Anda di halaman 1dari 10

Escola Secundria de Odivelas

Trabalho realizado por: Catarina Monteiro n 9 Flvio Pedro n 12 10 D Data de entrega: 26 de Novembro de 2009

Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 Material . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 Procedimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 Resultados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5 Discusso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6 Concluso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8 Bibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9

Escola Secundria de Odivelas

Com este trabalho pretendemos observar se alguns alimentos contm certas macromolculas biolgicas, tais como a glicose, o amido, os prtidos e os lpidos. Pretende-se que com este trabalho fiquemos a reconhecer melhor as substncias que estes alimentos contm. Para tal necessrio aplicar vrios testes como o de Licor de Fehling para verificar se existe glicose no alimento, o da gua Iodada para analisar se existe amido no alimento, o teste do Biureto para observar se existe aminocidos/pptidos e finalmente o teste do Sudo III para descobrir se existe lpidos no alimento em questo. A partir destes objectivos, conciliando a teoria e a prtica, desenvolve-se o seguinte estudo: utilizando para isso, alm do material de laboratrio, banana, leite e azeite, so tambm utilizados os reagentes referidos em cima.

Escola Secundria de Odivelas

Tubos de ensaio; Suporte para tubos de ensaio; Pipetas; Conta gotas; Mola de madeira; Lamparina; Fsforos; Almofariz; Caixas de petri; Leite; Banana; Azeite; Glicose; Amido; Licor de Fehling; gua Iodada; Sol. Sudo III Hidrxido de sdio; Sulfato de cobre.

Escola Secundria de Odivelas

Comemos por colocar num tubo de ensaio um pouco de glicose e enchemos at um quarto com gua depois adicionmos 2 ml de Licor de Fehling e aquecemos na lamparina. Por fim verificmos a cor final. De seguida colocmos 5 ml de amido num tubo de ensaio e juntmos 2 gotas de gua Iodada e por fim verificmos a cor obtida. Posteriormente fizemos quatro testes (Teste do Licor de Fehling, Teste da gua Iodada, Teste do Biureto e Teste do Sudo III) para cada um dos seguintes alimentos: macerado de banana, leite e azeite, respectivamente. Em primeiro lugar deitmos num tubo de ensaio 2 ml de alimento (inicialmente macerado de banana, de seguida leite e por fim azeite) e juntmos 2 ml de Licor de Fehling. De seguida aquecemos at ao ponto de ebulio, registando os resultados. Em segundo lugar colocmos num tubo de ensaio 2 ml de alimento (inicialmente macerado de banana, de seguida leite e por fim o azeite) e acrescentmos 2 gotas de gua Iodada, assentando os resultados. Em terceiro lugar deitamos 2 ml de alimento num tubo de ensaio (inicialmente macerado de banana, de seguida leite e por fim azeite), adicionmos 2 ml de Hidrxido de Sdio e 3 gotas de Sulfato de Cobre, agitmos os tubos e colocmos em repouso, registando de seguida os resultados. Em quarto lugar introduzimos 2 ml de alimento num tubo de ensaio (inicialmente macerado de banana, de seguida leite e por fim azeite), acrescentmos 3 gotas de Sudo III e registmos os resultados.

Escola Secundria de Odivelas

Tabela I Teste do Licor de Fehling (glicose) Teste da gua Iodada (amido) Cor inicial do reagente Azul Amarelo Cor final Cor de tijolo (+) Azul escuro (+)

Tabela II Teste de Licor de Fehling (glicose) Teste da gua Iodada (amido) Teste do Biureto (aminocidos/pptidos) Teste do Sudo III (lpidos) Banana Cor de tijolo (+) Azul (+) Azul violeta (+) No vermelho (-) Leite Cor de tijolo (+) Branco leitoso (-) Anel violeta (+) Branco (-) Azeite Azul claro (-) Amarelo acastanhado (-) Verde (-) Vermelho (+)

