Anda di halaman 1dari 16

PARECER CONSULTIVO - GINSTICA LABORAL

PARECER CONSULTIVO

ASSUNTO: Uso da expresso e o exerccio da GINSTICA LABORAL por fisioterapeutas e educadores fsicos, uma vez que o Conselho Federal de Educao Fsica CONFEF o considera como prtica exclusiva do profissional de Educao Fsica.

PARECER

I - Consulta-nos o Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO, acerca da utilizao da GINSTICA LABORAL como pratica profissional por parte de fisioterapeutas.

II - Sobre o assunto, cumpre-nos transcrever, inicialmente, a legislao pertinente e as normas regulamentadoras baixadas por este COFFITO que fazem aluso a matria:

- Decreto Lei 938 de 13 de outubro de 1969, que prov sobre as profisses de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, e d outras providncias e que cita em seu artigo 3:

atividade privativa do fisioterapeuta executar mtodos e tcnicas fisioterpicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade fsica do paciente.

- A Lei 6.316 de 17 de dezembro de 1975, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e d outras providncias que em seu artigo 5 inciso II, descreve como competncia do Conselho Federal:

II - exercer funo normativa, baixar atos necessrios interpretao e execuo do disposto nesta Lei e fiscalizao do exerccio profissional, adotando providncias indispensveis realizao dos objetivos institucionais;

- Resoluo COFFITO-8 de 20 de fevereiro de 1978, que aprova as normas para habilitao ao exerccio das profisses de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional e d outras providncias e que em seu artigo 3 , Inciso II alneas a, b e c refere:

Art. 3. Constituem atos privativos do fisioterapeuta prescrever, ministrar e supervisionar terapia fsica, que objetive preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de rgo, sistema ou funo do corpo humano, por meio de:

II - utilizao, com o emprego ou no de aparelho, de exerccio respiratrio, crdio-respiratrio, crdiovascular, de educao ou reeducao neuro-muscular, de regenerao muscular, de relaxamento muscular, de locomoo, de regenerao osteo-articular, de correo de vcio postural, de adaptao ao uso de ortese ou prtese e de adaptao dos meios e materiais disponveis, pessoais ou ambientais, para o desempenho fsico do cliente, determinando:

a) o objetivo da terapia e a programao para atingi-lo;

b) o segmento do corpo do cliente a ser submetido ao exerccio;

c) a modalidade do exerccio a ser aplicado e a respectiva intensidade;

- Resoluo COFFITO-80, de 9 de maio de 1987, que baixa atoscomplementares Resoluo COFFITO-08, relativa ao exerccio profissional do FISIOTERAPEUTA, e Resoluo COFFITO-37, relativa ao registro de empresas nos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e d outras providncias e em seu artigo 1o, prev o seguinte:

Art.1 - competncia do FISIOTERAPEUTA, elaborar o diagnstico fisioteraputico compreendido como avaliao fsico-funcional, sendo esta, um processo pelo qual, atravs de metodologias e tcnicas fisioteraputicas, so analisados e estudados os desvios fsico-funcionais intercorrentes, na sua estrutura e no seu funcionamento, com a finalidade de detectar e parametrar as alteraes apresentadas, considerados os desvios dos graus de normalidade para os de anormalidade; prescrever, baseado no constatado na avaliao fsico-funcional as tcnicas prprias da Fisioterapia, qualificando-as e quantificando-as; dar ordenao ao processo teraputico baseando-se nas tcnicas fisioteraputicas indicadas; induzir o processo teraputico no paciente; dar altas nos servios de Fisioterapia, utilizando o critrio de reavaliaes sucessivas que demonstrem no haver alteraes que indiquem necessidade de continuidade destas prticas teraputicas.

- Resoluo COFFITO 158 de 29 de novembro de 1994, que probe o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional, de utilizar para fins de identificao profissional, titulaes outras, que no sejam aquelas prprias da Lei regulamentadora das respectivas profisses, ou omitir sua titulao profissional sempre que se anunciar em eventos cientficos-culturais, anncio profissional e outros, e d outras providncias, cujo artigo 3 destacamos:

Art. 3 - A indicao e a utilizao das metodologias e das tcnicas da Cinesioterapia prtica teraputica prpria, privativa e exclusiva do profissional Fisioterapeuta.

