Anda di halaman 1dari 6

Bioterpicos e Nosdios

Um tema caro aos homeopatas o papel dos microorganismos na e para a Homeopatia. Alguns acreditam que eles nada mais so do que aproveitadores do momento de doena do indivduo e que, sendo dado um medicamento adequado, eles so eliminados pelo prprio organismo; outros acreditam que "as toxinas bacterianas e a prpria bacteria acrescentam sintomas doena psicossomtica de fundo"1 e que "o nosdio mobiliza a enfermidade latente ou suprimida quando bem indicado" 1. Teria por funo curar a infeco separadamente da totalidade do organismo, "limpando" os sintomas agregados pelas bactrias, restando uma SINTOMATOLOGIA PURA para a pesquisa do medicamento de fundo. Enquanto um grupo lhe d uma importncia ocasional, o outro o eleva a condio de modificador de terreno, quase umantipsrico. "Sempre se discutiu se os bioterpicos so medicamentos homeopticos, pois com excesso de Luesinum, Medorrhinum,Psorinum, e Tuberculinum, os demais no tem experimentao no homem so, tem apenas patogenesia clnica. Por isso eles constituem um captulo a parte dentro da Homeopatia. Os franceses os consideram medicamentos homeopticos porque eles se fundamentam numa lei de analogia como a Homeopatia, e so tambm diludos e dinamizados, dependem de uma reao prpria do organismo ao qual so administrados e so eficazes sem serem txicos."2 Vamos eles. Comeamos dizendo que o termo NOSDIO foi substitudo por BIOTERPICO, que a denominao francesa. Enquanto NOSDIO se definia por "medicamentos preparados com produtos patolgicos, vegetais ou animais", BIOTERPICOS se define por "produtos quimicamente no definidos (secrees, excrees patolgicas ou no, certos produtos de origem microbiana e alrgenos) que servem de matria prima para as preparaes homeopticas bioterpicas" (Farmacopia Francesa dcima edio, 1985).

Os bioterpicos franceses so feitos em baixas potncias porque so lisados ou detoxicados, enquanto os do Dr. Roberto Costa, mdico e pesquisador brasileiro, so organismos vivos e por isso so feitos a partir da D 24. Classificao : 1. Bioterpicos
a. bioterpico de estoque: a1. cdex - soros, vacinas, toxinas e anatoxinas, inscritos na Farmacopia Francesa, preparados por laboratrios especializados (Instituto Pasteur francs ou Mrieux). Ex. BCG, Staphylotoxinum, Tuberculinum. a2. simples - Obtidas a partir de "vacinas estoques" constitudas por culturas microbianas puras, lisadas e atenuadas em determinadas condies. Ex.Colibacillinum, Influenzinum, Streptococcinum. a3. complexos - definidos pelo seu modo de obteno (secrees ou excrees patolgicas) ou seu modo de preparao. Ex. Luesinum, Psorinum, nosdios intestinais Bach-Paterson. a4.ingleses ( Nosdios Intestinais de Bach-Paterson) a.5. Bioterpicos Dr. Roberto Costa - (nosdios vivos Roberto Costa)- So preparados com microrganismos vivos, na escala decimal, usando como diluente cloreto de sdio 0,9%. A soluo de partida uma suspenso contendo 3 bilhes de microorganismos por ml, em soluo. At a D 11 as diluies so feitas em soluo fisiolgica 0,9%. Da D12 em diante, as diluies so feitas em soluo hidroalcolicas 50%. Para cada diluio so dadas 50 sucusses. b. isoterpicos: b1. isoterpicos - ou hetero-isoterpicos, so preparados a partir de substncias exgenas (alrgenos, toxinas ou medicamentos), tudo que de alguma forma "sensibilizam" o paciente. Esto nessa categoria todos os alrgenos, plens, poeiras, plos, solventes, medicamentos alopticos, alimentos, etc. b2. auto isoterpicos - ou endgenos (auto-nosdios) - so preparados a partir de excrees ou secrees obtidas do prprio doente (sangue, urina, escamas, fezes, pus, etc). Antigamente chamados de auto nosdios.

Prescrio

Poder ser solicitado por mdicos, veterinrios e dentistas. No receiturio deve constar material que deve ser ou foi coletado, dinamizao desejada e forma farmacutica desejada). Como as farmcias no esto preparadas para a realizao de coletas de materiais veterinrios, seria interessante conversar com a(o) farmacutica(o) responsvel de uma farmcia homeoptica e se informar sobre o modo de coleta e conservao. Nunca esquecer de avisar se o material for de doena infectocontagiosa, com mais nfase ainda se for uma zoonose. Segundo os farmacuticos, FORMOL no ideal, devendo ser evitado, melhor so gua/lcool/glicerina, soro fisiolgico ou lcool 96. O material tem prazo de validade, interessante consultar a farmcia.
Exemplos: - Bioterpicos ditos "Cdex" Aviare- (sinonmia: Tuberculinum aviare) - produto otido a partir de culturas de mycobacterium tuberculosis variedade aviare, sem adio de antisspticos. Diphtericum: soro anti-diftrico proveniente de animais imunizados com toxina ou com anatoxina diftrica. D.T.T.A.B.- toxina diftrica diluda, obtida diluindo-se o lquido da cultura do bacilo diftrico recentemente preparado e filtrado em filtro de porcelana, com soluo isotnica de cloreto de sdio. Gonotoxinum- vacina anti gonogcica constituda por uma suspenso de bactrias provenientes de culturas de "gonococos" mortos por aquecimento, em soluo isotnica de cloreto de sdio. Influenzinum - bioterpico obtido a partir de vacina antigripal do Instituto Pasteur. Soro Anticolibacilar - Soro antibacilar de origem caprina. Soro de Yersin- Soro anti-peste proveniente de animais imunizados com bacilos pestes (Yersinia pestis) mortos ou vivos. Staphylotoxinum- preparado a partir de anatoxina estafiloccica descrita no "Cdex".

