Anda di halaman 1dari 4

Orientaes sobre espaos passveis de compartilhamento nos Cras O Cras uma unidade pblica descentralizada da assistncia social, responsvel

l pela oferta (obrigatria) do principal servio de proteo social bsica: o Paif, tipificado por meio da Resoluo CIT n109, de 11 de novembro de 2009. Embora seja um equipamento estatal, os espaos fsicos nem sempre so de propriedade das prefeituras municipais. Muito embora a propriedade seja um elemento importante para a execuo dos servios, possvel que a implantao de Cras se d em imveis cedidos ou alugados. Diante das dificuldades dos municpios na aquisio de imveis para implantao do Cras, muitos gestores optam por implantar CRAS em imveis compartilhados. Considerando essa realidade, este documento explicita que tipo de compartilhamento tem sido praticado, com base nos dados dos Censos Cras 2008 e 2009, e orienta Estados, Distrito Federal e municpios, responsveis pelo apoio tcnico e financeiro. Prerrogativas Os documentos Orientaes Tcnicas para o Centro de Referncia da Assistncia Social Cras e A Melhoria da Estrutura Fsica para o Aprimoramento dos Servios orientam gestores e projetistas municipais 1 e estabelecem parmetros fundamentais referentes aos espaos fsicos dessas unidades. So espaos mnimos exigidos para que um imvel possa ser a sede de Cras e, portanto, que obrigatoriamente oferte o Paif 2 : recepo; sala de atendimento; sala de multiuso; sala de coordenao; copa; conjuntos de instalaes sanitrias; almoxarifado. A quantidade e a metragem dos espaos ficam condicionadas relao entre famlias referenciadas ao Cras e a sua capacidade de atendimento anual. 3 imprescindvel que os espaos que compem os Cras garantam acessibilidade aos seus usurios. O documento A Melhoria da Estrutura Fsica para o Aprimoramento dos Servios prope a adoo do conceito contemporneo de acessibilidade (que) transcende o favorecimento autonomia de acesso a pessoas com deficincia, abrangendo, mais
1

Neste documento, so apresentados modelos de plantas e sugestes de solues e adaptaes para o gestor municipal e deve ser fonte de estudo e consulta peridica. 2 Estes espaos devem assegurar adequada iluminao, ventilao, conservao, privacidade, salubridade e limpeza, e que expressem a cultura local.
3

A Melhoria da Estrutura Fsica para o Aprimoramento dos Servios. Orientaes para gestores e projetistas municipais; pgina 29.

amplamente, todas as pessoas que fogem ao arqutipo de homem/mulher adulto(a). Isto significa, por exemplo, que as criana ou idosos, pblicos frequentes nos Cras, tambm demandam condies de acessibilidade prprias, o que implica garantia de um espao de uso equitativo, verstil, natural, intuitivo e seguro, (propiciando a) reduo do esforo fsico e da informao perceptvel para todos 4 . No obstante a adoo deste desenho universal, os Cras devem estar adequados s normativas relacionadas garantia de acessibilidade. Dentre os principais instrumentos reguladores destacam-se o Decreto n 5.296/04, que regulamenta as leis n 10.048/200 e n10.098/2000, e a norma tcnica ABNT NBR 9050: 2004. Garantidos os recursos humanos e os espaos exigidos para oferta do Paif, os Cras podem ofertar outros servios da Proteo Social Bsica (PSB). Para tanto, deve-se observar as regulaes especficas quanto aos espaos apresentados na Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais e demais normativas especficas de cada servio. Sobre compartilhamento Segundo a Resoluo CIT n 06, de 1 de Julho de 2008, e as Orientaes Tcnicas do Centro de Referncia da Assistncia Social (Cras) no permitido o compartilhamento dos CRAS com: associaes comunitrias; estruturas administrativas, como secretarias municipais de assistncia social ou outras secretarias municipais e/ou estaduais, prefeituras, subprefeituras, entre outras; e, organizaes no governamentais (ONGs). Isso quer dizer que os Cras no podem funcionar nestes espaos. Explicando melhor, conforme disposto na Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais, a oferta do Paif cabe aos Cras e, exclusivamente esfera estatal. Neste sentido, vetado que os Cras funcionem em imvel compartilhado com associaes comunitrias ou ONGs, sob pena do no cumprimento da premissa de oferta estatal do Paif. De acordo com o previsto nas Orientaes Tcnicas do Centro de Referncia de Assistncia Social (Cras), as funes desta unidade pblica local no devem ser confundidas com as do rgo gestor da poltica de assistncia social (ou outro qualquer). Aos Cras cabe a oferta do Paif e a organizao, articulao e coordenao da rede socioassistencial de seu territrio. Ou seja, o Cras materializa a descentralizao dos servios, prevista em Lei e na Poltica Nacional de Assistncia Social. Por sua vez, ao rgo gestor cabe a organizao e gesto do Sistema nico de Assistncia Social (Suas) no mbito do municpio. O funcionamento do Cras em estruturas administrativas, ainda que relativas assistncia social, induz a equvocos quanto s responsabilidades especficas das equipes de referncia, ao possibilitar que essas assumem tarefas que no lhe so prprias, prejudicando a garantia da
4

