Anda di halaman 1dari 7

A Pedagogia do Oprimido e a Teologia da Libertao: As Contribuies de Paulo Freire e Leonardo Boff.

Jairo Cardoso da Costa* Joo Batista de Albuquerque Figueiredo**

Introduo
Libertao libertao do oprimido. Por isso, a teologia da libertao deve comear por se debruar sobre as condies reais em que se encontra o oprimido de qualquer ordem que ele seja. Leonardo Boff. A pedagogia do oprimido que, no fundo, a pedagogia dos homens empenhando-se na luta por sua libertao, tem suas razes a. E tem que ter nos prprios oprimidos, que se saibam ou cometam criticamente a saber-se oprimidos, um dos seus sujeitos. Paulo Freire

O objetivo deste artigo apresentar dois dos paradigmas que defenderam as classes populares e suas manifestaes culturais: A pedagogia do Oprimido e a Teologia da Libertao. Paulo Freire e Leonardo Boff, respectivamente, so os autores sobre os quais pretendo, neste trabalho, tecer comentrios. Durante meados do sculo XX, numa perspectiva scio-econmica e poltica, grande parte dos pases latino-americanos e caribenhos, sofria sob o peso da ditadura militar. A pedagogia do oprimido surgiu como resultado da efervescncia dos movimentos populares nos meados da dcada de 60, quando Freire foi exilado em virtude desse momento poltico. Sua tese teve forte influncia sobre a Teologia da Libertao ao mostrar o outro lado da histria, o lado dos oprimidos. Ela corroborou para a educao e a participao poltica da classe oprimida.

(*) Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Cear (UFC) Bacharelando em Teologia pelo Seminrio de Teologia da Assemblia de Deus no Estado do Cear (STADEC). Agente de Leitura pela Secretaria de Cultura do Estado do Cear (SECULT). (**) Professor Adjunto da Faculdade de Educao da Universidade Federal do Cear (UFC), vinculado ao programa de Ps-graduao em Educao Brasileira, na Linha de Pesquisa de Movimentos Sociais, Educao Popular e Escola, no eixo de Educao Ambiental, Espiritualidade, Juventude, Arte e Escola. Doutorou-se em Cincias (Ecologia Educao Ambiental) pela Universidade Federal de So Carlos (UFSCar).

A teologia da libertao tem como seu grande expoente, no Brasil, Leonardo Boff, agente norteador do discurso teolgico latino-americano. Esta teologia caracteriza-se pela valorizao da ao de Deus na histria, como fonte de libertao social. O quadro de degradao apresentado na Amrica Latina o fundamento gerador do conceito de libertao. A libertao, ento, toda ao que visa criar espao para a liberdade (BOFF, 1980, p. 87). Ser livre, neste sentido, no estar sob o jugo da lei alheia; poder construir-se autonomamente. Com a gnese da teologia da libertao na Amrica Latina, a religio passa a ser um fator de mobilizao e no do freio (BOFF, 1980, p. 102). A religio no mais se apresenta como pio do povo. Ela passa a ser fonte de libertao e de esperana para o homem. A religio, desta forma, no se reduz a uma ideologia que mantm o status quo social e poltico; tambm no mais fonte de discursos etreos. A Teologia da Libertao pretende mostrar que Deus no est em uma esfera transhistrica; mas, ela quer mostrar que Deus encarna-se na histria, gera libertao de um povo humilhado, gera vida e esperana a um povo crucificado e sem sonhos. A Pedagogia do Oprimido Em 1968 nascia uma obra que iria revolucionar o modo de ver a educao: a educao popular, das massas e dos excludos. Propunha uma alfabetizao poltica num contexto em que, naquela poca (dcada de 1950 e 1960), nosso pas tinha um ndice descomedido de analfabetos. O analfabetismo, nesse perodo, era avaliado como principal fator que impedia o desenvolvimento do pas. Tal anlise gerava um enorme preconceito contra o analfabeto. A Pedagogia do Oprimido tem suas razes empricas nas experincias desenvolvidas, no perodo que antecede 1964, e as razes epistemolgicas constitudas na histria da formao social, econmica e poltica brasileira, nas idias de Marx, Engels e Lnin e de autores marxistas como, por exemplo, Gramsci e no movimento do Humanismo Cristo, e impacta a Teologia da Libertao que surgia primariamente na Amrica Latina. Para Freire, esta teologia enfatiza o papel do ser humano como sujeito na luta permanente contra a opresso e a injustia social e pela criao do Reino de Deus na Terra.

