Anda di halaman 1dari 19

Psicologia Clnica

Witmer expresso clnico pretende sublinhar o trabalho prtico e directo do psiclogo com pessoas e o seu empenho numa
funo social til. Outros marcos na emergncia da psicologia clnica foram: A mind that found itself, de cariz no tcnico (foi escrito por um ex-paciente) em que se chamava a ateno para os doentes mentais como pessoas em sofrimento; e Psychotherapy em que se descrevia os mtodos de trabalho psicolgicos usados em sujeitos com doena mental.

Freud: criou uma teoria explicativa e compreensiva dos sinais e sintomas apresentados em diversas psicopatologias, em funo
de dinmicas intrapsquicas e relacionais s (e no, em funo de aspectos fisiolgicos) fornecendo aos psiclogos clnicos as suas primeiras tcnicas psicolgicas de terapia.

Aps a II guerra mundial, a psicologia clnica desenvolveu-se e ganhou notoriedade, na contribuio para a resoluo dos
problemas das vtimas da guerra, focando-se sobretudo nas perturbaes mentais e tambm nos inmeros problemas de ajustamento relacionados com limitaes fsicas ou problemas emocionais. A entrevista clnica utilizada pelos psiclogos clnicos tem um sentido um pouco diferente: visa apreender e compreender o funcionamento psicolgico de um sujeito, centrando-se sobre o seu vivido e acentuando a relao. A entrevista clnica faz parte do mtodo clnico e das tcnicas de inqurito em cincias sociais, constituindo um dos melhores meios para aceder s representaes subjectivas do sujeito. Em clnica, a entrevista permite obter informao sobre o sofrimento do sujeito, as suas dificuldades de vida, os acontecimentos vividos, a sua histria, a maneira como ele gere as suas relaes com os outros, a sua vida ntima, os seus sonhos, e fantasmas. Surge portanto como um instrumento insubstituvel e nico se se quer compreender um sujeito na sua especificidade e pr em evidncia o contexto em que surgem as suas dificuldades. A noo de entrevista clnica est intimamente ligada a Carl Rogers, psiclogo humanista americano. As suas contribuies essenciais dizem respeito s noes de aceitao do outro, de centrao no sujeito, de empatia, de no directividade e de compreenso. A sua ideia geral a de que na clnica h que abordar o sujeito sem a priori terico: s o paciente sabe onde e como sofre; h portanto que ter confiana nele, escut-lo plenamente numa atitude compreensiva e respeitosa, que lhe vai permitir desenvolver todas as suas possibilidades.

A Entrevista Clnica E Psicologia Clnica


A entrevista clnica em si mesma, o paradigma do trabalho do psiclogo clnico. Ela faz parte do mtodo clnico que inclui: Uma clnica de mos nuas (observao e entrevista) Uma clnica instrumental (testes projectivos, escalas clnicas etc.) O mtodo clnico est ligado a uma atitude metodolgica geral que consiste: No estudo mais ou menos prolongado de casos individuais, sendo o indivduo considerado como o quadro de referencia. Objectivo principal da psicologia clnica e deste mtodo: compreender o homem na sua totalidade na sua singularidade, em situao de evoluo, sendo o sujeito considerado como um ser nico, singular. A entrevista clnica tem portanto um lugar de eleio em psicologia clnica: Visa recolher o mximo de informaes sobre o sujeito, mas essas informaes no podem ser compreendidas seno em referncia ao prprio sujeito. Contextos: Ajuda ou cuidados psicolgicos Diagnostico ou avaliao psicolgica Investigao clnica Forma de conduzir uma entrevista depende de um certo nmero de factores: Dos objectivos da entrevista, dos modelos tericos de formao do clnico. Da personalidade, da idade do sujeito e dos aspectos da interaco no decurso da entrevista. Do pedido (vem do prprio? Da famlia? Da instituio?) Do momento e das condies da entrevista A clnica em psicologia actual As definies mais marcantes do que era a psicologia clnica, desde o inicio ate aos anos 70, colocaram a tnica na analise, observao e medio dos comportamentos dos indivduos tendo como objectivo principal o ajustamento.

Definies (de psicologia clnica)

Shakow (1975): rea de conhecimento e de competncias que visa ajudar pessoas com desajustamentos comportamentais ou
perturbaes mentais a alcanar modos mais satisfatrios de ajustamento pessoal ou de auto-expresso. Desai (1967): em termos de um corpo de conhecimentos e habilidades ser respondida com a escola ou escolha de pensamento psicolgico que cada uma aceite. MacKay (1975): comentou a afirmao de Desai dizendo que o quadro no est certamente mais claro hoje em dia e que tanto pode ser um inconveniente como uma bno disfarada. A partir dos anos 70 as preocupaes com o que era ou no psicologia clnica comearam a desaparecer e a diviso da psicologia da APA diz que: a psicologia clnica integra a cincia, a teoria e a pratica de compreender, predizer o desajustamento, a deficincia e o desconforto de modo a promover a adaptao humana o ajustamento e o desenvolvimento pessoal. A psicologia clnica foca-se nos aspectos intelectual, no emocional, no biolgico, no fisiolgico, no social e no comportamental do funcionamento humano, tendo em conta o estilo de vida, a variabilidade cultural e todos os nveis socioeconmicos.

Da psicologia clnica clnica psicolgica

Nos novos contextos de aplicao da psicologia, em que o trabalho clnico era apenas uma das possibilidades de interveno,
estas psicologias temticas vieram obrigar de certa forma redefinio da funo social do psiclogo. A psicologia clnica mais clssica presumia que a relao estabelecida entre o psiclogo e o paciente se alicerava em torno de um pedido que o segundo fazia ao primeiro e que esse pedido tinha a ver com um sintoma ou uma queixa que podia ser entendida a partir dos meios avaliativos e diagnsticos, entre os quais a prpria entrevista clnica. Com o surgimento de psicologias adstritas a grandes sistemas de resposta social, o sujeito de interveno psicolgica deixa de ser, na maioria, um cliente, pois um indivduo que se dirige a uma instituio ou a um profissional um utente de servios ou equipamentos sociais e no ele que decide quais os tcnicos que lhe vo prestar servio. O pedido feito a um sistema existente que decide quais as respostas e os recursos mais convenientes. Muitas vezes esse sujeito, por no ter nenhuma patologia fsica ou psquica, nem sequer pode ser considerado um paciente ou doente. A entrevista clnica em psicologia A entrevista clnica uma designao que no exclusiva da psicologia. Enquanto entrevista deve ser entendida como uma relao formal e profissional de interaco directa e ao servio do entrevistado que, no caso de ser utilizado por psiclogos clnicos, merece, num primeiro momento, a designao de entrevista psicolgica, uma vez que suposto possuir objectivos precisos, defensveis luz de teorias, ou de prticas, da psicologia enquanto cincia e profisso. A existncia de um quadro terico de referncia permite que a avaliao do quadro vivencial, experiencial e comportamental do entrevistado possa ser partilhado com o conjunto de psiclogos clnicos que o perfilham. A existncia de um estatuto profissional do psiclogo clnico permite que a entrevista clnica esteja consagrada como um momento da maior importncia na afirmao e mesmo definio dessa actividade profissional. O consenso sobre a importncia da entrevista clnica na prtica profissional do psiclogo clnico imenso. Bnony e Chahraoui (2002): a entrevista clnica o paradigma do trabalho do psiclogo clnico. Sommers-Flanagan e Sommers-Flanagan (2003): a entrevista clnica a mais importante do treino da sade mental. A entrevista clnica constitui o primeiro contacto com o cliente, sendo a unidade bsica de contacto entre o terapeuta e o paciente. o inicio da relao psicoteraputica. Num sentido mais restrito, a entrevista clnica uma clnica de mos nuas, j que nenhum instrumento utilizado. Num sentido mais lato, a entrevista clnica recorre utilizao de testes psicolgicos e , por isso, designada como instrumental A clnica de mos nuas

Craig (1989): A conversa centra-se no paciente e predominantemente unidireccional. O relacionamento profissional, no


intimo, e espera-se que a comunicao entre as partes seja relevante para a tarefa em questo. H limites de tempo, lugar e frequncia da interaco, impostos por ambas as partes. As declaraes do terapeuta vo muito alm de um simples dialogo e h a determinao de objectivos especficos e efeitos esperados como resultado dessa interaco clnica. Nessa considerao, a entrevista clnica considerada o momento inicial do trabalho psicoteraputico. Cada psicoterapeuta possui o seu prprio quadro terico de referncias, de acordo com o qual dirige a sua atitude e interpreta a interaco estabelecida com aquele sujeito, tornando-se, por isso, a autonomia da entrevista clnica questionvel em funo do modelo utilizado. Diferentes quadros tericos valorizam de forma muito diferente o vnculo estabelecido entre entrevistador e entrevistado, num contnuo que vai da extrema importncia pouca relevncia.