- Resoluo COFFITO 259 de 18 de dezembro de 2003, que dispe sobre a Fisioterapia do Trabalho e d outras providncias, que considera a grande demanda de Fisioterapeutas atuando em empresas e/ou organizaes detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente de maneira importante para a reduo dos ndices de doenas ocupacionais; e que, o Fisioterapeuta qualificado e legalmente habilitado para contribuir com suas aes para a preveno, promoo e restaurao da sade do trabalhador; ressaltamos o artigo 1 e seus incisos:

Art. 1 - So atribuies do Fisioterapeuta que presta assistncia sade do trabalhador, independentemente do local em que atue:

I Promover aes profissionais, de alcance individual e/ou coletivo, preventivas a intercorrncia de processos cinesiopatolgicos;

II Prescrever a prtica de procedimentos cinesiolgicos compensatrios as atividades laborais e do cotidiano, sempre que diagnosticar sua necessidade;

III Identificar, avaliar e observar os fatores ambientais que possam constituir risco sade funcional do trabalhador, em qualquer fase do processo produtivo, alertando a empresa sobre sua existncia e possveis conseqncias;

IV Realizar a anlise biomecnica da atividade produtiva do trabalhador, considerando as diferentes exigncias das tarefas nos seus esforos estticos e dinmicos, avaliando os seguintes aspectos:

a) No Esforo Dinmico - frequncia, durao, amplitude e torque (fora) exigido.

b) No Esforo Esttico postura exigida, estimativa de durao da atividade especfica e sua freqncia.

V Realizar, interpretar e elaborar laudos de exames biofotogramtricos, quando indicados para fins diagnsticos;

VI Analisar e qualificar as demandas observadas atravs de estudos ergonmicos aplicados, para assegurar a melhor interao entre o trabalhador e a sua atividade, considerando a capacidade humana e suas limitaes, fundamentado na observao das condies biomecnicas, fisiolgicas e cinesiolgicas funcionais;

VII Elaborar relatrio de anlise ergonmica, estabelecer nexo causal para os distrbios cinesiolgicos funcionais e construir parecer tcnico especializado em ergonomia.

III Cumpri-nos ainda fazer referncia RESOLUO CNE/CES N 4, de 19 de Fevereiro de 2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduao em Fisioterapia, para ressaltar a formao deste profissional que estuda o movimento humano e que est capacitado a atuar nos nveis de ateno primrio, secundrio e tercerio, descrita aqui por meio de seu artigo 3, in verbis:

Art. 3 O Curso de Graduao em Fisioterapia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fisioterapeuta, com formao generalista, humanista, crtica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os nveis de ateno sade, com base no rigor cientfico e intelectual. Detm viso ampla e global, respeitando os princpios ticos/bioticos, e culturais do indivduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expresso e potencialidades, quer nas alteraes patolgicas, cintico-funcionais, quer nas suas repercusses psquicas e orgnicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de rgos, sistemas e funes, desde a elaborao do diagnstico fsico e funcional, eleio e execuo dos procedimentos fisioteraputicos pertinentes a cada situao.

IV Descrio da denominao e atividades exercidas pelo profissional fisioterapeuta descrita na Classificao Brasileira de Ocupaes CBO.

- A Classificao Brasileira de Ocupaes CBO, do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), editada em 2002, identifica o fisioterapeuta comoCinesilogo Fisioterapeuta e descreve ainda que este profissional atende pacientes e clientes para preveno, habilitao e reabilitao, realiza diagnstico especfico, desenvolve programas de preveno, promoo de sade e qualidade de vida.

V Dentre todos os procedimentos fisioteraputicos aquele que se relaciona diretamente situao que se nos apresenta a Cinesioterapia.

- Etmologicamente a palavra Cinesioterapia grega, sendo Kinsia(movimento) e Thrapia (tratamento). Em 1847, August Georgii define cinesioterapia como o tratamento das doenas atravs do movimento (GENOT, 1989). Essa definio simplista e restritiva reflete o que antigamente era denominada ginstica mdica (grifo nosso).

- A evoluo nos conhecimentos de fisiologia, os atuais conceitos neuro-musculares, neuro-sensitivo-motores e suas repercusses no movimento determinaram o abandono da definio de cinesioterapia proposto em 1847, e a consolidao da cinesioterapia como arte, cincia. Atualmente, preconiza-se a definio de Doris Bolto : a cinesioterapia no o tratamento atravs do movimento, mas o tratamento do movimento (BOLTO, 1996).

