Anda di halaman 1dari 7

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

CURSO TCNICO DE MECNICA MAQUINAS TERMICAS E DE FLUXO

DOUGLAS FERNANDES RIBEIRO

LUBRIFICANTES SINTTICOS

BELO HORIZONTE 2012

1.

Introduo

Os lubrificantes sintticos podem ser mantidos a elevadas temperaturas sem se decomporem, e ao mesmo tempo terem um baixo risco de combusto. Os leos sintticos no so derivados do petrleo, mas produzidos em laboratrio a partir de ensaios em condies criticas. A utilizao dos leos sintticos acentuou-se gradualmente, em reas em que o uso dos leos minerais no satisfazia as necessidades exigidas.

2.

O que so Lubrificantes

Os lubrificantes so substncias que colocadas entre duas superfcies mveis ou uma fixa e outra mvel, formam uma pelcula protetora que tem por funo principal reduzir o atrito, o desgaste, bem como auxiliar no controle da temperatura e na vedao dos componentes de mquinas e motores, proporcionando a limpeza das peas, protegendo contra a corroso decorrente dos processos de oxidao, evitando a entrada de impurezas, podendo tambm ser agente de transmisso de fora e movimento. A lubrificao um dos principais itens de manuteno de mquinas industriais e automotivas e deve, portanto, ser entendida e praticada para garantir um real aumento da vida til dos componentes Os lubrificantes apresentam-se principalmente nos estados slido (grafite), pastoso (graxas) e lquido (leos lubrificantes).

3.

O que so Lubrificantes Sintticos

So, ao contrrio dos leos minerais, produzidos artificialmente. Eles possuem, na maioria das vezes, um bom comportamento de viscosidade-temperatura com pouca tendncia de coqueificao em temperaturas elevadas, baixo ponto de solidificao em baixas temperaturas, alta resistncia contra temperatura e influncias qumicas. Os lubrificantes sintticos podem ser mantidos a elevadas temperaturas sem se decomporem, e ao mesmo tempo terem um baixo risco de combusto. Os leos sintticos no so derivados do petrleo, mas produzidos em laboratrio a partir de ensaios em condies criticas.

4.

Lubrificantes Sintticos em Motores Automotivos

Os lubrificantes sintticos, ao contrrio dos minerais, permitem partidas frias mais seguras e podem melhorar a economia de combustvel. extremamente crtico que o lubrificante circule rapidamente para proteger efetivamente onde for necessrio, particularmente quando o motor est frio e mais vulnervel ao desgaste, pois 70% do desgaste do motor ocorre no momento da partida. Como mais estvel e resistente ao cisalhamento, o lubrificante sinttico mantm sua pelcula protetora no motor por mais tempo, pois o leo no perde sua viscosidade, garantindo proteo ao motor. Os lubrificantes sintticos so derivados do petrleo e suas molculas que foram modificadas atravs de processos qumicos que permitem um melhor desempenho sob condies extremas de temperatura, presso e fora. Os lubrificantes minerais so compostos por molculas presentes no petrleo bruto que so separadas no processo de destilao na refinaria. Outra vantagem crucial dos lubrificantes sintticos que eles que possuem agentes de limpeza ativa: eles protegem ativamente o motor de impurezas resultantes da queima do combustvel, pois capturas as partculas de fuligem que possam aparecer, alm de gerar menos cidos corrosivos. Resumindo, um lubrificante sinttico tem um custo-benefcio maior e maior proteo.

5.

Tipos de Lubrificantes/leos Sintticos

Quando falamos em leos sintticos temos de distinguir cinco tipos diferentes:

a) Hidrocarbonetos sintticos Entre os hidrocarbonetos sintticos destacam-se hoje com maior importncia de um lado os polialfaoleofinas (PAO) e os leos hidrocraqueados. Estes leos so fabricados a partir de leos minerais, porm levam um processo de sinteticao, o qual elimina os radicais livres e impurezas, deixando-os assim mais estvel a oxidao.

