Anda di halaman 1dari 12

Alguma Poesia

VIVALDO ANDRADE DOS SANTOS


VIVALDO ANDRADE DOS SANTOS professor da Georgetown University (EUA).
O presente artigo parte de um estudo maior sobre a representao do corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade.

de Drummond: o corpo que morreu especialmente para nos comover

A
1 Traduo minha. 2 com cuidado que retomamos as idias de Friedrich neste estudo, especialmente pelo paradigma da lrica moderna que elas impem a partir da negao do subjetivismo de traos romnticos em funo da valorizao da linguagem referencial, do rigor da expresso, presentes em certos poemas de Drummond lho da estirpe mallarmaica, como chamou Dcio Pignatari como aceno potico para a futura potica racional e antilrica de Joo Cabral de Melo Netto e dos futuros concretistas. Nossa abordagem coincide aqui com um grupo novo de estudos que apontam na direo de uma releitura da poesia moderna fora do clssico paradigma da lrica moderna, cujo exemplo o livro de Joo Luiz Lafet sobre a obra de Mrio de Andrade. Em a Figurao da Intimidade: Imagens na Poesia de Mrio de Andrade, Lafet (1986) faz uma releitura da positividade da presena do elemento individualista na poesia do autor da Paulicia Desvairada. No mbito da poesia mundial, tem ocorrido tambm uma reviso do modernismo. Ver, por exemplo: Huyssen, 1989; Drucker, 1994.

coexistncia de um impulso de afastamento e aproximao da realidade do sujeito lrico na poesia de Carlos Drummond de Andrade o que mais tem sido indicado por grande parte da crtica literria (Candido, Costa Lima; SantAnna, Sternberg). Alguma Poesia o comeo, o grau de maior conscincia e de maior conito verica-se em A Rosa do Povo, com menos fora nas obras posteriores, a partir da publicao de Claro Enigma. Para esse corpus crtico, a subjetividade lrica drummondiana denida ora pela presena, ora pela ausncia do sujeito lrico no mundo que o rodeia. Assim, no caso de Alguma Poesia, a nfase recai especialmente no aparente distanciamento entre o sujeito lrico e a realidade, na centralizao da perspectiva no eu, na atitude de superioridade do eu frente ao mundo (SantAnna, Sternberg). Essa distncia interpretada como estado de alienao do sujeito lrico, tambm reconhecido pelo prprio poeta num comentrio sobre o livro que traduz uma grande inexperincia do sofrimento e uma deleitao ingnua com o prprio indivduo (Andrade, 2002, p. 533). No obstante, mais do que marcar essa relao dialtica como etapas distintas dentro do conjunto da obra drummondiana importante salientar que, apesar da distncia que se observa entre o sujeito lrico e a realidade, ela se trata de uma distncia relativa. Alguma Poesia revela um sujeito lrico, embora marginal realidade, dela dependente para articular-se como sujeito, pois, como anota Bryan S. Turner (1996, p. 76), denindo a viso do corpo para Gabriel Marcel:

Marcel debateu que o corpo no possui uma relao exterior ou contingente existncia, visto que meu corpo est imediatamente presente na experincia. Ele rejeitou as dicotomias convencionais de sujeito/objeto e ser/ter para argumentar para a unidade fsica e da experincia mental. Para Marcel, ter um corpo de fato sempre estar incorporado de forma que existncia incorporao-experienciada1. Este ensaio examina em que medida a aproximao e o distanciamento que se estabelecem entre o sujeito lrico e a realidade em Alguma Poesia so mediados pelo corpo. Tambm, discute-se a representao do corpo em Drummond dentro da esttica de vanguarda das primeiras dcadas do sculo XX, especialmente a partir da esttica do feio, proposta pelo expressionismo. Em seguida, examina-se a representao do corpo sob a tica do grotesco, enfatizando-se o desejo sexual e sua relao com a morte.

O GROTESCO EXPRESSIONISTA
Hugo Friedrich aponta o grotesco e o fragmentrio como tendncias caractersticas da lrica moderna2. A esttica do feio como um sintoma antecipador da modernidade. Friedrich (1991, p. 44) assinala a dimenso metafsica do grotesco presente em Victor Hugo, na bufonaria transcendental de Friedrich Schlegel, ou no intento de deformao do real sensvel, capaz de produzir na tenso criada a dramaticidade chocante que se deve estabelecer entre texto e leitor (Friedrich, 1991, p. 77). Na sua leitura do grotesco em Hugo, o crtico alemo salienta que o feio no se manifesta apenas em oposio ao belo, mas como algo que carrega em si um valor de expresso. O feio como imagem incompleta e desarmnica capaz de aliviar-nos da beleza e, com sua voz estridente, afastar sua monotonia, reetindo a dissonncia entre os estratos animais e os estratos superiores do homem (Friedrich, 1991, p. 33). Friedrich v a esttica do feio como o ponto de ruptura para

