Anda di halaman 1dari 32

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCINCIAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA E SISTEMAS DE POTNCIA

SISTEMAS TRIFSICOS DESEQUILIBRADOS

Luiz Antnio Magnata da Fonte Maro/2009

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

Sumrio

1. Introduo ................................................................................. 3 2. Resoluo pelas Tcnicas de Circuitos................................ 4


2.1 Cargas em Estrela ............................................................................................ 4 2.2 Cargas em Tringulo.....................................................................................14

3. Componentes Simtricas...................................................... 16
3.1 Fundamentos ..................................................................................................16 3.2 Existncia e Unicidade .................................................................................19 3.3 Potncia Complexa........................................................................................21 3.4 Diagramas de Seqncia.............................................................................22 3.5 Metodologia de Clculo de Curtos-Circuitos......................................28

4. Bibliografia ...............................................................................32

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

1. INTRODUO
Os componentes dos sistemas eltricos de potncia so concebidos e fabricados de sorte que cada uma das suas fases apresente um comportamento simtrico e, assim, assegurem um funcionamento perfeitamente equilibrado quando so reunidos para constituir a rede eltrica. Os geradores, por exemplo, possuem os enrolamentos das fases distribudos apropriadamente na periferia do mesmo, de maneira que as tenses geradas exibam uma forma de onda senoidal, magnitudes iguais e defasagem de 2/ 3 radianos. Os desvios dessas condies idealizadas so, em geral, pequenos e motivados por aspectos construtivos de difcil controle. Em alguns casos no possvel garantir um equilbrio perfeito entre as fases por conta da distribuio geomtrica dos condutores nas estruturas, como ocorre com as linhas de transmisso. Em tais situaes, lana-se mo de recursos como a transposio entre os condutores para que os mesmos possam ocupar sistematicamente as mesmas posies ao longo do trajeto da linha, o que compensaria as diferenas e proporcionaria parmetros similares para as trs fases. A despeito desses cuidados, a totalidade dos sistemas eltricos est sujeito a perturbaes no equilbrio, notadamente nos pontos de consumo de energia. As cargas residenciais de natureza monofsica um exemplo tpico de quo desbalanceado pode se tornar uma rede de distribuio, mesmo quando a concessionria de energia se empenha numa repartio eqitativa. Tambm, defeitos podem incidir ao longo do sistema eltrico, particularmente os curtos-circuitos monofsicos, responsveis pela introduo de fortes desequilbrios na rede eltrica. Por tudo isso, o estudo de sistemas desequilibrados uma tarefa rotineira do engenheiro de sistemas de potncia, muito particularmente na rea de proteo, onde os defeitos citados so analisados e medidas so planejadas para minimizar os efeitos dos mesmos.

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

2. RESOLUO PELAS TCNICAS DE CIRCUITOS


Todas as tcnicas tradicionalmente desenvolvidas para a resoluo de circuitos podem ser empregadas para o tratamento dos circuitos trifsicos desequilibrados, como foi feito para o caso dos circuitos equilibrados. A diferena fundamental que, agora, em face das assimetrias, as trs fases, e no apenas uma nica como ocorreu para a condio equilibrada, devero ser alvo de anlise. Conforme mencionado na introduo, as cargas so as grandes responsveis pelos desequilbrios, de modo que, em geral, satisfatrio supor que as fontes e as linhas de transmisso so perfeitamente equilibradas.

2.1 Cargas em Estrela


A Figura 1 retrata um sistema eltrico equilibrado representado pelo equivalente de Thvenin, uma fonte de tenso em srie com uma impedncia, no ponto de suprimento das cargas ligadas em estrela e desequilibradas:
) ) ) Za Zb Zc

(1)

) Os neutros das cargas e do sistema esto interligados atravs de uma impedncia Z N , de

modo que a aplicao da 2 Lei de Kirchhoff malha NaANN proporciona: r ) ) r ) r VaN Z eq + Z a I a Z N I N = 0

(2)

FIGURA 1

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados Denominando:

) ) ) Z A = Z eq + Z a
e substituindo em (2) obtm-se:

(3)

r ) r ) r VaN = Z A I a + Z N I N r ) VaN r Z N r ) = I a + ) I N Z ZA A

(4)

Repetindo esse mesmo tratamento s malhas NbBNN e NcCNN obtm-se: r ) VbN r Z N r ) = I b + ) I N Z ZB B r ) VcN r Z N r ) = I c + ) I N Z ZC C onde, outra vez: ) ) ) Z B = Z eq + Z b ) ) ) Z C = Z eq + Z c Adicionando-se (4) a (5) resulta:
r r r ) ) r r r Z N Z N VaN VbN VcN ) + ) + ) = I a + I b + I c + ) + ) Z A Z B ZC Z A Z B ) ZN + ) Z C r I N

(5)

(6)

(7)

A aplicao da 1 Lei de Kirchhoff ao n N fornece:

r r r r Ia + Ib + Ic = I N

(8)