Comunicaes do III Frum Mundial de Teologia e Libertao

Podemos dizer que Paulo Freire revolucionou o processo pedaggico. possvel inclusive proferir que, em nosso pas, houve uma educao de adultos antes e depois dele. Foi quase uma revoluo coperniana, pois at ento, o adulto no-escolarizado era percebido como um ser imaturo e ignorante, que deveria ser atualizado com os mesmos contedos formais da escola primria, (aes e caractersticas da educao infantil), percepo esta que reforava ainda mais o preconceito contra o analfabeto como est supracitado. Com o aparecimento de Freire no cenrio educacional brasileiro, esse quadro mudou radicalmente, ele partia do seguinte pressuposto: Todo mundo sabe, No h saber maior ou saber menor, o que h so saberes diferentes. Naquele momento, os alfabetizandos no eram ouvidos, eram considerados como uma tabula rasa, onde os alfabetizadores depositavam o contedo a ser aprendido. Com a Pedagogia do Oprimido era preciso ouvir a voz de quem vai escola e ensinar a partir da realidade deles. Esse quadro de renovao pedaggica deve ser considerado dentro das condies gerais de turbulncia do processo poltico daquele momento histrico. Intensa movimentao poltica dos setores mdios e de parte das camadas populares. Ou seja, ampliavam-se as manifestaes populares. Os governos de Jnio-Jango favoreceram a efervescncia deste clima. Foi dentro dessa conjuntura que os diversos trabalhos educacionais com alfabetizao de adultos passaram a ganhar presena relevante. Por meio desta nova metodologia de ensino, Freire incentivava os oprimidos a pensar e refletir criticamente. Deste modo, a educao de adultos ia alm das preocupaes existentes com os aspectos pedaggicos do processo de ensinoaprendizagem. S para termos noo de dados, no Nordeste, h cerca de 15 milhes de analfabetos para uma populao de 25 milhes de habitantes (IBGE, 2000). Destarte, Paulo Freire, compromissado com as classes populares e, por isso, extremamente preocupado com os ndices de analfabetismo no pas, lanou um novo paradigma terico de educao, que marcou o incio dos anos 1960, para romper com a idia de que o analfabetismo era a causa da pobreza e do nodesenvolvimento do pas. Em pleno sculo XXI, esta realidade ainda nefanda. Segundo o ltimo levantamento feito pelo IBGE, mais de 1,7 milhes de cearenses no sabem ler nem escrever. Desse total, 326 mil so jovens entre 8 e 29 anos. Alm do analfabetismo absoluto, o Estado enfrenta tambm o analfabetismo funcional, ou seja, a incapacidade de se compreender um texto escrito.
Comunicaes do III Frum Mundial de Teologia e Libertao

Freire elabora sua tese, num estudo antropolgico do ser humano, valorizando seu aspecto ontolgico em ser mais, e epistemolgico levado pela curiosidade de distinguir as coisas. Estimando em seu discurso a dialogicidade na relao de sujeitos cognoscentes, mediados por saberes e movidos por um compromisso com as transformaes pessoais e coletivas. A pedagogia do oprimido valoriza o educando como um sujeito de seu prprio conhecimento, considerando-o como um ser em potencial, isto , aquele que capaz, sabe aonde quer chegar, e assim poder se tornar uma pessoa que tem conscincia de sua ao no mundo, que a partir de si prprio constri a histria e transforma o mundo. Neste sentido, a Pedagogia do Oprimido expressa uma educao libertadora, problematizadora; j no pode ser um ato de depositar, ou narrar, ou de transferir, ou de transmitir conhecimentos e valores aos educandos, meros pacientes, maneira da educao bancria, mas um ato cognoscente. Com isto o papel do educador na perspectiva de Freire , com respeito ao mrito da paz, com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente no apenas os contedos, mas tambm ensinar a pensar certo. Na viso de Freire, pensar certo contextualizar o que lemos com a realidade vivenciada pelo sujeito, ou seja, estabelecer uma relao entre o que lemos e o que ocorre em pas, na nossa cidade, no nosso bairro. Convm ter amor pelo que fazemos, uma paixo potencializa a conduo do trabalho durante toda nossa vida, somente assim a vida ter um sentido, uma razo de viver e de sonhar. Este mesmo sentimento que, acreditamos, o educador deve ter pelo educando. Sabendo que atravs do dilogo compartilhamos nossas experincias de vida, de forma que o educador aprenda ao ensinar e o discente ensina ao ser educado. A nossa prxis pedaggica deve ter, em nosso pensar, como princpio a coerncia de tudo que falamos e propagamos. Nossa fundamentao se consolida com o amor, o afeto pelo que nos leva a ensinar, e ao ensinar temos que pensar no educando. Somente o amor nos coloca no lugar do outro. Eu me refiro virtude da empatia. Ao compartilharmos do mesmo sentimento, neste ponto, temos um mestre que nos ensina por excelncia, Jesus Cristo (O Mestre dos Mestres). Para saber se colocar no lugar do outro precisa primeiro v-lo, enxerg-lo sem preconceito, sem segundas intenes e sem interesse prprio.