182

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

a ascenso idealidade, tal qual sugere a viso de Baudelaire na sua impacincia com a banalidade e a tradio, presente na beleza do estilo antigo (Friedrich, 1991, p. 44)3. A esttica do feio no somente exerceu seu fascnio sobre a gerao de ns do sculo XIX como tambm foi um dos elementos principais para o expressionismo nas primeiras dcadas do sculo XX. O feio tornou-se assim a forma esttica preferida para uma parcela de artistas demonstrarem o seu inconformismo com a realidade europia nos anos anteriores e posteriores Primeira Guerra Mundial. Segundo Marion Fleischer (2002, p. 71), esses jovens Conceberam-na [a realidade] como feia em sua totalidade, retrataram-na em sua fealdade e, incapazes de nela integrar-se, muitos encontraram na congurao grotesca um instrumento adequado para externar sua insatisfao e seu repdio, para lutar contra os males do seu tempo. Porque a imagem grotesca, desgurando as propores naturais, exagerando determinados aspectos at as raias do monstruoso, dissolvendo as relaes familiares, ou seja, pertencentes ao cotidiano, que habitualmente existem entre os objetos, e reetindo o mundo semelhana de um espelho convexo, embrenha-se para alm das aparncias sensoriais e penetra as camadas mais profundas da realidade. O grotesco expe, dessa forma, a face de um mundo minado por energias negativas, e a dimenso inquietante, por vezes demonaca, da existncia. O livro Alguma Poesia deve ser lido com base no contexto da vanguarda artstica das primeiras dcadas do sculo XX, alm das leituras tradicionais de carter mais formalista enfocadas nas chamadas conquistas modernistas, tais como o verso livre, o ritmo novo, e a linguagem coloquial (cf. Garcia, 1996; Martins, 1968; Teles, 1970). Jos Guilherme Merquior (1975) estuda o grotesco em Alguma Poesia e aponta para a presena de uma subjetividade antitrgica em Drummond: [...] o humor de Drummond consegue de

sada a metamorfose do pathos tragicizante da literatura do sculo XIX (Merquior, 1975, p. 10). O humor grotesco para o poeta carece do elemento irnico, pois a ridicularizao no se d de forma simples sobre seu objeto mas sobre o prprio sujeito lrico, como se observa no Poema de Sete Faces. Para o crtico, o estilo grotesco se serve da comicidade como arma antitrgica, mas no elimina a considerao sria, problemtica do mundo (Merquior, 1975, p. 10). A partir da leitura de Erich Auerbach, Merquior analisa em Alguma Poesia a estilstica do grotesco, caracterizada pela mescla de estilos alto/ baixo, vulgar/sublime. Em contraste, nossa aproximao se enfoca na representao do grotesco do corpo na poesia de Drummond. A esttica expressionista no seu ideal de deformao, no exagero da realidade, e na nfase no grotesco4 visvel na representao drummondiana do corpo5. Europa, Frana e Bahia o primeiro poema no qual se verica isso: Meus olhos brasileiros sonhando [exotismos. Paris. A torre Eiffel alastrada de antenas [como um caranguejo. Os cais bolorentos de livros judeus e a gua suja do Sena escorrendo [sabedoria. O pulo da Mancha num segundo. Meus olhos espiam olhos ingleses vigilantes [nas docas. Tarifas bancos fbricas trustes craques. Milhes de dorsos agachados em colnias [longnquas formam um tapete para Sua [Graciosa Majestade Britnica pisar. E a lua de Londres como um remorso. Submarinos inteis retalham mares [vencidos. O navio alemo cauteloso exporta [dolicocfalos arruinados. Hamburgo, embigo do mundo. Homens de cabea rachada cismam em [rachar a cabea dos outros dentro de [alguns anos.

3 Em Brejo das Almas vemos como em Drummond essa crise da idealidade, entendida como o desejo de transcendncia, imperativa. 4 Para uma denio do grotesco, ver: Bakhtin, 1987, pp. 2750. 5 Ver Guinsburg, 2002. Sobre a presena do expressionismo na arte e literatura brasileira, ver no mesmo livro: Nazrio, 2002; Mattos, 2002.

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

183

A Itlia explora conscienciosamente vulces [apagados, vulces que nunca estiveram acesos a no ser na cabea de Mussolini (Andrade, 2002, p. 9). Esse poema uma crtica elite intelectual brasileira das primeiras dcadas do sculo XX, e apresenta uma atitude negativa frente realidade. Na imageria expressionista dos versos, Paris se caracteriza pela velhice e decadncia (os cais bolorentos, a gua suja do rio Sena), e a monstruosidade da torre Eiffel presente na imagem que combina inveno humana e natureza (a antena-caranguejo). Merquior (1975, p. 17) observou que, nessa stira Frana, Drummond declarou-se contra um dos mais fortes fetiches da cultura de elite brasileira. Nessa representao da Frana, o pas perde seu encanto, restando apenas uma paisagem extica estranha que, ao invs de seduzir, repugna6. A tour expressionista tem continuidade em Londres, onde a crtica agora se faz contra aquilo que a cidade representa como smbolo da modernizao, isto , o capitalismo (Tarifas bancos fbricas trustes craques) e o imperialismo. Na viso do poeta, a prpria natureza, representada pela lua, torna-se cmplice dessa sociedade7. A lua, topos romntico por excelncia, outrora nica companheira dos seus momentos de solido agora cmplice deste mundo que se repugna, como se ela tivesse trado o poeta. Nessa viso negativa do continente europeu o corpo reicado (Milhes de dorsos agachados em colnias longnquas formam um tapete para Sua Graciosa Majestade Britnica pisar). Na Alemanha, a aluso poltica de eugenia do nazismo emergente que faz apologia da perfeio corporal. Porm, o poeta contrasta a cabea, dolicocfalo, com cabeas rachadas. A fragmentao da realidade paralela fragmentao corprea no corpo textual (o corpo, o dorso, o umbigo, a cabea) representada pela monstruosidade do corpo. Lembramos Bataille, para quem o horror guerra ao mesmo tempo um horror morte e quilo que ela representa para o sujeito:

