Anda di halaman 1dari 15

A COMUNICAO ORAL

COMUNICAO, ELEMENTOS DE PROCESSO DE COMUNICAO A comunicao tem lugar quando uma pessoa transmite ideias ou sentimentos a outra ou outras pessoas, sendo a sua eficincia avaliada pela semelhana entre a ideia transmitida e a ideia recebida. No entanto, comunicar no significa apenas falar s pessoas; significa tambm ouvi-las, posto que ouvir como falar um acto de comunicao. Assim comunicao no apenas a transmisso duma mensagem mas sim a transmisso dessa mensagem com fim de suscitar uma resposta especfica. Pelo que se pode definir comunicao como sendo o processo e pelo qual um emissor se relaciona comum receptor atravs duma mensagem transmitida em cdigo por um canal. Ao definir-se comunicao elementos que permitem a sua designados por elementos do so: o emissor, o receptor, a contexto. fez-se referncia a alguns realizao. Estes elementos so processo de comunicao e que mensagem, o cdigo, o canal e o

O emissor o que emite uma mensagem num determinado cdigo. A actividade do emissor a de traduzir num cdigo o que vai transmitir e a do receptor e de receber de descodificar o cdigo utilizado. No processo de aprendizagem o professor o emissor e o aluno o receptor. A mensagem o contedo da comunicao - o que se comunica ou se quer comunicar. A mensagem no ensino a matria transmitida pelo professor. O cdigo no mais que smbolos que quando agrupados e combinados formam conjuntos significativos. As letras do alfabeto duma lngua so smbolos que agrupados em palavras constituem um cdigo, os idiomas, o sistema morse, o sistema Braille, ossinais de bandeiras, etc., so exemplos de cdigos utilizados na comunicao.

Torna-se evidente que havendo um emissor, um receptor e uma mensagem elaborada num cdigo comum a ambos necessrio um meio pelo qual a mensagem seja transmitida e ponha em contacto o emissor com o receptor. Esse meio o canal que poder ser na comunicao atravs de linguagem verbal, as ondas sonoras propagadas atravs de vibrao do ar na comunicao oral frente a frente ou os materiais de transmisso, aparelhos de televiso, rdio telefone, etc. na comunicao distncia e o papel na comunicao escrita. Por outro lado e embora a mensagem esteja bem elaborada e num cdigo comum ao emissor e receptor necessrio que estes estejam integrados no mesmo contexto e que a mensagem faa referncia a objectos desse contexto. Resumindo, para haver comunicao entre emissor e receptor necessrio que: exista um canal de comunicao, a mensagem esteja bem elaborada, ambos conheam o cdigo e estejam integrados no mesmo context o. A COMUNICAO ATRAVS DAS FORMAS DE LINGUAGEM A linguagem o conjunto de meios que permitem ou realizem a comunicao e na qual h a considerar a linguagem verbal e no verbal. A linguagem verbal a palavra falada ou escrita, em que a primeira pode ser utilizada na comunicao oral frente a frente ou distncia (telefone, rdio, televiso, etc.) e a segunda na comunicao escrita atravs de livros, revistas e jornais, entre outros Na linguagem no verbal h a considerar os sinais visuais, sonoros e visuais sonoros. Os sinais visuais como dana, os gestos do sinaleiro, a mmica, os sinais de trnsito, de bandeiras, de ajudas de instruo visuais, etc., permitem comunicar atravs de linguagem no verbal.

Do mesmo modo sinais sonoros de navios, sinos, sirenes, a msica, etc., so outra forma de se comunicar. No agrupamento de sinais sonoros e visuais resulta outra forma de se comunicar atravs de som e da imagem que no campo da instruo tem particular utilizao com as ajudas audiovisuais. A comunicao atravs da palavra falada ou escrita tem caractersticas diferentes. A primeira permite a transmisso imediata da mensagem e a clarificao desta pela entoao/entusiasmo, ritmo, gestos, etc., utilizados pelo emissor, o emissor e receptor tambm conhecem o contexto situacional que os rodeia e a comunicao torna-se mais breve que na comunicao escrita. Nesta no h transmisso imediata de mensagem, desde o momento em que o emissor escreve at leitura pelo receptor h um dispndio de tempo. Os sentimentos do emissor que na comunicao oral so transmitidos pela entoao, gestos, etc., so aqui caracterizados pelo uso de pontuao. Por outro lado, como do conhecimento comum do emissor e receptor o contexto situacional, o primeiro tem que o descrever ao segundo para que este possa receber e compreender a mensagem, tornando a comunicao mais longa. O RETORNO DA COMUNICAO Em situaes reais de comunicao verifica-se insuficiente para a sua anlise os elementos bsicos mencionados. Emissor Receptor no so coisas estticas, mas em transformao. O sujeito emissor duma mensagem passa a ser receptor duma nova mensagem, que vem como resposta mensagem anterior e assim por adiante, dinamicamente, enquanto dura a comunicao.