- Assim o objeto da Fisioterapia, a patologia do movimento, ou ainda a patologia cuja preveno e cura pode se dar mediante o movimento. Omovimento, ento, o objeto de estudo e de interveno da Fisioterapia (REBELATO, 1999).

- Sendo o movimento o objeto de estudo e de interveno do fisioterapeuta, a Cinesioterapia (oriunda da expresso ginstica mdica), ento, prpria da Fisioterapia.

VI- Com a finalidade de consubstanciar e fundamentar tecnicamente ainda mais esta consulta, remetemo-nos ainda a trechos in verbis do parecer emitido pela Associao Brasileira de Fisioterapia do Trabalho ABRAFIT (www.sobrafit.com.br), sobre o assunto em pauta:

1. HISTRICO DA GINSTICA LABORAL

- Existem registros deste tipo de atividade, desde 1925 na Polnia, Bulgria, Alemanha Oriental, Holanda e Rssia, quando ento era chamada de Ginstica de Pausa (CAETE, psicloga, UFRGS, 1996). Na mesma poca, impulsionada pela cultura e tradio oriental, a GL teve seu grande enraizamento no Japo.

- Inicialmente era destinada a algumas atividades ocupacionais, mas aps a Segunda Guerra Mundial foi difundida por todo o pas. A grande propagao da GL na cultura empresarial japonesa atribuda veiculao de um programa da Rdio Taiss, que envolve uma tradicional ginstica rtmica, com exerccios especficos acompanhados por msica prpria.

- Atividade que acontece todas as manhs, sendo transmitida pela rdio, por pessoas especialmente treinadas e praticada no somente nas fbricas ou ambientes de trabalho no incio do expediente, mas tambm nas ruas e residncias.

- Dentro do contexto brasileiro, alguns indcios da influncia japonesa mostram um pouco da evoluo histrica da cultura da realizao da GL no pas. A Federao de Rdio Taiss no Brasil, coordena mais de 5.000 praticantes ligados a 30 entidades em quatro estados: So Paulo, Rio de Janeiro, Paran e Mato Grosso do Sul. Desde 14 de maro de 1996, passou a vigorar a Lei Estadual n 9.345, em So Paulo , promulgada pelo governador Mrio Covas, instituindo o dia da Rdio Taiss, comemorado em 18 de junho. (POLITO; BERGAMASCHI, 2002). No incio da dcada de 70, com a chegada de executivos japoneses no Brasil, houve um estmulo para a adoo desta prtica em algumas empresas.

- Segundo Schimitz (1981), em 1978 a Federao de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo - RS (FEEVALE) e a Associao Pr -Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), juntamente com o SESI, implantaram um projeto denominado "Ginstica Laboral Compensatria", que teve incio em 23 de novembro de 1978, envolvendo cinco empresas do Vale dos Sinos.

- Aps algumas experincias isoladas no pas envolvendo a GL at o final dos anos 70, houve um perodo em que sua

aplicao caiu no esquecimento. Para Polito e Bergamaschi (2002), isto pode ser atribudo carncia de resultados que servissem de base para a disseminao da GL.

- A partir da metade da dcada de 80 houve uma retoma na utilizao deste mtodo. Na mesma poca em 1987, acontecia o reconhecimento da tenossinovite como doena profissional atravs da portaria n 4.602 do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. Este fato exigiu maiores medidas de enfrentamento social a cerca da ameaa das leses, principalmente por parte do empresariado. Na mesma poca, era iniciada a nfase qualidade de vida no trabalho.

- Desta forma, o ressurgimento da GL na segunda metade da dcada de 80, utilizada como medida de promoo da sade do trabalhador, acompanhou o prprio desenrolar histrico do fenmeno LER/DORT, iniciado pelo reconhecimento oficial da ento chamada doena dos digitadores.

