Anda di halaman 1dari 4

PRURIFICAO DE CLORETO DE SDIO

Isabela de Castro Corteletti e Thales Fernando Dias Pereira Departamento de Cincias Naturais UFSJ, Campus Dom Bosco Praa Dom Helvcio, 74 36.301-160 So Joo Del Rei Minas Gerais

Abstract: The experiment uses small samples of potassium chloride (KCl), potassium bromide (KBr) and potassium iodide (KI) solids and in solution to obtain some compounds of the halogens. The verification of physical and chemical properties of these compounds was made by means of visual observations of physical changes of the solutions and chemical equations of reactions involved. Copyright2012 DCNAT/UFSJ

Keywords: Obtainment, halogens, properties

Resumo: O experimento utiliza pequenas amostras de cloreto de potssio (KCl), brometo de potssio (KBr) e iodeto de potssio (KI) slidas e em soluo para obteno de alguns compostos de halognios. A verificao das propriedades fsicas e qumicas destes compostos foi feita por meio de observaes de mudanas fsicas visuais das solues e de equaes qumicas das reaes envolvidas. Copyright2012 DCNAT/UFSJ

Palavras Chaves: Obteno, halognios, propriedades.

INTRODUO

As reaes estudadas em qumica no resultam de uma converso completa de reagentes em produtos, pois todas elas tendem a alcanar um equilbrio, mesmo que isto nem sempre seja evidente. No estado de equilbrio a razo entre a concentrao de reagentes e produtos constante. O que significa dizer que a velocidade da reao direta igual velocidade da reao inversa e, por isso, no mais observado modificaes macroscpicas do sistema em estudo. Diz-se que o equilbrio qumico dinmico, pois as reaes direta e inversa continuam a ocorrer, com velocidades iguais,

porm opostas. As concentraes das substncias em equilbrio, numa determinada temperatura, guardam entre si uma relao definida que expressa pela equao genrica da constante de equilbrio qumico, K.[1]
( ) ( ) ( ) ( )

A relao da concentrao no equilbrio qumico, ou seja, a posio do equilbrio, independente da forma

como este equilbrio foi alcanado. Entretanto, esta posio alterada pela aplicao de foras externas, que podem ser mudanas de temperatura, de presso (se houver reagentes ou produtos gasosos) de volume ou na concentrao total de um reagente ou produto.[1] No ano de 1888 o qumico francs Henri Louis Le Chtelier postulou o seguinte princpio: Se um sistema no estado de equilbrio perturbado por uma mudana na temperatura, presso, ou concentrao de um dos componentes, o sistema ir mudar a sua posio de equilbrio, de modo a contraria o efeito da perturbao. Isto significa que se houver aumento da temperatura de um sistema reacional, provoca-se a reao qumica que contribui para resfriar o sistema (consumindo energia trmica). Ou ainda, se houver o aumento proposital de um dado reagente ou produto, o equilbrio favorecer a reao de consumo desta substncia em excesso at que seja retomado um novo estado de equilbrio. Entretanto, ressalta-se que o excesso de reagente ou produto adicionado ao sistema, nunca completamente consumido, para que a constante de equilbrio (K) permanea constante, desde que a temperatura no mude. Da mesma forma, quando um componente removido do sistema em equilbrio, ocorrer um deslocamento para repor este componente, sendo que esta reposio nunca total para que K permanea constante. Reaes envolvendo o equilbrio de precipitao so importantes, pois atravs da teoria e dos clculos que envolvem a formao dos precipitados pode-se prever a solubilidade de um determinado sal e controlar a formao de um precipitado, de forma a auxiliar na purificao de qualquer sistema atravs da separao de ctions ou nions de interesse.

Figura 1. Filtrao simples da soluo saturada de NaCl.

Foi transferido 150 mL da soluo filtrada para o bquer D de 250 mL e mediu-se o pH da soluo, com auxlio de um papel tornassol, cujo valor foi 7,0. Na capela foi colocado 100 mL de cido clordrico (HCl) concentrado a no kitassato gerador A de 250 mL e 100 mL de cido sulfrico (H2SO4) concentrado no funil de separao B de haste comprida. Ento a aparelhagem da Figura 2 foi montada.

OBJETIVOS

O objetivo deste experimento consiste em ilustrar a purificao de um sal de cozinha comercial aplicando conceitos de equilbrio qumico, por meio de tcnicas de filtrao a vcuo, lavagens e secagens de substncias qumicas.