Substituindo (8) em (7) e resolvendo para a corrente de neutro obtm-se:

r r r VaN VbN VcN ) + ) + ) r Z A Z B ZC IN = ) ) ) ZN ZN ZN 1+ ) + ) + ) Z Z Z A B C

(9)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

) Levando o valor de I N dado por (9) s equaes (4) e (5) tem-se as correntes de fase das

cargas:
r ) r 1 r I a = ) VaN Z N I N ZA r ) r 1 r I b = ) VbN Z N I N ZB r ) r 1 r I c = ) VcN Z N I N ZC

) ) )
(10)

( (

A tenso entre os neutros das cargas e do sistema ser obtida por:

r ) r VN 'N = Z N I N
) Utilizando o valor de I N , (9), em (11) resulta que:

(11)

r VN 'N =

r r r VaN VbN VcN ) + ) + ) Z A Z B ZC 1 ) Z N 1 1 + ) + ) Z Z A B 1 + ) Z C

(12)

As tenses de fase nas cargas sero expressas por:


) r ) r ) r Za r V AN ' = Z a I a = ) VaN Z N I N ZA ) r ) r ) r Zb r V BN ' = Z b I b = ) VbN Z N I N ZB ) r ) r ) r Zc r VCN ' = Z c I c = ) VcN Z N I N ZC

) ) )
(13)

A impedncia de neutro pode, dependendo do tipo de carga e das caractersticas do sistema, assumir qualquer valor no intervalo [0, ] , sendo, entretanto, mais usual o emprego de um dos limites desse intervalo, ou seja, neutros desconectados entre si ou interligados em curtocircuito. O comportamento para essas duas situaes extremas apreciado a seguir.

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados


) a) Z N = 0

Esse caso assinalado ou pela conexo direta dos neutros do sistema e das cargas, Figura 2a, situao conhecida como sistema com neutro isolado ou flutuante, Figura 2a, ou quando ambos os terminais de neutro esto aterrados de forma independente, Figura 2b, denominado de sistema com neutro solidamente aterrado.

a) Circuito com neutro flutuante

b) Circuito com neutro aterrado

FIGURA 2

Fazendo a impedncia de neutro nula em (12) obtm-se para a tenso entre os neutros:

r VN 'N = 0
resultado evidentemente trivial.

(14)

A corrente circulando na conexo entre os neutros ser dada por (9) com a impedncia de neutro feita nula:
r r r r VaN VbN VcN IN = ) + ) + ) Z A Z B ZC

(15)

Finalmente, anulando a impedncia de neutro nula nas expresses (10) e (13), as correntes de fase dos circuitos da Figura 2 sero dadas simplesmente por:
r r VaN Ia = ) ZA r r VbN , Ib = ) ZB r r VcN e Ic = ) ZC

(16)

e as tenses de fase por:

) ) ) r r r Za r Zb r Zc r V AN ' = ) VaN , VBN ' = ) VbN e VCN ' = ) VcN Z Z Z A B C

(17)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

Considerando-se que o sistema pode ser representado por uma barra infinita, ou seja, que a impedncia equivalente do mesmo to pequena que pode ser ignorada:

) Z eq = 0

(18)

ento, as impedncias definidas pelas equaes (3) e (6) tornam-se:


) ) ) ) ) ) Z A = Za , Z B = Zb e ZC = Zc

(19)

Nessa hiptese, as tenses de fase nas cargas, dadas por (17), tornam-se exatamente iguais s tenses de fase do sistema, sendo, portanto, como essas, perfeitamente equilibradas:

r r r r r r . V AN ' = VaN , VBN ' = VbN e VCN ' = VcN

(20)

Nessas circunstncias, as correntes de fase nas cargas, (16), sero:


r r VaN Ia = ) Za r r VbN , Ib = ) Zb r r VcN e Ic = ) Zc

(21)

O desequilbrio dessas correntes ser ditado pelo desequilbrio das impedncias de carga, pois as tenses de fase encontram-se perfeitamente equilibradas conforme (20). O diagrama fasorial da Figura 3 ilustra um caso hipottico de cargas desequilibradas alimentada por um sistema do tipo barra infinita perfeitamente r r equilibrada, Va ,Vb e Vc . As correntes de fase, r r r I a , I b e I c , exibem magnitudes e ngulos de fase distintos entre si, proporcionando, portanto modo, uma corrente resultante, I . A corrente de neutro, r I N , ser, conforme estabelece a equao (8), exatamente igual a essa resultante.
FIGURA 3

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados


) b) Z N =

Nesse caso, a ligao eltrica entre os neutros do sistema e das cargas encontra-se interrompida, podendo ou no um dos neutros ser aterrado diretamente, como mostra a Figura 4. Por uma srie de razes, o neutro do sistema , em geral, aterrado, o que requer que as cargas apresentem um terminal de neutro completamente isolado da terra para satisfazer as exigncias do caso em estudo.

