Anda di halaman 1dari 8

Primeira Guerra Mundial

Escrito por Geidson da Silva Neves Ter, 25 de Novembro de 2008 16:43

Primeira Guerra Mundial Introduo A Primeira Guerra Mundial decorreu, antes de tudo, das tenses advindas das disputas por reas coloniais. Dos vrios fatores que desencadearam o conflito destacaram-se o revanchismo francs, a Questo Alscia-Lorena e a Questo Balcnica. A Alemanha, aps a unificao poltica, passou a reivindicar reas coloniais e a contestar a hegemonia internacional inglesa, favorecendo a formao de blocos antagnicos. Constituram-se, assim, a Trplice Aliana (Alemanha, ustria-Hungria e Itlia) e a Trplice Entente (Inglaterra, Rssia e Frana).Os blocos rivalizavam-se poltica e militarmente, at que em 1914, surgiu o motivo da ecloso da Guerra: o assassinato do herdeiro do trono ustro-Hngaro (Francisco Ferdinando), em Sarajevo (Bsnia). declarao de guerra da ustria Srvia seguiram-se outras, formando-se as Trplices Aliana e Entente.O conflito iniciou-se como uma guerra de movimento para depois transformar-se em uma guerra de trincheiras. Em 1917, os EUA entraram na guerra ao lado da Trplice Entente, no mesmo ano em que a Rssia, por causa da Revoluo Bolchevique, retirava-se. Os reforos dos EUA foram suficientes para acelerar o esgotamento do bloco Alemo, sendo que em 1918, a Alemanha assinou sua rendio. No ano seguinte foi assinado o Tratado de Versalhes, que estabeleceu sanes aos alemes e a criao de um organismo que deveria zelar pela paz mundial. Esse tratado, conforme os 14 pontos propostos pelo presidente Wilson (EUA), determinou punies humilhantes aos alemes, semeando o revanchismo que desencadearia, depois, a Segunda Guerra Mundial. A Primeira Guerra, provocou uma alterao profunda na ordem mundial: os EUA surgiram como principal potncia econmica mundial, houve o surgimento de novas naes, devido ao desmembramento do Imprio ustro-Hngaro e Turco e surgiu um regime de inspirao marxista na Rssia. Rivalidades e Tenses Internacionais As ambies imperialistas das grandes potncias europias podem ser mencionadas entre os principais fatoras responsveis pelo clima internacional de tenso e de rivalidade que marcou o incio do sculo XX. Essas ambies imperialistas manifestaram-se atravs dos seguintes fatores: Concorrncia econmica: As grandes potncias industrializadas buscavam por todos os meios dificultar a expanso econmica do pas concorrente. Essa concorrncia econmica tornou-se particularmente intensa entre Inglaterra e Alemanha, que depois da unificao poltica entrou num perodo de rpido desenvolvimento industrial. Disputa colonial: A concorrncia econmica entre as naes industrializadas teve como importante conseqncia a disputa por colnias na frica e na sia. O domnio de colnias era a soluo do capitalismo monopolista para os problemas de excedentes de produo e de controle das fontes fornecedoras de matrias-primas.