- Nos anos 90, a GL teve sua grande exploso no Brasil, sendo que inmeras empresas passaram a introduzir em suas rotinas laborativas a execuo de exerccios. Os propsitos so diversificados, mas na maioria dos casos atribuda preveno de LER/DORT. Um grande incentivador e promotor da GL no pas o Servio Social da Indstria (SESI), coordenando vrios programas e aes nesta rea, porm com uma durabilidade pequena dos programas que eram fracassados por no terem um gerenciamento interligado a ergonomia. Tendo ento que buscar na formao da ergonomia a eficcia dos programas quando inseridos no processo ergonmico.

- Segundo Kooling (1980), a GL chamada de Ginstica Laboral Compensatria (GLC), devendo atuar sobre as sinergias musculares antagnicas s que se encontram ativas durante o trabalho. Este tipo de atividade visa proporcionar a compensao e o equilbrio funcional, assim como tambm atuar com a recuperao ativa, de forma a aproveitar as pausas regulares durante a jornada de trabalho para exercitar os msculos correspondentes e relaxar os grupos musculares

que esto em contrao durante o trabalho, com o objetivo de prevenir a fadiga.

- J para Targa (1973), a GL Compensatria a ginstica que tenta impedir que se instalem vcios posturais durante as atividades habituais, principalmente as do ambiente de trabalho. Utiliza exerccios que atuam sobre musculaturas pouco solicitadas e relaxam aquelas que trabalham em demasia. Afirma ainda, que nesse tipo de GL obtm-se melhores resultados iniciando-se pelo relaxamento dos segmentos perifricos e aos poucos atingindo os centrais ou ainda, alongamento muscular seguido de movimentos ativos simples executados durante pausas de 7 a 10 minutos, em cada perodo de 3 a 4 horas de trabalho.

- A GL, para Dias (1994), definida como Ginstica Laboral Preparatria (GLP) e visa a realizao de exerccios especficos dentro do local de trabalho, atuando de forma preventiva e teraputica. Esta definio baseia-se em um projeto de ginstica em uma empresa realizado em 1989, que foi desenvolvido com exerccios preventivos e teraputicos realizados no ambiente de trabalho, proposto sobretudo, como mecanismo de preveno de doenas por traumas cumulativos. A GLP definida por Targa (1973), consiste de uma srie de exerccios que prepara o indivduo para o trabalho de velocidade, fora ou resistncia. Visa o aquecimento da musculatura e das articulaes que sero utilizadas. Astrand e Rodahl apud Pimentel (1999), referem-se GL como sendo a incluso de alguma atividade fsica no trabalho dirio, a fim de proporcionar a oportunidade para uso diversificado do sistema locomotor e para selecionar uma relao apropriada entre o trabalho e o repouso, permitindo uma boa recuperao durante o trabalho.

- De forma geral as bases tericas existentes sobre GL a classificam em trs tipos(TARGA apud CAETE, 1996; MARTINS, 2001; TARGA, 1973; DIAS, 1994; ALVES; VALE, 1999): Ginstica Preparatria (GP), Compensatria (GC) e Corretiva (GCT) H referncia tambm a um quarto tipo de GL chamada Ginstica de Manuteno ou Conservao (GM), embora seja pouco utilizado (LEITE, 1999).

2. "OS CAMPOS DE ATUAO DA GINSTICA:

- A Ginstica (palavra derivada do grego Gymnos que significa desnudo) nasceu na antiga Grcia h aproximadamente 3.000 anos como um meio de integrar do corpo e a mente. Para isto, os antigos helenos criaram os ginsios, que eram o centro de toda a atividade fsica e cultural em cada comunidade. Na China, ndia e Prsia tambm foram desenvolvidas disciplinas ginsticas como treinamento bsico para os pretendentes a postos militares (http://www.estadao.com.br/ext/esportes/olimpiadas/sydney/ modalidades/origem/ginastica.htm).

1. GINSTICAS DE CONDICIONAMENTO FSICO: englobam todas as modalidades que tm por objetivo a aquisio ou a manuteno da condio fsica do indivduo normal e/ou do atleta.

2. GINSTICAS DE COMPETIO: renem todas as modalidades competitivas.

3. GINSTICAS FISIOTERPICAS: responsveis pela utilizao do exerccio fsico na preveno ou tratamento de doenas.

4. GINSTICAS DE CONSCIENTIZAO CORPORAL: renem as Novas propostas de abordagem do corpo, tambm conhecidas por Tcnicas alternativas ou Ginsticas Suaves (Souza, 1992), e que foram introduzidas no Brasil a partir da dcada de 70, tendo como pioneira a Anti-Ginstica. A grande maioria destes trabalhos teve origem na busca da soluo de problemas fsicos e posturais.