3 3.1

EXPERIMENTAL Obteno de uma corrente contnua de gs clordrico, precipitao e purificao do cloreto de sdio

Figura 2. Montagem do sistema para gerao de gs clordrico e precipitao e purificao de NaCl.

Uma soluo saturada de cloreto de sdio (NaCl) comercial foi preparada, pesando-se na balana semianaltica (MARTE, AL 500C) 100,2g de sal e dissolvendo-se em cerca de 350 mL de gua destilada num bquer de 500 mL. A soluo foi filtrada por filtrao simples para eliminar alguma impureza insolvel presente no sal, como mostra a Figura 1.

Para a montagem do sistema referente Figura 2, foram tomados os devidos cuidados, como assegurar-se de que a haste do funil B quase tocasse no fundo do kitassato A para que pudesse permanecer mergulhada no HCl durante todo o procedimento. O tubo de ltex C foi ajustado na sada do kitassato A e do funil de vidro E, este estava mergulhado cerca de 4 cm na soluo de NaCl do bquer D. Certificou-se de que a rolha F estava completamente ajustada para impedir qualquer vazamento.

Foi iniciado em seguida o procedimento. O H2SO4 a 0,1 molL-1 foi adicionado lentamente sobre o HCl a 0,1 molL-1 e o gs clordrico foi produzido rapidamente e em grande quantidade. Aps algum tempo de borbulhamento na soluo do bquer D, comearam a se formar cristais de NaCl que se precipitaram, conforme a Figura 3 demosntra.

Figura 5. Ilustrao do sal secando na trompa de vcuo.

Depois os cristais foram transferidos para uma cpsula de porcelana, que foi levada para a estufa (Figura 6) a 200C por trinta minutos.

Figura 3. Precipitao dos cristais de NaCl.

A passagem da corrente de gs continuou at o trmino do H2SO4, pois antes disso ainda estava ocorrendo precipitao. Logo aps, mediu-se o pH da soluo cujo valor foi 1,0. O precipitado foi filtrado sob vcuo (Figura 4) e lavado com pequenas pores de etanol gelado vrias vezes.

Figura 6. Ilustrao da estufa de secagem (Nova tica, 4004ND).

Depois a mesma foi retirada da estufa e colocada para esfriar no dessecador (Figura 7), provido de um material secante.

Figura 4: Ilustrao do sistema para filtrao sob vcuo.

Secou-se o sal sob vcuo por certo tempo como possvel ver na Figura 5.

Figura 7. Ilustrao do dessecador que continha a cpsula de porcelana com o sal.

Depois de frio, pesou-se na balana semi-analtica a quantidade de sal obtida, cujo valor foi 32,117g.

R 64%
Discusso do rendimento

3.2

Outros itens 5 CONCLUSES

Caso sejam necessrios mais itens use sempre esta formatao para sub-itens.

4 4.1

RESULTADOS E DISCUSSO Obteno de uma corrente contnua de gs clordrico, precipitao e purificao do cloreto de sdio

REFERNCIAS

A equao da reao qumica que ocorre no kitassato A a equao (1):

H2 SO4(l ) 2HCl(l ) H 2 SO4(l ) 2HCl( g ) (1)


A equao da reao qumica que acontece no bquer D a equao (2):

2NaCl( s ) H 2O(l ) Na2O(l ) 2HCl(l ) (2)


A equao da reao qumica que ocorre quando o gs clordrico entra e contato com a soluo de NaCl a equao (3):

Na2O(l ) 2HCl( g ) Na2Cl( s ) H 2O(l ) (3)


Para saber o rendimento (R) da purificao do sal, temos que de modo geral:

2NaCl( s ) (impuro) NaCl( s ) ( puro) (4)


Levando isso em considerao temos que a massa terica de sal puro que deveria ser obtida dada pela equao (5):

mSal Puro
mSal Puro

mSal Impuro ( M Sal nSal Puro ) (nSal Impuro M Sal )

(5)

100 ,2 g (58,5 g / mol 1mol ) (2mols 58,5 g / mol )

mSal Puro 50 ,1g


Ento o rendimento dado pela equao (6):

mSal Puro 100 % (6) mSal Im puro


32 ,117 g 100 % 50 ,1g

Anda mungkin juga menyukai