Pgina 40.

oferta dos servios, seu vinculo e referncia dos usurios, descumprindo o princpio da descentralizao e territorializao dos servios. Garantidas as restries anteriormente explicadas, considera-se, que determinados espaos nas edificaes onde funcionam os Cras, sejam passveis de compartilhamento, desde que resguardadas as seguintes premissas: A) Primazia da oferta do Paif. Ou seja, a identidade do equipamento enquanto lcus da execuo do principal servio da PSB deve ser preservada, observando a exclusividade de uso dos seguintes espaos: recepo, sala de atendimento individual (garantindo sigilo no atendimento), sala da coordenao e sala multiuso; B) Garantia de identificao do equipamento, ou seja, a identidade do Cras deve ser garantida por meio de placas padro e sinalizaes estrategicamente posicionadas nas reas externas do imvel, nos locais de mais fcil visualizao para populao usuria. So passveis de compartilhamento os seguintes espaos, sempre que o Cras funcionar junto com outros equipamentos pblicos em uma mesma edificao: A) Entrada, desde que resguardada a existncia de recepo exclusiva para o Cras (adequado, sobretudo para edifcios com diferentes servios em diferentes andares ou para Cras instalados em construes de grandes dimenses). B) Banheiros, desde que respeitados os clculos de capacidade, bem como as especificidades relativas acessibilidade, previstos no documento A Melhoria da Estrutura Fsica para o Aprimoramento dos Servios: Orientaes para gestores e projetistas municipais. C) Almoxarifado, desde que este possua condies para acondicionamento em separado dos itens pertencentes a cada servio, com clara identificao daquilo que se refere ao Cras, preferencialmente em armrios com chave 5 . D) Copa, desde que haja capacidade de suporte s atividades realizadas no Cras. Segundo o documento j citado, uma copa de 5m destina-se exclusivamente s atividades do Paif. Caso o Cras oferte outros servios, essas dimenses devem ser revistas. Da mesma forma, se o Cras compartilha edificao com servios de outras polticas pblicas, poder compartilhar a copa, desde que seu espao fsico seja proporcional ao quantitativo de pessoas atendidas em todos os servios. E) Salas de multiuso e auditrios, desde que seja estabelecida agenda compartilhada para a utilizao do espao, ou seja, resguardando-se a primazia da oferta do Paif. F) reas externas, desde que o trnsito de pblicos distintos no prejudique o desenvolvimento das aes do Paif e de gesto do Cras.
5

Conforme disposto no documento A Melhoria da Estrutura Fsica para o Aprimoramento dos Servios. Orientaes para gestores e projetistas municipais (pginas: 35-36), em geral encontra-se nos CRAS dois tipos principais de almoxarifado: voltado para alocar produtos alimentcios (quando as unidades oferecem alimentao a pblicos determinados), ou voltado para alocar materiais pedaggicos e de suporte para as atividades coletivas. O documento apresenta a sugesto de que a organizao destes espaos leve em considerao demandas locais, podendo ser planejado em consrcio com a sala multiuso.

Tal situao no deve ser entendida como compartilhamento de espao, mas uma cesso de uso de espao fsico do Cras para atividades de interesse pblico ou social e que extrapolam o servio Paif. Nesse caso, uma agenda tambm deve ser elaborada e a primazia da oferta do Paif assegurada. Documentos e links relacionados: Centro de Referncia de Assistncia Social (Cras) Orientaes Tcnicas Publicao destinada a gestores, coordenadores e equipes tcnicas responsveis pela implantao, organizao e consolidao da Proteo Social Bsica de Assistncia Social, sua articulao com a Proteo Social Especial e com os demais servios locais. Tambm um importante documento para os Conselhos de Assistncia Social e demais atores que participam do controle social da poltica de assistncia social. CRAS: A Melhoria da Estrutura Fsica para o Aprimoramento dos Servios o Orientaes para gestores e projetistas municipais Guia que responde de que maneira a estrutura fsica do CRAS pode favorecer a qualificao da prestao de seus servios essenciais.

Anda mungkin juga menyukai