5. GINSTICAS DE DEMONSTRAO: representante deste grupo a Ginstica Geral, cuja principal caracterstica a nocompetitividade, tendo como funo principal a interao social isto , a formao integral do indivduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social. "

Inteiro teor em : http://www.ginasticaolimpica.hpg.ig.com.br/historia.html.

- A SOBRAFIT julga de extrema importncia a repercusso deste Parecer para todos os fisioterapeutas atuantes nesta rea, correndo o risco de descrdito em todas as instituies que oferecem a Ps-graduao em Fisioterapia do Trabalho (CBES Colgio Brasileiro de Estudos Sistmicos no PR/SP/RS; Faculdades Salesianas de Lins/SP; Unisa/SP; IPA/POA/RS; Faculdades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais), no caso se o termo Ginstica Laboral no pudesse ser usado pelo fisioterapeuta estaramos excludos de licitaes e tomadas de preos e proposta de preveno, promoo ou resgate da sade do trabalhador onde esteja inserida a modalidade da ginstica laboral, e tambm teramos uma grande quantidade de demisses de empresas onde fisioterapeutas atuam na ginstica laboram.

- Alm de sermos o maior percentual profissional cursando as Ps-Graduaes em Ergonomia dos cursos recomendados e reconhecidos pela ABERGO - Associao Brasileira de Ergonomia. Sem contar nas ps-graduaes em Fisioterapia do Trabalho reconhecidas pelo COFFITO. No entanto, em relao a ginstica laboral, no existem estudos epidemiolgicos que comprovem seus resultados enquanto mtodo de preveno, ficando os indicadores de reduo de queixas e doenas do trabalho por conta no s da ginstica, mas das aes ergonmicas, das orientaes posturais e dos postos de trabalho, bem como dos treinamentos de modo operatrio, tudo isso muitas vezes associados a ginstica laboral ficando difcil desmembrar.

- Para podermos dispor deste termo, que comercial, j tendo um marketing criado encima dele (o ressurgimento da Ginstica Laboral est atrelado preveno de LER/DORT), fazendo com que tenhamos que descrever de forma justa os limites de atuao dos educadores fsicos e fisioterapeutas nesta modalidade de interveno, alm de outros profissionais que o fazem como os psiclogos nos casos de ambientes com alta exigncia mental.

- A abordagem dos fisioterapeutas est relacionada a preveno de DORT/LER, o que passa pelo conhecimento prvio das patologias e recursos teraputicos e, nos casos da ginstica compensatria para preveno de fadiga, dor e/ou leses msculo-ligamentares.

- J os educadores atuam na motivao, recreao, integrao e performance fsica. Devendo assim ambos atuarem em conjunto, sendo que em alguns ambientes de trabalho aplicase mediante diagnstico ergonmico modalidades distintas e, a partir deste diagnstico recrutado ou um ou outro profissional.

- Na Lei de Educao Fsica Ttulo N 9.696, de 1 de setembro de 1998, que dispe sobre a regulamentao da Profisso de Educao Fsica e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educao Fsica, temos:

- Art. 3 Compete ao Profissional de Educao Fsica coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar servios de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes tcnicos, cientficos e pedaggicos, todos nas reas de atividades fsicas e do desporto.

- Em nenhum momento da Lei h o tem que atuam na reabilitao da sade, como colocada em vrias resolues do CONFEF posteriores a Lei.

O CONFEF coloca em sua Resoluo n 046/2002, que dispe sobre a Interveno do Profissional de Educao Fsica e respectivas competncias e define os seus campos de atuao profissional:

Art. 1 - O Profissional de Educao Fsica especialista em atividades fsicas, nas suas diversas manifestaes ginsticas, exerccios fsicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danas, atividades rtmicas, expressivas e acrobticas, musculao, lazer, recreao, reabilitao, ergonomia,relaxamento corporal, ioga, exerccios compensatrios atividade laboral e do cotidiano e outras prticas corporais -, tendo como propsito prestar servios que favoream o desenvolvimento da educao e da sade, contribuindo para a capacitao e/ou restabelecimento de nveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficirios, visando consecuo do bem-estar e da qualidade de vida, da conscincia, da expresso e esttica do movimento, da preveno de doenas, de acidentes, de problemas posturais, da compensao de distrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecuo da autonomia, da auto-estima, da cooperao, da solidariedade, da integrao, da cidadania, das relaes sociais e a preservao do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurana, qualidade tcnica e tica no atendimento individual e coletivo.

