Anda di halaman 1dari 32

UC: STC 6 Ncleo Gerador: URBANISMO E MOBILIDADES Tema: Construo e Arquitectura Domnio de Ref.

:DR1 rea: Tecnologia


Sumrio: Zonas de perdas de energia numa casa Diferentes tecnologias utilizadas nos actuais materiais de construo e novos materiais que melhoram as condies de habitabilidade e de conforto, com diminuio de custos. Materiais isolantes trmicos e acsticos Tintas biolgicas, ecolgicas, anti-caros, anti-insectos, anti-fungos Proteco contra o rudo. Sustentabilidade Certificado de eficincia energtica Canalizaes PEX e em ao inox Segurana ssmica

Zonas de perdas de energia numa casa

17% atravs das paredes

15% atravs de fissuras das paredes, janelas e portas Aumentar a eficincia energtica pela reduo das passagens de ar e reflexo dos raios UV a fim de diminuir os elevados custos energticos

20% atravs do pavimento inferior

Materiais isolantes trmicos e acsticos / Sustentabilidade


As construes devem ser caracterizadas por trs princpios base
Uma envolvente estanque ao ar e dotada de um excelente isolamento trmico Uma produo de calor e arrefecimento do ar adaptada e eficaz (as energias renovveis so preferenciais)

Uma ventilao suave e automtica

Uma construo deste tipo mais cara?


As construes deste tipo podem consumir 4 a 5 vezes menos energia que construes tradicionais Prope-se utilizar a energia de forma racional e recorrer a energias renovveis, em prol da qualidade de vida e da diminuio do impacto que as construes tm sobre o ambiente. O investimento apenas 6% a 8% superior Dado o aumento do custo das energias fsseis, mais rentvel isolar e ventilar Investimento e rentabilidade uma construo de raiz Existem incentivos fiscais para este fim O valor de comercializao , mais tarde, superior ao de uma construo tradicional.

Tintas
A tinta um lquido com pigmentos coloridos e aglutinantes solventes ou aditivos, capaz de se converter em uma membrana slida e fina ao ser aplicada sobre superfcies. As tintas podem ser base de gua, leo, betuminosas ou plsticas, e precisam de aglutinantes, que so substncias que servem para ajudar na mistura e deixar a tinta colorida. Aglutinante O aglutinante funciona como uma cola, unindo as partculas dos pigmentos, como por ex. as resinas de rvores, As tintas plsticas tm aglutinantes sintticos que so mais duradouros e resistentes. Pigmento O pigmento uma substncia composta de partculas microscpicas coloridas. O pigmento preto geralmente o carbono elementar. Pigmentos e corantes podem ser extrados dos reinos mineral, vegetal ou animal.

Influncia das cores sobre as pessoas Amarelo - estimulao mental, concentrao. Incentiva a conversao; Azul - tem efeito tranquilizante e refrescante. Evita a insnia; Branco - o excesso de claridade pode lavar a um cansao mental; Laranja - estimulante, d um ar social ao ambiente; Lils - calmante, pode causar sensao de frustrao; Rosa - aconchega, traz calor sem excitao; Verde - recompe, equilibra. Efeito regenerador; Vermelho - excitante, pode deixar as pessoas agitadas e irritadias.

TINTAS
Para combater a poluio algumas marcas apresentam, alm dos produtos tradicionais, gamas de tintas e vernizes ecolgicos ou biolgicos. Mas quais as diferenas entre estes produtos e os produtos tradicionalmente utilizados?

Biolgicas As tintas e vernizes biolgicos utilizam apenas produtos


naturais regenerativos (cera de abelhas, ceras vegetais, resinas naturais, leos vegetais, etc.) e pigmentos naturais no txicos.

Ecolgicas Os critrios que regulam estes produtos tm em


considerao questes ambientais que implicam um uso limitado de substncias perigosas e um baixo teor de solventes (com preferncia pelos produtos aquosos com baixo nvel de compostos orgnicos volteis). Tudo em nome da reduo da poluio aqutica atmosfrica e de resduos.

Tintas naturais so opes mais saudveis


Produtos base de terra ou de minerais no tm elementos nocivos, como COVs (compostos orgnicos volteis), metais pesados e derivados de petrleo. Pintura com cal deixa as paredes respirar e pode eliminar problemas de humidade.