Percebemos a passagem do estado do ser vivo para o cadver, quer dizer, para o objeto angustiante que para o homem o cadver de um outro homem. Para cada um dos que ele fascina, o cadver a imagem de seu destino. Ele testemunha a violncia que no somente destri um homem, mas que destruir todos os homens (Bataille, 2004, pp. 69). Como caracterstico de muitos dos poemas de Alguma Poesia, quando o leitor comea a identicar-se com a viso do sujeito lrico, Drummond introduz uma mudana no poema. Aqui a ironia rompe a expectativa da possibilidade dessa identicao: Chega! Meus olhos brasileiros se fecham [saudosos. Minha boca procura a Cano do [Exlio. Como era mesmo a Cano do Exlio? Eu to esquecido de minha terra... Ai terra que tem palmeiras onde canta o sabi! (Andrade, 2002, p. 9). A natureza surge como possibilidade de fuga, ainda que irnica, para o sujeito lrico que busca escapar da fantasmagoria urbana que a realidade europia representa. O poeta tenta recuperar a viso romntica da natureza como extenso do estado emocional do sujeito lrico, atravs do poema de Gonalves Dias. H agora a conscincia de que o sujeito se transformou; com ele, tambm, a natureza. A natureza perdeu sua aura idlica, seu poder de conforto e de refgio do eu. interessante observar como na oscilao do sujeito lrico de Europa, Frana e Bahia toda a dramaticidade que se vinha construindo nas imagens corpreas (dolicocfalos arruinados, homens de cabea rachada cismam em rachar a cabea dos outros) desaparece, e o corpo fsico do social que se desenhava deslocado para um segundo plano. A representao da realidade torna-se inconseqente, cedendo lugar ao estado anmico do poeta. Isso se

6 Sobre a viso da natureza dentro da esttica expressionista, ver: Fleischer, 2002, pp. 73-6. 7 Essa viso da lua se encontra tambm em Poema de Sete Faces (Eu no devia te dizer/ mas esta lua/ mas esse conhaque/ deixam a gente comovido como o diabo) e Casamento do Cu e do Inferno (a lua irnica/ diurtica/ uma gravura de sala de jantar) de Alguma Poesia. Drummond retoma aqui, parodisticamente, o topos para fazer dele motivo de zombaria, justicativa para toda forma de excesso sentimental do sujeito lrico. Sobre a representao da lua como motivo potico desde o sculo XVIII at o expressionismo, ver: Fleischer, 2002, pp.74-5.

184

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

evidencia tambm no Poema do Jornal, no qual a representao do corpo apenas um fato jornalstico: O fato ainda no acabou de acontecer e j a mo nervosa do reprter o transforma em notcia. O marido est matando a mulher. A mulher ensangentada grita. Ladres arrombam o cofre. A polcia dissolve o meeting. A pena escreve. Vem da sala de linotipos a doce msica [mecnica (Andrade, 2002, p. 19). No ato de escritura do corpo, o qual a pena escreve, como diz o poeta, a representao puramente mecnica. O estilo tpico da linguagem vanguardista, aqui presente no dinamismo das imagens e nos ashes rpidos sugerindo as manchetes jornalsticas. Poema do Jornal est marcado por um sentimento absurdo, de indiferena frente realidade. O ponto de vista distanciado faz da realidade um acontecimento banal, repetitivo do cotidiano. Dessa forma, o horror congurado na imagem do corpo ensangentado perde-se em meio gratuidade das manchetes jornalsticas, esvaziando o corpo de qualquer carga humana ou subjetiva, pois o corpo mera doce msica de linotipos, como mostram os versos nais do poema. Em Outubro de 1930 o elemento grotesco tem relao direta com o expressionismo, sobretudo na nfase colocada no detalhe, no corte ou isolamento do seu objeto de representao com o intuito de gigantizar a realidade pela deformao, como sugere Mrio de Andrade (cf. Lopez, 1996, p. 21)8 ao equiparar o corpo gratuidade dos acontecimentos dirios, acentuada pela rapidez das imagens tpicas da poesia de vanguarda: Olha a negra, olha a negra, a negra fugindo com a trouxa de roupa,

olha a bala na negra, olha a negra no cho e o cadver com os seios enormes, [expostos, inteis (Andrade, 2002, p. 35). A representao corporal (negra, cadver) remete-nos esttica expressionista e primitivista das primeiras dcadas do sculo XX, no gosto pelo detalhe fsico do corpo. O ritmo do poema serve para recriar a cena da guerra para o leitor. O dinamismo cinematogrfico da cena contrasta com a fixao da imagem do corpo. Se o ritmo do poema desvia a ateno do leitor diante do trgico, a fixao da imagem da negra traz de volta cena o horror no guerra mas sim ao corpo (o cadver com os seios enormes, expostos, inteis). Horror este que espanta e fascina. Lembramos Georges Bataille (2004, pp. 71-2) para quem a violncia e a morte que ela significa possuem um duplo sentido: por um lado o horror no afastado, ligado ao apego que a vida inspira; por outro, um elemento solene, ao mesmo tempo, aterrador, fascina-nos e provoca, uma perturbao soberana. Portanto a estrofe acima sugere tambm a relao entre erotismo e morte. Drummond relaciona a morte do corpo morte do desejo (o cadver com os seios enormes, expostos, inteis). Ela leva consigo a utilidade do corpo como objeto de desejo. Isso se verifica no erotismo em Alguma Poesia, em que o aspecto grotesco desloca para um segundo plano qualquer possibilidade do despertar sensual no leitor. O grotesco est presente tambm no poema Romaria, no seu tratamento do sentido da f religiosa: Os romeiros sobem a ladeira cheia de espinhos, cheia de pedras, sobem a ladeira que leva a Deus e vo deixando culpas no caminho. Os sinos tocam, chamam os romeiros: Vinde lavar os vossos pecados. J estamos puros, sino, obrigados, mas trazemos ores, prendas e rezas.
8 O livro de Lopez um dos estudos principais sobre a presena do expressionismo na lrica modernista, em especial na poesia de Mrio de Andrade.

