Anda di halaman 1dari 10

Pgina 1 de 10

ELETRODEPOSIO DE COBRE
Links para Acesso Rpido
Banhos De Cobre cido Base Sulfato Banhos De Fluoboratos De Cobre Banhos De Cobre Alcalinos - Base Cianeto Banhos De Cobre Alcalino - Base Pirofosfato Banhos Para Eletrodeposio De Ligas De Cobre Banhos De Lato

COBRE (Cu)
Peso atmico: 63,54 Valncia: 1 e 2 Peso especfico: 8,93
+ Equivalente eletroqumico: Cu 2,37 g/Ah

Cu2+. 1,18 g/Ah

Propriedades Do Cobre
O metal cobre dctil, de baixa dureza, com tima condutividade para o calor e a eletricidade, fcil de polir e lustrar..

Banhos De Cobre cido Base Sulfato


Este banho uma das mais antigas aplicaes da histria da galvanoplastia. Existem indicaes que a primeira soluo j operou em 1810. Os banhos de cobre cido base sulfato de cobre so usados para fins decorativos e tcnicos.

Aplicaes tcnicas:
Eletrorefinao Eletroformao Rotogravura Circuitos Impressos Cobreao de barras de ferro condutoras entre outras.

Aplicao Decorativa:
Os banhos de cobre cido so em grande escala aplicados como camadas anteriores niquelao, para a formao de camadas de cobre brilhante sobre ferro e zamak. Pelo seu grande poder de nivelamento permitem um polimento de ferro menos exigente e em muitos casos a niquelao direta sobre a camada de cobre brilhante, sem a lustrao intermediria desta camada, resultando em uma grande economia de mo-de-obra. Em casos de cobreao de peas de ferro, zamak ou alumnio, necessrio uma pr-cobreao em um banho de cobre alcalino, porque, do contrrio, estes metais so fortemente atacados pelo banho de cobre cido e se forma uma fina camada de cobre no aderente sobre estes metais. Esta formao do filme de cobre causada pela diferena de potencial entre o cobre e o zamak, ferro ou alumnio.

Composio
O banho de sulfato de cobre quimicamente um banho simples. Existem diversas frmulas, sendo a mais usada: Sulfato de Cobre: 180 a 250 g/I

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 2 de 10

Acido Sulfrico 96%: 40 a 75 g/I on Cloro : 30 a 80 mg/I Os banhos brilhantes de cobre cido, ainda necessitam de certos aditivos: Abrilhantadores, niveladores e, em alguns casos, umectantes. Como pode ser visto, trata-se de um banho bastante flexvel em relao s concentraes dos seus componentes.

Caractersticas
O sucesso dos banhos de cobre cidos brilhantes de base de sulfato de cobre, baseia-se sobre as seguintes caractersticas: Alta velocidade de eletrodeposio; Alto nivelamento; Camadas dcteis; Alto brilho de camada de cobre; Processo econmico. Os banhos de cobre cido tm uma eficincia catdica perto de 100%, assim, o clculo da camada formada deste banho simples. Na prtica pode ser usada a regra que com 5 A/dm2 ser formada uma camada de 1 micrometro de cobre por minuto. As camadas usadas para fins decorativos em geral so em redor de 10 a 25 micrometros.

Penetrao e nivelamento:
Pelo fato da sua baixa polarizao catdica, os banhos cidos no tm a penetrao grande dos banhos alcalinos. A distribuio da camada igual distribuio primria da corrente, o que significa diferenas na espessura da camada sobre peas perfiladas. Quando se fala sobre nivelamento (ou micro-penetrao), deve-se entender que aqui se trata de diminuio da rugosidade do substrato. Sendo que a diminuio da rugosidade do substrato um dos objetivos mais importantes do polimento deste, e no, como muitas vezes entendido, a obteno de um substrato brilhante, o poder de nivelamento, torna-se um meio de diminuir o alto custo do polimento do substrato. O rendimento mximo destas solues conseguido usando a agitao com ar e um bom controle da temperatura. Temperaturas acima de 30C afetam negativamente o poder de nivelamento e a formao do brilho.

Anodos
Para os banhos de cobre cidos foram desenvolvidos anodos de cobre especiais chamados anodos "fosforados". Estes anodos tm uma especificao rgida em relao cristalizao, teor de fsforo e impurezas de outros metais. O teor do fsforo em geral se encontra entre 0,02 e 0,07% (0,2-0,7g/kg). Os anodos de cobre fosforado em condies normais de trabalho, formam um filme preto durante a eletrlise, o qual no aumenta a resistncia eltrica e permite ao anodo se dissolver uniformemente. Com uma boa filtrao do banho (1 a 2 vezes o volume do banho por hora) de cobre cido, muitas vezes possvel de trabalhar sem o uso de sacos de anodos. O uso de anodos inadequados se demonstra rapidamente pela forte polarizao dos mesmos.