FIGURA 4

A interrupo da trajetria de circulao da corrente de neutro impe, naturalmente:

r IN = 0

(22)

O mesmo resultado evidente da equao (9) quando a impedncia de neutro feita infinita. A tenso de neutro, por sua vez, torna-se, pela imposio dessa mesma condio equao (12):
r VN 'N r r r VaN VbN VcN ) + ) + ) Z A ZB ZC = 1 1 1 ) + ) + ) Z A ZB ZC

(23)

As correntes de fase so obtidas pela substituio de (11) em (10):

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

10

r r 1 r I a = ) VaN V N ' N ZA r r 1 r I b = ) VbN V N ' N ZB r r 1 r I c = ) VcN V N ' N ZC

) ) )
(24)

( (

e pela utilizao da expresso (17) para a tenso de neutro. Do mesmo modo as tenses de fase nas cargas tornar-se-o de (13):
) r r Za r V AN ' = ) VaN V N ' N ZA ) r r Zb r VBN ' = ) VbN V N ' N ZB ) r r Zc r VCN ' = ) VcN V N ' N ZC

) ) )
(25)

Uma apreciao dos resultados apresentados acima indica, em primeiro lugar, que os neutros do sistema e das cargas no exibem o mesmo potencial, como no caso a analisado anteriormente, de modo que estaro afastados um do outro no diagrama fasorial. A tenso r entre os neutros, V N ' N , a grandeza que estabelece a posio relativa entre tais terminais de neutro. Considerando-se que, em geral, o neutro do sistema encontra-se aterrado solidamente, o potencial do mesmo ser tomado como referncia e diz-se, ento, que se verificou um deslocamento do neutro da carga. Esse deslocamento ser tanto maior quanto mais intenso o desequilbrio entre as impedncias de carga. Uma das mais severas situaes de desequilbrio observadas com certa freqncia na operao de um sistema eltrico de potncia, consiste na perda de uma das fases de suprimento de cargas trifsicas equilibradas. Tal perda poder ser motivada pela abertura da fase em decorrncia, por exemplo, de um curto-circuito nos terminais da mesma, de sorte que as impedncias de carga, antes equilibrada:
) ) ) ) Z a = Z b = Z c = Z = Z

(26)

modificar-se-o para:

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados


) ) ) ) Zb = Zc = Z e Za =

11 (27)

A Figura 5 ilustra a ocorrncia descrita, onde a fase A de cargas conectadas em estrela foi seccionada por um defeito ou por outra razo qualquer, na ocasio em que era alimentada por um sistema do tipo barra infinita. Para essas condies hipotticas tem-se que:
) ) ) ) ) ) ) Z A = Za = e Z B = ZC = Zb = Zc = Z

(28)

FIGURA 5

Substituindo (28) em (23) obtm-se para a tenso de neutro:


r r VbN VcN ) + ) r r Z = 1 V +V = Z bN cN 1 1 2 )+ ) Z Z

r VN 'N

(29)

Como o sistema perfeitamente equilibrado, ento:

r r r VaN + VbN + VcN = 0

r r r - VaN = VbN + VcN

(30)

e a tenso de neutro torna-se:


r 1 r V N ' N = VaN 2

(31)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

12

De acordo com a equao (31), a tenso de neutro possui metade da magnitude da tenso de fase do sistema e aponta para a direo oposta, tal como mostra o diagrama fasorial da Figura 6a. O neutro das cargas, N, desloca-se, portanto, do baricentro do tringulo eqiltero formado pelas tenses de linha do sistema, onde est localizado o neutro deste, N, para o eixo r da tenso Vbc .

FIGURA 6

Aplicando, agora, as condies (28) e (31) para as tenses de fase nas cargas, equaes (25), obtm-se:
r r r 3 r V AN ' = VaN V N ' N = VaN 2 r r r r 1 r V BN ' = VbN V N ' N = VbN + VaN 2 r r r r 1 r VCN ' = VcN V N ' N = VcN + VaN 2

(32)

As operaes indicadas em (32) quando realizadas no diagrama da Figura 6a resulta no diagrama da Figura 6b para as tenses de fase nas cargas. As tenses de linha nas cargas permanecem imutveis, pois estas so determinadas pelo sistema que, por ser do tipo barra infinita, impe tais condies. J as tenses de fase nas cargas so livres para adotarem as

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

13

posies fasoriais mais adequadas em funo do desequilbrio observado nas impedncias de carga. exatamente esse comportamento que origina o deslocamento do neutro nas cargas. Finalmente, levando as condies (28), (31) e (32) para as correntes de fase expressas nas equaes (24) deduz-se que:
r Ia = 0 r r 1 r 1 r 1r 1 r I b = ) VbN V N ' N = ) V BN ' = ) VbN + VaN 2 Z Z Z r r 1 r 1 r 1r 1 r I c = ) VcN V N ' N = ) VCN ' = ) VcN + VaN 2 Z Z Z

(33)

r r r r Como as tenses VBN ' e VCN ' esto em oposio, as correntes I b e I c tambm estaro em ) oposio, ambas defasadas das tenses respectivas do ngulo da impedncia Z . Essa
concluso evidente de um exame da Figura 5, pois com a abertura da fase A das cargas, exatamente a corrente que circula na fase B prossegue atravs da fase C. O diagrama fasorial da Figura 7 ilustra as tenses e correntes de fase nas cargas para tais condies operacionais, quando as cargas so consideradas indutivas.