A clnica instrumental Pode ser entendida de duas formas: a primeira est relacionada com o modelo terico implcito e a segunda com a eventual necessidade do entrevistador de esclarecer, para si mesmo, aspectos particulares da organizao mental do sujeito ou de um conjunto de variveis psicolgicas acessveis atravs do uso de testes psicolgicos. Em alguns modelos tericos, os testes utilizados fazem parte do protocolo de interveno, em outros casos so utilizados para aclarar aspectos mais complexos ou duvidosos da organizao mental dos sujeitos e inscrevem-se como uma necessidade sentida pelo entrevistador e no cumpre um protocolo rgido. A clnica de peritagem o caso em que a entrevista clnica no usada estritamente em benefcio do entrevistado nem muitas vezes corresponde a um pedido do prprio. Ocorre em circunstncias em que a dimenso diagnstica e avaliativa a mais relevante e ocorre em funo de um pedido institucional, a que o sujeito de entrevista compelido a submeter-se, tal como costuma acontecer no sistema judicirio. Estas entrevistas, normalmente ocorre uma instrumentao importante e so preferencialmente designadas como entrevista clnica de peritagem para no serem confundidas com as entrevistas clnicas ao servio dos entrevistados. O mtodo clnico em psicologia

Piaget: mtodo clnico refere-se a um tipo de experimentao que faz emergir o facto psicolgico em que o sujeito
observado participa, na medida mais ou menos idntica ao investigador, embora essa participao seja uma participao natural. Assim, o mtodo clnico poder ser entendido como uma interaco entre investigador e investigado onde ambos participam e onde o primeiro precisa ir construindo, estrategicamente, uma dinmica interactiva suportada teoricamente, e medida do investigado. Thins e Lempereur, prope a definio de mtodo clnico como sendo um conjunto de mtodos que visam a aquisio de conhecimentos pela observao de fenmenos, mrbidos ou no, apresentados pelo indivduo no quadro da sua situao, sem o recurso s tcnicas de laboratrio ou de psicometria (testes). Para Scharaml: o termo mtodo clnico cobre todos os procedimentos de observao directa minuciosa, quer na entrevista, quer nas situaes experimentais definidas (situao de teste). Thirs e Lempereur acrescentam, ainda, afirmao de Schraml que o mtodo clnico implica o enfrentar do clnico com o indivduo e supe, para alm do material fornecido pela anamnese e diversos exames, que o cnico interprete as condutas assumidas no decurso desse encontro e desses exames. No sentido em que o recurso a situao de teste se faz medida das necessidade de encontrar respostas, nessa interaco investigador investigado, o mtodo clnico quem psicologia passa a ter uma enorme semelhana com o mtodo clnico que vem da medicina. O raciocnio Clnico

As diversas fases do raciocnio sugeridas por Goldman: primeiro ocorre uma investigao das queixas atravs da anlise da
histria e da observao; 2 depois recolhe-se dados a partir de tcnicas de diagnstico adequadas em termos de utilidade, validade e fidelidade (em medicina so designadas como tcnicas complementares de diagnostico e em psicologia so os testes psicolgicos); 3 depois integra-se os dados recolhidos nas duas fases anteriores, de modo a conhecer adequadamente o estado do paciente; 4 em seguida, estima-se os custos e benefcios da necessidade de realizar mais testes ou de iniciar o processo teraputico; 5 e por fim, discute-se com o cliente as vrias opes e d-se incio ao projecto teraputico.

A Entrevista Clnica
A entrevista pode ser num primeiro plano definida como Le petit Robert prope: a aco de trocar palavras com uma ou vrias pessoas. A entrevista assim sinnimo de conversa, discusso, ou dilogo. Tem assim duas dimenses: interactiva e discursiva. Definio geral: processo de obteno/ recolha da informao Geral (coisas gerais sobre a pessoa) Especfico (de acordo com um objectivo) A entrevista procura entrever, isto , descobrir, aceder a qualquer coisa de essencial, observando atentamente o todo, ou seja, o Outro. Entrevista = ver entre, ver para l do evidente. Direces da Entrevista Duas direces distintas quando se pretende refazer a histria da entrevista: 1 Tcnica do interrogatrio usada indiscriminadamente por jornalistas, polcias, juzes. Assume que possvel chegar a uma qualquer informao, verdadeira ou factual, questionando os indivduos de forma mais ou menos directa. Privilegia a comunicao narrativa e descritiva (descrio de aces, situaes ou pensamentos numa pretenso de objectividade) 2 Menos centrada no questionamento e mais prxima de profisses de sade e educao. Desinteressa-se dos contedos e destaca o processo de estabelecimento ou manuteno da relao, retomando o dilogo socrtico e discusso aberta sobre o que se pensa, em direco ao conhecimento. Privilegia a comunicao dialgica (d conta de uma interaco em que o enunciado s ganha sentido em funo da resposta, destacando-se o processo de construo dos contedos na relao com aquele dado interlocutor). Dois pontos de vista da Entrevista: Entrevista como Narrativa - Tcnica de interrogatrio (e.g. jornalistas, policias, juzes, magistrados). Objectivo: chegar verdade Narrativa e descritiva, i.e pretende-se descrever factos objectivamente narrativa objectiva de factos. Assume que possvel chegar a uma qualquer descrio ou informao, verdadeira ou factual, questionando os indivduos de uma forma mais ou menos directa ou recorrendo a tcnicas narrativas em que solicitada a reconstruo de um acontecimento. Os indivduos so questionados para prestar informaes ou chegar a um contedo que se supe que saibam. Entrevista como Comunicao Dialgica - Discusso sobre o que se pensa (e.g. sade e educao) Objectivo: estabelecer / manter uma relao Dialgica, i.e, o enunciado s ganha sentido em funo da resposta Entrevistas centram-se nos processos de construo das narrativas (e no nas narrativas). Aqui, mais do que aquilo que as pessoas dizem, importa a forma como dizem.

As Entrevistas podem ser Classificadas em Funo de:


Nvel de Estruturao: Entrevistas Abertas, Estruturadas, Semiestruturadas Diferentes nveis de estruturao podem acontecer em funo da atitude do entrevistador decorrente do seu quadro terico e em funo dos objectivos e finalidades da entrevista. Quanto mais directiva a atitude do entrevistador, mais estruturada a entrevista. Meio Ambiente Emocional: O psiclogo um tcnico de relao, utiliza a relao teraputica para produzir mudanas. O psiclogo percepcionado pelo senso comum como avaliador de normatividades, o que pode ter uma carga afectiva negativa. Cabe ao psiclogo marcar os ritmos da entrevista e tentar construir um ambiente emocional positivo e caloroso. Objectivos: Critrio diferenciador e comum na categorizao das entrevistas. Alfred Benjamim (2002) os grandes objectivos da entrevista so a prestao de um servio ao entrevistado ou ao entrevistador. Uma entrevista pontual pode cumprir uma funo teraputica desbloqueando dvidas ou possibilitando m atravs de um alvio catrtico ou de uma boa reestruturao cognitiva, uma diferena significativa num entrevistado em situao de sofrimento. Podem estar relacionados com os quadros tericos do entrevistador. A partir de diferentes perspectivas tericas, os objectivos so alterados. Entrevistas de recolha de dados Entrevistas de estudo de caso Entrevistas de avaliao de estado mental Entrevistas de pr e ps-teste

Entrevistas breves de avaliao


Entrevistas de concluso Entrevistas de investigao

Funes Da Entrevista Clnica (Kaplan E Sadock, 2007):


1. Determinar a natureza do problema Objectivo: permitir o estabelecimento de um diagnstico, sugerir um curso de tratamento e predizer a natureza da doena - importante ver a pessoa e estabelecer diagnstico psicopatologico ao mesmo tempo Competncias: conhecimento acerca das doenas e capacidade de colocar hipteses. Se no utilizar referencial psicopatolgico, ento tenho de usar modelos tericos. 2. Desenvolver e manter uma relao teraputica Objectivo: compreenso do paciente, da doena e dos procedimentos diagnsticos; compreenso das possibilidades de tratamento; consenso e consentimento acerca dos pontos anteriores; aumentar competncias de coping; promover mudanas de estilo de vida Competncias: determinar a natureza do problema; desenvolver a relao teraputica; Estabelecer as diferena as diferenas de perspectiva entre mdico e paciente; estratgias educativas; negociao da resoluo de conflitos Os pacientes tm uma ideia acerca da doena, todos temos uma teoria pessoal acerca do que se passa connosco. Um dos factores que leva baixa adeso teraputica um acordo entre as teorias. preciso que exista consenso entre a teoria do paciente e a do tcnico de sade 3. Comunicar informao e implementar um plano de tratamento Objectivo: encorajar o paciente a fornecer informao diagnostica; alvio do mal-estar fsico e psicolgico; satisfao do paciente; satisfao do clnico Competncias: definir a natureza da relao; permitir ao paciente contar a sua histria; ouvir e tolerar a expresso de sentimentos dolorosos; demonstrar interesse, empatia, suporte e compreenso genunos - Escuta activa saber ouvir, permite a criao de uma relao emptica. - Empatia capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, a atitude. Podemos t-la sem a tcnica. - Compreenso emptica tcnica propriamente dita Simpatia VS Empatia: A simpatia uma atitude que tem uma carga afectiva, que pode ser positiva ou negativa e podemos perder a neutralidade. A Empatia neutralidade atitude que do ponto de vista da carga afectiva neutra acompanha-se da compreenso emptica ou reflexo.