Controle E Manuteno
Sob condies normais, os banhos de cobre cido brilhante precisam de poucos reforos. Se o arraste do banho for muito baixo, a concentrao do cobre metal lentamente aumentar e ser necessrio a diluio ocasional do banho ou a substituio dos anodos de cobre fosforados por anodos de chumbo. Porm, na maioria dos casos, pequenas adies de sulfato de cobre e cido sulfrico se tornam necessrias. O on cloro um componente necessrio no banho de cobre cido. A manuteno deste on dentro das especificaes do processo de alta importncia. Em casos de baixo teor de cloro como tambm alto teor de cloro, o banho torna-se inoperante pela formao de diversos defeitos, como estrias e fosqueamento da camada.

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 3 de 10

A anlise do cloro deve ser feita regularmente. No caso de falta de cloro podemos adicionar uma quantidade calculada de cido clordrico. Em caso de teor de on cloro alto, temos de tratar o banho com zinco metlico em p, carvo ativo e posterior filtrao. Os banhos de cobre cido foram desenvolvidos para a agitao a ar. Existe no mercado ainda uma grande quantidade de banhos operados com agitao catdica, porm com esta agitao no se obtm a mxima vantagem de nivelamento e velocidade de eletrodeposio. A contaminao dos banhos de cobre cido no comum, sendo que esta soluo mais tolerante para impurezas metlicas do que outros banhos. A contaminao mais comum neste banho o ferro; o banho de cobre cido suporta quantidades de ferro bem altas, sem um efeito negativo. A contaminao com partculas insolveis resulta em aspereza ou "chuvisco". indicada a filtrao contnua com capacidade de filtrao de um a dois volumes do banho por hora.

Equipamentos
Tanques revestidos com P.V.C., Koroseal e/ou borracha dura, podem ser usados. As tubulaes para o resfriamento devem ser de chumbo, titnio ou Teflon. As bombas filtro podem ser revestidas com borracha dura de composio aprovada ou de ao inox 316.

Banhos De Fluoboratos De Cobre


Os banhos de fluoboratos so usados para fins tcnicos onde necessria uma alta velocidade de eletrodeposio. Este tipo de banho se parece muito em suas caractersticas com os banhos de cobre cido a base de sulfato de cobre. As camadas eletrodepositadas so de uma cristalizao fina e lisa, de dureza baixa. So usados na produo de produtos como tubos, chapas, fios, e para a formao de camadas grossas, como em matrizes. Na construo de moldes bastante conhecida a utilizao deste processo, principalmente na rea de fabricao de bonecas e brinquedos em geral. utilizado em cilindros de rotogravuras, devido facilidade de aplicao de alta amperagem e conseqentemente obteno de camadas espessas em pouco tempo; para a formao das camisas de cobre para a futura gravao para impresso. As caractersticas acima mencionadas tambm serviriam perfeitamente para a aplicao antes da niquelao para fins decorativos, porm o custo destes banhos bem maior do que o custo de banhos de sulfato de cobre, assim, a aplicao decorativa deste processo bastante reduzida.

Composio:

Anodos
Os anodos de cobre para este processo devem ter a mesma composio e caractersticas dos anodos de cobre usados para o banho de cobre cido, a base de sulfato de cobre. Os sacos de anodo devem ser de Nylon ou Polipropileno.

Equipamentos
Os equipamentos so os mesmos usados para o banho de cobre cido a base de sulfato de cobre.

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 4 de 10

Banhos De Cobre Alcalinos - Base Cianeto


Aplicaes Os banhos de cobre ciandricos so usados para fins tcnicos e. decorativos. A aplicao tcnica reduzida, sendo mais utilizados para cobreao de peas que sero submetidas parcialmente cementao ou nitretao. NOTA: A cementao o tratamento de peas de ao em banhos de sais fundidos, contendo cianeto, com o objetivo de enriquecer a superfcie externa do ao com carbono e nitrognio, e assim obter maior dureza e maior resistncia ao uso. Quando se deseja delimitar a rea que ser cementada, todas as outras regies da pea so cobreadas para prevenir a carbonizao. Uma das mais largas aplicaes para banhos de cobre ciandrico para fins decorativos/protetivos, a cobreao de peas em zamak (zinc die castings), alumnio ou ferro antes da cobreao cida. A formao de uma fina camada, (cobre toque), em torno de 0,25 a 0,8 micrometros, suficiente para proteger estes metais do ataque agressivo dos banhos cidos subseqentes.