FIGURA 7

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

14

2.2 Cargas em Tringulo


Na Figura 8, um sistema eltrico de potncia equilibrado supre cargas conectadas em tringulo e desequilibradas:
) ) ) Za Zb Zc

(34)

O sistema est representado nessa figura pelo seu equivalente de Thvenin no ponto de atendimento das cargas, uma fonte de tenso em srie com uma impedncia.

FIGURA 8

Para tratar um circuito com essa configurao, o procedimento mais simples e usual consiste na converso da ligao das cargas de tringulo para estrela sem ligao entre os neutros, o que recai no caso anteriormente abordado. A transformao Y para impedncias desiguais dada por: ) ) ) Z a Zb ZA = ) ) ) Za + Zb + Zc ) ) ) ZbZc ZB = ) ) ) Za + Zb + Zc ) ) ) ZcZa ZC = ) ) ) Za + Zb + Zc

(35)

de modo que o circuito equivalente para a anlise ser aquele retratado na Figura 9.

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

15

FIGURA 9

A corrente que circula no circuito equivalente da Figura 9 corresponde exatamente a corrente de linha do circuito primitivo. Para se obter, a partir dessas grandezas, as correntes de fase nas cargas, basta aplicar a 1 Lei de Kirchhoff aos ns A, B e C da Figura 8, o que proporcionar: r r r I a' = I a I c r r r I b' = I b I a r r r I c' = I c I b

(36)

As tenses nas impedncias de carga, por sua vez, sero determinadas pela aplicao da 2 Lei de Kirchhoff aos terminais de cada uma dessas impedncias, o que, de acordo com a Figura 8, resultar em: r ) r V AC = Z a I a r ) r V BA = Z b I b r ) r VCB = Z c I c

(37)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

16

3. COMPONENTES SIMTRICAS
O tratamento dos circuitos eltricos desequilibrados utilizando diretamente as leis de Kirchhoff, como foi apresentado no tpico anterior, no apresenta grandes dificuldades quando o circuito exibe uma configurao relativamente simples. Todavia, quando o circuito sob anlise cresce em complexidade, passando a envolver muitos elementos com diferentes tipos de ligaes, tal como ocorre, por exemplo, num sistema eltrico de potncia, a aplicao desse tratamento torna-se muito laborioso e certamente tedioso. Um procedimento que simplifica bastante o processo de anlise foi apresentado em 1918 por C. L. Fortescue, tcnica que conhecida nos dias atuais sob a denominao de componentes simtricas.

3.1 Fundamentos
A tcnica das componentes simtricas fundamenta-se no teorema demonstrado por Fortescue segundo o qual um sistema desequilibrado de n fases pode ser substitudo, desde que n seja um nmero primo, por n outros sistemas perfeitamente equilibrados, distintos entre si e dispondo cada um do mesmo nmero n de fases do sistema primitivo. O primeiro desses sistemas constitudo de n fasores iguais e os demais (n-1) sistemas formado por n fasores igualmente espaados entre si e exibindo a mesma magnitude. Quando o nmero de fases n do sistema primitivo no primo, alguns dos n sistemas componentes tornam-se degenerados com um nmero de fases correspondente aos divisores de n. Um sistema trifsico de tenses ou de correntes atende justamente ao requisito de um nmero de fases primo, de modo que tal sistema, quando desequilibrado, poder ser substitudo de acordo com esse teorema por trs outros sistemas perfeitamente equilibrados, assim discriminados: O primeiro sistema formado por trs fasores equilibrados com a mesma seqncia do sistema primitivo, designados de componentes de seqncia positiva ou direta e caracterizados pela notao a1, b1 e c1 no subscrito das grandezas; O segundo sistema constitudo tambm por trs fasores equilibrados, porm com uma seqncia inversa do primitivo e, por isso, nomeados de componentes de seqncia negativa ou inversa, sendo assinalados pelo subscrito a2, b2 e c2; O ltimo sistema, chamado de componentes de seqncia zero ou nula, contm trs fasores como outros, porm exatamente iguais e so indicados pelos subscritos a0, b0 e c0.