Tomemos como exemplo, numa repartio de finanas o empregado (emissor) diz para contribuinte (receptor): Deve acompanhar este pedido com uma declarao dos seus rendimentos. O contribuinte pode ento perguntar: Onde vou arranjar essa declarao. Verifica-se assim que o retorno da comunicao por parte do receptor lhe confere uma continuidade que a enriquece. Por outro lado, se o contribuinte (receptor) se limitasse a dizer: est bem diminuiriam as possibilidades de continuar a trocar mensagens sobre o assunto. Enquanto as respostas afirmativas tendem a empobrecer a comunicao, as que exprimem duvidas, discrepncias ou pedem esclarecimentos, enriquecem-na. Na aula o retorno da comunicao muito importante para o professor, indicando-lhe se a sua mensagem foi recebida e compreendida e, por conseguinte se houve aprendizagem. Por isso, o professor deve criar uma situao de aprendizagem na aula, na qual nenhum aluno se sinta receoso de colocar qualquer dvida, porque estas enriquecem a comunicao e deste modo a eficincia da aprendizagem.

ALGUNS OBSTCULOS FREQUNCIA DA COMUNICAO

So muitos e variados os problemas que surgem na comunicao de entre os quais salie ntamos: RUDOS Rudos so as perturbaes que tm por efeito impedir que a mensagem chegue ao receptor. Em termos de comunicao, no so s os sonoros, h tambm rudos visuais que se fazem sentir na comunicao visual, os quais no abordaremos neste manual.
5

Para superar os ocasionados pelos rudos o emissor pode aumentar o volume de emisso, mas at um certo ponto, se o rudo for muito forte ser prefervel parar a exposio at um certo ponto, se o rudo for muito forte ser prefervel parar a exposio at que aquele se desvanea. Pode-se ainda utilizar a repetio da mensagem do mesmo modo que foi emitida, ou repeti-la com algumas variaes que no faam alterar o seu sentido. A distoro da mensagem em virtude do tipo de personalidade de quem a recebe outra das formas sob a qual se pode apresentar o rudo. Pode atingir nveis tais que se compreenda ao contrrio aquilo que na realidade foi expresso. O ideal seria que o emissor pudesse atingir o nvel ptimo de comunicao, adaptando as mensagens ao nvel de compreenso do receptor. Quando isso acontece diz-se que h uma boa sintonizao. FALTA DE CONHECIMENTO E EXPERINCIA COMUM A dificuldade em se atingir a sintonizao resulta da falta de conhecimento e experincia recproca entre o emissor e o receptor. Esta uma das grandes barreiras eficincia da comunicao, porque esta pode ser efectiva somente at um certo ponto e desde que as experincias fsica, mental ou emocional das pessoas intervenientes sejam simila res. Muitas pessoas acreditam que as palavras transportam significados do emissor para o receptor, tal como um autocarro transporta passageiros duma localidade para a outra. Contudo as palavras no transportam precisamente o mesmo significado da mente do emissor para a do receptor, porque as palavras no transferem qualquer significado. As palavras faladas ou escritas so meros estmulos que o emissor estabelece para suscitar uma resposta do mesmo gnero no receptor. A natureza desta resposta determinada pelas experincias anteriores do receptor com as palavras e as
6