Fases da Entrevista
1. Incio Por a pessoa vontade, estabelecer limites (para que a pessoa perceba que no se trata de uma relao de amizade), empatizar, ouvir compassivamente (ouvir com compaixo, com empatia, escutar activamente, com interesse genuno) - Directivo: O que que o(a) traz consulta? / Em que que o posso ajudar? Fale-me do que o tem preocupado com que outros assuntos se tem vindo a preocupar - No directivo Por onde comeamos? / Por onde quer comear? - Menos directivo - silncio - Se vem referenciado de outro tcnico de sade O(a) Dr(a) X falou-me acerca do que o que preocupa (XXXX), mas eu gostava de ouvir nas suas prprias palavras Podemos fazer um enquadramento pessoa que chega pois temos informao que ela vem de outro tcnico de sade Qualquer tcnica que usamos produz um efeito temos de usar as tcnicas em funo dos efeitos que queremos produzir. Os silncios podem produzir efeitos que ns no controlamos porque no conhecemos as pessoas. Fazer silncios numa primeira entrevista pode ser extremamente benfico, mas pode ser muito desestruturante para a pessoa. 2. Decurso da entrevista Tornar-se um aliado; explicar processos anteriores; mostrar interesse, profissionalismo e liderana; dar informao, procurar acordo com a teoria do paciente - Tcnicas Questionamento; Reflexo; Clarificao; Confrontao; Auto-Revelao, Silncio; Explorao; Reestruturao; Interpretao; Humor; Generalizao; Humor, Ecoar; Provocao; Esclarecimento Estabelecer relao teraputica iatrogenizaao aquilo que acontece quando a pessoa vai a muitas especialidades mdicas porque no obteve o que pretendia dos mdicos descrena. Devemos explicar porque que a pessoa viu tantos tcnicos, sem a culpabilizar; explicar porque que a pessoa vai ao psiclogo oferecer um racional s pessoas dar informao importante

para uma aliana. Mostrar profissionalismo, liderana, que sabemos o que estamos a fazer ter guies, no inicio, pode ajudar porque nos faz sentir mais seguros e assim as pessoas acreditam mais em ns. Tcnicas da entrevista Tpicas (no exclusivas da entrevista psicolgica) cap 5 3. Trmino Dar ao paciente/cliente/utente a sensao de: Ter sido compreendido e respeitado, ter transmitido a informao pertinente a um ouvinte emptico Permitir perguntas, fazer planos futuros Marcar nova sesso / Referenciar Estabelecer o contrato teraputico (se for o caso) Dar indicaes acerca de como obter ajuda (se for o caso) Informar (em caso de continuidade), preos, confidencialidade, superviso Durao das sesses e politica em caso de faltas Disponibilidade no intervalo das sesses

Tcnica Bathe
Enquadramento (Background) o que que se passa na sua vida? Afectos (affect): o que que sente em relao a isso? Preocupao central (Trouble): o que que mais o preocupa? Competncias (Handling): como que lida com isso? Empatia (Empathy): isso deve ser muito difcil para si.

Funo teraputica vs psicoterapia


Funo Teraputica * Pontual * Subsidiria a uma relao pr-existente * Papel: catrtico, tranquilizador, clarificador, sugestivo Psicoterapia * Formal * Temporalmente limitada * Espaos e tempos combinados * Unilateral * Teoria e tcnica * Deontologia Chaplin (1968): No sentido mais restrito, o termo inclui somente as tcnicas Psicanlise, Aconselhamento directivo e no directivo, psicodrama, terapia do comportamento, etc. utilizadas por especialistas. Sidney Bloch (1996): * A terapia de apoio tem uma longa tradio. H sculos que membros designados da sociedade tm ajudado aqueles que esto psicologicamente perturbado as ordens religiosas em particular tiveram um papel, e continuam a ter, de terapeuta. Alm disso, nas sociedades relativamente coesas, os parentes e amigos tm sido responsveis pelo apoio de longa durao queles que precisam.

Da funo teraputica Psicoterapia


Sempre fez parte das necessidades humanas o recurso a outros para formar opinio, facilitar a escolha ou a deciso ou meramente a sensao de ser compreendido. Esta funo que todos desempenhamos em relao uns e que tambm procuramos de em quando, no nos torna a todos simultaneamente psicoterapeutas e sujeitos de psicoterapia. Para esta funo designamos de funo teraputica. Exerce-se de forma pontual e particular subsidiria a uma relao afectiva pr-estabelecida (familiar, amigo) ou uma relao de qualquer outro tipo, investida num dado momento como suficiente para desempenhar um papel tranquilizante, catrtico, clarificador, sugestivo etc.

Aproveita-se o que h, de forma real ou imaginria e usa-se no momento necessrio para colmatar dificuldades ou ajudar a resolver problemas sugeridos. Um mdico tranquilizante, um professor compreensivo, um amigo atento, uma famlia acolhedora, um padre disponvel, cumprem bem e amide esta funo. Videntes e feiticeiros, quiromantes e astrlogos cabeleireiros, massagistas, esteticistas etc. que melhoram fcil e rapidamente a auto-estima. Quase tudo e quase todos podem desempenhar em algum momento esta funo teraputica para algum, sem, no entanto, fazerem psicoterapia ou serem psicoterapeuta Psicoterapia promovida por um psicoterapeuta obedecendo a critrios tcnicos e tericos estveis. H uma intencionalidade deliberada e consciente do psicoterapeuta na construo de um projecto psicoteraputico, alicerada em saberes especficos e em regras de condutas tcnicas e deontolgicas. A psicoterapia uma relao formal e temporalmente limitada j que decorre em tempos e espaos combinados e centrase na problemtica apresentada pelo cliente, de onde , e deve ser uma relao fortemente unilateral. Tem princpio meio e fim. Com um amigo ao fim de uma certa altura os limites de tempo e de espao ficam muito confusos. uma relao unilateral pois centra-se na problemtica do paciente uma forma de tratamento dos problemas emocionais, onde o terapeuta estabelece uma relao com um indivduo com o objectivo de modificar padres destrutivos (de pensamentos e/ou comportamentos) e promover o desenvolvimento pessoal. Pode tambm ajudar a compreender como o passado influncia o comportamento actual. O mtodo clnico assenta em diagnsticos e planos teraputicos.

Caracterizao das Psicoterapias


Psicoterapia terapia por meios psicolgicos, tratamento de uma forma de curar ou melhorar, que pressupe doena, dfice ou mal-estar anterior.

Conceitos
Entrevistas diagnsticas - Implica a ideia de avaliao (i.e. o entrevistado oferece-se a julgamento) o entrevistado, prestando servio ou solicitando-o, se sujeita ou se oferece a um qualquer tipo de julgamento sobre a sua pessoa, algumas das suas caractersticas ou uma dada circunstncia. Objectivo: chegar a um diagnstico (i.e. perceber sinais e sintomas, diferenci-los de outros e compar-los com categorias pr-existentes). Diagnstico remete para a Psicopatologia (nfase no desajustamento base: DSM) ou para a Psicologia Clnica (nfase na vivncia subjectiva base: tomar-se a si mesmo como referencial e medida dos outros problemas ticos) Counselling / Entrevista de ajuda - em Portugus: consulta psicolgica ou entrevista clnica. Diferenciam-se das entrevista diagnsticas porque no utiliza meios complementares de diagnstico, e investe desde logo na relao. Entrevista de consulta - Mdica, legal, financeira, psicolgica todos do consultas. Implica a ideia de assimetria Entrevista psicolgica - usam as mesmas tcnicas que as outras entrevistas (no psicolgicas, i.e mdicas, sociolgicas, etc.) Usam modelos psicolgicos. Pode ser realizada por qualquer pessoa que domine os modelos psicologicos. Pressupe uma slida formao terica por parte do psiclogo. Entrevista clnica - Pressupe a ideia de prestao de servio. Tem a ver com a ideia de consulta, assimetria (modelo mdico). Outro modelos no do importncia assimetria, mas no significa que no dem importncia ajuda. Funo teraputica Pontual, Subsidiria a uma relao pr-existente, Papel: catrtico, tranquilizador, clarificador, sugestivo Psicoterapia formal, temporalmente limitada, espaos e tempos combinados, unilateral, teoria e tcnica, deontologia Mtodo Clnico - O mtodo clnico cobre todos os procedimentos de observao directa minuciosa, quer na entrevista, quer nas situaes experimentais definidas. Implica o enfrentar do clnico com o indivduo e supe, para alm do material fornecido pela anamnese e diversos exames, que o cnico interprete as condutas assumidas no decurso desse encontro e desses exames(sintetize a observao, conhecimentos, intuio e experiencias anteriores).

