Anda di halaman 1dari 44

PRODUTO INTERNO BRUTO

Representa a soma (em valores monetrios)

de todos os bens e servios finais produzidos numa determinada regio (quer seja, pases, estados, cidades) durante um perodo determinado. um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econmica de uma regio.

DUPLA CONTAGEM
Na contagem do PIB, considera-se apenas

bens e servios finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermedirio. Isso feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produo aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

PIB nominal e PIB real


PIB nominal - diz respeito ao valor do PIB

calculado a preos correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado PIB real, calculado a preos constantes, onde escolhido um ano-base onde feito o clculo do PIB eliminando assim o efeito da inflao.

Nominal x Real
Para avaliaes mais consistentes, o mais

indicado o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variaes nas quantidades produzidas dos bens, e no nas alteraes de seus preos de mercado. Para isso, faz-se uso de um deflator (normalmente um ndice de preos) que isola o crescimento real do produto daquele que se deu artificialmente devido ao aumento dos preos da economia.

PIB E PIL
A diferena entre o produto interno bruto

(PIB) e o produto interno lquido (PIL) traduzse no valor das depreciaes. Ao contrrio do PIB, o PIL tem em conta o valor da depreciao do capital.

Frmula para clculos do PIB


o valor do PIB calculado a partir das

despesas efectuadas pelos diversos agentes economicos em bens e servios para utilizao final (isto , aqueles bens e servios que no vo servir de consumos intermdios na produo de outros bens e servios)

PIB corresponder despesa interna, que

inclui a despesa das famlias em bens de consumo, a despesa do Estado em bens de consumo , a despesa das empresas em investimento, quer em bens de capital , quer em produtos. No entanto, a despesa interna dirigida no s a bens que foram produzidos no pas, mas tambm a bens que no foram produzidos no pas, e que portanto no devem ser includos no PIB

Por outro lado, h bens que devem ser includos no PIB,

mas que no vo ser utilizados no pas, e que por isso no esto includos na procura interna. Assim, na ptica da despesa o PIB poder ser calculado a partir da soma de todas estas componentes:

PIB = C + FBCF + EST + G + X - M


C - consumo privado FBCF - formao bruta de capital fixo EST variao de estoques G consumo pblico X exportao M Importao

ptica das despesas

PITICAS DA OFERTA
Na ptica da oferta, o valor do PIB calculado a partir do

valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia. Esse valor gerado o VAB (valor acrescentado bruto), a diferena entre o valor da produo e os consumos intermdios de cada empresa. Conhecendo o VAB de cada empresa, podemos calcular o PIB como a soma de todos os VABs das empresas dessa economia. Para obtermos o valor do PIB a preos de mercado (PIBpm), o nico ajustamento que teremos de fazer somar impostos, lquidos de subsdios, que incidem sobre os bens e servios entre o fim da produo e a venda, isto , os impostos sobre o consumo, como o IVA.

PIB = VABi + (Impostos - Subsdios)sobre

o consumo

PTICA DO RENDIMENTO
o valor do PIB calculado a partir dos rendimen-

tos de fatores produtivos distribudos pelas empresas. Nesta ptica, o PIB corresponder soma dos rendimentos do fator trabalho com os rendimentos dos outros fatores produtivos, que nas contas nacionais aparecem todos agrupados numa nica rubrica designada Excedente Bruto de Explorao (EBE). O EBE inclui as amortizaes e os rendimentos da propriedade e autonomizados so os rendimentos distribudos ao Estado sob a forma de impostos. Assim, na ptica do rendimento: PIB = Remuneraes do trabalho + Excedente Bruto de Explorao + Impostos

PIB e PNB
O PIB difere do produto nacional bruto (PNB)

basicamente pela renda lquida enviada ao exterior (RLEE): ela desconsiderada no clculo do PIB, e considerada no clculo do PNB, inclusive porque o PNB gerado a partir da soma do PIB mais entradas e sadas de capital. PNB = PIB (+/-) RLEE No caso brasileiro, o PNB menor que o PIB, uma vez que a RLEE negativa (ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que se recebe).