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

185

No alto do morro chega a procisso. Um leproso de opa empunha o estandarte. As coxas das romeiras brincam no vento. Os homens cantam, cantam sem parar. Jesus no lenho expira magoado. Faz tanto calor, h tanta algazarra. Nos olhos do santo h sangue que escorre. Ningum no percebe, o dia de festa. No adro da igreja h pinga, caf, imagens, fenmenos, baralhos, cigarros e um sol imenso que lambuza de ouro o p das feridas e o p das muletas. Meu Bom Jesus que tudo podeis, humildemente te peo uma graa. Sarai-me Senhor, e no desta lepra, do amor que eu tenho e que ningum me tem. Senhor, meu amo, dai-me dinheiro, muito dinheiro para eu comprar aquilo que caro mas gostoso e na minha terra ningum no possui. Jesus meu Deus pregado na cruz, me d coragem pra eu matar um que me amola de dia e de noite e diz gracinhas a minha mulher. Jesus Jesus piedade de mim. Ladro eu sou mas no sou ruim no. Por que me perseguem no posso dizer. No quero ser preso, Jesus meu santo. Os romeiros pedem com os olhos, Pedem com a boca, pedem com as mos. Jesus j cansado de tanto pedido Dorme sonhando outra humanidade (Andrade, 2002, pp. 37-8). O poeta, na sua crtica religiosidade, desmascara as motivaes religiosas de interesse pessoal que movem os is. A ironia se revela nesse desajuste, na tenso entre os desejos humanos e o ideal de espiritualidade que observamos no barroco, especialmente na poesia religiosa de Gregrio de Mattos. No poema Buscando a Cristo (A vs correndo vou, braos sagrados,/ Nessa cruz sacrossanta descobertos;/ Que,

para receber-me, estais abertos,/ E por no castigar-me estais cravados.// A vs, divinos olhos, eclipsados,/ De tanto sangue e lgrimas abertos []) (Matos, 1976, p. 300) a cena a mesma, a motivao , contudo, outra. Em Gregrio, a retrica do sujeito lrico de culpa e perdo, enquanto em Drummond de culpa e favor. Isso no impede a aproximao dos dois poetas, pois, como Merquior (1979, p. 12) assinala, a f barroca no se perde no Alm: canaliza os impulsos religiosos para a presena ativa neste mundo. Desse modo, a subjetividade drummondiana coincide com a subjetividade barroca. Em Romaria interessante notar como a verticalidade inicial, caracterizada pela subida da ladeira e pela busca do Cristo (o celestial), culmina na horizontalidade do encontro com o terreno, representado pelas motivaes mundanas dos romeiros. A primeira cena mostra o martrio do corpo ao subir a ladeira (cheia de espinhos, cheia de pedras). O corpo martirizante (o leproso de opa, o sangue que escorre na face de Cristo, os aleijados e feridos, representados metonimicamente pelas muletas e feridas) tem paralelo com o corpo festivo (o desejo representado pelas coxas das romeiras, a msica, a aguardente, o caf, o cigarro, o baralho). Nessa viso irnica da religiosidade, observamos como o corpo, representado pelos desejos individuais, na valorizao topogrca do baixo em oposio ao alto, como sugere Bakhtin (1987, p. 18), ocupa um papel de relevncia ao enfatizar o elemento humano e tirar o carter transcendental dos romeiros. As imagens corpreas servem para enfatizar o elemento humano, o fsico e o terreno. A representao grotesca do corpo toma lugar tambm na Elegia do Rei de Sio: Pobre rei de Sio que morreu de desgosto por no ter um lho varo. Pobre rei de Bangkok educado em Oxford, pequenino, bonito, decorativo, que morreu especialmente para nos [comover. O lho que desejava, a sia no deu e seu desejo de um lho era maior

186

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

[do que a sia. Pobre rei de Sio, que Cames no cantou. Amou trs mulheres em vez de mil e nenhuma lhe deu um lho varo. De sua costela real nasceu uma pequena [siamesa. Ao v-la, o rei caiu para trs como um [europeu, adoeceu, bebeu um veneno terrvel e [morreu. Seu corao enegreceu de repente, o corpo cou todo fofo Depois queimaram o corpo fofo e o corao [preto numa fogueira esplndida e a alma do rei de Sio fugiu entre os [canais. Pobre reizinho de Sio (Andrade, 2002, p. 32). No poema Outubro de 30, analisado anteriormente, a morte tem uma presena alusiva. Na Elegia do Rei de Sio ela adquire maior expressividade devido ao tom elegaco que favorece uma identicao do poeta com seu objeto de representao. Todavia, o elemento trgico aqui ltrado pela carga lrica do poema e pelo elemento cmico, caracterizado pelo grotesco das imagens (o corao enegrecido, o corpo fofo). Se em um primeiro momento h uma empatia do poeta para com a gura do rei, no tom elegaco, esse sentimento logo afastado pela presena do humor. A materializao corporal da gura do rei contribui para a amenizao do elemento trgico, chegando ao grotesco (Depois queimaram o corpo fofo e o corao preto numa fogueira esplndida/ e a alma do rei de Sio fugiu entre os canais). O corpo fundamental aqui para humanizar o rei. O grotesco transforma a imagem nobre que o rei representa. Para Bakhtin (1987, p. 17), o trao marcante do realismo grotesco o rebaixamento, isto , a transferncia ao plano material e corporal, o da terra e do corpo na sua indissolvel unidade, de tudo que elevado, espiritual, ideal e abstrato. Desse modo, com a degradao, o rei se re-humaniza e a tragicidade da sua morte

culmina no pattico (o rei caiu para trs como um europeu,/ adoeceu, bebeu um veneno terrvel e morreu).