Banhos De Cobre Alcalino - Base Pirofosfato


Aplicao So utilizados para fins decorativos em mltiplas aplicaes, e para evitar a cementao em reas indesejadas e tambm para cobrear no interior dos furos das placas de circuitos impressos.

Tipos De Banhos Os banhos atuais de cobre alcalino so formulados com cianeto de cobre ou pirofosfato de cobre. Os banhos ciandricos dividem-se em 3 tipos: 1) Cobre toque ou baixa eficincia 2) Cobre Rochelle ou mdia eficincia Por possurem bom poder de penetrao e cobertura podem ser depositados diretamente sobre ao ou zamak. Esses banhos tm como caracterstica principal, servir como um depsito de baixa camada, tipo toque (FLASH), para posterior deposio do cobre de um banho de alta eficincia ou cido 3) Cobre Brilhante ou alta eficincia: O banho de pirofosfato possui caractersticas similares ao banho ciandrico de alta eficincia. Sua eficincia catdica de 100% permitindo altas velocidades de deposio e como conseqncia depsitos de grande espessura. O poder de penetrao tambm muito bom, entretanto, tambm necessita de uma deposio prvia de cobre toque de um banho ciandrico para uma perfeita adeso.

Composio Dos Banhos


Os banhos de cobre toque e Rochelle so formulados com NaCN, ao passo que a maioria dos banhos de cobre de alta eficincia preparada usando uma mistura de cianeto de sdio e cianeto de potssio. A presena do ction potssio benfica, pois aumenta a velocidade de deposio e reduz a granulao. Para o preparo do banho, o primeiro passo formar uma pasta do cianeto de cobre, sal insolvel em gua, a seguir adicionar esta pasta na soluo aquosa contendo o cianeto de potssio ou cianeto de sdio, ou ambos, previamente dissolvidos. Os complexos formados com cianeto de sdio e cianeto de potssio so similares em composio, mas os complexos formados com o ction potssio so mais solveis. Supe-se que o tri-complexo Na2Cu (CN)3 o complexo mais formado, porm existe ao lado deste o tetra-complexo.

As quantidades expressas em kgs para dissolver o sal metlico nas reaes acima so suficientes e exclusivamente para formar o sal de complexo solvel. Portanto, para obter o cianeto livre, imprescindvel ao processo, torna-se necessrio calcular a quantidade adicional de NaCN ou KCN, conforme indicado na formulao do banho.

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 5 de 10

Funo Dos Componentes


Banhos Ciandricos Cianeto De Cobre O cianeto de cobre, aps sua dissoluo em cianeto de sdio ou potssio, o complexo fornecedor de ons cobre, ou seja, a fonte metlica.

Cianeto Livre
A concentrao do cianeto livre influi positivamente na adeso, penetrao, aparncia e na dureza do cobre depositado. O cianeto livre essencial para obter uniforme corroso dos anodos de cobre, e tambm necessrio para combinar com os ons cuprosos formando o sal de complexo solvel. Nos banhos de alta eficincia combina com os aditivos, auxiliando no brilho e nivelamento.

Hidrxidos
Estes no so normalmente adicionados em banhos tipo "Toque ou Rochelle". Entretanto, hidrxidos podem algumas vezes ser adicionados nestes banhos para permitir maior condutividade do banho, porm grandes adies devem ser evitadas por causar excessivo ataque em peas de zamak. Os hidrxidos permitem alta condutividade, melhoram a penetrao e tambm auxiliam na corroso andica.

Carbonatos
Em banhos tipo Toque e Rochelle, carbonatos so adicionados para facilitar o controle do pH e para reduzir a polarizao nestes banhos. Em banhos de alta eficincia o carbonato no intencionalmente adicionado, mas ele gerado pela decomposio do cianeto, causado pela operao em temperatura acima do especificado e por sua reao com o gs carbnico do ar. Evidentemente, banhos agitados a ar aceleram esse crescimento. No h significantes alteraes nas caractersticas do depsito enquanto a concentrao do carbonato for menor que 90 g/I. Quando essa concentrao alcana valores mais altos, haver diminuio de brilho na rea de mdia densidade de corrente, reduzindo ainda a velocidade e a eficincia de deposio. Carbonato em excesso pode ser removido por refrigerao at + 3C ou pela diluio do banho. Quando isto no for possvel, outra alternativa ser um tratamento por precipitao com hidrxido de brio ou clcio. Este resulta em um tratamento trabalhoso, com perda parcial de banho e aumento na concentrao de hidrxido de sdio ou potssio. O processo de tratamento por refrigerao no eficiente para banhos contendo potssio, devido alta solubilidade do sal de carbonato.

