Anda di halaman 1dari 4

Sistema Respiratrio

Organizao e Mecnica Respiratria, Biofsica dos Gases

Organizao morfofuncional do sistema respiratrio; biofsica dos gases; mecnica respiratria


Introduo
Respirao o processo global de captao, transporte e utilizao de O2 e troca de CO2 com o ambiente. Genericamente, o processo de respirao inclui os processos ambientais, a ventilao, a difuso e transporte de gases e a respirao celular. A Fisiologia estuda basicamente a ventilao, a difuso e o transporte de gases, analisando a mecnica ventilatria e o controle da ventilao, bem como o transporte sanguneo, a difuso alvolo-capilar e a relao ventilao-perfuso, que, fisiopatologicamente, compreende a funo primria de integrao com o meio, alm de gerar os gradientes de presso dos gases. Por essas razes, grande a interface alvolo-capilar (aproximadamente 70 m2), que coloca em contato o ar atmosfrico com o sangue e permite as trocas gasosas. Da a eficincia da anestesia inalatria, que rapidamente se difunde at o SNC, provocando o efeito desejado. Da mesma forma, o indivduo pode recobrar, em poucos minutos, a conscincia, retirando-se a anestesia e voltando a respirar o ar atmosfrico. O Sistema Respiratrio composto pelas vias respiratrias e o parnquima pulmonar, assessorado pela caixa torcica, cujos limites so o msculo diafragma, as costelas e o esterno, e a coluna em sua poro torcica. - Vias areas superiores: Fossas nasais, cavidade oral, naso e orofaringe, laringe (limite inferior glote). - Vias areas inferiores: Traquia, lobulares, brnquios (lobares,

segmentares),

bronquolos terminais. As vias areas inferiores, progressivamente, vo perdendo

Sistema Respiratrio

Organizao e Mecnica Respiratria, Biofsica dos Gases

o revestimento cartilaginoso, at que nos bronquolos terminais no existe cartilagem. O pulmo possui um revestimento seroso, a pleura, que composta de duas camadas (parietal e visceral) que deslizam entre si, lubrificadas pelo lquido pleural, de forma a evitar o atrito durante os movimentos respiratrios.

A musculatura que permite a respirao composta, fundamentalmente, pelo diafragma; aliados a ele, msculos do pescoo, como esternocleidomastideo, escalenos, alm de msculos paravertebrais, como o eretor da espinha, intercostais e musculatura abdominal. O sangue com baixa PO2 sai do ventrculo direito pelas artrias pulmonares, chega regio dos capilares alveolares, onde sofre hematose e drenado pelas veias pulmonares at o trio esquerdo.

Estrutura Alveolar
O alvolo uma estrutura globular formada por tecido epitelial, membrana basal e endotlio (formando a membrana alvolo-capilar). As clulas presentes so os macrfagos, com funo de fagocitose, os pneumcitos tipo I, que formam o revestimento epitelial interno, e os pneumcitos tipo II, que so os produtores de surfactante, uma substncia composta basicamente de fosfolipdeos, com funo de diminuir a tenso superficial entre as molculas de gua que recobrem o alvolo internamente, impedindo seu colabamento (fechamento). As doenas pulmonares restritivas caracterizam-se pela diminuio da complacncia do sistema respiratrio, que pode ocorrer, por exemplo, por baixa produo de surfactante alveolar. Um exemplo comum em neonatos prematuros, 2

Sistema Respiratrio

Organizao e Mecnica Respiratria, Biofsica dos Gases

quando os pneumcitos tipo II ainda no esto maduros. A diminuio da complacncia pode ocorrer tambm por fibrose do interstcio pulmonar, provocada por inalao de substncias inorgnicas (carbono, slica), inflamao ou fibrose cstica. Na membrana respiratria, a passagem de CO2 e O2 se d por difuso simples, a favor do seu respectivo gradiente.

Biofsica dos gases


Presso parcial de um gs a presso que cabe quele gs numa mistura. O somatrio das presses parciais dos gases numa mistura formam a presso baromtrica. Quanto maior a movimentao e a concentrao das molculas de um determinado gs, maior ser sua presso parcial. PV = nRT A varivel mais relevante, fisiologicamente, o nmero de molculas por volume, ou seja, a concentrao daquele gs. Quanto maior a concentrao, maior a presso, e maior a probabilidade de uma molcula passar de um compartimento para o outro, no caso do alvolo para o capilar, ou vice-versa. Dentro de um lquido, uma mesma concentrao de molculas pode gerar diferentes presses, dependendo do coeficiente de solubilidade daquele gs. A presso parcial de Oxignio no ar atmosfrico de, aproximadamente, 21%, numa presso baromtrica de 760 mmHg ao nvel do mar, o que equivale a aproximadamente 150 mmHg. No sangue oxigenado presso parcial atmosfrica, a

Sistema Respiratrio

Organizao e Mecnica Respiratria, Biofsica dos Gases

quantidade de molculas de Oxignio muito menor que a do ar, devido sua baixa solubilidade. O sangue venoso que chega aos capilares alveolares tem uma presso parcial de O2 de 40 mmHg, contra aproximadamente 100 mmHg no alvolo, gerando um gradiente alvolo-capilar de 60 mmHg; para o CO2 esse gradiente de apenas 6 mmHg. Entretanto, devido sua maior solubilidade, a velocidade com que o CO2 passa pela membrana alvolo-capilar 20 vezes maior que o Oxignio. A solubilidade de um gs determinante na presso parcial e, portanto, do contedo dessa molcula dentro do sangue.

Ventilao
o processo mecnico de entrada e sada de ar das vias respiratrias. O movimento de expanso da caixa torcica gera uma presso negativa na cavidade pleural, que provoca a expanso do pulmo, visto que as lminas da pleura colabam entre si, tracionando o parnquima radialmente. No caso de um pneumotrax aberto, o ar atmosfrico entra pela perfurao e no permite a gerao de presso negativa. A inspirao pressupe a gerao de um gradiente de presso, provocado ou pelo aumento da presso externa (no caso de uma ventilao artificial), ou diminuio da presso interna, que o que ocorre com a expanso da caixa torcica (contrao da musculatura inspiratria), provocando uma suco de ar, um "vcuo" nos alvolos. A expirao ocorre com o relaxamento da musculatura inspiratria, e a restaurao da presso intrapleural a um nvel mais positivo (ou melhor, menos negativo), processo esse que ocorre passivamente, quando em repouso. Qualquer processo que requeira maior velocidade na respirao (falar, cantar, ou mesmo hiperventilar) demanda a contrao da musculatura expiratria, que atua na contrao da caixa torcica.

Anda mungkin juga menyukai