Trs casas pintadas com tinta base de terra (tintas ecolgicas artesanais)

TINTAS ANTI-FUNGOS H j no mercado tintas anti-caros, anti-insectos e anti-fungos. No momento de secagem da tinta e logo que ela se polimeriza, as microscpicas partculas activas em suspenso cristalizam superfcie, de forma inerte e estvel. Assim, as superfcies pintadas no deixam odor. Correspondem a uma vasta gama de necessidades nos campos da sade como do conforto, tanto em espaos domsticos, como comerciais, industriais e laboratoriais, conservando as suas propriedades durante anos e sendo eficazes no combate a caros, insectos e fungos

caro a designao comum dos artrpodes, pertencentes classe dos aracndeos. Os caros do p domstico so visveis apenas ao microscpico e medem entre 200 e 500 micrometros (milionsima parte do metro).

Ao provocarem a diminuio da populao de caros, contribuem para diminuir a intensidade e frequncia das crises asmticas e alrgicas. A asma afecta cerca de 500 mil pessoas em Portugal, sendo que 70 por cento dos casos tm origem nos caros.

Os fungos so um vasto grupo de organismos classificados como um reino denominado Fungi. Esto includos neste grupo organismos de dimenses considerveis, como os cogumelos, mas tambm muitas formas microscpicas, como bolores e leveduras.

Os fungos tm um tipo de vida extremamente poderosa pois conseguem nascer em paredes, crescer dentro dos frigorficos, mesmo muito abaixo de zero. Basicamente o que precisam de humidade.

Um tipo importante de fungo o mofo, que surge atravs dos esprios, clulas quase microscpicas que flutuam no ar. Os esprios preferem locais escuros e hmidos para realizar a reproduo. Em funo desta caracterstica, nota-se uma maior quantidade de mofo em ambientes hmidos, como paredes, gavetas, armrios, etc. Podem entrar em casa atravs de uma janela aberta ou do sistema de ar condicionado

ISOLAMENTOS WALLMATE FLOORMATE ROOFMATE Placas de poliestireno extrudido

O poliestireno extrudido, tambm conhecido por XPS, um produto sinttico proveniente do petrleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cermica e os metais. A matriaprima deste material o poliestireno, um polmero de estireno, que extrudido e passa de um estado slido a um estado fundido, que depois arrefece e volta ao estado slido.

ISOLAMENTOS WALLMATE -A construo de paredes constitudas por dois panos de alvenaria com um espao de ar de separao (a parede dupla), surgiu como resposta necessidade de isolar o interior dos edifcios contra a humidade exterior.

FLOORMATE -A temperatura superficial do solo poder ser bastante inferior temperatura ambiente interior de conforto, o que provoca, em edifcios com pavimentos no isolados, falta de conforto e aumenta consideravelmente o risco de condensao superficial.

A forma mais fcil e eficiente de evitar este desconforto e o risco de condensaes consiste em isolar termicamente o pavimento com um material de isolamento trmico adequado a esta situao.
1-Revestimento 2-Argamassa 3-Camada de areia 4-Laje 5-Floormate 6-Caixa de ar

ROOFMATE -A cobertura de um edifcio tem uma contribuio decisiva para o conforto e o abrigo que um espao interior deve proporcionar. O sistema de coberturas inclinadas da ROOFMATE PT permite o isolamento trmico deste tipo de coberturas . Em coberturas planas as placas de isolamento trmico em poliestireno extrudido ROOFMATE SL, advanced SL e ROOFMATE LG, colocadas sobre a impermeabilizao, aumentam a durabilidade do sistema de impermeabilizao.

A introduo destes isolamentos permite menores amplitudes trmicas nas habitaes e maior poupana nos custos de aquecimento e, consequentemente ambientais. A cortia mais ecolgica, com 8 cm de espessura atinge um muito bom desempenho. A MW (L mineral) um material ecolgico, bastante resistente e durvel, no entanto a exposio humidade pode diminuir o seu desempenho

Proteco contra o rudo exterior


O limite da intensidade de rudos suportveis durante o dia regulamentado, e no deve ultrapassar 70dB. Numa edificao, no s o rudo que vem de fora que pode incomodar; o barulho interno tambm tem que ser levado em conta. Contra o rudo exterior, dispomos dos seguintes meios de proteco: Distncia no utilizao de zonas de som directo, utilizao de barreiras contra rudos, posicionamento das aberturas, utilizao de materiais isolantes.