Entrevista Clnica e Populaes

Com o beb e com os pais: contexto idade me/pai criana. Uma vez que no verbaliza, grande parte da interaco entre psiclogo e beb mediada pela figura parental. As perturbaes no se situam nem nos pais nem no beb, mas na sua relao, nas suas interaces. Os pais vo consulta por causa de perturbaes funcionais que perturbam a vida familiar (problemas de sono, apetite, ansiedade, depresso). A entrevista deve encorajar os pais s narrativas parentais sobre a sua prpria histria atravs da rvore de vida. A entrevista com o beb tambm uma entrevista por observao, observa-se o bebe, as interaces entre o bebe e os pais e entre o bebe e o psiclogo. As consultas teraputicas pai-me-bebe do bons resultados no desaparecimento ou abrandamento de sintomas, melhor sensibilidade e disponibilidade maternas, mudanas na natureza da relao. So um poderoso meio preventivo das patologias mentais. Com a criana: a entrevista feita com objectos mediadores como o jogo o desenho, brincar e troca verbal. A entrevista clnica centrada no caso individual e visa a compreenso da criana em sofrimento: em situao interactiva real com o outro (psiclogo) que no seu conhecido; e face a situaes imaginrias atravs de cenrios ldicos propostos na situao de encontro com a criana. A prtica habitual da entrevista com crianas comea por uma entrevista com os pais que explicam as razes pelas quais fizeram o pedido. Segue-se a entrevista com a criana, numa nica ou mais sesses e, depois, uma entrevista conjunta com os pais e as crianas. Esta ltima a de devoluo daquilo que foi observado e de que se considera ser o caminho a seguir. Com o adolescente: A qualidade do contacto no decurso das 1s entrevistas com um adolescente fundamental, pode facilitar a solidez e a qualidade da relao teraputica futura. O psiclogo deve ser aberto, acolhedor, flexvel, deixando o adolescente regular a distncia relacional com toda a liberdade. O adolescente dever sentir-se menos sozinho, ter menos vergonha dos seus sentimentos e pensamentos. A dinmica da 1 entrevista depende da natureza do contacto do adolescente e do tipo de interaces familiares. Nas entrevistas seguintes pode-se abordar as suas relaes com os outros e os acontecimentos de vida marcantes. Com o adulto: O adulto poder ter mais facilidade em formular um pedido especfico. O encorajamento contnuo expresso espontnea do outro que passa por uma atitude de no julgamento, no directividade, inteno autntica de compreender o outro, descentramento, deixar falar o sujeito. Com o idoso: as queixas so muitas vezes na percepo negativa da mudana (medo de no ser capaz, medo de se sentir diminudo e incapaz). O psiclogo deve ter uma escuta associada realizao de objectivos claros e determinados que tranquilizem e desdramatizem a percepo da situao actual. A escuta deve ser concedida ao corpo, s relaes com membros investidos da famlia mas tambm com a histria de vida.

Tcnicas Da Entrevista
Tcnicas facilitadoras de obteno de informao Uma entrevista tem ritmos prprios, fases de desenvolvimento, paragens e retrocessos. Um contexto de entrevista sempre formal Bingham e Moore (1924) uma entrevista uma conversa com um objectivo e o entrevistador deve cumprir o seu objectivo acedendo ao material, que facilitado ou dificultado por condies de acessibilidade, cognitivas e motivacionais dos elementos participantes no processo e pela prpria situao de entrevista. Tcnicas de Entrevista processos utilizados para a obteno de informao pertinente para os objectivos da entrevista. So portanto, intervenes, formas de dizer do investigador, que pretendem produzir um efeito especfico na qualidade e quantidade do discurso do entrevistador. Discurso sequncia verbal que transmite muito mais do que informao. Transmite uma posio e uma representao de factos, impresses e acontecimentos sobre os quais o entrevistado discorre. Para aceder aos discursos dos sujeitos necessrio: quadro terico para integrar conceptualmente os discursos e tcnicas de entrevista como ferramentas de acesso. As tcnicas de entrevista no tm filiao terica, isto , no pertencem a nenhuma escola nem corrente fisiolgica, razo pela qual se podem usar as mesmas tcnicas em entrevistas no psicolgicas.

Principais Tcnicas de Entrevista


Tcnicas de Entrevista: Dependem do contexto para serem compreendidas Tm dupla funo: 1) Procuram contedos 2) Preocupam-se especialmente com o alimentar da relao. Entrevistas Psicolgicas (de qualquer tipo) ou clnicas do importncia fundamental relao com o pressuposto de que s na construo de uma relao de confiana se torna possvel aceder a contedos relevantes, do ponto de vista do sujeito e, eventualmente, a partir da, elaborar estratgias comuns de mudana ou reorganizao de sentido. Questionamento: Consiste em fazer perguntas Paul Watzlawick: as perguntas devem cumprir a funo proposta, ou seja, aumentar a informao do entrevistador sobre o entrevistado ou, pelo menos, reduzir os seus nveis de incerteza. Algumas perguntas devem ser indirectas e abertas para que o sujeito escolha a direco que mais lhe interessa do indicaes precisas do funcionamento do sujeito, os contedos em que se sente seguro e os que evita, o que valoriza e o que escamoteia, permitem, pela sua forma aberta, o retorno ao assunto. Reflexo: Pretende fazer compreender ao entrevistado que no s se percebe o que ele comunica como se est a pensar no assunto. Facilita a continuao da comunicao que a maioria das intervenes pretende. Podem centrar-se mais sobre o contedo ou sobre o sentimento associado: Na sua forma simples ex: hum hum, som de assentimento ou entendimento despido de contedo mas facilitador do desenvolvimento do discurso. Reflexo mais substancial ex: algum com argumentos plausveis para querer mudar de trabalho natural que queira mudar de acordo com o que tem dito. Reflexo, afirmao genrica ex: as pessoas tendem, de facto, a mudar quando as suas expectativas sobre uma situao no se cumprem. Reformulao: Formular de novo, ou seja, dizer de outra forma o que se acabou de ouvir. Diferente da reflexo: pelo seu objectivo a reformulao serve para esclarecer e facilitar a compreenso do que foi sendo dito, por vezes de forma confusa e, a reflexo destina-se a devolver ao entrevistado uma dinmica compreensiva da parte do entrevistador. Clarificao: A clarificao faz-se com algum apoio das tcnicas anteriores tais como o questionamento e a reformulao. A reformulao pode ter como objectivo apenas o esclarecimento do que foi dito ao prprio entrevistador; a clarificao destina-se a ajudar o entrevistado a compreender o que est a ser dito. Nem sempre o prprio percebe e se apercebe do que vai dizendo. Ex: ou seja, o seu emprego tornou-se insuportvel.