A ERTICA GROTESCA
Mrio de Andrade criticou a erotizao do grotesco em Alguma Poesia, pois considera o amontoado de pernas e coxas, as notaes sensuais, ora sutis como a da pele picada por mosquitos, ou do dente de ouro da bailarina, ora maleducados como o das tetas, zeram do poeta de Itabira um ostensivo debochado que virou grosseiro, virou realista (in Andrade, 1982, p. 157). Esse realismo o grotesco expressionista que vimos discutindo, especialmente o elemento ertico. O grupo de poemas denominado seqestro sexual por Mrio ajuda-nos a compreender a importncia do grotesco na representao do corpo em Alguma Poesia. Enquanto nos poemas anteriormente analisados o corpo se congura no grotesco da morte, na decadncia fsica, nesse grupo de poemas o corpo erotizado que se v grotesco, como em Cabar Mineiro, que passamos a examinar: A danarina espanhola de Montes Claros dana e redana na sala mestia. Cem olhos morenos esto despindo seu corpo gordo picado de mosquito. Tem um sinal de bala na coxa direita, o riso postio de um dente de ouro, mas linda, gorda e satisfeita. Como rebola as ndegas amarelas! Cem olhos brasileiros esto seguindo o balano doce e mole de suas tetas... (Andrade, 2002, p. 30). O Cabar Mineiro um prolongamento da vida besta acrescentando-se a sexualidade, e deixa entrever o automatismo da repetio cotidiana onde o desejo se constitui ao mecnica do olhar sobre o corpo9. Na representao do objeto de desejo, o corpo feminino carece de sua totalidade, restando apenas uma imagem fragmentada (a coxa, a boca, as ndegas).

9 Alm disso, nota-se o elemento pardico de uma longa tradio romntica de poemas sobre danarinas, tais como Salom, Las (cf. SantAnna, 1985, pp. 102-13).

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

187

O elemento de mistrio que caracteriza o objeto de desejo construdo sobre um esteretipo, representado pelo exotismo da identidade da danarina (espanhola). O mesmo esteretipo se passa com os sujeitos desejantes em que apenas uma nota racial (o corpo mestio, o corpo moreno) indica a identidade. Em termos bakhtinianos o desejo eleva o objeto que o motiva e o grotesco o rebaixa: o corpo gordo picado de mosquito, o sinal de bala na coxa, o riso postio de um dente de ouro, as ndegas amarelas, as tetas moles. Segundo Bataille (2004, p. 45) na sua discusso do erotismo como um dos aspectos da vida interior do homem: A escolha de um objeto sempre depende dos gostos pessoais do sujeito: mesmo que ela acontea em relao mulher que a maioria teria escolhido, o que est em jogo freqentemente um aspecto inapreensvel, no uma qualidade objetiva dessa mulher, que, se no tivesse uma repercusso em nosso interior, talvez no suscitasse a preferncia. A mesma presena do erotismo grotesco pode ser vista tambm no poema Sesta no qual o rebaixamento faz com que no haja, por parte do poeta, qualquer sublimao do corpo fsico ou do corpo social, representado pela celebrao da vida no campo: A famlia mineira est quentando sol sentada no cho calada e feliz. O lho mais moo olha para o cu, para o cu no, para o cacho de bananas. Corta ele, pai. O pai corta o cacho e distribui pra todos. a famlia mineira est comendo banana. A lha mais velha coa uma pereba bem acima do joelho. A saia no esconde

a coxa morena slida construda, mas ningum repara os olhos se perdem na linha ondulada do horizonte prximo (a cerca da horta). A famlia mineira Olha para dentro. O lho mais velho canta uma cantiga nem triste nem alegre, uma cantiga apenas mole que adormece. S um mosquito rpido mostra inquietao. O lho mais moo ergue o brao rude enxota o importuno. a famlia mineira est dormindo ao sol (Andrade, 2002, pp. 33-4). Sesta, assim como Cabar Mineiro, Iniciao Amorosa e Cidadezinha Qualquer, representativo da potica da vida besta, da ridicularizao do universo interiorano. Luiz Costa Lima observou na sua anlise de Iniciao Amorosa, que a atitude de Drummond coloca em questo o idlico da arcdia tropical to comum viso romantizada da natureza brasileira (Lima, 1968, p. 139). Em Sesta a nota sensual grotesca encontra-se presente na imagem da lha mais velha da famlia mineira coando a perna ferida. Em Cabar Mineiro o corpo apresenta-se desejante, apesar da degradao corporal, do contrrio, em Sesta no h nenhuma motivao de ordem do desejo sexual interno, a no ser pelo comentrio do poeta sobre o corpo feminino (a coxa morena da lha que ningum repara). A nica aspirao dessa famlia representada pelo cacho de bananas, pela sesta, pelo corpo em descanso. Isso porque o corpo surge apenas como um pequeno detalhe no limitado (a cerca da horta) e montono universo rural no qual s um mosquito rpido e inoportuno, logo enxotado pelo lho mais moo, quebra a paz