Proteco contra o rudo interiores


Para rudos gerados dentro do edifcio: reduo de rudo na fonte, isolamento da fonte atravs de barreiras absorventes, separao das actividades, reduo dos rudos produzidos por impactos, utilizao de superfcies absorventes, utilizao de construes hermticas com isolamento acstico, reduo da transmisso snica pelas estruturas mediante descontinuidades

Proteco contra o rudo


a) Distncia A duplicao da distncia reduz o nvel de rudo em 6 dB.

Proteco contra o rudo


Evitar de zonas de rudo dirigido mais fcil mover mobilirios urbanos do que um sistema de circulao de veculos.

Localizar o edifcio o mais distante possvel das fontes de rudo, ou ...

Mover a posio, por ex., dos semforos ou das paragens dos transportes colectivos.

Proteco contra o rudo


utilizao de barreiras de proteco

O tracejado indica a trajectria do som sem barreiras

Para ajudar a proteger a sua priv acidade, o PowerPoint impediu a transferncia automtica desta imagem externa. Para transferir e apresentar esta imagem, clique em Opes na Barra de Mensagens e, em seguida, clique em A ctiv ar contedo externo.

Proteco contra o rudo

Fonte

Receptor

As trs trajectrias apresentam o mesmo grau de difraco do som: (difraco um fenmeno


que ocorre com as ondas quando contornam um objecto cuja dimenso da mesma ordem de grandeza do seu comprimento de onda.

A melhor posio da barreira a mais prxima da fonte; A pior posio estar equidistante da fonte e do receptor

Proteco contra o rudo


Tipos Aco Exemplos Impedem a passagem de Tijolo macio, pedra lisa, gesso, madeira e vidro com espessura mnima de rudo de um ambiente para 6mm. Um intervalo de ar uma soluo isolante, com paredes duplas e um outro. espao vazio entre elas (quanto mais espao, mais capacidade isolante). Podem ser isolantes, e aumentam a reverberao (ver nota) interna do som. No deixam o som passar de um ambiente para o outro e evitam eco. Reflectem o som de forma difusa, sem ressonncias. Azulejos, cermica, massa corrida, madeira, papel de parede (em geral, materiais lisos).

Isolantes

Reflectores

Absorventes

Materiais porosos como l ou fibra de vidro revestidos, manta de poliuretano (dispensa revestimentos), recobrimentos com cortia, carpetes grossas e cortinas pesadas. Em geral, so materiais reflectores sobre superfcies irregulares (pedras ou lambris de madeira).

Difusores

Obs.: possvel combinar recursos diferentes, dependendo das necessidades de isolamento acstico. Em salas contguas, por exemplo, com diferentes fontes de rudo, possvel revestir a face interna da parede com material absorvente e a externa, com material isolante.

Proteco contra o rudo


NOTA: Reverberao Se, num recinto fechado, for accionada uma fonte sonora, as primeiras ondas geradas propagam-se at as paredes, sendo reflectidas. Percorrem um caminho em ziguezague por todas as direces. Nesse intervalo de tempo, a fonte emitiu novas ondas que se combinam com as anteriores. As vibraes sonoras aumentam, portanto, progressivamente de intensidade at alcanar um valor estacionrio. A reverberao ocorre quando a diferena entre os instantes de recebimento dos dois sons inferior a 0,1 s. No se percebe um novo som, mas h uma continuao do som inicial.

Proteco contra o rudo

Para condies extremas, h solues variadas que, isoladas ou adoptadas em conjunto, podem amenizar o alto ndice de barulho externo, como portas de madeira macia (de preferncia almofadadas, por serem mais acsticas) e paredes de tijolos, revestidas de ambos os lados. Mas a soluo de arquitectura mais usual construir a ala ntima da casa voltada para o lado oposto aos rudos mais intensos.