Tartaratos
A adio de sal Rochelle ou sal de Seignette, que so tartaratos de sdio e potssio, (KNaC4H4O6), benfica para os banhos de baixa e alta eficincia. suposto que os tartaratos tambm formam complexos com o cobre. Solues que contenham tartaratos podem ser operados com mais baixo teor de cianeto livre ou com densidades catdicas mais altas. Assim a polarizao andica evitada e a cristalizao do metal torna-se mais fina.

Abrilhantadores
Aditivos orgnicos ou metlicos so usados para melhorar as caractersticas do depsito, tais como nivelamento e brilho. Estes aditivos produzem depsitos com aspecto que vo do acetinado at brilhante total. Pea a Composio Mdia e Condies Tpicas De Operao de Banhos Ciandricos e Pirofosfato.

Anodos
Por muitos anos foram usados anodos de cobre eletroltico para os banhos de cobre alcalino.

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 6 de 10

Com a tendncia de se usar densidades de correntes mais altas nestes banhos, foi desenvolvido um novo anodo que no causa camadas speras. Isto foi conseguido com o anodo tipo OFHC (Oxygen-free high Condutivity), isto , livre de oxignio. Este anodo dissolve-se regularmente e reduz a possibilidade de formao de camadas speras significativamente.

Banhos De Pirofosfato Pirofosfatos


Este forma um complexo altamente solvel com o cobre. Um excesso de pirofosfato necessrio para aumentar a condutividade do banho e melhorar a corroso dos anodos. O pirofosfato, durante a eletrlise, vagarosamente se hidrolisa para ortofosfato, o qual benfico para a corroso andica e funciona como tampo. O banho tolerar ortofosfato at 75 g/I, porm quantidades maiores resultaro em depsitos opacos e com estrias. Temperatura alta favorece a formao de ortofosfato. O ortofosfato no removido quimicamente.

Amnia
Esta contribui na corroso andica, auxilia no controle de pH e aumenta a capacidade do banho em responder s funes que proporcionam brilho.

Nitrato
Este inibe a reduo de hidrognio junto a alta densidade de corrente.

Abrilhantadores
Aditivos formulados so disponveis, os quais refinam a estrutura do gro, melhoram as caractersticas de nivelamento e agem como abrilhantadores. Entretanto, a decomposio desses produtos causada por uma concentrao excessiva causar tenses internas e depsitos duros. Para assegurar depsitos de qualidade, os aditivos devem ser adicionados com critrio e conforme consumo.

Anodos
Utilizar o mesmo tipo usado para os banhos ciandricos.

Controle E Manuteno
Os banhos de cobre alcalino necessitam de manuteno freqente e regular. A manuteno do teor do cianeto livre deve ser feita diariamente, em banhos grandes ou instalaes automticas. O controle dos banhos de cobre ciandricos deve ser feito por meio de anlises e da clula de Hull, cujo controle especialmente serve para apontar possveis contaminaes orgnicas, contaminaes com cromo e de aditivos especiais como abrilhantadores e umectantes. As anlises que devem ser feitas so: determinao do teor de cobre; determinao de cianeto livre; determinao do teor de lcalis e periodicamente a anlise do teor de carbonatos.

Equipamentos
Para os processos de cobre alcalino podem ser usados tanques de ferro, porm a aplicao de tanques revestidos evita correntes errantes, as quais podem resultar em perda do metal cobre e da eficincia da operao. O aquecimento pode ser feito com resistncias eltricas de tubo de ferro. No caso de vapor ta tambm a tubulao pode ser de ferro. Chumbo, nunca deve ser usado no equipamento, por se dissolver na soluo.