188

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

buclica e pattica da famlia dormindo ao sol. Como observa Gledson (1981, p. 66), a sugesto de excitao sexual em breve se dissipa em indiferena. O desejo no universo interiorano mineiro descrito em Alguma Poesia est marcado pelo distanciamento do sujeito lrico e carrega a marca do grotesco na sua representao. Esse distanciamento se apresenta tambm no poema Iniciao Amorosa: A rede entre duas mangueiras balanava no mundo profundo, o dia era quente, sem vento. O sol l em cima, as folhas no meio, o dia era quente. E como eu no tinha nada que fazer vivia [namorando as pernas morenas da lavadeira. Um dia ela veio para a rede, se enroscou nos meus braos, me deu um abrao me deu as maminhas que eram s minhas. A rede virou, o mundo afundou. Depois fui para a cama febre 40 graus febre. Uma lavadeira imensa, com duas tetas [imensas, girava no espao verde (Andrade, 2002, p. 29). Na viso ironizada do idlio mineiro e da prpria experincia amorosa do sujeito lrico, o corpo apresenta a sua iniciao sexual. Silviano Santiago (1976, p. 60), a partir de uma leitura psicanaltica, observou como a imagem da rede repete mimeticamente os movimentos do bero, embala-se o adolescente ativando a pulso que o levaria a substituir o seio materno por este outro seio que se oferece no espao-da-excluso: seio moreno e no pertencente aos do crculo familiar. No momento em que o sujeito lrico tem como certa a consumao do ato sexual, o corpo jogado ao cho, e com ele toda a possibilidade do gozo, restando apenas o xtase no delrio febril e a aluso metonmica das duas tetas imensas.

A Cantiga de Vivo apresenta a combinao do erotismo com a morte, outro aspecto importante da configurao do grotesco em Alguma Poesia: A noite caiu na minhalma, quei triste sem querer. Uma sombra veio vindo, veio vindo, me abraou. Era a sombra de meu bem que morreu h tanto tempo. Me abraou com tanto amor me apertou com tanto fogo me beijou, me consolou. Depois riu devagarinho, me disse adeus com a cabea e saiu. Fechou a porta. Ouvi seus passos na escada. Depois mais nada... Acabou (Andrade, 2002, pp. 14-5). Mirella Vieira Lima (1995, p. 34) situa Cantiga de Vivo na tradio dos poemas do encontro do poeta com a amada morta e do amor-paixo, do encontro amoroso na noite instncia das sombras, superao do mundo fsico e de suas dimenses. Segundo a crtica, esse poema ambguo em relao ao mito das trevas, oscilando entre a sua reinstalao e o seu esvaziamento. O encontro na noite atingido pela ironia, sem entretanto deixar de sustentar a cena amorosa do poema (Lima, 1995, p. 37). Lima conclui a sua anlise argumentando que no primeiro livro de Drummond: [...] o amor tambm necessidade de uma amada sicamente presente. So portanto urgentes o amor e o discurso amoroso que ultrapassem o universo espiritual da noite. A amada no pode mais surgir sem um corpo, sombra noturna que se esvai, sem que ouamos o barulho de uma ostentao amarga, apenas o corpo sensual, pernas, visto em seu imediatismo material (Lima, 1995, pp. 39-40).

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

189

O que est em jogo no poema que analisamos a tematizao do desejo por meio da gura da sombra da amada morta (Era a sombra de meu bem/ que morreu h tanto tempo). A constante referncia s partes do corpo em Drummond (as pernas, os seios, a boca, as ndegas) no apenas a incapacidade de captao do objeto de desejo pelo sujeito desejante, em que o uso da metonmia prevalece. Para representar a satisfao do desejo, Drummond faz uso da metfora. O seu objeto de desejo, apesar do aspecto fantasmagrico, incorpreo, surge como uma totalidade metafrica, distinta da parcialidade caracterstica da metonmia. No queremos dizer com isso que o amor no esteja presente no poema, mas que a presena do amor um pretexto para elaborar inconscientemente uma viso do desejo. Como observa Hobbes (apud Chau, 1990, p. 24), desejo e amor so a mesma coisa, salvo que por desejo sempre se quer signicar a ausncia do objeto e quando se fala em amor, geralmente, se quer indicar a presena do mesmo. O primeiro verso sugere o adormecer e o sono (A noite caiu na minhalma)10. J o segundo verso, se por um lado apresenta a condio de abandono involuntrio do sujeito lrico (quei triste sem querer), por outro a locuo adverbial sem querer sugere, na sua substantivao (o querer), a ausncia do desejo. Lembrando o signicado dos sonhos na psicanlise, a questo do desejo ganha relevncia, sobretudo considerando-se a sua latncia em todo o livro. Para Freud (1999), os sonhos so um caminho real que conduz s retraes inconscientes da mente. So portanto os sonhos que revelam os contedos mentais que foram reprimidos ou excludos da conscincia pelas funes defensivas do ego. Nessa mesma linha, Eliane Robert Moraes (2002, p. 101) observa, estudando as manifestaes do topos da sombra na literatura oitocentista, que [...] o espectro surge sempre para desvendar uma realidade oculta, ora identicada com foras do inconsciente, ora com segredos do passado ou ainda com a previso de fatos