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados Para ilustrar o teorema de Fortescue, considere o sistema trifsico desequilibrado de tenses mostrado na Figura 10 e formado pelos seguintes fasores: r Va = 1200 o r Vb = 380 90 o r Vc = 38090 o

17

(38)

Esse sistema pode ser decomposto nos trs sistemas trifsicos equilibrados mostrados graficamente na Figura 11 e matematicamente por: r Va1 = 2600 o r Sequencia positiva Vb1 = 260 120 o r o Vc1 = 260120

FIGURA 10

r Va 2 = 1800 o r Sequencia negativa Vb1 = 180120 o r o Vc1 = 180 120 r Va 0 = 400 o r o Vb 0 = 400 r o Vc 0 = 400 (39)

Sequencia zero

Seqncia positiva

Seqncia negativa FIGURA 11

Seqncia zero

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

18

De acordo com o Teorema de Fortescue, as tenses do sistema trifsico primitivo podem ser expressas como a soma fasorial das componentes de seqncia positiva, negativa e zero da fase respectiva, ou seja: r r r r Va = Va1 + Va 2 + Va 0 r r r r Vb = Vb1 + Vb 2 + Vb 0 r r r r Vc = Vc1 + Vc 2 + Vc 0

(40)

Substituindo os valores numricos das diferentes componentes de seqncia, dados por (39), nas equaes (40) obtm-se exatamente o sistema desequilibrado de tenses definidas pelas equaes (38), pois:
r Va = 260 + ( 180 ) + 40 = 120 = 1200 o r Vb = 130 j130 3 + 90 j 90 3 + 40 = j 380 = 380 90 o r Vc = 130 + j130 3 + 90 + j 90 3 + 40 = j 380 = 38090 o

( (

) ( ) (

) )

(41)

A Figura 12 retrata justamente essas operaes de soma fasorial das componentes de seqncia para a obteno das tenses de cada uma das fases do sistema trifsico primitivo.

FIGURA 12

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

19

3.2 Existncia e Unicidade


O teorema de Fortescue estabelece que as componentes de seqncia positiva e negativa de sistemas trifsicos desequilibrados constituem-se sistemas tambm trifsicos, porm equilibrados. Desse modo, genericamente, essas componentes podem ser expressas como: r Va1 = V11 r Vb1 = V1(1 120 o ) r Vc1 = V1(1 + 120 o ) e: r Va 2 = V2 2 r Vb 2 = V2 ( 2 + 120 o ) r Vc 2 = V2 ( 2 120 o )

(42)

(43)

Definindo-se um operador:
a = 1120 o

(44)

o qual, quando aplicado a um fasor, produzir um avano de 120 sem modificar a amplitude do mesmo, as tenses de seqncia das fases B e C podero ser expressas como:
r r r r Vb1 = a 2Va1 e Vc1 = aVa1 r r r r Vb 2 = aVa 2 e Vc 2 = a 2Va 2

(45)

Por sua vez, as componentes de seqncia zero, conforme determina o Teorema de Fortescue, so formadas por fasores idnticos, de maneira que:

r r r Va 0 = Vb 0 = Vc 0

(46)

Substituindo (45) e (46) em (40) resulta: r r r r Va = Va1 + Va 2 + Va 0 r r r r Vb = a 2Va1 + aVa 2 + Va 0 r r r r Vc = aVa1 + a 2Va 2 + Va 0

(47)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados Na forma matricial (47) torna-se:


r Va 1 r Vb = 1 r Vc 1 r 1 Va 0 r a Va1 r a 2 Va 2

20

1 a2 a

[ ]

r r Vabc = [A]Va 012

(48)

onde [A] denominada de matriz de transformao de componentes simtricas:


1 [A] = 1 1 1 a a2

1 a a
2

(49)

Como a matriz de transformao (49) no singular, a mesma possui uma inversa e, consequentemente, o sistema de equaes (48) apresenta uma nica soluo, dada por:
r Va 0 1 r 1 Va1 = 1 r 3 1 Va 2 r 1 Va r a 2 Vb r a Vc

1 a a2

r r 1 Va 0123 = [ A] Vabc

[ ]

(50)

r r r Portanto, dado um sistema trifsico desequilibrado composto dos fasores Va ,Vb e Vc , existe r r r somente um nico conjunto de fasores Va 0 ,Va1 e Va 2 que satisfaz s equaes (50). Como as r r r r r r componentes simtricas para as demais fases, Vb 0 , Vb1 e Vb 2 , e Vc 0 ,Vc1 e Vc 2 , relacionam-se de
uma forma unvoca com as componentes da fase A, conforme mostra as equaes (45) e (46), as mesmas tambm sero nicas.

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

21

3.3 Potncia Complexa


A potncia complexa num sistema trifsico obtida pela adio da potncia de cada fase, de modo que:

rr rr ) r r S = Va I a* + Vb I b* + Vc I c*

(51)

Exprimindo (51) na forma matricial tem-se: r * r T r * I a Va I a r r r r r r ) S = Va Vb Vc I b = Vb I b r r r I c Vc I c

(52)

De acordo com (48):

[Vr ] = [A][Vr ] [Ir ] = [A][Ir ]


abc a 012
abc a 012

[Vr ] = [Vr ] [A] [Ir ] = [A] [Ir ]


T T abc a 012
* * * abc a 012

(53) (54)

Substituindo (53) em (54) em (52) obtm-se:

r ) r T * S = Va 012 [A] [ A] I a 012


Desde que:
1 = 1 1 1 a a2

[ ]
1 a a2 1 a2 a

(54)

1 a2 a

[A]T
Ento (54) se torna:

