Anda di halaman 1dari 8

CMARA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA CONCURSO PBLICO EDITAL No 001/2012 ASSISTENTE DE ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO

__________________________________________________________ _________________________________

(NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA)

(No DE INSCRIO)

INSTRUES
1. 2. Verifique se este caderno contm vinte questes objetivas e observe se ele apresenta algum tipo de defeito. Em caso de dvida, comunique o fiscal. O contedo desta prova est distribudo da seguinte maneira:
QUESTES
01 a 03 10 a 12

CONTEDO
Direito Constitucional Direito Processual Civil

QUESTES
04 a 06 13 a 15

CONTEDO
Direito Administrativo Legislao Municipal

QUESTES
07 a 09 16 a 20

CONTEDO
Direito Civil Conhecimentos de Informtica

3.

As questes desta prova apresentam quatro alternativas, assinaladas com os nmeros 01, 02, 04 e 08, nesta sequncia. Cada questo ter como resposta a soma dos nmeros correspondentes s alternativas que voc apontar como corretas. Instrues sobre o carto de respostas. 4.1 CONFIRA os dados seguintes, que devem coincidir com os de sua inscrio: nome do candidato, emprego pblico, nmero de inscrio. 4.2 ASSINE no local indicado. 4.3 PREENCHA os campos pticos com cuidado, porque no haver substituio do carto em caso de erro ou rasura. 4.4 NO DOBRE E NO AMASSE o carto. 4.5 Para cada questo, PREENCHA SEMPRE DOIS CAMPOS, um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades. Como exemplo, se esta prova tivesse a questo 41 e se voc encontrasse o nmero 09 como resposta para ela, o carto de registro de respostas teria que ser assinalado da maneira indicada ao lado. O prazo destinado para resoluo desta prova de TRS HORAS, a partir do momento em que for completado o processo de distribuio dos cadernos de questes, includo o tempo para preenchimento do carto de respostas. Quando voc terminar a prova, solicite ao fiscal que apanhe o material de prova na sua carteira. Assine o protocolo de registro de presena e aguarde sua liberao pelo fiscal para sair do local de prova. Lembre-se de que voc s pode deixar o local de prova aps s 10h30min. obrigatria a permanncia dos trs ltimos candidatos da sala para a assinatura da ata de encerramento de aplicao da prova. Observao: voc pode preencher a papeleta abaixo e lev-la. ATENO! S a destaque depois de ter entregue o carto de respostas ao fiscal.

4.

5. 6.

7.

....................................................................................................................................................................................... destaque aqui ...............................

CMARA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA CONCURSO PBLICO EDITAL No 001/2012 ASSISTENTE DE ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO
PAPELETA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS ASSINALADAS USO OPCIONAL

01 11

02 12

03 13

04 14

05 15

06 16

07 17

08 18

09 19

10 20

DIREITO CONSTITUCIONAL 01 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) No processo legislativo brasileiro, o veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. 02) A Constituio Federal poder ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 04) Conforme a Constituio Federal, somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico. 08) A fuso de dois Municpios ocorrer por lei estadual, dentro do perodo determinado por lei complementar federal, e depender de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao de estudo de viabilidade municipal.

03 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) A autorizao de referendo e a convocao de plebiscito podem ser propostas tanto pelo Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, quanto mediante lei de iniciativa popular. 02) O regime de responsabilidade civil do Estado no se estende aos casos de atos praticados por concessionrios de servios pblicos. 04) Normas constitucionais de eficcia contida produzem efeitos imediatos, mas permitem que norma ulterior as restrinja. 08) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente as aes contra o Conselho Nacional de Justia e contra o Conselho Nacional do Ministrio Pblico.

DIREITO ADMINISTRATIVO 04 Com relao administrao pblica indireta, assinale o que for correto. 01) Sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito privado, com capital pblico e particular e direo estatal. 02) As autarquias e as empresas pblicas de modo idntico s podem ser criadas por lei especfica. 04) As agncias reguladoras tm sido criadas como autarquias de regime especial cujas caractersticas so o mandato fixo e a estabilidade de seus dirigentes. 08) As fundaes pblicas, tais quais as autarquias, tm necessariamente personalidade jurdica de direito pblico.

02 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) O retorno ao servio pblico de servidor em disponibilidade, quando haja cargo de natureza e vencimento compatvel com o anteriormente ocupado, denomina-se aproveitamento. 02) A Constituio Federal reserva diversas prerrogativas ao cidado; dentre elas a possibilidade de apresentar denncia de irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio. 04) Entidade de classe, organizao sindical e associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano tm legitimidade ativa para impetrar mandado de segurana coletivo em defesa dos interesses de seus membros e associados. 08) O processo de alterao da Constituio Federal de 1988, pode ser classificado como flexvel, por admitir a alterao de seu contedo por meio de processo mais complexo que o processo de formao das leis ordinrias ou complementares.