coisas que elas referem. Estas experincias do s palavras o seu significado, o qual formado na mente do receptor, no nas palavras em si. Assim o emissor pelas palavras comunicadas no comunica significados aos receptores a menos que elas possuam algum conhecimento Ou experincia dos objectivos ou conceitos que as palavras referem. CONFUSO ENTRE SMBOLO E O OBJECTO SIMBOLIZADO Outro aspecto a considerar que as palavras so meras representaes. Elas representam ou correspondem a alguma coisa que existe, que palpvel ou de que as pessoas falam. A linguagem serve como um mapa e tal como um mapa bem elaborado representa um territrio especfico a linguagem corresponde a objectivos ou conceitos por si representados. Assim comoum mapa que contenha erros, um enunciado que contenha inexactides implica uma relao que no existe. Nada na natureza da linguagem limita que as palavras no sejam usadas pelo emissor nos sentidos que desejar, ainda que as palavras e a realidade sejam diferentes, as pessoas falham algumas vezes em fazer a distino. Por exemplo, um homem pode perder o seu emprego apenas por algum lhe chamar ladro. Se as pessoas actuarem de modo a que ser chamado de ladro e ser ladro o mesmo, estaro a confundir a palavra com o que ela representa. Os emissores devem ter sempre presente o perigo em confundir os smbolos com os objectos ou conceitos que eles simbolizam, dando especial ateno propriedade de linguagem de modo a evitar que na mente dos receptores sejam formados significados diferentes dos que o emissor pretende como resposta sua mensagem. USO EXAGERADO DE ABSTRAES As palavras concretas referem-se a objectos que o ser humano pode experimentar directamente, enquanto que as palavras abstractas sugerem ideias que se podem experimentar directamente, por coisas que no provocam imagens mentais nos
7

receptores. As palavras abstractas so embora a sua finalidade noseja a especficas nas mentes dos receptores, encadear de smbolos que conduzem experincia.

necessrias e teis, de provocar imagens elas servem como um a vrias reas de

O entanto, o perigo do seu uso exagerado o de no averbar no receptor, a experincia especfica que o receptor pretende a mal entendidos. Quando se utiliza este tipo de palavras na comunicao e fundamentalmente quando essa comunicao para fins de instruo deve ser apoiada com experincias especficas que atravs de exemplos e ilustraes de forma aclarificar o significado da mensagem que encerram. COMUNICAO ORAL NA AULA Para que qualquer comunicao tenha sucesso necessrio que tenha um objectivo claro e definido de forma a provocar na audincia a reaco pretendida. Todas as comunicaes orais so geralmente classificadas em trs reas distintas de acordo com o seu objectivo: informar, persuadir e entreter. A primeira caracterizada pela ajuda dada audincia na compreenso dum processo, ideia ou conceito ou na elevao do seu nvel actual de conhecimentos. Quando a finalidade da comunicao modificar ou reforar ideias j existentes, estimular actividades ou aumentar o envolvimento emocional da audincia, est-se em presena duma comunicao com o fim de persuadir. Nesta comunicao o contedo da mensagem e a atitude do orador o apelar para as emoes da audincia em vez de apelar para o seu raciocnio. Um exemplo caracterstico o contedo da mensagem e actividade dum candidato em vsperas de eleies. A comunicao cuja finalidade entreter aquela em que a informao destinada a divertir a audincia, embora no
8

seja necessrio que o humor esteja Informao interessante, no usual caracterizam este tipo de comunicao.

sempre presente. ou humorstica

O professor como emissor que , deve ter sempre presente qual o objectivo desua comunicao e, como vimos, esta estar integrada nas comunicaes como fim de informar de modo a ajudar os alunos a compreenderem processos, ideias ou conceitos e lev-los a aumentar o nvel de conhecimentos que possuam. Assim tendo em mente a finalidade da exposio o professor dever proceder recolha de informao necessria exposio, pesquisando em qualquer publicao que contenha a matria e recorrendo tambm sua experincia sobre o assunto a apresentar. Se o professor no conhecer bem o assunto a expor, a comunicao no ser efectiva. Um bom conhecimento da matria um auxiliar precioso para o controlo do professor na aula e consequentemente para a qualidade da exposio. Aps a recolha da informao necessria, esta dever ser analisada de forma a seleccionar aquela e s aquela que seja importante para os alunos, dando-lhe de seguida um ordenamento sequenciado e logo sob a forma de plano guia da lio que orientar o professor durante a exposio, evitando desvios que conduziriam a prejuzos na aprendizagem dos alunos. Durante a exposio na aula o professor deve ser directo e claro. Um dos fins a atingir conseguir o sentido da comunicao directa com os alunos. Tanto o professor como os alunos devem sentir que esto em contacto entre si. Podemos considerar neste tipo de comunicao, uma conversao com concentrao mtua e ambas so sensveis ao retorno da comunicao, estimulando pelas suas ideias. Se um no compreender o outro, este com rapidez tenta explicar as coisas em detalhe. Uma exposio oral uma conversao alargada. A audincia
9