1/8

Primeira Guerra Mundial


Escrito por Geidson da Silva Neves Ter, 25 de Novembro de 2008 16:43

Alm desses problemas meramente econmicos, a Europa possua focos de conflito que transpareciam no plano poltico. Em diversas regies, surgiam movimentos nacionalistas que apresentavam o objetivo de agrupar sob um mesmo Estado povos considerados de mesmas razes culturais. Todos esses movimentos polticos tambm estavam vinculados a interesses econmicos. Entre os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa, podemos destacar: O Pan-eslavismo: Liderado pela Rssia, pregava a unio de todos os povos eslavos da Europa Oriental, principalmente aqueles que se encontravam dentro do Imprio Austro-Hngaro. O Pan-germanismo: Liderado pela Alemanha, pregava a completa anexao de todos os povos germnicos da Europa Central. Revanchismo francs: Com a derrota da Frana na guerra contra a Alemanha, em 1870, os franceses foram obrigados a ceder aos alemes os territrios da Alscia-Lorena, cuja regio era rica em minrios de ferro e em carvo. A partir dessa guerra, desenvolveu-se na Frana um movimento de cunho nacionalista-revanchista, que visava desforrar a derrota sofrida contra a Alemanha e recuperar os territrios perdidos. Nesse contexto de disputas entre as potncias europias, podemos destacar duas grandes crises, que provocariam a guerra mundial: A crise do Marrocos: Entre 1905 e 1911, Frana e Alemanha quase chegaram guerra, por causa da disputa da regio do Marrocos, no norte da frica. Em 1906, foi convocada uma conferncia internacional, na cidade espanhola de Algeciras, com o objetivo resolver as disputas entre franceses e alemes. Essa conferncia deliberou que a Frana teria supremacia sobre o Marrocos, enquanto Alemanha caberia uma pequena faixa de terras no sudoeste africano. A Alemanha no se conformou com a deciso desfavorvel, e em 1911surgira novos conflitos com a Frana pela disputa da frica. Para evitar a guerra, a Frana concedeu Alemanha uma considervel parte do Congo francs.

2/8

Primeira Guerra Mundial


Escrito por Geidson da Silva Neves Ter, 25 de Novembro de 2008 16:43

A crise balcnica : No continente europeu, um dos principais focos de atrito entre as potncias era a Pennsula Balcnica , onde se chocavam o nacionalismo da Srvia e o expansionismo da ustria. Em 1908, a ustria anexou a regio da Bsnia-Herzegovina , ferindo os interesses da Srvia, que pretendia incorporar aquelas regies habitadas por eslavos e criar a Grande Srvia . Os movimentos nacionalistas da Srvia passaram a reagir violentamente contra a anexao austraca da Bsnia-Herzegovina. Foi um incidente ligado ao movimento nacionalista da Srvia que serviu de estopim para a guerra mundial. A Poltica de Alianas e o Estopim da Guerra As ambies imperialistas associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um clima internacional de tenses e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potncias poderia explodir a qualquer momento. Diante desse risco quase certo, as principais potncias trataram de estimular a produo de armas e de fortalecer seus exrcitos. Foi o perodo da Paz Armada . Caracterstica desse perodo foi a elaborao de diversos tratados de aliana entre pases, cada qual procurava adquirir mais fora para enfrentar o pas rival. Ao final de muitas e complexas negociaes bilaterais entre governos, podemos distinguir na Europa, por volta de 1907, dois grandes blocos distintos: A Trplice Aliana: formada por Alemanha, Imprio Austro-Hngaro e Itlia; A Trplice Entente: formada por Inglaterra, Frana e Rssia.

3/8

Primeira Guerra Mundial


Escrito por Geidson da Silva Neves Ter, 25 de Novembro de 2008 16:43

Essa aliana original entre pases europeus modificou-se nos anos da guerra, tanto pela adeso de alguns pases como pela sada de outros. Conforme seus interesses imediatos, alguns pases mudavam de posio, como a Itlia, que em 1915 recebeu dos pases da Entente a promessa de compensaes territoriais, caso mudasse de lado. Mergulhada num clima de tenses cada vez mais insuportveis, a Europa vivia momentos em que qualquer atrito, mesmo incidental, seria suficiente para incendiar o estopim da guerra. De fato, esse atrito surgiu em funo do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando , herdeiro do trono austraco. O crime foi praticado pelo estudante Gavrilo Princip, ligado ao grupo nacionalista srvio "Unidade ou Morte", que era apoiado pelo governo da Srvia. O assassinato provocou a reao militar da ustria, e a partir da diversos outros pases envolveram-se no conflito, uma verdadeira reao em cadeia (devido poltica de alianas). Os passos iniciais do conflito europeu (1914) foram os seguintes: 28 de julho: O Imprio Austro-Hngaro declara guerra Srvia; 29 de julho: E apoio Srvia, a Rssia mobiliza seus exrcitos contra o Imprio Austro-Hngaro e contra a Alemanha; 1 de agosto: A Alemanha declara guerra Rssia; 3 de agosto: A Alemanha declara guerra Frana. Para ating-la, mobiliza seus exrcitos e invade a Blgica, que era um pas neutro; 4 de Agosto: A Inglaterra exige que a Alemanha respeite a neutralidade da Blgica. Como isso no ocorre, declara guerra Alemanha. O nome Primeira Guerra Mundial foi atribudo ao conflito de 1914 a 1918, pois essa foi a primeira guerra da qual participaram as