Banhos Para Eletrodeposio De Ligas De Cobre


Ligas De Cobre Atualmente Eletrodepositadas (Mais Importantes)

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 7 de 10

Princpios De Eletrodeposio De Ligas


Para obter a eletrodeposio simultnea de dois metais de uma mesma soluo, devem ser criadas condies para que estes metais eletrodepositem no mesmo potencial. O potencial da eletrodeposio de um metal ou liga determinado pela condio dos nions e ctions no filme catdico e pela temperatura da soluo. De grande importncia a polarizao catdica, a qual depende da concentrao do on na soluo, da dissociao do complexo e da difuso do on para o filme catdico. Para obter as condies em que dois metais de potenciais de eletrodeposio diferentes depositem simultaneamente, em geral necessrio fazer uso de solues que formam complexos com os metais, como os cianetos.

Ligas De Cobre
Banhos De Lato Aplicaes As camadas de lato so aplicadas para fins decorativos em peas de uso domstico. A sua aplicao para fins tcnicos restrita para alguma peas eltricas, parafusos, arame e chapas de ferro produzidas em processo contnuo. Os banhos de lato podem ser aplicados em banhos parados ou tambores rotativos, conforme tamanho e configurao das peas.

Caractersticas Das Camadas De Lato


As camadas de lato eletrodepositadas em geral se caracterizam pela sua alta ductilidade e baixa dureza, comparando-as com o lato fundido. Dependendo das condies em que a liga foi formada, existe uma grande variao das caractersticas, especialmente na variao da cor da camada. As camadas de lato, que em geral so aplicadas com espessura menor que 5 micrometros, demonstram uma porosidade de pontos marrom na superfcie. Para evitar este problema, necessrio uma passivao, secagem e posterior aplicao de um verniz para evitar a descolorao da camada. Sendo que as camadas aplicadas no oferecem uma boa resistncia corroso, em muitos casos as peas devem receber primeiro uma camada de nquel brilhante e posteriormente a latonao. Em geral os banhos de lato no possuem caracterstica de formao de um brilho prprio. Eles dependem do estado da superfcie do substrato. Assim, a niquelao anterior latonao tambm ajuda bastante na formao de uma camada de lato brilhante.

Composio Dos Banhos De Lato


Todos os banhos de lato so solues com os principais componentes - cianeto de cobre cianeto de zinco e cianeto de sdio ou potssio. Os cianetos de cobre e zinco formam complexos com os cianetos de sdio ou potssio. Seguem abaixo exemplo dos complexos mais simples que so formados e os quais so de suma importncia para o potencial de eletrodeposio.

Os banhos de lato podem ser divididos em 2 tipos: Banhos de lenta deposio Banhos de rpida deposio

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 8 de 10

Os banhos de lenta deposio so os mais usados pela sua relativa facilidade de operao e manuteno.

Com esta tabela queremos demonstrar que existe grande variedade nas formulaes qumicas dos banhos de lato, dependendo das condies de trabalho e da cor desejada. claro que com as variaes de composio do processo, a constituio da liga variar tambm. Assim, encontram-se camadas de lato com um teor de cobre que pode variar entre 60 e 80%. H os banhos de lato brilhante que mesmo com camadas espessas mantm o brilho. Os aditivos usados variam bastante, podendo ser orgnicos, como lcool polivinlico ou fenol, ou inorgnicos, como sulfocianeto de potssio ou trixido de arsnio.

Ao Dos Componentes
Cianetos De Cobre E Zinco Estes so os sais metlicos os quais mantm o teor metlico na soluo. Ambos so sais insolveis em gua, dissolvendo-se facilmente em cianeto de sdio ou potssio, formando complexos.

Cianeto De Sdio
Este sal primeiramente necessrio para formar os complexos solveis de cianeto de cobre e de zinco. O seu teor na soluo tem uma grande influncia sobre a cor do lato, sendo que as percentagens de cobre e do zinco variam com a variao do cianeto de sdio. Quando o teor do cianeto de sdio ou potssio aumentado, o teor do zinco na camada aumenta pelo fato que a estabilidade do complexo cobre-cianeto aumenta mais que a estabilidade do complexo zinco-cianeto. Dividimos a anlise do cianeto em dois valores: a) cianeto total; b) cianeto livre. O primeiro valor indica o total do cianeto de sdio ou potssio presente no banho, incluindo a quantidade usada na formao do complexo. O segundo valor, indica a quantidade acima da quantidade necessria para formar os complexos. Na2Cu (CN) 3 - K2 Cu (CN) 3 Na2 Zn (CN) 4 ou K2Zn (CN) 4. Necessita-se para a dissoluo de cianeto de cobre e zinco as seguintes quantidades de cianeto de sdio ou potssio:

Carbonato De Sdio

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 9 de 10

Este sal age no banho como tampo do pH, ao mesmo tempo ajudando a dissoluo dos anodos. O teor do carbonato aumenta durante o uso do banho pela oxidao dos cianetos. Quando o seu teor atinge 90-120 g/I., dependendo do tipo do banho, aconselhvel remover uma parte, sendo que nestas concentraes altas o carbonato influi negativamente na velocidade da latonao.