- A Resoluo CONFEF n 073/2004 que dispe sobre a Ginstica Laboral e d outras providncias:

Art. 2 - No desempenho das atribuies do Profissional de Educao Fsica, no mbito da Ginstica Laboral, incluem-se: I - aes profissionais, de alcance individual e/ou coletivo, de promoo da capacidade de movimento e preveno a intercorrncia de processos cinesiopatolgicos; II - prescrever, orientar, ministrar, dinamizar e avaliar procedimentos e a prtica de exerccios ginsticos preparatrios e compensatrios s atividades laborais e do cotidiano; III - identificar, avaliar, observar e realizar anlise biomecnica dos movimentos e testes de esforo relacionados s tarefas decorrentes das variadas funes que o trabalho na empresa requer, considerando suas diferentes exigncias em qualquer fase do processo produtivo, propondo atividades fsicas, exerccios ginsticos, atividades esportivas e recreativas que contribuam para a manuteno e preveno da sade e bem estar do trabalhador; IV - propor, realizar, interpretar e elaborar laudos de testes cineantropomtricos e de anlise biomecnica de movimentos funcionais, quando indicados para fins diagnsticos; V - elaborar relatrio de anlise da dimenso scio cultural e comportamental do movimento corporal do trabalhador e estabelecer nexo causal de distrbios biodinmicos funcionais.

- Como podem dar diagnstico de nexo causal se no atuam em doenas e nas suas teraputicas ?

- Portanto, com tantas divergncias por falta de esclarecimento em que tipos de reabilitao atuam, que tipo de diagnstico para nexo causal de doena do trabalho fazem, e no podendo deixar de mencionar o fato de praticarmos a ginstica corretiva ou ginstica teraputica, ou a ginstica postural, alm de relatar os mais variados tipos de ginstica em outras profisses/atuao (psicologia, pedagogia, cirurgias, etc).

- Neste caso temos problemas de interpretao da traduo da palavra ginstica, o que se formos buscar a origem das palavras ns provavelmente no trabalharamos sabendo que a origem/traduo da palavra trabalho = tri palho (instrumento de tortura).

- O que temos aqui a tentativa de domnio de mercado, quando sabe-se que nenhum profissional de sade est habilitado a diagnosticar, implantar e executar a ginstica laboral se no tiverem o conhecimento prvio da ergonomia, disciplina esta inserida recentemente em muitas instituies de ensino nos cursos de graduao de Fisioterapia, assim como a disciplina de Fisioterapia do Trabalho, onde existe esta abordagem da ergonomia e da ginstica laboral, que algumas instituies inseriram na sua grade curricular.

- Portanto, fica esclarecido que o conceito tem sido manipulado, na inteno de reserva de mercado, gerando prejuzos a nossa classe profissional e, sobretudo ao trabalhador brasileiro.

VI Concluso.

Baseado no exposto acima, conclui-se que a Ginstica Laboral a expresso que descreve uma das modalidades de interveno do fisioterapeuta, como ferramenta de preveno na rea da sade do trabalhador, uma vez que a concepo de preveno de doenas e agravos

sade, bem como a assistncia sade perpassa pelos conceitos e pelas prticas multiprofisionais integralizadas, multi e interdisciplinares, sendo totalmente adequado o uso da expresso e a prtica da mesma por fisioterapeutas que prestam assistncia em empresas por meio da ergonomia.

A interveno fisioteraputica na rea da sade do trabalhador junto s empresas objeto e campo de atuao deste profissional, portanto, o uso da expresso Ginstica Laboral, como tambm de outras tais, como Cinesioterapia, Exerccios Teraputicos Exerccios Corretivos, acrescidos ou no da palavra Laboral, caracterizando de modo fidedigno e legal, uma prtica prpria do fisioterapeuta na rea da sade do trabalhador.

O PARECER, s.m.e.

Em 27 de outubro de 2005.

Anda mungkin juga menyukai