4/8

Primeira Guerra Mundial


Escrito por Geidson da Silva Neves Ter, 25 de Novembro de 2008 16:43

principais potncias das diversas regies da Terra, embora o principal "cenrio da guerra" tenha sido o continente europeu. Vejamos, a seguir, algumas naes que se envolveram no conflito: Do lado da Alemanha e do Imprio Austro-Hngaro: Turquia (1914) e Bulgria (1915); Do lado da Frana, da Inglaterra e da Rssia: Blgica(1914), Srvia (1914), Japo (1914), Itlia (1915), Portugal (1915), Romnia (1916), Estados Unidos (1917), Brasil (1917) e Grcia (1917). Os conflitos internacionais anteriores tinham um carter localizado, sempre restrito a pases de um mesmo continente. J o conflito de 1914 a 1918, envolveu potncias que tinham alcanado a industrializao. Potncias que "dedicam sua capacidade de produo ao desenvolvimento de uma poderosa indstria blica e todos alinham efetivos considerveis, extrados principalmente da populao rural, cuja diminuio acarreta uma inquietadora reduo dos aprovisionamentos. Assim, o conflito desorganiza as trocas e abala seriamente a estrutura econmica do mundo". Primeira fase (1914-1915) Essa fase foi marcada pela imensa movimentao dos exrcitos beligerantes. Ocorreu uma rpida ofensiva das foras alems, e vrias batalhas foram travadas, principalmente em territrio francs, para deter esse avano. Em setembro de 1914, uma contra-ofensiva francesa deteve o avano alemo sobre Paris ( Batalha do Marne ). A partir desse momento, a luta na frente ocidental entrou num perodo de equilbrio entre as foras em combate. Segunda fase (1915-1917) A imensa movimentao de tropas da primeira fase foi substituda por uma guerra de posies, travada nas trincheiras. Cada um dos lados procurava garantir seus domnios, evitando a penetrao das foras inimigas. Os combates terrestres tornaram-se extremamente mortferos, com a utilizao de novas armas: metralhadoras, lana-chamas e projteis explosivos. Mas a grande novidade em termos de recursos militares foi a utilizao do avio e do submarino. Como salientou John Kenneth Galbraith, o desenvolvimento das tcnicas militares de matar no foi acompanhado pelo desenvolvimento da "capacidade de pensar" dos generais tradicionais. "A adaptao de tticas estava muito alm da capacidade da mentalidade militar contempornea. Os generais hereditrios e seus quadros de oficiais no pensavam em outra coisa seno em enviar contingentes cada vez maiores de homens, eretos, sob pesada carga, avanado a passo lento, em plena luz meridiana, contra o fogo de metralhadora inimigo, aps pesado bombardeio de artilharia. A esse bombardeio, as metralhadoras, pelo menos um nmero suficiente delas, invariavelmente sobreviviam. Por isso, os homens que eram mandados avanar eram sistematicamente dizimados, e essa aniquilao, preciso que se