Comunicaes do III Frum Mundial de Teologia e Libertao

Assim, a Pedagogia do Oprimido a pedagogia do amor que realizada na escola abre espaos para diversidade (diferenas tnicas, raciais, religiosas e sociais). Requisita a presena de um valor que assegura o respeito e a convivncia entre diferentes: a paz e a espiritualidade. Entenda-se que dialogar sobre espiritualidade na educao no significa injetar ensinos religiosos no currculo; significa incentivar os estudantes a envolver seu mundo com um sentimento de encanto pela vida, pelo dilogo e pela criatividade, pelo ser mais que transcende o pragmatismo da modernidade. Uma educao que tem como princpio o amor no deve dar lugar ao autoritarismo, nem muito menos utilizar a avaliao como reafirmao deste ato infame contra o educando. Nem muito menos desvaloriz-lo por ser pobre ou incapaz quando, a bem da verdade, todos so capazes. O que acontece que foram tolhidos os seus direitos, e excludos de certos direitos bsicos de sobrevivncia.

A Teologia da Libertao

Etimologicamente a palavra Teologia tem origem em duas palavras gregas: Tos e Lgos. Tos significada Deus e Logos estudo. Assim sendo, estes termos significam o estudo a respeito de Deus. O genitivo que aparece supracitada no ttulo - DA LIBERTAO - mostra-nos que a libertao o horizonte regulador do discurso acerca de Deus, e, ao mesmo tempo, mostra-nos que o Deus do discurso fonte de libertao. Ento conforme, o filsofo Alexandre Cabral (1997), Ele se manifesta concretamente nos diversos momentos do processo histrico de um povo. Conseqentemente, a Teologia da Libertao torna-se fora geradora de aes que viabilizam uma prxis libertadora, segundo as necessidades advindas das diversas circunstncias sob as quais um povo est submetido. O termo libertao foi cunhado a partir da realidade cultural, social, econmica e poltica sob a qual se encontrava a Amrica Latina, a partir das dcadas de 60/70 do ltimo sculo. Os telogos deste perodo, catlicos e protestantes, assumiram a libertao como paradigma de todo fazer teolgico.

Comunicaes do III Frum Mundial de Teologia e Libertao

Atualmente, vivemos a crise econmico-financeira, previsvel e inevitvel, que remete a uma crise mais profunda. No dizer de Boff, trata-se de uma crise de humanidade. [...] Faltaram traos de humanidade mnimos no projeto neoliberal e na economia de mercado, sem os quais nenhuma instituio, a mdio e longo prazo, se aquenta de p: a confiana e a verdade. (Boff, 2008c). Nos dias de hoje a Teologia da Libertao est abrangendo outras dimenses, alm de seu aspecto poltico. Atualmente ela leva em considerao os aspectos epistemolgicos e ecolgicos, dentre outros. Epistemolgicos, ao considerar o acesso ao saber historicamente, construdo pela humanidade, os saberes diversos, inclusive o popular. Considera a dimenso ecolgica levando em considerao o ambiente no qual vivemos. A Terra, a flora e a fauna. Conforme Boff, sentimos hoje a urgncia de estabelecermos uma paz perene com a Terra. Neste nterim, a crise pode ser uma grande oportunidade para a inveno de outro paradigma de produo e de consumo. Na viso de Boff a soluo da crise econmico-financeira passa pelo encaminhamento da crise ecolgica geral e do aquecimento global. (Boff 2008a). Hoje, se no salvarmos a sustentabilidade da terra, no haver base para o projeto do capital em propsito de crescimento. A razo segundo, Boff reside no fato de que a atual crise se instaurou no seio de outras crises ainda mais graves: a do aquecimento global que vai produzir dimenses catastrficas para milhes de humanidade e a insustentabilidade da terra em conseqncia da virulncia produtivista e consumista. (Boff, 2008b). Outra categoria que a TL utiliza a da alteridade, o valor e o reconhecimento do outro como autor e construtor de seu conhecimento. A espiritualidade um relevante aspecto que levado em considerao na TL, pois abarca dimenses axiolgicas que caracterizam o respeito a diversidade e a paz. Finalmente a TL um caminho para paz entre os conflitos gerados pelo preconceito e o egosmo humano, podendo ser um fator orientador de novo comeo para uma sociedade harmnica e igualitria onde a desigualdade e a pobreza possam fazer parte apenas de um passado nefando e esquecido.

Comunicaes do III Frum Mundial de Teologia e Libertao

Referncias Bibliogrficas

BBLIA SAGRADA, Ed. revista e atualizada. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1969. CABRAL, Alexandre Marques. Teologia da Libertao: A teologia a favor dos excludos. Artigo, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43 edio Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. _____________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessrios a prtica educativa. 36 edio So Paulo: Paz e Terra, 2007. BOFF, Leonardo. Quando comeou nosso erro? O Povo, Fortaleza 17 de outubro de 2008a, Mundo, p.30. ______________. O pior da crise ainda est por vir? O Povo, Fortaleza 04 de novembro de 2008b, Mundo, p.30. ______________. Crise de humanidade. O Povo, Fortaleza 04 de novembro de 2008c, Mundo, p.30. ______________. Teologia do cativeiro e da libertao. Petrpolis: Vozes, 1980.

Comunicaes do III Frum Mundial de Teologia e Libertao

Anda mungkin juga menyukai