Confrontao: Comparar, cotejar, por lado a lado ou frente a frente diferentes contedos sobre o mesmo tema ou contedos verbais discrepantes do contedos no-metais. Craig (1989) confrontao construtiva ou destrutiva Confronto tcnica neutral como as outras mas tem como objectivos esclarecer dvidas do prprio entrevistador, clarificar dimenses especficas dos contedos ou da personalidade do entrevistado e tambm, devolver-lhe incongruncias ou inconsistncias verbais ou comportamentais. Auto-Revelao: implcito que o entrevistador deve centrar a sua ateno no entrevistado no falando de si mesmo e que a entrevista est sempre focada nos assuntos do entrevistado. Tcnica que implica falar de si mesmo, o que parece contrariar o princpio geral. Silncio: Ao contrrio das outras entrevistas, as entrevistas psicolgicas no evitam os silncios. Franco Basaglia (1965): h vrios silencias e todos diferentes: Silncio Inibitrio (do entrevistado) o sujeito, ao sentir-se avaliado, acaba por salientar as prprias dificuldades de contacto, de expresso verbal, de afirmao de crenas ou opinies. O entrevistador deve criar um rima relacional que permita ultrapassar esta circunstncia. Silncio indutor de Passividade: a inibio relativamente ultrapassvel dependendo da atitude do terapeuta, a passividade e a regresso so mais difceis de contornar. A passividade pode ser inerente ao prprio sujeito, pode ser a sua resposta habitual, forma de estar, apenas interrompida com questionamentos. A passividade pode ser estimulada com um conjunto de perguntas directas, logo no inicio da entrevista. Silncio Regressivo: relacionado com a sequencia de perguntas directas que demitem o indivduo de qualquer responsabilidade na entrevista e o situam num registo infantilizado em que apenas sente que deve responder ao que lhe perguntado. Silncio Defensivo: sinal de resistncia ao processo de entrevista, tpico de quem est contrariado, se sente a perder tempo, no simpatiza com o entrevistador ou teme ser questionado. Pausas: sequncias de alocues; terminado um contedo, o investigador sente que esgotou o assunto e nada mais h a acrescentar este j est e agora. Tm uma baixa carga ansiognica para o entrevistador e entrevistado e a sequncia lgica o entrevistador interromper o silncio. Silncio Reflexivo: traduzem a fluncia da relao que est a decorrer; pensar em silncio sobre qualquer coisa que foi dito, procurar na memria a recordao ou a associao adequada. Momentos importantes que nenhum entrevistador ansioso deve interromper. Explorao: Apoia-se frequentemente em interrogaes Pretende investigar reas da vida, do pensamento ou dos sentimentos do entrevistado que so relevantes e devem ser aprofundadas em funo dos objectivos da prpria entrevista. Ex: direccionar a entrevista no sentido de compreender as razes para o querer mudar de emprego: insatisfao, econmica, incompatibilidades relacionais, cansao com a tarefa, etc. Tcnica diferente do questionamento na explorao existe inteno deliberada de compreender causas e consequncias, processos de funcionamento e estratgias usadas; o questionamento mantm-se a um nvel superficial. Reestruturao: Voltar a estruturar (reorganizar) o material e os contedos expressos, de uma outra forma que permita uma mudana de perspectiva sobre o mesmo tema. muito confundida com a reformulao, embora tenha um objectivo completamente diferente Garrafa meia cheia VS Garrafa meia vazia Permite perceber a facilidade e plasticidade com que o sujeito adere ou no a outro ponto de vista sobre a mesma situaes e til para perceber a polaridade emocional mais constante num dado sujeito (viso mais negativa VS viso mais positiva). Ex: o que poderia acontecer que o levasse a no mudar de emprego?, experimente l dizer-me o que o seu emprego tem de bom e o que lhe tem permitido permanecer l Interpretao: Pretende dar ou acrescentar sentido a algo que foi expresso despido desse sentido. Deve proporcionar alguma mais-valia ao entrevistado, acrescentando sentido de uma forma que lhe seja acessvel e compreensvel. Ex: o seu actual trabalho parece-lhe incompatvel com as suas ambies Humor: Muito sofisticado e complexo Destina-se a desdramatizar, criar distanciamento em relao ao problema e a tornar menos ansiognico um assunto de difcil abordagem. Generalizao:

Enunciar a dominncia de um contedo ou de uma problemtica a partir da proximidade e/ou semelhana de materiais expressos. Baseia-se nas leis da aprendizagem e pode ser feita quer atravs do questionamento quer atravs da reflexo. Ao nvel dos objectivos, aproxima-se da clarificao j que procura ajudar o entrevistado a compreender melhor o que est a ser dito. Pretende atravs de diferentes aspectos formulados, mostrar ao entrevistado como tende a avaliar as situaes ou pessoas de uma mesma forma ou como reproduz a diferentes nveis, o mesmo tipo de situaes, problemas ou sentimentos. Ex: j reparou que as razes que alega para querer deixar o emprego so as mesmas pelas quais deixou os outros empregos?. Focagem: Focar particularizar Tcnica oposta generalizao Escolher de entre todo o material enunciado aquele que parece mais relevante ou mais prometedor de ulteriores desenvolvimentos. Ecoar: No a mera repetio em eco de qualquer coisa que foi dita pretende assinalar ao entrevistado o reconhecimento emocional, sintonia e ateno do entrevistador; tcnica que se dirige basicamente relao; pretende o estabelecimento do vnculo relacional. Repetir uma palavra Provocao: Termo que conota uma qualidade de incitamento forte, confrontativo e at agressivo. Movimento da Terapia Familiar Sistmica prestou maior ateno provocao usada para desencadear nos entrevistados (grupo familiar e no indivduos independentes) reaces homeostticas. Racionalizao: Processo atravs do qual se d um sentido aparentemente coerente, social e moralmente valorizado a um sentimento, pensamento ou comportamento. Enquanto tcnica de entrevista racionalizao cedncia (provisria) de um sentido organizador a uma qualidade de material expresso que no o tem. Muitas vezes esta oferta do investigador feita de forma interrogativa. Informao Medida ou Esclarecimento: Esclarecimento das angustias do entrevistado que se relacionam com crenas ou informaes insuficientes. Contacto ocular: Um homem no deve olhar fixamente nos olhos de outro homem (agressividade) e, uma mulher no o deve fazer a um homem (erotizaao). Devemos passear o olhar pela testa, etc.. No ter medo de olhar, mas passear o olhar. - Como cumprimentar? Devemos beijar as pessoas mais novas do que ns e no devemos beijar as pessoas mais velhas. Apertar a mo, ou no apertar dependendo das pessoas que temos a nossa frente. Ter em ateno os aspectos multiculturais. Comportamento de atendimento: Reduz linguagem no verbal e postura fsica. - No cruzar os braos e de preferncia no cruzar as pernas. Devemos ter uma postura aberta. - A voz deve ser calma, pouco monocrdica, sintonizar com o que o paciente diz. Ter um tom mais grave do que aguda. A voz grave e baixa, funciona melhor. Tcnicas que vo todas no mesmo sentido devolvem pessoa informao que a pessoa diz: - Parfrase repetir a frase toda (a ultima frase do discurso caso tenha mais do que uma) - Ecoar repetir a ultima palavra - Reformulao reflexo de contedo, utiliza as mesmas palavras, ou mesmo sentido, devolve exactamente o que a pessoa diz. Conduz a uma relao emptica. Diferente de interpretao porque a pessoa diz exactamente o que a pessoa diz. (repetir mais atrs um pouco no discurso, para a frente). - Reflexo de sentimentos d pessoa a sensao de ser compreendida. A reflexo de contedo mais sofisticada do que a reflexo de sentimentos. - Sumarizar resumir o que a pessoa diz, sem acrescentar dados novos, ptt, uma reformulao, ou uma clarificao se introduzir alguma pergunta. - Sequncia bsica de escuta reflexo, parfrase, observar pessoa e questes abertas e fechadas. O que d a pessoa a sensao de ser compreendida a reflexo de sentimentos. Condies Externas Facilitadoras Da Relao As Entrevistas clnicas exigem uma slida formao terica e tcnica. Terica porque tudo o que o sujeito diz deve ser interpretado luz do modelo terico de referncia, Tcnico porque todas as intervenes feitas em situao de entrevista, alm de decorrerem da sua teoria, organizam-se em protocolos de saber fazer, pe em jogo o conhecimento e manuseamento das tcnicas de entrevista e das tcnicas psicoteraputicas decorrentes da sua teoria. Existem diferentes quadros tericos, no entanto, apresentam aspectos comuns: A entrevista clnica, seja qual for o modelo, tem uma pragmtica que decorre dessa comunho de objectivos de todas as teorias psicolgicas aplicadas clnica: estar ao servio do outro e trabalhar n sentido em que o sujeito se sinta melhor.