5/8

Primeira Guerra Mundial


Escrito por Geidson da Silva Neves Ter, 25 de Novembro de 2008 16:43

frise, no figura de retrica, ou fora de expresso. Quem fosse lutar na Primeira Guerra Mundial no tinha esperana de retornar". Terceira fase (1917-1918) Desde o incio da guerra, os Estados Unidos mantinham uma posio de "neutralidade" em face do conflito. Ou no intervinham diretamente com suas tropas na guerra. Em janeiro de 1917, os alemes declararam uma guerra submarina total, avisando que tropedariam todos os navios mercantes que transportassem mercadorias para seus inimigos na Europa. Pressionado pelos poderosos banqueiros estadunidenses, cujo capital investido na Frana e na Inglaterra achava-se ameaado o Governo dos Estados Unidos declarou guerra Alemanha e ao Imprio Austro-Hngaro em 6 de abril de 1917. A Rssia retirou-se da guerra, favorecendo a Alemanha na frente oriental. E pelo Tratad o de Brest-Litovsk , estabeleceu a paz com a Alemanha. Esta procurou concentrar suas melhores tropas no ocidente, na esperana de compensar a entrada dos Estados Unidos. A Alemanha j no tinha condies para continuar a guerra. Surgiram as primeiras propostas de paz do presidente dos Estados Unidos, propondo, por exemplo, a reduo dos armamentos, a liberdade de comrcio mundial etc. Com a ajuda material dos Estados Unidos, ingleses e franceses passaram a deter um superioridade numrica brutal em armas e equipamentos sobre as foras inimigas. A partir de julho de 1918, ingleses franceses e americanos organizaram uma grande ofensiva contra seus oponentes. Sucessivamente, a Bulgria, a Turquia e o Imprio Austro-Hngaro depuseram armas e abandonaram a luta. A Alemanha ficou sozinha e sem condies de resistir ao bloqueio, liderado pelos Estados Unidos, que "privaram o exrcito alemo, no de armamentos, mas de lubrificantes, borracha, gasolina e sobretudo vveres". Dentro da Alemanha, agravava-se a situao poltica. Sentindo a iminncia da derrota militar, as foras polticas de oposio provocaram a abdicao do imperador Guilherme II. Imediatamente, foi proclamada a Repblica alem, com sede a cidade de Weimar, liderada pelo partido social democrata. Em 11 de novembro de 1918, a Alemanha assinou uma conveno de paz em condies bastante desvantajosas, mas o exrcito alemo no se sentia militarmente derrotado. Terminada a guerra, os exrcitos alemes ainda ocupavam os territrios inimigos, sem que nenhum inimigo tivesse penetrado em territrios alemes. A Destruio Europia e a Ascenso dos Estados Unidos Ao final da Guerra, a Europa estava em runas no campo econmico e social, alm de 13 milhes de pessoas que morreram durante a guerra. E "a estas baixas preciso juntar as que, no seio das populaes civis, resultaram das invases, das epidemias, das restries alimentares e da fome, bem como do dficit da natalidade". s milhes de vidas sacrificadas deve ser acrescentado um assombroso custo econmico que se refletia no "desgaste do material de transporte, do instrumental das fbricas que foram utilizadas ao mximo e insuficientemente renovadas e conservadas, o que representa no total uma sria diminuio de seu potencial econmico. Houve no s prejuzo pela falta de crescimento da produo e de natalidade, mas tambm o endividamento dos pases beligerantes que tiveram de contrair emprstimos, ceder parte de suas reservas de ouro e desfazer-se de parte de seus investimentos no estrangeiro". Todo esse grave quadro de crise e de decadncia da Europa veio beneficiar aos Estados