1 [A]* = 1 1

r T Va 0 1 ) r S = Va1 1 r 1 Va 2

1 a2 a

1 1 a 1 a 2 1

1 a a
2

r * r * I a0 1 I a0 r r r r r a 2 I a1 = 3 Va 0 Va1 Va 2 I a1 r r a I a2 I a2

r r r r r r ) S = 3 Va 0 I a*0 + Va1 I a*1 + Va 2 I a*2

(55)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

22

3.4 Diagramas de Seqncia r r r Fontes Considere uma fonte trifsica de tenses Va ,Vb e Vc com impedncias srie
) ) ) ) Z a , Z b e Z c conectada em estrela com o neutro aterrado por uma impedncia Z N , tal como

mostra a Figura 13a. De acordo com o teorema de Fortescue, essa fonte pode ser substituda r r r r r pela conjugao em srie de trs fontes por fase, sendo Va 0 ,Va1 e Va 2 para a fase A, Vb 0 , Vb1 e r r r r Vb 2 para a fase B e Vc 0 ,Vc1 e Vc 2 para a fase C, situao ilustrada na Figura 13b.

FIGURA 13

Supondo-se que o sistema linear, o princpio da superposio permite que as componentes de cada seqncia da tenso sejam tratadas isoladamente, sendo os resultados fornecidos por cada seqncia adicionados para obter-se a soluo final. Os circuitos, em que cada seqncia de tenso atuar, recebem a denominao de diagrama de seqncia positiva, negativa e zero respectivamente. Esses circuitos so, geralmente, formados por impedncias diferentes, pois cada elemento de um circuito trifsico reage, em geral, de forma distinta quando submetido a tenses de seqncia tambm distinta. As impedncias que formam cada um desses circuitos so designadas de impedncias de seqncia positiva, negativa e zero respectivamente. r r r r r r Como as tenses de seqncia positiva, Va1 ,Vb1 e Vc1 , e negativa, Va 2 ,Vb 2 e Vc 2 , so trifsicas e equilibradas, o mesmo ocorrendo com as correntes de seqncia positiva e negativa, r r r r r r I a1 , I b1 e I c1 , e I a 2 , I b 2 e I c 2 , na trajetria de neutro no circular qualquer corrente com essas seqncias. O circuito equivalente para as grandezas de seqncia positiva e negativa ser, dessa maneira, idntico aquele utilizado para a soluo de circuitos equilibrados, no

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

23

) incluindo, portanto, a impedncia de neutro Z N . Os diagramas de seqncia positiva e

negativa para a fonte da Figura 13 tero, consequentemente, a forma apresentada na Figura 14 r r para a fase A, onde a componente de seqncia da tenso Va1 e Va 2 encontra-se em srie com a ) ) impedncia de seqncia respectiva da fonte, Z a1 e Z a 2 .

Seqncia positiva FIGURA 14

Seqncia negativa

r r r Por sua vez, as componentes de seqncia zero da tenso, Va 0 , Vb 0 e Vc 0 , possuem a mesma r r r intensidade e a mesma fase, de modo que as correntes produzidas pelas mesmas, I a 0 , I b 0 e I c 0 ,
estaro tambm em fase e exibiro a mesma magnitude:

r r r I a0 = I b0 = I c0

(56)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

24

Enquanto nos condutores de fase, cada uma dessas correntes circular na impedncia de ) ) ) seqncia zero da fonte, Z a 0 , Z b 0 e Z c 0 , j, na trajetria de neutro, as mesmas adicionam-se ) para percorrer a impedncia de aterramento Z N :

r r r r r I N = I a 0 + I b 0 + I c 0 = 3I a 0

(57)

Portanto, na construo do diagrama de seqncia zero, a impedncia respectiva da fonte, ) ) Z a 0 , dever ser posta em srie com o triplo de Z N , como assinala a Figura 15.

FIGURA 15

Para uma fonte trifsica equilibrada, as impedncias de seqncia sero iguais para cada fase:
) ) ) ) ) ) Z a1 = Z b1 = Z c1 , Z a 2 = Z b 2 = Z c 2 ) ) ) e Z a0 = Z b0 = Z c0

(58)

e apenas as componentes de seqncia positiva das tenses estaro presentes:

r r r r r r r r r Va1 = Vb1 = Vc1 , Va 2 = Vb 2 = Vc 2 = 0 e Va 0 = Vb 0 = Vc 0 = 0

(59)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

25

Elementos do Sistema Considere o elemento trifsico da Figura 16, dispondo de


) ) ) impedncias prprias dada por Z a , Z b e Z c , e com impedncias mtuas entre as fases, ) ) ) ) ) ) Z ab , Z ba , Z ac , Z ca , Z bc e Z cb . A aplicao da 2 Lei de Kirchhoff a cada uma das fases desse r r r elemento proporciona a seguinte relao matricial entre a tenso nos terminais, Vaa ' , Vbb ' e Vcc ' , r r r e as correntes percorrendo o mesmo, I a , I b e I c :