05 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) Os contratos para os quais a lei exige licitao so firmados intuitu personae, ou seja, em razo de condies pessoais do contratado, apurados no procedimento licitatrio. 02) Com relao estabilidade do servidor pblico, pode-se afirmar que, invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. 04) A aplicao da teoria da impreviso como causa justificadora da inexecuo do contrato toda determinao estatal, positiva ou negativa, imprevista e geral, que onera a execuo do contrato administrativo. 08) A responsabilidade civil do agente pblico, realizada em ao regressiva, caracterizase como subjetiva.

DIREITO CIVIL 07 Sobre o direito das obrigaes, assinale o que for correto. 01) Se um dos credores solidrios falecer deixando herdeiros, cada um deles s ter direito a exigir a quota do crdito correspondente ao seu quinho hereditrio, salvo se a obrigao for indivisvel. 02) Na transmisso das obrigaes tem-se a figura da cesso de crdito, e caso ocorram vrias cesses do mesmo crdito, prevalecer a que se completar com a tradio do ttulo do crdito cedido. 04) O pagamento s pode ser feito pelo devedor, seu representante ou sucessor. 08) Com relao s obrigaes de fazer, o devedor responder por perdas e danos ainda que a prestao do fato se torne impossvel sem culpa sua.

08 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 06 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) A comisso de licitao, aps receber recurso administrativo sobre o julgamento das propostas, deve comunicar aos demais licitantes sobre o recurso administrativo interposto e abrir prazo de cinco dias teis para a interposio de eventuais impugnaes. 02) Tendo como critrio de classificao dos atos administrativos em atos discricionrios e vinculados, pode-se considerar a licena, a admisso e a homologao como atos vinculados. 04) O poder de polcia pode ser dotado de autoexecutoriedade, se necessrio para a defesa urgente do interesse pblico. 08) A permisso tem como objeto a execuo de servio pblico nas condies estabelecidas atravs de contrato administrativo, permanecendo a titularidade do servio com o poder pblico permitente. 01) defeso s partes estipular contratos atpicos, ainda que observadas as normas gerais fixadas no Cdigo Civil. 02) A proteo dos direitos da personalidade aplica-se no que couber s pessoas jurdicas. 04) A compra e venda classificada como contrato consensual, considerando-se obrigatria e perfeita, desde que as partes acordem no objeto e no preo. 08) So impedidos de casar o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante.

09 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) Constituem-se as associaes civis pela unio de pessoas que, ao se congregarem, colocam em comum servios e atividades, em prol de um mesmo ideal, com um fim no econmico ou econmico, com direitos e obrigaes recprocas. 02) Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz. 04) Na falta de descendentes, so chamados sucesso os ascendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente. 08) O testamento cerrado ser aberto pela viva meeira ou por um dos herdeiros.

11 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) A sentena de mrito, transitada em julgado, passvel de ser rescindida por meio de ao rescisria, fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa. 02) Interposta a apelao e apresentada a resposta pelo apelado, vedado ao juiz o reexame dos pressupostos de admissibilidade da apelao. 04) A impugnao execuo por quantia certa poder dispor sobre qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigao, como pagamento, novao, compensao, transao ou prescrio, desde que superveniente sentena. 08) Indeferido o recurso especial, caber agravo nos prprios autos, no prazo de dez dias, dirigido presidncia do tribunal de origem, no dependendo do pagamento de custas.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 10 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) O prazo para resposta do requerido na ao cautelar de dez dias. 02) A petio inicial ser indeferida quando o tipo de procedimento escolhido pelo autor no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao, caso em que s no ser indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal. 04) Reputam-se conexas duas ou mais aes quando h identidade quanto s partes e causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras. 08) A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa.

12 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) As microempresas e as pessoas jurdicas qualificadas como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico podem figurar como parte no polo ativo das aes promovidas perante o Juizado Especial Cvel, nos termos da Lei no 9.099/95. 02) Com relao ao recuso extraordinrio, a deciso do Supremo Tribunal Federal que no admite a repercusso geral irrecorrvel. 04) Contra o ato judicial que julga a liquidao de sentena caber agravo de instrumento. 08) Na medida cautelar, o indeferimento da medida no obsta a que a parte intente a ao, nem influi no julgamento desta, salvo se o juiz, no procedimento cautelar, acolher a alegao de decadncia ou de prescrio do direito do autor.

LEGISLAO MUNICIPAL 13 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) A alienao de bens municipais, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser sempre precedida de avaliao e, quando for imvel, depender de autorizao legislativa e concorrncia, a qual ser dispensada nos casos de permuta, dao em pagamento, doao e investidura. 02) O Vereador, investido no cargo de Secretrio Municipal, ser considerado licenciado, por ato da Mesa Executiva da Cmara Municipal, podendo, nesse caso, optar pela remunerao do mandato. 04) As sesses sero pblicas, salvo deliberao em contrrio, tomada por um tero dos membros da Cmara Municipal, quando ocorrer motivo relevante. 08) A Lei Orgnica poder ser emendada mediante proposta de dois teros, no mnimo, dos membros da Cmara Municipal.