6/8

Primeira Guerra Mundial


Escrito por Geidson da Silva Neves Ter, 25 de Novembro de 2008 16:43

Unidos, que despontaram, nos anos de ps-guerra, com uma das mais poderosas potncias mundiais. Um dos grandes fatores que colaboraram para a ascenso econmica dos Estados Unidos foi a sua posio de neutralidade durante boa parte da Primeira Guerra Mundial. Assim, puderam desenvolver sua produo agrcola e industrial, fornecendo seus produtos s potncias europias envolvidas no conflito. Por outro lado, enquanto as potncias europias estavam compenetradas no esforo de guerra, os Estados Unidos aproveitaram-se para suprir outros mercados mundiais, na sia e na Amrica Latina. Terminada a Guerra, a Europa arrasada tornou-se um grande mercado dependente de exportaes americanas. Possuindo aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros mundiais, os Estados Unidos projetavam-se como maior potncia financeira mundial do ps-guerra. Os "14 Pontos do Presidente Wilson" Em mensagem enviada ao Congresso americano em 8 de janeiro de 1918, o Presidente Wilson sumariou sua plataforma para a Paz que concebia: 1) "acordos pblicos, negociados publicamente", ou seja a abolio da diplomacia secreta; 2) liberdade dos mares; 3) eliminao das barriras econmicas entre as naes; 4) limitao dos armamentos nacionais "ao nvel mnimo compatvel com a segurana"; 5) ajuste imparcial das pretenses coloniais, tendo em vista os interesses dos povos atingidos por elas; 6) evacuao da Rssia; 7) restaurao da independncia da Blgica; 8) restituio da Alscia e da Lorena Frana; 9) reajustamento das fronteiras italianas, "seguindo linhas divisrias de nacionalidade claramente reconhecveis"; 10) desenvolvimento autnomo dos povos da utria-Hungria; 11) restaurao da Romnia, da Srvia e do Montenegro, com acesso ao mar para Srvia; 12) desenvolvimento autnomo dos povos da Turquia, sendo os estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrneo "abertos permanentemente"; 13) uma Polnia independente, "habitada por populaes indiscutivelmente polonesas" e com acesso para o mar; e 14) uma Liga das Naes, rgo internacional que evitaria novos conflitos atuando como rbitro nas contendas entre os pases. Os "14 pontos" no previam nenhuma sria sano para com os derrotados, abraando a idia de uma Paz "sem vencedores nem vencidos". No terreno prtico, poucas propostas de Wilson foram aplicadas, pois o desejo de uma vendetta por parte da Inglaterra e principalmente da Frana prevaleceu sobre as intenes americanas. O Tratado de Versalhes e a Criao da Liga das Naes No perodo de 1919 a 1929, realizou-se no palcio de Versalhes, na Frana, uma srie de conferncias com a participao de 27 estados naes vencedoras da Primeira Guerra Mundial. Lideradas pelos representantes dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Frana, essas naes estabeleceram um conjunto de decises, que impunham duras condies Alemanha. Era o Tratado de Versalhes , que os alemes se viram obrigados a assinar, no dia 28 de junho de 1919. Do contrrio, o territrio alemo poderia ser invadido. Contendo 440 artigos, o Tratado de Versalhes era uma verdadeira sentena penal de condenao Alemanha. Estipulava, por exemplo, que a Alemanha deveria: Entregar a regio da Alscia-Lorena Frana; Ceder outras regies Blgica, Dinamarca e a Polnia;

7/8

Primeira Guerra Mundial


Escrito por Geidson da Silva Neves Ter, 25 de Novembro de 2008 16:43

Entregar quase todos os seus navios mercantes Frana, Inglaterra e Blgica; Pagar uma enorme indenizao em dinheiro aos pases vencedores; Reduzir o poderio militar dos seus exrcitos sendo proibida de possuir aviao militar. No demorou muito tempo para que todo esse conjunto de decises humilhantes, impostas Alemanha, provocasse a reao das foras polticas que no ps-guerra, se organizaram no pas. Formou-se, assim, uma vontade nacional alem, que reivindicava a revogao das duras imposies do Tratado de Versalhes. O nazismo soube explorar muito bem essa "vontade nacional alem", gerando um clima ideolgico para fomentar a Segunda Guerra Mundial (1939 1945). Alm do Tratado de Versalhes, foram assinados outros tratados entre os pases participantes da Primeira Guerra Mundial. Atravs desses tratados, desmembrou-se o Imprio Austro-Hngaro, possibilitando o surgimento de novos pases. Em 28 de abril de 1919, a Conferncia de Paz de Versalhes aprovou a criao da Liga das Naes (ou Sociedade das Naes), atendendo proposta do presidente dos Estados Unidos. Sediada em Genebra, na Sua, a Liga das Naes deu incio s suas atividades em janeiro de 1920, tendo como misso agir como mediadora no caso de conflitos internacionais, procurando, assim, preservar a paz mundial. A Liga das Naes logo revelou-se uma entidade sem fora poltica, devido ausncia das grandes potncias. O Senado americano vetou a participao dos Estados Unidos na Liga, pois discordava da posio fiscalizadora dessa entidade em relao ao cumprimento dos tratados internacionais firmados no ps-guerra. A Alemanha no pertencia Liga e a Unio Sovitica foi excluda. A Liga das Naes foi impotente para impedir, por exemplo, a invaso japonesa na Machria, em 1931, e o ataque italiano Etipia, em 1935. As duras marcas deixadas pela guerra motivaram diversas crises econmicas e polticas nos 20 anos seguintes, forjando as razes para o incio de um conflito mais terrvel: a Segunda Guerra Mundial.

8/8

Anda mungkin juga menyukai