Nem todas as entrevistas clnicas resultam em psicoterapia (a psicoterapia j envolve um contrato) Condies Externas Facilitadoras da Relao: Aspectos formais e informais que servem de base ao desenvolvimento de uma entrevista clnica e posteriormente ao processo da psicoterapia de apoio. As pessoas aderem terapia se confiarem no terapeuta importncia da relao. Qualidade da relao/espao e tempo facilitadores - Pela forma como nos comportamos, o indivduo sabe o que esperar de ns. Temos de ter determinado procedimentos que fazem parte de um padro comportamental que tm a ver com o nosso papel de psiclogo. Muito disto no falado explicitamente, mas percebido pelo nosso comportamento. - As condies externas facilitadoras da relao tudo o que temos de criar que fazem com que o processo seja logo facilitado ex: tempo torna-nos previsveis muito organizador para o sujeito e permite que a pessoa saiba esperar). Do ponto de vista psicolgico um instrumento fundamental. - Quando assumimos um compromisso temos de o cumprir. - Se os indivduos percebem que estamos genuinamente interessados neles, eles so pacientes O Setting Ambiente fsico no qual decorre a entrevista Ambiente onde se juntam as constantes de tempo e lugar/espao, o papel de ambos os participantes e os objectivos que os perseguem (Etchegoyen, 1987) no se trata s de espao, mas tambm de tempo, papeis ideia de setting abrangente. Psicoterapias de setting/protocolo de funcionamento mais rigor. Em psicoterapia de apoio nem sempre estas condies so asseguradas porque pode ser aplicada em qualquer contexto. Devemos tentar ao mximo garantir estas condies. Temos sempre de salvaguardar a pessoa. Constncia a criana para crescer precisa de constncia de objectos. Ns devemos manter estas condies constantes para que a pessoa saiba o que pode esperar de ns permite que a pessoa confie em ns. Isto tambm fundamental para o desenvolvimento do prprio sujeito. Psiclogo como referencia contentora, constante para paciente poder confiar. O Espao Sala insonorizada com mobilirio confortvel, em cores neutras e no demasiado personalizada Insonorizao Posio - A secretria pode ser um elemento defensivo. Podemos querer adoptar essa posio defensiva (ex: familiares). Decorao luzes baixas e amarelas, mobilirio confortvel, cores neutras, no demasiado personalizado neutralidade no imposio dos nossos valores, ideias ao outro. Criar como que uma sala de estar confortvel propicia relao, sem elementos distractivos, para que ela se mantenha a pensar nela e s nela. Partilha de gabinete Localizao do gabinete de atendimento Ambientes institucionais em instituies surgem outras questes ou mesmo quando h partilha de gabinetes. Devemo-nos adaptar, mas tentar sempre as condies ideais. O tempo Durao de uma entrevista 45/50 minutos O tempo numa primeira entrevista Periodicidade 1 vez por semana O Pedido quem pede o que se pede Quem avalia o psiclogo. Temos de perceber exactamente o pedido. Se nos pedem, por exemplo, um relatrio, temos de perceber muito bem porqu. Quem pede? Mdico, Professor? Psiquiatra? A Marcao de uma primeira entrevista contacto a idade a profisso ou actividade quem enviou quem faz a marcao contextos institucionais Atitudes e Comportamentos do Psiclogo Clnico Neutralidade no emitir juzos de valor

A neutralidade relativa na Psicoterapia de Apoio pois por vezes directiva. Mas a neutralidade de julgamento tem de estar sempre presente. Abstinncia recusa em satisfazer os pedidos do paciente e a desempenhar efectivamente os papis que este tende a imporlhe (Pontalis, 1976) Nem sempre os pedidos vo de acordo com as necessidades. Questes ticas e deontolgicas Ordem dos Psiclogos Lei n 57/2008 de 4 de Setembro

Comportamentos e Respostas a situaes-tipo


A responsabilidade na relao na situao de entrevista clnica ao psiclogo que cabe a responsabilidade de garantir que o mnimo de factores externos influenciam negativamente o estabelecimento da relao e desenvolvimento do processo. A fragilidade do cliente algum que procura um psiclogo porque est fragilizado ou em situao de crise e vai a um tcnico no sentido de aligeirar a carga e partilhar o sofrimento. O psiclogo deve cumprir um conjunto de procedimentos de ndole prtica, que visam, num primeiro momento, a facilitao da relao e o estabelecimento da aliana teraputica. Apresentao e expresso tratando-se a entrevista clnica de uma relao formal, esperado que a nossa apresentao se mantenha dentro desse registo. Na expresso verbal, da responsabilidade do psiclogo, a adaptao a uma linguagem e vocabulrio acessvel e compreensvel por cada um dos seus clientes. Deve haver o cuidado de se evitar expresses tcnicas ou linguagem de gria psi. Tratamento e cumprimentos devemos orientar o nosso padro de resposta em relao forma como tratamos e somos tratados pelos nossos clientes. O tratamento por voc (o voc nunca aparece) utilizando o nome prprio da pessoa o mais recomendado, permite algum nvel de intimidade sem no entanto se poder confundir com familiaridade. Nveis de permissividade possibilidades de diferentes psiclogos lidarem com as atitudes e comportamentos dos seus clientes. A regra a usar a de se ser permissivo at ao ponto do prprio conforto do psiclogo. A permissividade deve ser mtua. Reaco a descargas emocionais no se devem tentar parar tais descargas, nem proferir palavras de acalmia. Quando a pessoa se acalma geralmente explica a razo do seu choro ou se no o psiclogo pode questionar. sobretudo importante transmitir uma atitude global de acolhimento das manifestaes emocionais do cliente sem incmodo pessoal nem critica. Ofertas a regra que se deve ter presente a que no se deve aceitar presentes, esta deve ser explicada que o psiclogo no pode aceitar uma vez que est impedido de reciprocar. Contudo, h excepes, ou deve aceitar, agradecer mas explicar que futuramente no devero existir mais. Apontamentos e registos em situao de entrevista a regra no tirar qualquer tipo de apontamentos, estes devem ser feitos aps a entrevista com o entrevistador sozinho. Cartas, telefonemas, gravaes, emails e redes sociais Devem ser pedidas que o paciente as leia nas sesses e no que seja o psiclogo a levar TPC. importante que o cliente perceba que o vnculo contratual de cariz profissional e que as interaces devem apenas decorrer nas sesses. Interrupes as entrevistas clnicas no devem ser interrompidas em nenhuma circunstncias. O psiclogo deve oferecer dentro das sesses uma disponibilidade completa. Honorrios a entrevista clnica realiza-se em diferentes contextos. Nesse sentido, existem diversas possibilidades quanto aos honorrios. A questo dos honorrios nos casos em que o pagamento feito directamente ao psiclogo, deve ser esclarecida durante a primeira entrevista. exactamente por pagar que o cliente tem a compreenso de que trata de uma relao profissional em que tem de investir de diversos pontos de vista.

Psicoterapia de Apoio
Deve-se ter: uma atitude emptica, fazer uma entrevista aberta, ter escuta activa, mostrar s pessoas que as compreendemos (compreenso emptica)No final da entrevista dar retorno ao pedido que nos foi feito, explicar benefcios do processo teraputico. Aqui, depois damos espao pessoa para ela decidir se quer fazer psicoterapia connosco ou com outra pessoa ajuda na aliana teraputica, damos autonomia pessoa e demonstramos-lhe a sua capacidade de pensar. Caso ela queira iniciar, ento avana-se para contrato teraputico. Perrot et al. (2004) um empreendimento dinmico, limitado no tempo, que prossegue objectivos precisos, e possui indicaes definidas que tm em considerao o forado Ego do paciente a quem dele se quer fazer beneficiar Caractersticas da PA (Leal,1998) Usa tcnicas de diferentes orientaes tericas Pragmtica, direccionada para a queixa, sintoma ou sofrimento eficaz em contextos institucionais Serve praticamente todas as populaes e sujeitos Objectivos Objectivos da PA Fortalecimento das defesas existentes, a elaborao de novos e melhores mecanismos Recuperao dos mecanismos homeostticos Restabelecer rapidamente o equilbrio psicolgico do sujeito Obter a mxima melhoria sintomtica Reforar as defesas existentes Melhorar a adaptao ao meio Promover uma relao paciente-terapeutapositiva e de apoio Aquisio de maturidade emocional mediante a Promoo de autonomia, A consolidao de uma identidade prpria, A aquisio de uma auto-imagem estvel A integrao do self Aumento capacidade de julgamento da realidade Isabel Leal (2005) Objectivos Em funo do tipo de clientes a que se destinam (indicaes) Em funo das possveis ou desejadas mudanas. Destinam-se a ser utilizadas: - Isoladamente como abordagem teraputica essencial ou a nica praticvel de acordo com as possibilidades do indivduo ou do contexto - Como abordagem teraputica anterior a qualquer outra de maior profundidade especialmente em situaes em que os sujeitos esto demasiado frgeis ou pouco motivados.

