Anda di halaman 1dari 2

A Histria se repete, sempre Rev. Virgilio Cezar H. P.

Torres, oesa(*) Tenho acompanhado a crise da Comunho Anglicana e as conseqncias dela na Diocese do Recife, h muitos anos. Tenho sido um combatente silencioso, porm, aguerrido na trincheira da orao e do testemunho de minha amizade, orando diariamente por Dom Robinson, meu amigo e pastor, por todos os clrigos e leigos da Diocese, a fim de que o Senhor estabelea a sua justia e glria. Por causa disso, fui agraciado com algumas dificuldades: amigos se afastaram de mim e outros me criticaram duramente. Contudo, tambm fui agraciado, a 09 de junho de 2006 com o ttulo de Ministro Honorrio da Diocese do Recife, ttulo recebido das mos do Bispo Diocesano, em cerimnia pblica, como sempre se faz quando se tem seriedade, no dia 14 de julho de 2007. E nessa condio que me pronuncio. Hoje, em junho de 2008, estou estarrecido. Como crente em Jesus Cristo, como membro honorrio da Diocese e como ministro ordenado da Igreja de Jesus Cristo. Um triste casamento entre dois homens, clrigos, eufemisticamente chamado de Bno matrimonial ocorreu h poucos dias na Diocese de Londres, sob as brancas barbas do Arcebispo de Canturia, s vsperas do GAFCON e da Conferncia de Lambeth, numa resposta clara s questes levantadas por ortodoxos e liberais, catlicos e evanglicos, enfim, por todo e qualquer membro da Comunho Anglicana. Como observador externo, pastor da Igreja Metodista do Brasil, que no 18 Conclio Geral, ocorrido em julho passado tomou a clara deciso de proibir seus pastores de realizarem casamentos de pessoas do mesmo sexo, e como amigo da Diocese do Recife, estou perplexo. Porm, acredito que as coisas no podem e no ficaro do jeito em que esto, alis, ficam agora muito mais srias. No creio mais na configurao da Comunho Anglicana como hoje se encontra. O recado claro, pois, no h dvidas, existem, Fe fato, duas comunhes: a de Deus, firmada na autoridade das Escrituras, na Histria da Igreja, no pensamento teolgico e moral de sculos, na racionalidade e no bom juzo, na doutrina dos apstolos (Credos) e da Reforma (XXXIX Artigos de Religio), cujas aes so sempre pblicas; e a de Satans, que divide suas cerimnias em pblicas e privadas segundo as convenincias do tempo, que se diz inclusiva, mas excludente, que se baseia na cultura,

e no nas Escrituras, que merece ser chamada mais de Humanismo do que de Cristianismo, que nega a doutrina histrica em favor dos valores ps-modernos. At agora, no sabia, definitivamente, onde amos chegar. Agora sei. Joio e trigo, na linguagem do Evangelho, no podem permanecer juntos, sob o risco de serem confundidos. A mdia no os costuma separar, at porque no sabe. Ou no quer. hora, portanto, de se mostrar quem quem. triste, mas muito triste, que muitos dos que deveriam ser os guardies da s doutrina, que foram consagrados bispos da Igreja de Jesus Cristo e que quebraram a legtima sucesso apostlica, ajam como profetas do Anticristo. Que Deus tenha misericrdia de ns. A histria se repete, sempre... Que o remanescente do povo de Israel continue a no dobrar os seus joelhos a Baal neste tempos de ps-modernidade.

(*) Rev. Virgilio Cezar Henrique Pereira Torres, oesa, pastor metodista, membro honorrio da Diocese do Recife, Liturgista, professor de Lngua e Literatura e Abade da Ordem Evanglica de Santo Agostinho (OESA).

Anda mungkin juga menyukai