Exemplos de eco-isolantes trmicos e acsticos


A l de celulose um isolamento trmico e acstico 100% natural, base de fibras de celulose (91%) e sais de boro (9%), com aspecto semelhante ao algodo e l. 91% jornal reciclado no prejudica o meio ambiente 9% borato (5% borato de sdio; 4% cido brico). O sal brico um mineral natural existente em vrios jazigos, mas a maior quantidade de sal brico existe no sal marinho.

Os sais bricos oferecem a necessria proteco contra o fogo, impedem o envelhecimento do papel e protegem-no de fungos e parasitas.

A l de celulose adapta-se s formas dos espaos onde insuflada, veda todas as fendas, orifcios ou pontos de descontinuidade. Permite a respirao das construes: deixa passar o vapor para o exterior dos edifcios, evitando condensaes e a consequente humidade. Apresenta alta resistncia ao fogo Classe M1 (numa escala decrescente de M0 a M4) no se degradando quando exposto a chamas ou a temperaturas elevadas.

Sustentabilidade
A fibra de celulose de que so feitos os jornais uma das matrias primas clssicas, que so renovveis e, assim, estaro disposio das geraes futuras. Os boratos so extrados e transformados de uma maneira sustentvel.

Isolamento, exterior ou interior, das paredes e telhados: os materiais mais usados so o poliestireno e o poliuretano. Pode reduzir at 30% do consumo de energia

Sistema solar trmico para aquecimento de guas sanitrias: cerca de 4 mil euros, com um prazo de retorno de 7 anos. Pode permitir uma poupana de 30 a 40% na factura energtica

C a s a s ( m a i s ) e f i c i e n t e s

Janelas de vidro duplo com caixilho de corte trmico; pode reduzir at 50% das perdas trmicas, assim como o rudo proveniente do exterior.

Envidraados com grande exposio solar (sobretudo orientados para sul) devem ser protegidos com persianas exteriores para reduzir os ganhos solares no Vero e maximiz-los no Inverno. Pintura exterior preferencialmente com cores claras.

A partir de Janeiro de 2009, nenhum imvel, novo ou usado, poder ser vendido sem que o proprietrio exiba o respectivo certificado de eficincia energtica.
Casas (mais) eficientes

Quanto custa? Tornar energeticamente eficiente uma moradia T3, com um valor de mercado de 200 a 250 mil euros, exige um investimento que pode variar entre 3% e 5% do valor de aquisio, ou seja, entre 6 mil e 12 500 euros.

Segurana Ssmica
Regulamentao anti-ssmica em Portugal Sculo XVIII: primeira regulamentao anti-ssmica em Portugal, desenvolvida na sequncia do sismo de 1755. Foi rigidamente aplicada na reconstruo de Lisboa durante o sculo XVIII (estes edifcios tm no interior das paredes uma estrutura triangulada em madeira, a Gaiola Pombalina, com o objectivo de lhes conferir resistncia ssmica), mas foi progressivamente abandonada durante o sculo XIX, dando lugar a construes com fraca resistncia ssmica. Dcadas de 1930-1950: progressiva introduo do beto armado, com consequente melhoria na resistncia ssmica das construes, apesar de no haver regulamentao anti-ssmica nessa poca. 1958: primeiro regulamento de estruturas que obrigava ao clculo dos efeitos dos sismos nas construes, marcando o incio de um perodo de construo que, embora de qualidade muito varivel pela falta de fiscalizao efectiva de projectos e obras, representa em mdia uma melhoria significativa da segurana no que diz respeito resistncia ssmica das construes. 1983: a tendncia anterior acentua-se com a entrada em vigor do actual Regulamento de Segurana e Aces para Estruturas de Edifcios e Pontes (RSA).

Segurana Ssmica
E, assim, aumentou a reaco a foras ssmicas em cerca de 50%, com os correspondentes acrscimos no custo. Na verdade, respeitar as regras pode fazer subir em dois ou trs por cento o custo total da obra, um valor insignificante, tendo em conta que, dessa forma, se podem salvar vidas. Estas especificaes de resistncia so estabelecidas de acordo com o mapa de intensidades mximas, que apresenta cinco regies diferentes. No Porto, por exemplo, as foras ssmicas a que os edifcios tm de resistir so 70% mais fracas que as de Lisboa.

Anda mungkin juga menyukai