavam muito antes de chegar a ela e andavam a p at o local onde estava o eremita. Quando viajavam de carruagem ou armados, tambm desciam e desvencilhavam-se de seus paramentos militares e depois entravam na ermida, pois era costume que ningum entrasse naqueles retiros ou ashramas sagrados com armamentos militares, mas sim com uma atitude serena, pacfica e humilde. Fiel ao costume, Savitri entrou na ermida do bosque sagrado e, ao ver Satyavan, filho do rei destronado e eremita, ficou profundamente apaixonada por ele. Antes, ela havia desprezado os prncipes de todas as cortes e unicamente o filho do destronado Dyumatsena havia lhe arrebatado o corao. Quando a comitiva voltou corte, o rei Asvapati perguntou filha: - Diz-me, Savitri querida, vistes algum digno de ser teu esposo? - Sim, pai querido respondeu Savitri, ruborizada.

- Qual o nome do prncipe? - J no prncipe, meu pai, porque filho do rei Dyumatsena, que perdeu o seu reino. No tem patrimnio e vive como um sannyasi no bosque, colhendo ervas e razes para alimentar-se e manter seus velhos pais, com os quais mora numa cabana. Ao ouvir o relato dos lbios de sua filha, o rei Asvapati consultou o sbio Narada, que se achava presente. Narada declarou que aquela escolha era o mais funesto pressgio que a princesa poderia ter. O rei pediu a Narada que explicasse os motivos de sua declarao e ele respondeu: - Daqui a um ano este jovem morrer. Aterrorizado por este vaticnio, o pai disse filha: - Pensa, Savitri, que este jovem que escolhestes morrer dentro de um ano e ficars viva. Desiste da escolha, filha minha; no te cases com um jovem de to curta vida. Contudo, Savitri respondeu: - No importa, meu pai. No me peas que me case com outro e sacrifique a castidade da minha mente, porque em meu pensamento e corao, amo o valente e virtuoso Satyavan e o escolhi para esposo. Uma donzela escolhe uma s vez e jamais quebra sua fidelidade. Ao v-la to decidida, o pai resignou-se vontade de Savitri que, desta forma, casou-se com o prncipe Satyavan e deixou tranqilamente o palcio do seu pai para viver na cabana do bosque com o eleito do seu corao, ajudando-o a sustentar seus velhos pais. Embora Savitri soubesse quando seu marido iria morrer, sobre isto guardou estrito segredo. Todos os dias, Satyavan entrava no bosque para colher frutas, flores e reunir feixes de lenha, voltando com a carga para a cabana, onde sua esposa preparava sua refeio. Assim transcorria o tempo, at que trs dias antes da data fatal, a moa resolveu passar trs dias e trs noites em completo jejum e fervorosas oraes, sem deixar transparecer sua angstia e ocultando suas lgrimas. Finalmente, amanheceu o dia marcado pelo pressgio e, no querendo perder de vista seu marido nem por um momento, Savitri solicitou e obteve dos seus pais permisso para acompanha-lo, quando ele sasse para a colheita diria de ervas, razes e frutas silvestres no interior do bosque. Assim foi feito. Estavam os dois no bosque quando, com voz enfraquecida, Satyavan queixou-se sua esposa dizendo: - Querida Savitri, sinto-me aturdido, meus sentidos se esvaem e o sono me invade. Deixa-me repousar um pouco ao teu lado. Trmula e assustada, Savitri replicou:

- Meu amado, vem e repousa tua cabea em meu colo. Satyavan reclinou a cabea ardente no colo de sua esposa e, instantes depois, exalou seu ltimo suspiro. Abraada ao cadver do seu marido, desfeita em lgrimas, Savitri permaneceu na solido do bosque, sentada no cho, at que chegaram os emissrios da morte para levar a alma de Satyavan. No entanto, nenhum deles pode acercar-se do local onde estava Savitri com o cadver de Satyavan, porque ardia um crculo de fogo que rodeava a unio formada pela vivente e seu marido morto. Por esta razo, os emissrios voltaram at onde se encontrava Yamaraja, o semideus da morte, e explicaram-lhe porque no puderam trazer a alma de Satyavan. Assim sendo, Yamaraja foi pessoalmente ao bosque e, como era um semideus, conseguiu atravessar sem perigo o crculo de fogo e aproximar-se do local em que estava Savitri. L chegando, disse a ela: - Minha filha, entrega-me este cadver, pois j sabes que a morte o destino de todo mortal. A morte o destino irrevogvel do homem. Savitri deixou o cadver do seu marido e Yamaraja, tirando-lhe a alma, com ela se afastou; porm, no havia andado muito, quando ouviu atrs de si passos sobre as folhas secas. Ao voltar-se, viu Savitri, a quem disse com paternal ternura: - Savitri, minha filha, por que me segues? Este o destino de todos os mortais. Savitri respondeu: - No sigo a ti, senhor meu, porque o destino da mulher ir onde seu amor a leva; a lei eterna no separa o amoroso esposo da fiel esposa. Ento Yamaraja disse: - Pede-me a graa que quiseres, menos a vida do teu marido. Ao que ela respondeu: - Se desejas outorgar-me uma graa, semideus da morte, peo-te que devolvas a vista de meu sogro e que ele seja feliz. Yamaraja replicou: - Cumpra-se teu piedoso desejo, respeitosa filha. E ele seguiu seu caminho com a alma de Satyavan. Novamente ouvindo passos, voltou-se e viu que Savitri ainda o acompanhava.

- Savitri, minha filha, ainda me segues? - Sim, meu senhor; nada posso fazer, pois embora me esforce por voltar, a mente corre atrs do meu marido e o corpo obedece. Tens a alma de Satyavan e como sua alma tambm minha, meu corpo a acompanha. Ento, Yamaraja disse: - Agradam-me tuas palavras, formosa Savitri. Pede-me outra graa, menos a vida do teu marido. - Se vos dignares a conceder-me outra graa, faze com que meu sogro recupere seu reino e suas riquezas. - Concedo-te, filha amorosa, mas volta para seu lugar, porque nenhum ser vivente pode andar em companhia de Yamaraja. E o semideus da morte seguiu seu caminho. Contudo, Savitri insistia em acompanha-lo e, voltando-se, Yamaraja com ela dialogou: - Nobre Savitri, no me sigas com tua dor sem esperana. - No tenho remdio, seno ir para onde levas meu marido. - Suponha, Savitri, que teu marido foi um perverso e que o levo para o inferno. Irias acompanhar teu marido? - Iria alegre para onde ele fosse, quer na vida, quer na morte, seja no cu, seja no inferno. - Benditas sejam tuas palavras, minha filha. Deixaste-me comovido. Pede-me outra graa, que no seja a vida de teu marido. - Pois, j que me permites pedir-vos, faze com que no se quebre a rgia estirpe do meu sogro e que seu reino seja herdado pelos filhos de Satyavan. Yamaraja sorriu e disse: - Filha minha, teu desejo ser cumprido. Aqui tens a alma do teu marido. Ele voltar a viver e ser pai dos teus filhos que, com o tempo, sero reis. Volta para tua casa. O amor triunfou sobre a morte. Jamais mulher alguma amou como tu e s a prova de que at eu, o semideus da morte, nada posso contra a fora de um verdadeiro e perseverante amor! Srila Prabhupada tambm contava esta histria e sempre que se quer falar do exemplo de uma esposa ideal, os sbios contavam a histria de Savitri, uma das mulheres mais castas e virtuosas da cultura vdica. (Texto enviado por Kesava Kasmiri Das.)

image001.jpg 12K Download

Anda mungkin juga menyukai