Escola Secundria de Odivelas

As nossas observaes tiveram como objecto de estudo trs alimentos, que contm amido, prtidos, glcidos e lpidos. Amido um polissacardeo, sintetizado pelos vegetais para assimilado assim como para ser utilizado como reserva energtica. o hidrato de carbono de reserva mais importante nas plantas, e o principal produto da sua hidrlase. Uma das tcnicas utilizadas para determinar a presena de amido a identificao pelo lugol (soluo de iodo), empregue, por exemplo, para detectar a actividade extracelular de amilases (enzimas que hidrolisam o amido). O aparecimento de uma colorao azul escura indicativo da presena de amido. A hidrlise do amido d origem a um dissacardeo, a maltose, hidrossolvel que reage negativamente com o lugol, no aparecendo a cor azul. Os prtidos so compostos orgnicos quaternrios, constitudos principalmente por C (carbono), H (hidrognio), O (oxignio) e N (azoto) que se podem classificar como aminocidos pptidos e protenas, de acordo com a sua complexidade. Os aminocidos so as unidades estruturais dos pptidos e das protenas. Existem cerca de 20 aminocidos diferentes nos seres vivos. Os pptidos resultam da ligao dois aminocidos (dipptido), trs aminocidos (tripptido) ou vrios aminocidos, unidos por ligaes peptdicas. Os prtidos mais complexos so as protenas, constitudos por uma ou mais cadeias polipeptdicas com conformao tridimensional definida. Os glcidos so compostos orgnicos ternrios constitudos por C (carbono), H (hidrognio) e O (oxignio) que se podem classificar como monossacardeos oligossacardeos e polissacardeos de acordo com a sua complexidade tm sobretudo a funo estrutural e energtica. Os glcidos mais simples so os monossacardeos ou oses. So molculas no hidrolisveis e redutoras e so classificados tendo em conta o nmero de tomos de carbono. Os monossacardeos mais importantes so os que contm cinco tomos de carbono, denominados pentoses (ex.: ribose e desoxirribose), e seis tomos de carbono, chamados hexoses (ex.: glicose, frutose e galactose). Os oligossacardeos so glcidos hidrolisveis que resultam da ligao glicosdica de dois monossacardeos, a dez monossacardeos (ex.: sacarose, maltose e lactose). Os polissacardeos so glcidos constitudos por mais de dez monossacardeos (ex.: amido e celulose). Os lpidos so macromolculas heterogneas, constitudas principalmente por carbono (C), hidrognio (H) e oxignio (O), caracterizados pela fraca solubilidade em gua e elevada solubilidade em solventes orgnicos como o ter e o benzeno. Como biomolculas, os lpidos tm um papel importante como reserva energtica, desempenhando funo estrutural, protectora e vitamnica. Existem vrias classificaes para os lpidos, no entanto, podem considerar-se dois grupos de lpidos: os de reserva e os estruturais. Escola Secundria de Odivelas 7

Os lpidos de reserva so lpidos que constituem reservas alimentares. Este tipo de lpidos formado, essencialmente, por um lcool, geralmente o glicerol, e cidos gordos, saturados ou insaturados. Os lpidos estruturais, como os fosfolpidos e os glicolpidos, so lpidos que entram na constituio de estruturas celulares. Os fosfolpidos, constituintes mais abundantes das membranas biolgicas, so lpidos que integram um grupo fosfato. Os glicolpidos, que tambm so componentes de membranas celulares, so lpidos associados a glcidos.

Escola Secundria de Odivelas

Os compostos orgnicos so denominados de biomolculas e caracterizam a matria viva, estando presentes em todas as clulas. So geralmente constitudas por um nmero relativamente elevado de tomos. Cerca de 99% dos constituintes atmicos das molculas orgnicas so tomos de carbono, oxignio, azoto e hidrognio. Dentro dos compostos orgnicos existem, os prtidos, os glcidos, e os lpidos. Para identificar este tipo de composto em alimentos existem vrias reaces que se realizam com reagentes e fontes de calor, para que se saiba de forma prtica e comparativa o teor alimentar, de acordo com cada nutriente dos alimentos. Pelo mtodo utilizado para identificar protenas (Biureto), as reaces so positivas, o que significa que a banana e o leite tm protenas na sua constituio em suficiente quantidade para serem identificveis, porm o azeite no apresenta protenas na sua constituio. No teste da gua Iodada, a banana e o leite possuem amido, devido s reaces darem positivo, contudo o azeite no apresenta amido na sua constituio. Seguidamente, a identificao de lpidos (Sudo III), o azeite possui lpidos na sua constituio, devido ao teste dar positivo (cor avermelhada), mas a banana e o leite no apresentam alteraes neste teste, o que era de esperar. Finalmente na identificao de glicose ou acares (Licor de Fehling) na banana e no leite a reaco foi positiva, no azeite, pelo contrrio, deu negativo. Os resultados obtidos corresponderam ao previsto.

Escola Secundria de Odivelas

Livro Biologia - .MATIASO. MARTINSP. (2007). 1 edio. Areal Editores. Porto http://rpramos.com.sapo.pt/relat/nutrientes.pdf, 15/11/2009, 17h 23 min. http://zmramos.110mb.com/CuteNews/data/upimages/azeite.jpg, 15/11/2009, 15h 18 min. http://bentouworld.files.wordpress.com/2008/01/13_mvg_copo-deleite.jpg, 15/11/2009, 15h 45 min. http://www.penis-enlargement-exposed.com/images/banana.jpg, 15/11/2009, 16h 20 min. www.infopedia.pt, 15/11/2009, 17h 30 min.

Escola Secundria de Odivelas

10

Anda mungkin juga menyukai