responde nesta conversao por franzimento de sobrancelhas, acenar de cabea afirmativo ou negativo, ou sorrisos, impassibilidade, etc... O professor deve atravs destes sinais de retorno da sua comunicao, ajust-la ou mant-la sempre que esses sinais sejam de retorno negativo ou positivo. Verifica-se aqui quanto importante ao professor manter contacto visual correcto de modo a aperceber-se das reaces dos alunos. Outro aspecto importante a considerar pelo professor durante a exposio a convico. O professor deve acreditar no contedo da comunicao e na necessidade de o comunicar. A convico transmitida turma atravs da voz, movimentos, gestos e atitude do professor. A VOZ Pela voz o professor revela as suas intenes e reflecte o seu estado emocional e fsico. A turma apercebe-se quando o professor est cansado, nervoso, aborrecido, satisfeito ou triste. A variao de volume da voz e de ritmo um atributo para a exposio efectiva. O professor deve modelar o volume de voz e ritmo de exposio sempre e de acordo com o significado, contedo emocional e nfase a dar a determinado ponto. O volume da voz deve ser sempre de modo a ouvir-se facilmente a comunicao em qualquer ponto da aula, mas um abrandamento ou aumento de volume transmitir ritmo de exposio mais baixo, quando se aborda partes importantes ou difceis da matria. A mdia aproximada de 100 a 150 palavras por minutos considerada satisfatria para a instruo oral e ainda que muitos professores consigam falar claramente a uma mdia superior a 150 palavras por minuto, os alunos tm normalmente dificuldade em receber e compreender acima dessa mdia. Outro aspecto que o professor deve considerar o de fazer pausas frequentes, a fim de permitir aos alunos ordenar as suas ideias e colocarem alguma dvida que tiveram ou para

10

formulao de perguntas orais por parte do professor. Para alm do volume, modulao e ritmo o professor deve ter especial cuidado no vocabulrio empregue e na sua enunciao, pelo que se deve esforar numa construo e pronunciao correcta dos enunciados e na utilizao de palavras difceis devem ser pausadamente enunciadas ou escrev-las no quadro de ardsia na primeira vez que utilizem. Na exposio o professor deve manter a sua continuidade fazendo transies cuidadosas dum ponto a outro, de forma a que todas as ideias expressas tenham uma relao definida com o assunto da lio, evitando repetir excessivamente a mesma palavra. MOVIMENTO Na apresentao duma lio, movimento refere-se ao movimento de todo o corpo em posio ou movimento de partes especficas que se designa por gestos. Um dos efeitos do movimento o da turma tender em seguir o professor quando ele se move. Este efeito pode ser utilizado para captar a ateno ou ajudar na transio dum ponto para o seguinte. Por exemplo, o movimento do professor da sua secretria para o local de apresentao dum ponto para o outro. Todos os movimentos devem ter a finalidade, isto , o movimento para junto de uma ajuda de instruo afim dos alunos fixarem a sua ateno nesta, para junto dos alunos para dar nfase a certos pontos, para a retaguarda a fim de relaxar, etc... Contudo, deve-se ter sempre em ateno que demasiado movimento factor de distraco enquanto que manter uma posio esttica torna-se aborrecido por falta de alterao de estmulo visual levando os alunos a perderem a sua ateno.

11

GESTOS

Como vimos os gestos so uma forma pelo qual possvel realizar-se a comunicao oral, o orador pode gestos: os gestos propositados e maneirismos.

de linguagem no verbal, comunicao. Contudo, na produzir dois tipos de os gestos ao acaso ou

Enquanto que os gestos propositados tem transmitir alguma emoo ou pensamento a fim reforar a exposio oral, os gestos ao qualquer finalidade, sendo produzidos sem aperceber tornando-se factor de distraco grandemente a eficcia da comunicao.

por finalidade de clarificar e acasono tm o orador se e prejudicando

Os gestos devem ser naturais, definidos e executados no momento oportuno, sem nunca desviarem a ateno do ponto que com eles se pretende dar nfase. O professor pode utilizar as suas mos em gestos propositados a fim de ajudar a descrever formas, tamanhos, movimentos ou vincar enfaticamente qualquer ponto da lio, etc... Por outro lado, brincar com chaves nas mos ou nos bolsos, com culos, ponteiro, etc...., so gestos que provocam a distraco dos alunos. Assim tanto os movimentos como os gestos do professor devem ser naturais, nem muito efectuados nem muito desleixados. No h qualquer razo para se manter numa posio esttica com as mos fixas ao longo do corpo, mas tambm no h nenhuma para se mover ou gesticular sem significado. CONTACTO VISUAL Referiu-se atrs que o contacto visual correcto o meio pelo qual o orador se apercebe das diversas reaces na audincia sua comunicao. Muitas pessoas desconfiam daquelas que no olham directamente enquanto falam. atravs do olhar directo para toda a turma que o professor lhes faz sentir que tambm participam na comunicao, que provoca a sua audio e se apercebe das suas reaces dessa comunicao.
12