catastrcos, freqentemente a morte. A sombra aqui representa uma extenso do eu que, uma vez revelada, condena o indivduo a um enfrentamento consigo mesmo fazendo-o recordar, a todo instante, o destino trgico de sua condio. O argumento de Moraes aplicado a nossa leitura do poema de Drummond sugere a sombra como representao do inconsciente e do confrontamento do eu com seu duplo. Desse modo, a conscincia do destino trgico de sua condio em Drummond seria a prpria conscincia do desejo como falta/carncia (da amada) e da sua fugacidade, indicados nos versos nais. Cantiga de Vivo um poema em que a temporalidade do desejo representada pelo nal feliz, momentneo do corpo. Na sublimao (relativa) do corpo, o desejo se revela como fora motriz da individualidade a transcend-lo atravs da morte como realidade fsica. Mesmo na ausncia do corpo fsico da amada, o desejo acaba por super-la, concretizado como presena ertica. O poema no somente tematiza o corpo desejante como tambm apresenta os paradoxos da natureza prpria do desejo, isto , a satisfao (Me abraou com tanto amor/ me apertou com tanto fogo/ me beijou, me consolou) e a insatisfao que revelada na ltima estrofe, na sada da sombra da cena amorosa (Depois riu devagarinho,/ me disse adeus com a cabea/ e saiu./ Fechou a porta./ Ouvi seus passos na escada./ Depois mais nada.../ acabou). O elemento trgico, combinado com o grotesco, tema tambm da Balada do Amor Atravs das Idades, em que Drummond trata da impossibilidade de consumao plena do amor e da dialtica da conquista, construda sobre um marco irnico: Eu te gosto, voc me gosta desde tempos imemoriais. Eu era grego, voc era troiana, troiana mas [no Helena. Sa do cavalo de pau para matar seu irmo. Matei, brigamos, morremos.

10 Mirella Vieira Lima (1995, pp. 33-4) faz uma aproximao da temtica da noite nesse poema a partir do estudo de Antonio Candido sobre o romantismo.

190

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

Virei soldado romano, perseguidor de cristos. Na porta da catacumba encontrei-te novamente Mas quando vi voc nua cada na areia do circo e o leo que vinha vindo, dei um pulo desesperado e o leo comeu ns dois. Depois fui pirata mouro, agelo da Tripolitnia. Toquei fogo na fragata onde voc se escondia da fria de meu bergatim. Mas quando ia te pegar e te fazer minha escrava, voc fez o sinal-da-cruz e rasgou o peito a punhal... Me suicidei tambm. Depois (tempos mais amenos) fui corteso de Versailles, espirituoso e devasso. Voc cismou de ser freira... Pulei muro de convento mas complicaes polticas nos levaram guilhotina (Andrade, 2002, pp. 29-30). O trgico de cada experincia amorosa segue pelo tempo, tornando-se banalizado em si mesmo: Matei, brigamos, morremos; o leo comeu ns dois; voc fez o sinal-da-cruz/ e rasgou o peito a punhal.../ Me suicidei tambm; complicaes polticas/ nos levaram guilhotina. Mais do que marcar o trgico, observemos como se constri a subjetividade dos amantes nesse poema. Atravs dos tempos o amor impedido de realizao por guerras, religio, revolues at a poca moderna, quando o obstculo que levaria tragdia desaparece, transformando-se em burguesice, como sugere Mrio de Andrade (in Andrade, 1982, p. 158). Vejamos a ltima estrofe do poema: Hoje sou moo moderno, remo, pulo, dano, boxo tenho dinheiro no banco.

Voc uma loura notvel, boxa, dana, pula, rema. Seu pai que no faz gosto. Mas depois de mil peripcias, eu, heri da Paramount, te abrao, beijo e casamos (Andrade, 2002, p. 30). A distncia entre o universo dos amantes, nos casos mencionados, evolui no corpo moderno, na apologia do cuidado individual que anula a diferena entre os indivduos. Nessa viso irnica do amor atravs dos tempos, v-se como Drummond aponta para um novo tipo de subjetividade inaugurada pela modernidade. Nela, o sujeito lrico um novo sujeito com heroicidade cinematogrca, resultado do sculo XX com a modernizao, o surgimento duma sociedade de massa. Isto , um sujeito incapaz de heroicidade a no ser no cinema, para quem o cuidado com o corpo passa a ser o capital simblico no jogo amoroso masculino e feminino: Hoje sou moo moderno,/ remo, pulo, dano, boxo [] Voc uma loura notvel,/ boxa, dana, pula, rema11. Para o sujeito lrico da balada, todo desejo possvel de satisfao, como sugere o culto do corpo do heri hollywoodiano (Mas depois de mil peripcias,/ eu, heri da Paramount,/ te abrao, beijo e casamos). Recapitulando, pode-se dizer que a representao do corpo em Alguma Poesia tem relao direta com as vanguardas das primeiras dcadas do sculo XX. O corpo nesse livro prima por seu aspecto grotesco, por sua deformao e exagero. A inevitvel relao desse tipo de caracterizao do corpo, enfatizada por Mikhail Bakhtin e Hugo Friedrich, com o expressionismo surge claramente nesse livro. O corpo posto ora a servio da representao irnica da vida besta (o corpo grotesco erotizado), ora a servio da representao trgico-cmica dos acontecimentos da realidade (o corpo deformado). A acentuao da fealdade do corpo emerge como sinal de inconformismo e parte constitutiva da construo do humor, da ironia presente no livro, ao mesmo tempo que acentua a viso realista e antiidealista de Drummond. A viso ironizada do amor

11 Para uma anlise do assunto e das principais discusses tericas obre o lugar do corpo numa sociedade de consumo, ver: Turner, 1996.