Modalidades Prticas Da Psicoterapia De Apoio


Psicoterapia de apoio de longa durao pode durar toda uma vida com uma periocidade semanal ou quinzenal pois so realizadas com sujeitos mais perturbados (debilidade mental, perturbaes graves de personalidade, doenas psiquitricas medicadas, etc); pretende-se construir um ambiente holding que facilite uma adaptao ao real to satisfatria quanto possvel, tendo em conta as possibilidades do paciente e a criao de uma aliana teraputica ou de trabalho; - Psicoterapia de apoio de mdia durao a maior parte; no trabalha necessariamente com situaes de crise nem se destina a pacientes com limitaes graves; Relacionada com situaes dolorosas, acidentais ou desenvolvimentais, em que apesar de haver um funcionamento adaptado do sujeito, a sua vivencia subjectiva continua a ser penosa; Psicoterapia de apoio de curta durao ou interveno na crise entrevistas teraputicas, interveno focalizada num momento especfico, o que no impede que avaliemos as necessidades da pessoa.

Dois Grandes Tipos de Crise: * Desenvolvimental referem-se a inevitveis perodos de transio psicossocial que mesmo consideradas provveis, acarretam grande sofrimento (ex: doena do prprio ou de familiar, perda por separao ou morte). Todas as fases de transio potencialmente crticas (nascimento, adolescncia, mudana ou perda de relao ou emprego, etc).

* Acidentais incluem desastres naturais, doenas imprevistas, vtimas de acidentes ou abusos sexuais. A interveno na crise geralmente feita nas horas subsequentes ao episdio traumtico, em contextos de internamento ou relativo isolamento; Indicao: Situaes reactivas em sujeitos normalmente bem adaptados. Indivduos que sofrem de patologia psicolgica ou psiquitrica grave Situaes de grande ansiedade em indivduos com Egos muito frgeis e por isso incapazes de assumir sem risco de descompensao uma interveno mais aprofundada. Indivduos imaturos, com pouca capacidade de insight. Contra-Indicaes: - Indivduos com incapacidade em estabelecer a aliana teraputica ou uma relao honesta com o terapeuta - Indivduos sem motivao para a mudana - Indivduos com sintomas com ganhos secundrios difceis de serem abandonados geralmente so pedidos que no vm o prprio. - Dificuldades em estabelecer um foco - a pessoa pode ter dvidas, etc.. ento temos de esclarecer essas dvidas com a pessoa - Dificuldade em estabelecer uma boa relao com o terapeuta. - A PA no deve ser a opo preferencial para indivduos que tenham indicao para outras psicoterapias.

Tcnicas da Psicoterapia de Apoio


Tcnicas baseadas na Sugesto: - Sugesto - Controlo activo - Securizao - Aconselhamento - Catarse Tcnicas que aumentam o Auto-conhecimento: - Educao - Clarificao - Confrontao Sugesto: O terapeuta utiliza a sua prpria capacidade de avaliao da realidade para sugerir cenrios alternativos. Controlo Activo - Interveno na qual o terapeuta assume funles de Ego-auxiliar, decidindo, executando (ele mesmo ou auxiliares por ele designados) funes que o paciente momentaneamente incapaz de desempenhar. Deve-se referir a aspectos concretos e parcelares dos recursos externos do cliente na circunstncia da sua impossibilidade. Securizao - Tcnica pelo qual o terapeuta simultaneamente tranquiliza o cliente e refora a sua auto-estima atravs da expresso de concordncia com uma ideia, pensamento, atitude ou deciso. Aconselhamento - Explicitao, sugesto ou recomendao por parte do psiclogo de atitudes ou decises do cliente com vista a reforar aspectos saudveis da sua personalidade, a reduzir sintomas ou a evitar crises. Catarse - Na catarse ocorre uma reaco de libertao, originada pela rememorao de uma emoo recalcada ou de um conflito no resolvido. A catarse uma tcnica usada com o objectivo de conduzir o cliente a exprimir emoes ou sentimentos. Educao - Intervenes do terapeuta que possuem um carcter pedaggico ou informativo sobre assuntos ou situaes que so relevantes para o cliente. Clarificao - Procura reforar as defesas Egoicas, tendo como objectivo o alvio de sintomas atravs da melhoria da capacidade de controlo. * Enquanto tcnica procura tornar mais claro o que anteriormente foi dito com o fim teraputico de permitir ao sujeito perceber melhor os seus sintomas, afectos, atitudes e aspectos da realidade e a relao entre isso tudo. Confrontao - Destinada a aumentar a capacidade de descriminao das realidades externas e internas e a promover o autoconhecimento e o juzo da realidade. * Craig (1989) confrontao construtiva ou destrutiva embora se possa usar a tcnica de forma agressiva, destrutiva ou Atitude do Terapeuta Abstinncia e Neutralidade enquanto atitude geral de qualquer profissional que no expe as suas problemticas pessoais.

Directividade: terapeuta assume certa directividade, assumida, no limite, na interveno directa ou indirecta no ambiente e naquilo que se considera ser os recursos externos do indivduo (ex: cuidadores, familiares, escola, etc..) Sugesto: Sentido duplo sugesto e sugerir e sugestionar. O termo contm uma ambiguidade que em apoio pode ser usada. Persuaso: Complementar ao sentido de sugesto e refere-se conduo do sujeito ao terapeuta pelo reconhecimento das suas prprias capacidades e limites implicando uma forma combinada de anlise e avaliao objectiva da situao Securizao: formula espontnea de desdramatizar genericamente ou em situaes de crise. Muitas das situaes e clientes em apoio psicolgico necessitam de poder desdramatizar quer circunstncias externas que os envolvem, quer temores internos. O terapeuta tem que proceder a uma avaliao criteriosa para no desvalorizar ou banalizar temticas relevantes.

Desenvolvimento Teraputico
O Incio da Psicoterapia: O inicio de uma psicoterapia tem 2 Objectivos fundamentais: Estabelecimento da relao Determinao da tarefa teraputica O Estabelecimento da relao: Perodo em que psiclogo e cliente buscam o vinculo que sirva de suporte comunicao. Tempo de conhecimento mtuo em que o psiclogo deve oferecer: A possibilidade de realizar PA acontece se se consegue estabelecer uma relao suficiente para que ambos, psiclogo e cliente, a desejem continuar e aprofundar no sentido de produzir algum tipo de mudana no cliente. Uma das particularidades da PA (das intervenes psicolgicas e psicoterapias) assentam directamente na qualidade da relao que se vai estabelecendo. A mudana e a possibilidade de mudana ocorre na e pela relao, o que implica que esta merea uma considerao muito particular. Na PA, fica implcito que o que individuo for capaz de mudar, decorrer directamente do trabalho que conseguir realizar naquela relao especfica com o terapeuta. Determinao da Tarefa Teraputica: O projecto teraputico deve ter em conta os seguintes factores: necessidades e expectativas do cliente psiclogo deve avaliar as expectativas; construo mtua avaliar o problema em conjunto. Avaliao dos recursos do cliente. Estabelecimento de um foco (pode ser mais ou menos alargado) zona focal uma rea central ou pelo menos acessvel na problemtica do cliente que se toma como primeiro objectivo de interveno e deve ser explicitado sempre que possvel. Contrato-Terapeutico: - Um psicoterapia s tem inicio aps ser estabelecido um contrato teraputico. - Definir as regras de funcionamento e enunciar os fins em vista Aliana Teraputica ou de Trabalho: * Forma particular de colaborao activa entre o terapeuta e o cliente, que assenta num contrato em que as responsabilidades e os papeis de ambos esto bem definidos. necessrio que se estabelea entre os dois uma relao de confiana baseada no interesse e competncia do terapeuta para que o paciente se anime a expor os seus problemas e acredite na efectiva ajuda do tratamento. Aliana Teraputica ns somos os instrumentos do nosso trabalho temos de ser empticos. Basta entender, temos de mostrar que estamos a entender tcnicas mais empticas ecoar, reflexo, compreenso emptica, etc. Ajudam na relao teraputica. A Escuta Teraputica - Ateno flutuante/ateno selectiva ateno flutuante (advm da psicanlise) implica que no se privilegia elementos do discurso a priori, o que implica deixar funcionar o mais livremente possvel a sua prpria actividade inconsciente e suspender as motivaes que dirigem habitualmente ateno. o correspondente da regra da associao livre proposta ao cliente. No entanto, a ateno selectiva mais comum na PA que, sendo o oposto da flutuante, procura estabelecer conexes entre todo o material que cliente traz e o conflito focal previamente delimitado, ocorrendo assim uma negligncia selectiva. Ateno selectiva negligenciamos o material que no e pertinente para o foco. No mau para o sujeito pois no contrato ficou estabelecido o foco. O Padro Teraputico

Conjunto de atitudes do terapeuta e regras por ele expressas que ajudam o cliente a qualific-la como um espao e um tempo com potencialidades transformadoras Superviso: Qualquer prtica profissional supervisionada durante alguma tempo. Pretende assegurar um controlo da qualidade do prprio desempenho. No caso de psiclogos clnicos que se dedicam PA a superviso constante e paralelo aos casos que seguem. a discusso de casos, projectos teraputicos, estratgias de interveno e anlise dos processos contra-transferenciais.