14 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) de competncia da Mesa Executiva da Cmara Municipal suplementar as dotaes oramentrias da Cmara Municipal, observando o limite de autorizao contido na Lei Oramentria, desde que os recursos para sua cobertura sejam provenientes de anulaes de dotaes prprias. 02) As Comisses Permanentes da Cmara Municipal tm como atribuio estudar e emitir pareceres sobre matrias submetidas a seu exame, sendo que a Comisso de Legislao, Justia e Redao e a Comisso de Finanas, Oramento e Fiscalizao tero cinco membros. 04) As sesses da Cmara Municipal sero pblicas, sendo consideradas ordinrias as realizadas em datas e horrios previstos no Regimento, mediante convocao pelo Presidente. 08) A Comisso Parlamentar de Inqurito, no exerccio de suas atribuies e no interesse da investigao, poder entre outras atribuies determinar diligncias, ouvir indiciados, requisitar informaes e documentos de rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta e solicitar Mesa Executiva assessoria ou consultoria externas, devidamente justificadas.

15 Das proposies abaixo, assinale o que for correto. 01) Aprovado o projeto de lei, a Cmara Municipal o enviar ao Prefeito Municipal, no prazo de dez dias, para a sano. 02) nulo o julgamento das contas do Prefeito Municipal e da Mesa Executiva da Cmara pelo rgo legislativo municipal, quando o Tribunal de Contas no haja exarado parecer prvio. 04) Com relao ao oramento municipal, a Lei que instituir o plano plurianual estabelecer as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica municipal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. 08) A requerimento do Prefeito Municipal, da Mesa Executiva, de Comisso competente para opinar sobre o mrito da matria ou de um tero dos Vereadores, devidamente fundamentado, o Plenrio poder decidir pela tramitao de proposies em regime de urgncia.

17 Com relao a terminologias da internet, assinale o que for correto. 01) O Webmail uma interface na internet que permite consultar e enviar e-mails. 02) HTTPS uma implementao do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TSL; essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos atravs de uma conexo criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. 04) FTP um recurso que permite gerenciar os recursos do computador do usurio por meio da internet. 08) Cloud Computing um recurso que possibilita a utilizao de aplicaes e o acesso a arquivos diretamente da internet, independentemente de estarem instalados no computador do usurio.

18 Considere um editor de planilha eletrnica Microsoft Office Excel ou OpenOffice Calc e a seguinte situao que um usurio precisa resolver: Obter o resto da diviso entre os contedos das clulas A1 e A6 e colocar o resultado na clula A9. Somar os contedos das clulas B1 e B6 e colocar o resultado na clula B9. Somar os contedos do intervalo entre as clulas C1 a C6 e colocar o resultado na clula C9. Diante dessa situao, assinale o que for correto, no que se refere aos contedos (frmulas) das clulas A9, B9 e C9, respectivamente. 01) =MOD(A1;A6) =B1+B6 =SOMA(C1:C6). 02) =(MOD(A1;A6)) =(B1+B6) =SOMA(C1:C6). 04) =RESTO(A1;A6) =SOMA(B1+B6) =SOMA(C1:C6). 08) =(RESTO(A1;A6)) =SOMA(B1;B6) =SOMA(C1:C6).

CONHECIMENTOS DE INFORMTICA 16 Considerando o sistema operacional Microsoft Windows em suas verses recentes, assinale o que for correto no que se refere s teclas de atalho. 01) Alt+F4 fecha a janela atual. 02) Alt+P mostra ou esconde a janela de pr-visualizao no Windows Explorer. 04) Alt+Tab troca a janela que est sendo visualizada. 08) Alt+Esc fecha todas as janelas abertas.

19 A opo "Imprimir" do Microsoft Office Word exibe uma janela semelhante figura abaixo. Considerando as informaes constantes dessa figura, assinale o que for correto no que se refere ao resultado da suposta impresso, independentemente da impressora a ser escolhida e do total de pginas do documento.

20 Considerando a figura abaixo e as indicaes numricas de determinados botes, correspondentes ao Microsoft Office Power Point 2007, assinale o que for correto.

01) Apenas seis cpias do documento sero impressas. 02) Apenas seis pginas sero impressas. 04) As pginas 11 e 13 tambm sero impressas. 08) Apenas pginas mpares sero impressas.

01) 02) 04) 08)

Boto 01 maisculas e minsculas. Boto 02 formatar pincel. Boto 03 direo do texto. Boto 04 espaamento entre caracteres.

Anda mungkin juga menyukai