Ao manter sempre a turma no seu campo visual, fixando por momentos o seu olhar em cada aluno, o professor personaliza a sua exposio fazendo sentir aos alunos que fala para cada individualmente. Pela observao individual de cada aluno o professor apercebe-se das reaces de dvida, incompreenso, falta de interesse, fadiga, desejo de participar, compreenso, etc... Esta observao permitir ao professor tornar a atitude mais adequada, introduzindo na exposio algum exemplo ou ilustrao que clarifique alguma incompreenso demonstrada, usar um pouco de humor ou imprimir mais volume voz para despertar a turma se a sentir fatigada ou sonolenta, etc ... Um dos procedimentos que o professor dever sempre evitar o do privilegiar com o seu contacto visual um aluno, grupo de alunos ou rea da sala. O olhar do professor deve vaguear por todos os alunos, e nunca falar sem estar virado para estes. Se necessitar de escrever no quadro, apontar numa ajuda de instruo ou outra tarefa em que tenha de ficar de costas para os alunos, deve fazer uma pausa e retomar a exposio quando virado para os alunos. O plano guia da lio onde o professor estruturou a matria a expor um auxiliar precioso para o ordenamento e sequncia da exposio, mas dever ser utilizado durante a exposio no para leitura por parte do professor do seu contedo, o que provocaria um distanciamento entre professor-alunos, mas para uma consulta breve de modo a que os tpicos ali escritos sejam por essa ordem desenvolvidos dando continuidade e encaminhamento mais lgico mensagem a comunicar. ATITUDES A atitude do professor durante a exposio da matria influenciar em grande parte a aprendizagem dos alunos. Sucede muitas vezes o professor sentir mais simpatia por uma matria do que por outra, contudo sempre que as tenha que transmitir a sua atitude para com ambas deve ser de
13

entusiasmo, despertando interesse nos alunos e motivando-os para a aprendizagem. Se o professor demonstra uma atitude de averso por qualquer matria que transmita, desde uma sensao de desinteresse ou apatia na sua transmisso, estar a diminuir grandemente a aprendizagem dos alunos com a sua atitu de. A responsabilidade para com os alunos que advm ao professor da funo que desempenha a de ser conhecedor da matria que ensina e da forma como a ensina, para isso a sua comunicao deve ser efectiva, bem como deve saber escolher e utilizar os mtodos e tcnicas de instruo adequadas, tendo sempre presente que se o aluno no aprendeu, uma das principais causas pode ter sido o professor no ser ensinado. Outra atitude importante que o professor deve observar a de evitar favoritismos para qualquer aluno, tratando-os todos de igual. Desta atitude, da sua capacidade de se fazer respeitar pelo modo como expe a matria resultar um ambiente de respeito mtuo na turma, oposto ao que resultar do esquecimento das suas responsabilidades para com a aprendizagem dos alunos e a tentativa de se impor pela posio que ocupa de que resultar indisciplina e consequentemente quebra na aprendizagem.

14

CUMPRIMENTE
No h coisa que mais um agradvel cumprimento afectuoso.

SEJA GENEROSO E MODERADO


Nas suas opinies e nas suas crticas.

SORRIA
So necessrios 72 msculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.

SEJA PONDERADO
Com os sentimentos dos outros e voc

ser apreciado.

CHAME AS PESSOAS PELOS SEUS NOMES


A msica para mais o agradvel ouvido de

SEJA CUIDADOSO NAS SUAS OPINIES


H trs factores para uma discusso: a dos sua opinio, e a a

qualquer

pessoa o som do seu prprio nome.

outros

opinio correcta.

SEJA AMIGO E COOPERADOR


Se deseja ter amigos tome a iniciativa.

ESTEJA ALERTA PARA PRESTAR SERVIOS


O que mais conta na vida fazemos outros. e o que pelos

SEJA CORDIAL
Fale e actue como se cada coisa que voc

SEJA VERDADEIRO
No faa com que percam a confiana que voc merece.

faz pelo outros fosse realmente um prazer.

INTERESSE-SE PELAS OUTRAS PESSOAS


Voc agradvel gente pode a toda o ser a seu

CONTROLE-SE
Perante situaes difceis pense dez vezes no que vai

pondo

dizer e fazer.

egosmo de parte

15

Anda mungkin juga menyukai