) r Vaa ' Z a r ) Vbb ' = Z ba r ) Vcc ' Z ca

) Z ab ) ) Zb ) Z cb

) r Z ac I a ) r Z bc I b ) r Z c I c

[ ] [ ][ ]
r ) r Vabc = Z I abc

(60)

FIGURA 16

Substituindo-se as tenses e as correntes em (60) pelas suas componentes simtricas, equao (48), tem-se:

[A][V012 ] = [Z ][A][I 012 ]


r ) r

(61)

Multiplicando ambos os lados da equao (61) pela inversa da matriz de transformao obtm-se:

[A]1 [A][V012 ] = [A]1 [Z ][A][I 012 ]


r ) r ) [Vr ] = [A] [Z ][A][Ir ]
1 012 012

(62)

Realizando o produto matricial indicado em (62) tem-se:

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

26

[A]1 [

1 ) 1 Z [ A] = 1 3 1

1 a a
2

) 1 Z a ) a 2 Z ba ) a Z ca

) Z ab ) Zb ) Z cb

) Z ac 1 ) Z bc 1 ) Z c 1

1 a2 a

) ) ) 1 Z 0 Z 01 Z 02 ) ) ) a = Z 10 Z 1 Z 12 ) ) ) a 2 Z 20 Z 21 Z 2

(63)

onde os elementos da diagonal da matriz das impedncias de seqncia so dados por:


) ) ) ) ) ) Z 0 = 1/ 3 (Z a + Z b + Z c ) + 2 / 3 ( Z ab + Z bc + Z ca ) ) ) ) ) ) ) ) Z 1 = 1/ 3 (Z a + Z b + Z c ) - 1/ 3 (Z ab + Z ca + Z bc ) ) ) ) ) ) ) ) Z 2 = 1/ 3 (Z a + Z b + Z c ) - 1/ 3 (Z ab + Z ca + Z bc )

(64)

e os elementos fora da diagonal:


) ) ) ( ) ) ) Z 01 = 1/ 3 (Z a + a 2 Z b +aZ c ) -1/ 3 (aZ ab + a 2 Z ca + Z bc ) ) ) ) ) ) ) ) Z 02 = 1/ 3 (Z a + aZ b + a 2 Z c ) - 1/ 3 ( a 2 Z ab +aZ ca + Z bc ) ) ) ) ) ) ) ) Z 10 = 1/ 3 (Z a + aZ b + a 2 Z c ) - 1/ 3 (a 2 Z ab + aZ ca + Z bc ) v ) ) ) ) ) ) Z 12 = 1/ 3 (Z a + a 2 Z b + aZ c ) + 2 / 3 (aZ ab + a 2 Z ca + Z bc ) ) ) ) ) ) ) ) Z 20 = 1/ 3 (Z a + a 2 Z b + aZ c ) - 1/ 3 (aZ ab + a 2 Z ca + Z bc ) ) ) ) ) ) ) Z 21 = 1/ 3 (Z a + aZ b + a 2 Z c ) + 2 / 3 (a 2 Z ab + aZ ca + Z bc )

(65)

Substituindo (63) em (62) resulta:


r ) ) V0 Z 0 Z 01 r ) ) V1 = Z 10 Z 1 ) r ) V2 Z 20 Z 21 r ) Z 02 I 0 ) r Z 12 I 1 ) r Z 2 I 2

(66)

Resolvendo (66): r ) r ) r ) r V0 = Z 0 I o + Z 01 I 1 + Z 02 I 2 r ) r ) r ) r V1 = Z 10 I o + Z 1 I 1 + Z 12 I 2 r ) r ) r ) r V2 = Z 20 I o + Z 21 I 1 + Z 2 I 2

(67)

Um exame das expresses (65) mostra que, se o elemento for perfeitamente simtrico:

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

27

) ) ) Za = Zb = Zc ) ) ) Z ab = Z bc = Z ca

(68)

As equaes (67) transformar-se-o em: r ) r V0 = Z 0 I o r ) r V1 = Z 1 I 1 r ) r V2 = Z 2 I 2

(69)

Ora, os componentes dos sistemas eltricos so concebidos e construdos de modo a apresentarem fases com configuraes idnticas, sendo uma a reproduo quase fiel da outra, de modo que as condies estipuladas por (68) sero sempre atendidas, ao mesmo de uma forma bastante aproximada. Tal o caso das linhas de transmisso, onde o recurso da transposio quase sempre utilizado para assegurar as condies definidas por (68). Nesse caso, esses componentes sero representados nos diagramas de seqncia como uma impedncia para cada seqncia, definida pelas equaes (64) e mostrada na Figura 17 para um das fases.

FIGURA 17

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

28

3.5 Metodologia de Clculo de Curtos-Circuitos


Uma das aplicaes mais notveis das componentes simtricas para o clculo dos curtoscircuitos em sistemas de potncia, eventos responsveis pelos mais severos desequilbrios na operao de um sistema. Tais estudos so geralmente conduzidos supondo-se que, antes da ocorrncia do defeito, o sistema funcionava em condies perfeitamente equilibradas, o que permite utilizar um modelo bastante simples para os clculos. A metodologia consiste em referir o sistema ao ponto de incidncia da falha atravs do equivalente de Thvenin, o qual, sob condies operativas equilibradas, representado pelos diagramas de seqncia indicados na Figura 18.