Situaes tipificadas que ocorrem na PA independentemente da durao e contexto: Solicitaes do cliente Clarificar a natureza do pedido Deciso do psiclogo Risco de manipulao Solicitaes de familiares e amigos Qualidade e tipo de relao a ter com os familiares Clnica de adultos Discusso prvia a qualquer contacto Esclarecimento das famlias Aliana teraputica Relao com outros tcnicos Tipo de interveno Psiclogos Pedidos de outros tcnicos Relatrios ou informao Tipo de interveno Timing de interveno Umas das questes mais difceis para os jovens psiclogos a de saber quando intervir, qual o momento extracto em que deve dizer alguma coisa e qual o momento em que deve permanecer calado. Tipo de interveno O que dizer? outra grande questo dos psiclogos mais jovens. Reveste duas dimenses: que tcnica de PA usar e que forma deve revestir essa interveno S a experiencia permite escolher de forma espontnea a tcnica mais adequada situao e usar o maior numero de tcnicas disponveis. Avaliao do efeito de uma interveno Outra questo saber se a interveno realizada foi correcta. As possibilidades tcnicas e formais so mltiplas. Diferentes terapeutas interviro num dado momento de diferentes formas no se podendo dizer que uma melhor do que a outra. No se trata de perceber se foi melhor, verdadeira, etc MAS basta atravs da reaco do cliente perceber se ela foi suficientemente estimulante para introduzir mais material, ocasionar uma nova reflexo, desencadear novas pistas referidas s zonas consideradas como problemticas ou focais. Questes da Relao Conjunto de fenmenos e conceitos que merecem uma ateno especial e que so habitualmente referidos em diferentes quadros tericos. Transferncias * Termo mais abrangente do que a psicanlise, ie, de acordo com Laplanche e Portallis (1976), trata-se de um deslocamento de valores, direitos, entidades, mais do que um deslocamento material de objectos. * Conceito que deve ser encarado como inerente s relaes interpessoais que acontece em todos os contextos mas mais facilitado nuns que noutros.

* Ao contrrio do que acontece em psicanlise, em PA, mesmo num quadro de inspirao psicanaltico, o psiclogo no deve promover a neurose de transferncia, nomeadamente porque o trabalho com a neurose de transferncia ser tipicamente uma tcnica da psicoterapia psicanaltica e numa da PA. * Apesar de no serem cultivadas, as transferncias surgem nas PA de diferentes tipos: Psiclogo como autoridade: a assimetria relacional concede uma inegvel autoridade e perceber que ela apenas tcnica nem sempre fcil. Em PA espera-se que a autoridade do psiclogo funcione de modo a ser ouvido de forma suficiente e discutidas em conjunto. Psiclogo como modelo: Um modelo algum se copia, que se imita. frequente em PA os clientes perguntares o que faria no meu lugar, adquirem o vocabulrio do que o psiclogo, etc. Muitas vezes h admirao pelo psic (ex: se eu tivesse a sua calma e lucidez...).Quando o psiclogo se apercebe desta situao, deve discuti-la com o cliente. Psiclogo como figura afectiva: frequente que pessoas sem relaes afectivas ou insatisfeitas com as suas, transfiram para a figura do psiclogo a imagem idealizada de algum amvel e por quem esto apaixonados. Psiclogo como amigo: o meu melhor amigo, outros no verbalizando adoptam uma atitude de narrativa sistemtica do que aconteceu ou pensam, ignorando tudo o que lhes dito que no v no sentido estrito do seu prprio desejo, valorizando o que vai no sentido da cumplicidade. Aqui no h um vnculo de enamoramento ou ertico, podendo ocorrer tudo o resto. Psiclogo como rival: o rivalizar com a figura que oferece disponibilidade e ateno no uma situao rara. Alguns clientes transformam as sesses de PA em desagradveis confrontos, em que qualquer interveno linearmente rejeitada com um no rotundo. Desvalorizao e desconsiderao sistemtica do psiclogo. Psiclogo como adversrio: idntico situao anterior no que toca ao clima geral de falta de cumplicidade e funcionamento negativo da aliana teraputica, mas distinto da transferncia que se organiza contra o psiclogo. Instala-se um clima de ressentimento em que aparentemente tudo o que acontece de mau e desagradvel ao cliente, por causa do psiclogo ou da terapia quando soube que andava no psiclogo, deixou de me falar. Psiclogo como figura de condescendncia: Alguns clientes adoptam uma atitude de simptica condescendncia terapia, fazendo um favor ao psiclogo. Pode ter varias manifestaes: atitude protectora do cliente para com o psiclogo dando-lhe conselhos e fazendo-lhe perguntas sobre a sua vida, comentrios tipo hoje no me dava jeito vir, mas como sei que lhe fazia diferena.... Resistncias/ No Cooperao No cooperao do paciente como regime teraputico em que este opta, por razoes conscientes ou inconscientes, por manter o status quo. No permite que a PA decorra Muitas vezes as razes desta resistncia encontram-se na dominante transferncia, outras vezes incide sobre o prprio funcionamento e trao de personalidade do cliente Na PA, o trabalho com as resistncias no se centra nas defesas habituais mas apenas nas que emergem no contexto da relao. Faltas, atrasos, etc bons indicadores de resistncias. Elaborao No sentido clssico uma repetio mas modificada pela interpretao, e por esse facto, susceptvel de favorecer a libertao do indivduo dos seus mecanismos repetitivos. Working Through A perlaborao incide sobre as resistncias; sucede interpretao de uma resistncia que parece no produzir efeito; permite passar da recusa ou da aceitao intelectual para uma convico fundada na vivencia. Assim, mergulhando na resistncia que o indivduo realiza a perlaborao. Em PA no h lugar para interpretao, mas h lugar para rememorao e repetio sobre a resistncia e todo o material que de uma forma consciente provoca angustia e mal-estar, Momentos sucessivos de rememoraes, repeties, clarificaes e confrontaes conduzem a uma perlaborao. De o meu pai no gostava de mim.. poderamos passar a o meu pai no gostava de mim porque... ou o meu pai afinal gostava de mim porque.... Perlaboraao (working through) Quando uma pessoa conta uma histria (isso o que os pacientes fazem em psicoterapia), para sairmos de uma histria tenebrosa, onde tudo mal, para passarmos para uma histria mais leve, agimos como quem descasca uma cebola. Vamos tirando pesos histria at que ela se torna algo mais banal. Isso requer elaborao. As pessoas nunca contam a verdade; isso ocorre porque basicamente ns nunca temos acesso verdade. Ns falseamos as memrias e podemos lembrar de coisas que nunca aconteceram. Por isso que comum que as pessoas contem histrias que no so verdade.

Toda a psicoterapia pretende que a pessoa tenha uma narrativa mais coerente com ela prpria. Essa elaborao do discurso a base da psicoterapia. Este processo um processo de transformao faz-se sempre atravs de elaborao, da que seja per elaborao. a elaborao atravs da(s) histria(s). Contra transferncia Conjunto de reaces emocionais do terapeuta ao cliente. Deve ser diferenciada do conceito psicanaltico com o mesmo nome j que nele a tnica colocada nas reaces inconscientes do terapeuta. Da mesma forma que falamos em transferncias, podemos falar em contratransferencia: a atitude atenta, muitas vezes comprometida por transferncias do cliente que suscitam irritao, zanga, desencorajamento, autoquestionamento, ou, exacerbam a auto-estima e amor-prprio do psiclogo. Em qualquer psicoterapia, os aspectos mais importantes da relao e do seu funcionamento, as emoes e as reaces emocionais que o terapeuta experimenta. Acting-Out * Consiste em fazer coisas fora da relao teraputica. As pessoas nem sempre tm senso comum de compreender o limite entre uma relao teraputica e uma amizade. No sabem diferenciar; confundem os papis. Acham que o terapeuta amigo deles, aproximam-se do grupo de amigos do terapeuta, adicionam nas redes sociais para se aproximarem e terem mais informaes sobre o terapeuta etc. Concluso de uma PA: - Balano do trabalho realizado e dos recursos obtidos - Anlise das eventuais vulnerabilidades - Preparao do fim da terapia em funo da sua durao (longa, curta, media) - importante que o cliente se aperceba que pode sempre regressar e que esse regresso no ser sentido pelo terapeuta como uma desiluso ou um trabalho inacabado.

Anda mungkin juga menyukai