Tambm se consegue atravs desde processo um comportamento excelente em ralao a viscosidade-temperatura. Estes hidrocarbonetos semi-sinttico atingem IV (ndices de Viscosidade) at 150.

b) Poliolsteres Para a fabricao de lubrificantes especiais, fluidos de freios, leos hidrulicos e fludos de corteos poli-alquileno-glicois, miscvel ou no-miscvel em gua tem hoje cada vez mais importncia.

c) Disteres So ligaes entre cidos e alcois atravs da perda de gua. Certos grupos formam leos de ster que so usados para a lubrificao e, tambm, fabricao de graxas lubrificantes. Os disteres esto hoje aplicados em grande escala em todas as turbinas da aviao civil por resistir melhor a altas e baixas temperaturas e rotaes elevadssimas. Dos leos sintticos eles tem o maior consumo mundial.

d) leos de silicone Os silicones destacam-se pela altssima resistncia contra temperaturas baixas, altas e envelhecimento, como tambm pelo seu comportamento favorvel quanto ao ndice de viscosidade. Para a produo de lubrificantes destacam-se os Fenil-polisiloxanes e Methil-polisiloxanes. Grande importncia tem os Fluorsilicones na elaborao de lubrificantes resistentes a influncia de produtos qumicos, tais como solventes, cidos etc.

e) Polisteres Perfluorados leos de fluor e fluorclorocarbonos tem uma estabilidade extraordinria contra influncia qumica. Eles so quimicamente inertes, porem em temperaturas acima de 260C eles tendem a craquear e liberar vapores txicos.

6.

Mitos e Verdades sobre os Lubrificantes Sintticos a) Os lubrificantes sintticos reduzem quantidade de lodo Verdade. Os leos

sintticosautomotivos, por exemplo so projetados para reduzir a ocorrncia de lodo e so, de fato, muito mais limpos do que os lubrificantes convencionais, que podem conter muitas impurezas diferentes.

b) O lubrificante sinttico no precisa ser trocado: Mito. Infelizmente, tal como qualquer outro tipo de lubrificante, como petrleo, graxas, fluidos e leos biodegradveis, os sintticos tambm precisam ser substitudos periodicamente. Em motores, por exemplo, o tempo de uso faz com que agentes contaminantes (cidos, fuligem e umidade) prejudiquem a viscosidade do lubrificante, reduzindo sua ao nos motores, rolamentos e engrenagens.

c) Os lubrificantes sintticos biodegradveis so mais finos. Mito. Tanto os sintticos biodegradveis quanto os lubrificantes comuns podem apresentar baixa viscosidade. Esse fator, alis, um importante elemento a ser levado em considerao para comprar um lubrificante de mquinas. d) Os leos sintticos possuem um custo muito alto Mito. Vrios testes foram realizados em vrios tipos de lubrificantes sintticos martimos, automotivos e aerospaciais e tambm comlubrificantes base de petrleo e os resultados mostraram que os sintticos, apesar de serem um pouco mais caros, fornecem uma melhor economia de combustvel, alm de reduzir o desgaste do motor. A diferena mnima do custo de investimento inicial para compra dos sintticos irrelevante em comparao com as economias de custo global em longo prazo, j que o produto diminui o desgaste nos dispositivos e os custos de reparao.

e) So compatveis com os produtos petrolferos Verdade. Hoje, todos os lubrificantes sintticos so totalmente compatveis com lubrificantes de petrleo. No entanto, no incio da produo de lubrificantes sintticos alguns fabricantes utilizam ingredientes que no eram compatveis, mas isso j passado. f) No so facilmente acessveis Mito. Quando comearam a ser desenvolvidos, esses produtos sintticos at podiam ser mais raros, mas agora muitas fabricantes de lubrificantes tm sua prpria linha de lubrificantes sintticos, como o caso daKlber Lubrication, da Molybras , Castrol, Shell, Ingrax, Mobil, entre outras.

g) Funcionam em veculos que utilizam sensores de oxignio - Verdade. leos comuns e lubrificantes sintticos de motor so feitos de compostos similares, os quais no so prejudiciais para sensores de oxignio.

h) Veculos consomem mais lubrificantes sintticos Mito. Enquanto o motor estiver em bom estado de funcionamento e no apresentarem falhas, os lubrificantes sintticos no faro com que um motor use mais lubrificante, na verdade, completamente o oposto. Devido s propriedades de materiais sintticos, o motor ir beneficiar-se de maior vedao entre anis de pisto e as paredes do cilindro.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

LUBRIFICANTES. www.lubrificantes.net

PROPRIEDADES REOLGICAS DE LEOS LUBRIFICANTES MINERAIS E SINTTICOS COM DEGRADAO EM MOTOR AUTOMOTIVO. Joyce Batista Azevedo,Laura Hecker de Carvalho, Viviane Muniz Fonseca

MANUNTENO E SUPRIMENTOS. www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/2891-8-mitos-e-verdades-sobre-oleoslubrificantes-sinteticos/

SHELL. http://shell.jalopnik.com.br/conteudo/qual-vantagem-de-usar-lubrificantes-sinteticos/

WIKIPEDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lubrificante

Anda mungkin juga menyukai