PIB per capita

PRODUTO INTERNO BRUTO DIVIDIDO PELO NMERO DE HABITANTES

Limitantes
O PIB, uma medida de fluxo de produo -

produo por unidade de tempo. Por isso, ele no considera estoques de capital , que em ultima instncia so importantes componentes determinantes dos fluxos de produo, como por exemplo,capital social, capital humano, capital natural, nvel de eficincia de instituies.

Limitantes do PIB per capita


segue a idia de que os cidados se benefici-

ariam de um aumento igualitrio na produo agregada do seu pas. No uma medida de renda pessoal. Entretanto, o PIB pode aumentar enquanto a maioria dos cidados de um pas ficam mais pobres, ou proporcionalmente no to ricos, pois o PIB no considera o nvel de desigualdade de renda de uma sociedade.

Demais crticas e limitaes

Qualidade de bens e servios - Caso dois bens

tenham qualidades diferentes, mas sejam vendidos a um mesmo preo, o valor registrado pelo PIB ser o mesmo. Isso leva a distores da percepo de bem-estar, por exemplo, se uma cidade produzir bolos de tima qualidade pelo mesmo preo de bolos ruins da cidade ao lado, o PIB calclo para as duas ser o mesmo, porm, a qualidade de vida e de consumo ser diferente entre elas.

Transaes no comerciais - O PIB exclui

atividades produtivas que no ocorrem dentro do mercado, tal como servios voluntrios no pagos, produo para consumo prprio, ou produtos e servios de livre acesso trocados pela internet.

Transaes clandestinas - O PIB no conta

atividade que contribuem para a produo, mas que no passam pelo mercado oficialmente, como atividades de contrabandoe venda de produtos ilegais

Mercado Informal - Pequenos negcios e

servios no formalizados e no registrados.

Externalidades - O PIB ignora a presena de

externalidades (efeitos no contabilizados pelo mercado), como, por exemplo, danos ao meio ambiente. Assim, um pas que cortar e vender todas suas rvores ter um aumento em seu PIB, mesmo que os efeitos sociais sejam negativos devido poluio, perda de biodiversidade, rea de lazer etc

Crescimento de longo prazo - O PIB anual no

um indicador de longo prazo. Ele aponta para variaes que podem vir de oscilaes econmicas momentneas, como ataques especulativos, bolhas de crescimento, descoberta de jazidas de recursos naturais. Nada garante que o crescimento ser mantido ou distribudo pela sociedade.

Outros indices
Atualmente usam-se outros ndices - que

revelam o perfil da distribuio de renda de um pas (tais como o coeficiente de Gini ou mesmo ndices desenvolvidos pela sociologia, como o ndice de Desenvolvimento Humano) - para se obter uma avaliao mais precisa do bem-estar econmico desfrutado por uma populao.

Nmeros

MUNDO CHINA 2008 2,8% 9,6% 9,1% 10,5% 9,6%

INDIA 6,4% 5,7% 9,7% 8,4%

BRASIL 5,1% -0,2% 7,5% 4,1%

EUA 0,0% -2,6% 2,6% 2,3%

EURO 0,5% -4,1% 1,7% 1,5%

2009 -0,6% 2010 2011 4,8% 4,2%

2008

IDH

IDH

DIVIDA PUBLICA
Dvida pblica quanto o governo deve para

entidades e para a sociedade. O governo toma dinheiro emprestado para financiar parte dos seus gastos que no so cobertos com a arrecadao de impostos, ou para a gesto financeira para alcanar e controlar o nvel de atividade, o crdito ou o consumo ou para captar dlares no exterior.

Interna ou Externa
A dvida do governo pode ser interna (quando

o credor est dentro do pas), ou externa (fora do pas) para bancos pblicos ou privados, investidores privados, instituies financeiras internacionais e governos de outros pases.

Qual o limite?
Os credores da dvida, que compram os

ttulos, se preocupam com a capacidade estimada do governo em pagar os seus compromissos. Quanto maior for a capacidade do governo de pagar a dvida, menor sero os juros pagos pelo governo. Uma das formas de avaliar o risco da dvida compar-la ao PIB (Produto Interno Bruto). No ano de implantao do Plano Real, 1994, a relao dvida lquida/PIB era de 32,5%. A previso do BC para 2009, de 35%.