Seqncia positiva

Seqncia negativa FIGURA 18

Seqncia zero

O equivalente de Thvenin de seqncia positiva de um sistema ser sempre constitudo por r uma fonte, cuja tenso igual quela vigente no local de interesse antes do evento, V f , em srie com a impedncia dessa seqncia vista do mesmo local quando todas as fontes so ) postas em curto-circuito, Z 1 . J o equivalente de Thvenin para as seqncias negativa e zero ) ) ser formado apenas pela impedncia vista do local da anlise, Z 2 e Z 0 respectivamente, pois sendo sistema considerado equilibrado, as tenses da fonte somente possuem componentes de seqncia positiva.

r r r Com a ocorrncia de uma condio desequilibrada, as correntes de seqncia I a1 , I a 2 e I a 0


sero solicitadas do sistema, como est indicado nos circuitos da Figura 18. A aplicao da 2 Lei de kirchhoff fornece para a tenso nos terminais desses circuitos:

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados r r ) r Va1 = V f Z1 I a1 r ) r Va 2 = Z 2 I a 2 r ) r Va 0 = Z 0 I a 0

29

(70)

Na forma matricial, as equaes (70) podem ser escritas como:


) v Vao 0 Z 0 0 ) v r Va1 = V f 0 Z 1 v V 0 0 0 a2 r 0 I a0 r 0 I a1 ) r Z 2 I a2

(71)

Para exemplificar o uso dessa metodologia, considere a incidncia de um curto-circuito ) monofsico na fase A, que na sua forma mais geral interpe uma impedncia Z f entre o condutor dessa fase e a terra, situao ilustrada na Figura 19. Tal falha ser caracterizada pelas seguintes condies:
r Ib = 0 r Ic = 0 r ) r Va = Z f I a

(72)

FIGURA 19

As componentes simtricas dessas correntes conforme (48) ser:


r I a0 1 r 1 I a1 = 1 r 3 1 I a2 r 1 I a a 2 0 a 0

1 a a2

(73)

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados cuja resoluo proporciona:


r r r 1r I a 0 = I a1 = I a 2 = I a 3

30

(74)

Substituindo (74) em (71) obtm-se:


v Vao 0 v r Va1 = V f v V 0 a2 ) Z 0 0 ) 0 Z1 0 0 r 0 I a1 r 0 I a1 ) r Z 2 I a1

(75)

Resolvendo (75) e somando-se as componentes simtricas da tenso resulta: r r r r r ) ) ) r Va = Va 0 + Va1 + Va 2 = V f Z 1 + Z 2 + Z 0 I a1

(76)

Substituindo a tenso dada por (72) em (76) obtm-se finalmente:


r r Vf I a1 = ) ) ) ) Z 1 + Z 2 + Z 0 + 3Z f

(77)

De acordo com a equao (74) as correntes de seqncia da fase A no ponto do defeito sero exatamente iguais entre si e, portanto, dadas por (77). Para a determinao das correntes de fase, bastar aplicar a matriz de transformao (49) s componentes de seqncia:
r I a 1 r I b = 1 r I c 1 r 1 I a1 r a I a1 r a 2 I a1

1 a2 a

(78)

. As tenses de seqncia no local da falha sero estabelecidas pela substituio de (77) em (75) e, para obteno das tenses de fase, a matriz de transformao (49) dever ser utilizada. Quando o curto-circuito for franco, as equaes acima devero ser modificadas com a ) eliminao dos termos contendo a impedncia de falta Z f que, nessas circunstncias, ser nula.

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

31

As equaes (74) e (77) so exatamente aquelas que regem o circuito da Figura 20, obtido com a montagem em srie dos diagramas de seqncia positiva, negativa e zero, e do triplo da impedncia do defeito. Essa , pois, a regra bsica que dever ser utilizada para o clculo dos curtos-circuitos monofsicos num sistema de potncia.

FIGURA 20

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Sistemas Trifsicos Desequilibrados

32

4. BIBLIOGRAFIA

Method of symmetrical coordinates applied to the solution of polyphase networks, C. L. FORTESCUE, Transactions AIEE, vol. 37, pp. 1027-1140, 1918. Introduo a sistemas eltricos de potncia: componentes simtricas, C. C. BARIONI DE OLIVEIRA, H. P. SCHMIDT, N. KAGAN, E. J. ROBBA, Editora Edgard Blcher Ltda., 2a edio, So Paulo, 2007.

Electrical Engineering Science, P. R. CLEMENT, W. C. JOHNSON, McGraw-Hill Book Company, Inc., 1st Edition, New York, 1960. Power Systems Analysis, J. J. GRAINGER, W. D. STEVENSON, Jr., McGraw-Hill, Inc., New York, 1994.

Luiz Antnio Magnata da Fonte

Anda mungkin juga menyukai