Outros Componentes
Como pode ser visto na tabela das formulaes dos banhos, existem diversos outros componentes que influem de uma maneira ou outra nas caractersticas do banho ou da camada eletrodepositada. Por exemplo o hidrxido de amnio, ajuda a manuteno de um teor constante do zinco na liga e assim tambm a sua cor. Sendo voltil, so necessrias adies constantes.

Condies De Operao
Densidade de corrente: Os Banhos de Lenta e o de Rpida Deposio trabalham em uma faixa bem diferente. A densidade de corrente tem uma influncia grande sobre o teor dos metais de liga. Aumentando a densidade de corrente dentro da faixa do tipo do banho, o teor de cobre na liga tem a tendncia de abaixar. A razo a seguinte: Todas as mudanas no processo ou nas suas condies de operao que favorecem a polarizao catdica tais como: aumentar de densidade de corrente, abaixar temperatura,diminuir agitao, favorecem a deposio do metal menos nobre, neste caso o zinco.

Temperatura Para manter a cor do lato estvel, o controle da temperatura importante, pela razo indicada no pargrafo anterior. A eficincia catdica. aumenta com a elevao da temperatura, possibilitando uma deposio mais rpida.

Anodos Normalmente so usados anodos de uma liga de 80% de cobre e 20% de zinco. A pureza dos anodos de grande importncia. Como no caso dos anodos de cobre para os banhos de cobre alcalinos e cidos, pequenas quantidades de outros metais podem causar polarizao dos anodos. Um anodo de lato, trabalhando em uma soluo equilibrada, deve mostrar uma superfcie limpa com cor de lato.

Banhos De Bronze - Aplicaes


As camadas de bronze tm uma aplicao bastante limitada, tanto no campo decorativo como no campo tcnico. No campo decorativo so usadas para imitar peas de bronze fundidas, usando metais-base mais baratos, acabando-as em banhos de bronze. A sua aplicao Tcnica restrita a alguns casos muito especficos.

Caractersticas Das Camadas De Bronze


As camadas de bronze eletrodepositadas tm uma tima ductilidade e boa resistncia corroso. As ligas de cobre-estanho tm uma vantagem importante sobre as ligas cobre-zinco, a sua baixa porosidade, assim no sendo sensveis ao fenmeno de "Spotting out"(formao de pontos marrons sobre a superfcie) As camadas de bronze de alto teor de estanho tm uma cor igual ao estanho, porm com uma dureza bem mais alta e so usadas para a substituio do estanho pela sua vantagem econmica.

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Pgina 10 de 10

Como no caso do Lato, a temperatura dos banhos de bronze influi muito na cor do depsito. No caso do banho de "Lenta Deposio" existe a possibilidade de formar camadas de cor diferente, trabalhando com temperaturas diferentes. Com uma temperatura 20 a 25C, deposita uma camada de bronze de cor cirra. Com temperatura 38C a 40C, um bronze de cor carregada, avermelhada.

As camadas de bronze "verdadeiras", quer dizer ligas de cobre-estanho, so depositadas em banhos que contm alm de cianeto de cobre, o estanato de sdio. Existem dois tipos: N 1 - liga de cobre 90% - estanho 10% N 2 - liga de cobre 50% - estanho 50% (speculum).

Condies De Operao
Estes banhos somente podem ser operados satisfatoriamente se no contm estanho bi-valente. Por esta razo, no se pode usar anodos de bronze dos quais o estanho se dissolve em forma bi-valente. So usados anodos de cobre e estanho separadamente, com relao de 1:10 das superfcies andicas. Como nos banhos de lato, os banhos de bronze ciandricos exigem cuidados nas condies de operao, como no controle de temperatura e densidade de corrente.

Outras Ligas De Cobre


Ainda so conhecidas, porm sem importncia prtica, ligas eletrodepositadas de cobre-zinco-estanho; cobre-chumbo; cobre -cdmio e cobre-nquel. A pesquisa sobre a eletrodeposio de ligas atualmente se desenvolve mais no campo das ligas de metais preciosos, para o desenvolvimento da eletrnica.

http://www.galvano.com.br/eletrodepcobre/eletrodepcobre.htm

8/5/2012

Anda mungkin juga menyukai