Quem so os credores?
Os maiores credores da dvida pblica so os

bancos brasileiros, que tm suas carteiras compostas por ttulos da dvida. Investidores individuais, que tm o dinheiro em fundos de investimentos, organismos internacionais como o FMI (Fundo Monetrio Internacioal) o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Banco Mundial, alm de fundos de penso.

Juros
As taxas utilizadas para remunerar os

investidores dos ttulos da dvida pblica variam de acordo com cada papel, assim como os prazos para o pagamento da dvida. Mas mais da metade dos ttulos pblicos esto atrelados taxa bsica de juros da economia brasileira, a Selic. Por isso, sempre que o Copom (Comit de Poltica Monetria do Banco Central) eleva a Selic, crescem os juros pagos aos investidores que compraram esses ttulos.

Nmeros atuais
Divida Publica 2010 1.694 trilhes Previso de dvida para 2011 1.930 trilhes Taxa selic 11,25% ao ano

Dficit Pblico
O deficit pblico, em macroeconomia, ocorre

quando o valor das despesas de um governo maior que as suas receitas. Normalmente o valor do defict pblico expresso em percentagem sobre o PIB do pas, permitindo a comparao entre pases e a avaliao do excesso de despesa de cada pas em relao ao valor da produo.

Bolsa de Valores
valores o mercado organizado onde se

negociam aes de empresas de capital aberto (pblicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opes e debntures

Pode ser na forma de uma associao civil

sem fins lucrativos, que mantm o local ou o sistema de negociao eletrnico adequado realizao de transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro atravs de seus servios.

Seu patrimnio, no caso das associaes

civis, representado por ttulos pertencentes s sociedades corretoras que a compem; no caso das S/A's este patrimnio composto por aes. A bolsa deve preservar elevados padres ticos de negociao, divulgando com rapidez, amplitude e detalhes - as operaes executadas.

As bolsas tm o dever de repassar aos

investidores (atravs de revistas, boletins e meios eletrnicos) informaes sobre seus negcios dirios, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparncia das operaes. No Brasil, a atividade das bolsas fiscalizada pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM),

A Companhia Holandesa das ndias Orientais

instituiu e comercializou as primeiras aes a serem colocadas em um estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amsterd, em 1602.

North American Securities Dealers Automated Quotation System (NASDAQ) ( Estados Unidos) Euronext Amsterdo (AEX) (Pases Baixos) Euronext Paris (CAC) (Frana) Bombay Stock Exchange Limited (BSE) (ndia) New York Stock Exchange (NYSE) (Estados Unidos) Bolsa de Valores Minas - Esprito Santo - Braslia (Bovmesb) (extinta) Bolsa de Valores de So Paulo (BM&FBOVESPA) (Brasil) London Stock Exchange (LSE) (Reino Unido) Frankfurter Wertpapierbrse (Frankfurt Stock Exchange) (FWB) (Alemanha) Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEx) (China) Shangai Stock Exchange (SSE) (China) Bolsa de Valores da Argentina (Merval) (Argentina) Bolsa de Valores de Tquio (TSE) (Japo) Bermuda Stock Exchange (BSX) (Bermuda) Bolsa de Valores da Colombia (BVC) (Colmbia Bolsa Mexicana de Valores (Mxico) Moscow Interbank Currency Exchange (Rssia)

Nova escala de Investimentos


Love money seu dinheiro Angel capital Financiador Seed capital Segundo investimento Venture Capital aporte de fundos Private Equitty grandes fundos Abertura de capitas Investidores compram

aes

Novidades
Celular - escritrio de pesquisa Inflao Multinacionais BR at PE atravs de redes

globais Vale na mira do governo Investimento em Pesquisa - Embrapa

Novidades
Pesquisa do crescimento das famlias. (2003 a 2009) Casal s/ filhos ; 1 trabalha 18% Dinks s/ filhos; 2 trabalham 70% Ninho Vazio s/ filhos mais de 65 anos 49% Famlia Madura c/ filhos; 1 trab.; acima de 45 anos 20

% F. Tradicional c/ filhos; 1 trabalha (-)21% F. Moderna c/ filhos; 2 trabalham 9% Mes Solteiras 24% Solteiros 30% Vivos 41%

Empregos

Campo 1950 1985 2009

Servios 60% 17% 17% 26% 55% 61%

Indstria 14% 28% 22%

Anda mungkin juga menyukai