Tuberculinum- tuberculina bruta obtida a partir de culturas de espcies de Mycobacterium tuberculosis de origem humana e bovina. Antiga denominao : T.K. Tuberculinum residuum- soluo glicerinada contendo as fraes insolveis em gua, do bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Antiga denominao : T.R. V.A.B.- vacina constitutda por uma suspenso de bactria vivas provenientes de subculturas de espcie artificialmente etenuada, descrita por Calmette et Gueri sob o nome de "B.C.G.". Vaccinotoxinum- vacina antivarilica preparada a partir de fragmentos epidrmicos recolhidos por raspagem de uma erupo cutnea de varola em uma novilha inoculada aps cinco dias com o vrus da varola. - Bioterpicos simples. Colibacilinum - lisado obtido a partir de culturas de Escherichia coli, sem adio de antisspticos. Eberthinum- lisado a partir de culturas de Salmonella typhy, sem adio de antissptico. Enterococcinum- lisado obtido a partir de culturas de Streptococcus fecalis, sem adio de antissptico. Paratyphoidinum B- lisado obtido a partir de culturas de Salmonella paratyphi B sem adio de antissptico. Staphylococcinum- lisado obtido a partir de culturas de Staphylococcus aureus, sem adio de antissptico. Streptococcinum- lisado obtido a partir de culturas de Streptococcus detoxicados, sem adio de antissptico. Bioterpicos Complexos Anthracinum- preparado a partir de um lisado de fgado de coelho infectado por carbnculo (Bacilus anthracis) Luesinum- lisado de serosidades treponmicas de cancros duros, preparados sem adio de antisspticos. Antiga denominao: Syphilinum. Medorrhinum- lisado de secrees uretrais blenorrgicas colhidas antes de tratamento por antibiticos ou sulfamidas. Morbillinum- lisado de exsudatos bucofarngeos de doentes com sarampo,

colhidos antes de qualquer tratamento. Pertussinum- lisado de expectorao de doentes com coqueluche, colhidas antes de qualquer tratamento. Psorinum- lisado de serosidade de leses de sarna, colhida de doentes sem tratamento prvio. Pyrogenium- lisado de produtos de decomposio provenientes da autlise de carde de boi, porco e placenta humana. Oscillococcinum- auto lisado filtrado de fgado e corao de pato (Anas barbarie). Oscillococcinum 200 K uma especialidade (tem patente) dos Laboratrios Boiron, da Frana. L preparado somente nessa dinamizao. Bioterpicos ingleses Bacilo de Morgan(Proteus morgani) Bacilo Gram-negativo, mvel, anaerbio facultativo, isolado de fezes de crianas com diarria estival; ele seria responsvel pela diarria. Dysentery-Co ou B. dysenterial(Shigella dysenteriae) - Bacilo Gram negativo imvel, anaerobico facultativo, agente da disenteria bacilar qual s o homem e o macaco so sensveis. B.Gaertner(Samonella enterididis) - S. enteritidis um sorotipo de Salmonella, frequente nos animais, que provoca intoxicaes alimentares no homem. B.Mutabilis( B. faecalis- coccal-Co (B. Coli mutabile)- tido como uma Escherichia coli lactose positiva, da seu nome. Bacillus n 7 (B. asiaticus; B. cloacae; B. freundi) - no tem nomenclatura correspondente na bacteriologia. O B. cloacae oEnterobacter cloacae, cujos caracteres se assemelham ao Aerobacter aerogenes, isolado do solo, gua e de matrias fecais do homem e de animais. Sycotic-Co ou Sycoccus-Paterson (Streptococcus faecalis)- estreptococo ovide, alongado, no hemoltico, isolado de matrias fecais do homem e dos animais. Bacillus n 10- no h correspondente na nomenclatura bacterigica. Preparado pela Farmcia Nlson, de Londres, sem mais informaes. B. Morgan-Gaertner (Nosdio de Paterson) - idem anterior. B.coli(Escherichia coli) .

baseado nas apostilas: 1. Dra. Stella Maris Benes, do curso de Homeopatia para veterinrios, da Associao Paulista de Homeopatia, 1996. 2. Professora Mafalda Biagini, do Congresso Brasileiro de Homeopatia, Belo Horizonte, setembro de 1992.

Anda mungkin juga menyukai