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

191

12 Segundo Mike Featherstone (1982, p. 26), A preservao individual depende da preservao do corpo dentro de determinada cultura na qual o corpo o passaporte para tudo que bom na vida... A secularizao do corpo resultou no eclipse do propsito religioso tradicional do corpo em que ele era tido como um veculo de transio, um meio de transcendncia espiritual. Hoje, dor, sofrimento e morte so vistos como intruses indesejveis no meio de uma vida feliz e a imagstica da cultura de consumo que decretou que a vida pode e deve ser feliz para sempre (traduo minha).

moderno apresentada no poema Balada do Amor Atravs das Idades, analisado acima, resume a representao do corporal

em Alguma Poesia. Isto , em Drummond apaga-se a possibilidade do trgico em nome do happy ending do corpo12.

BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 2002. ________ (org.). A Lio do Amigo: Cartas de Mrio de Andrade a Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1982. BATAILLE, Georges. O Erotismo. Trad. Cludia Fares. So Paulo, Arx, 2004. BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Mdia e no Renascimento: o Contexto de Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. So Paulo, Hucitec, 1987. BRAYNER, Snia (org.). Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1978 (Col. Fortuna Crtica). CANDIDO, Antonio. Inquietudes na Poesia de Carlos Drummond de Andrade, in Vrios Escritos. So Paulo, Duas Cidades, 1995. CHAU, Marilena. Laos do Desejo, in Adauto Novaes (org.). O Desejo. So Paulo, Companhia das Letras, 1990. DRUCKER, Johana. Theorizing Modernism: Visual Arts and the Critical Tradition. New York, Columbia University Press, 1994. FEATHERSTONE, Mike. The Body in Consumer Culture, in Theory, Culture and Society (1), 1982, pp. 18-33. FLEISCHER, Marion. O Expressionismo e a Dissoluo de Valores Tradicionais: uma Evoluo Espiritual e Esttica, um Perodo de Anlise e Protesto, in J. Guinsburg (org.). O Expressionismo. So Paulo, Perspectiva, 2002. FREUD, Sigmund. A Interpretao dos Sonhos. Trad. Walderedo Ismael de Oliveira. Rio de Janeiro, Imago, 1999. FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da Lrica Moderna. Trad. Marise M. Curioni. So Paulo, Duas Cidades, 1991. GARCIA, Othon Moacyr. Esnge Clara. So Paulo, Topbooks, 1996. GLEDSON, John. Poesia e Potica de Carlos Drummond de Andrade. So Paulo, Duas Cidades, 1981. GUINSBURG, J. (org.). O Expressionismo. So Paulo, Perspectiva, 2002. HOUAISS, Antonio. Drummond Mais Seis Poetas e um Problema. Rio de Janeiro, Imago, 1976. HUYSEEN, Andreas. Paris/Childhood: The Fragmented Body in Rilkes Notebooks of Malte Laurids Brigge, in Andreas Huyseen & David Bathrick (orgs.). Modernity and the Text: Revisions of German Modernism. New York, Columbia University Press, 1989, pp.113-41. LAFET, Joo Luiz. Figurao da Intimidade: Imagens na Poesia de Mrio de Andrade. So Paulo, Martins Fontes, 1986. LIMA, Luiz Costa. Lira e Antilira: Mrio, Drummond, Cabral. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1968. LIMA, Mirella Vieira. Condncia Mineira: o Amor na Poesia de Carlos Drummond de Andrade. Campinas/So Paulo, Pontes/Edusp, 1995. LOPEZ, Tel Ancona. Mariodeandradiando. So Paulo, Hucitec, 1996. MARTINS, Hlcio. A Rima na Poesia de Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1968. MATTOS, Gregrio de. Poemas Escolhidos. Seleo de Jos Miguel Wisnik. So Paulo, Cultrix, 1976. MATTOS, Cludia Vallado de. Histrico do Expressionismo, in J. Guinsburg (org.). O Expressionismo. So Paulo, Perspectiva, 2002, pp. 62-3. MERQUIOR, Jos Guilherme. Verso Universo em Drummond. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1975. ________. De Anchieta a Euclides. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1979. MORAES, Eliane Robert. O Corpo Impossvel. So Paulo, Iluminuras, 2002. NAZRIO, Luiz. O Expressionismo no Brasil, in J. Guinsburg (org.). O Expressionismo. So Paulo, Perspectiva, 2002, pp. 607-46. NOVAES, Adauto (org.). O Desejo. So Paulo, Companhia das Letras, 1990. PIGNATARI, Dcio. Contracomunicao. So Paulo, Perspectiva, 1971. SANTANNA, Affonso Romano de. O Canibalismo Amoroso. So Paulo, Brasiliense, 1985. ________. Drummond: O Gauche no Tempo. Rio de Janeiro, Record, 1992. SANTIAGO, Silviano. Carlos Drummond de Andrade. Petrpolis, Vozes, 1976. STERNBERG, Ricardo da Silveira Lobo. The Unquiet Self: Self and Society in the Poetry of Carlos Drummond de Andrade. Valencia, Albatroz/Hispanola, 1986. TELES, Gilberto Mendona. Drummond A Estilstica da Repetio. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1970. TURNER, Bryan S. The Body & Society. London, Sage Publications, 1996.

192

REVISTA USP, So Paulo, n.69, p. 181-192, maro/maio 2006

Anda mungkin juga menyukai