Anda di halaman 1dari 2

Questes Provo 3 bimestre

9 ano
1) Durante a Era Vargas no plano econmico, a (*) assumiu a posio de liderana ocupada antes pela (*). Assinale a opo que apresentam os dados corretos para completar a afirmativa: (a) (b) (c) (d) Indstria e pecuria; Agricultura e indstria; Agricultura e pecuria; Indstria e agricultura.

2- (ENEM/1999) Os 45 anos que vo do lanamento das bombas atmicas at o fim da Unio Sovitica, no foram um perodo homogneos nico na histria do mundo. (...) Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de guas o incio da dcada de 70. Apesar disso, a histria deste perodo foi reunida sob um padro nico pela situao internacional peculiar que o dominou at a queda da URSS. ( Hobsbawn. Era dos Extremos) O perodo citado no texto e conhecido por (Guerra Fria) Pode ser definido como aquele momento histrico em que houve: (a) (b) (c) (d) Corrida armamentista entre as potencias imperialistas europias ocasionando a 1 Guerra Mundial; Domnio dos pases socialistas do Sul do globo pelos pases capitalistas do Norte; Choque ideolgico entre a Alemanha Nazista / URSS Estalinista, durante os anos; Confronto no declarado entre as duas potencias emergentes da 2 Guerra Mundial (URSS/EUA).

3- Mao Ts-tungo pretendia transformar a China em pas desenvolvido no prazo de 15 anos, para isso criou as Comunas populares eram: (a) Escolas profissionalizantes com o objetivo de formar trabalhadores capacitados para trabalhar em grandes fbricas; (b) Movimento popular com objetivo de exigir dos comerciantes melhores condies de trabalho e melhorias no salrio; (c) Comunidades autossuficientes que deveriam produzir tudo que precisasse: alimentos, roupas, calados, escolas, centrais de eltrica, etc; (d) Ministrio responsvel pela distribuio igualitria de renda e terras.

4- (UFPE) Em 24 de outubro de 1985, chefes de Estado, reunidos em Nova Yorque, comemoraram o 50 aniversrio da Organizao das Naes Unidas - ONU. O que representa essa organizao? a) Uma fora internacional acima das naes, cujos os objetivos so preservar a paz e a segurana no mundo , promover a cooperao internacional e incentivar a o respeito aos direitos dos homens. b) O fim da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.

c) A descolonizao da Amrica e da frica e o respectivo engajamentos polticos dos dois continentes. d) Uma associao dos pases do Ocidente para o enfrentamento com os pases do Oriente.

5- Durante seu governo, Getlio buscou estabelecer uma relao direta e emocional com os trabalhadores atravs de leis que os beneficiavam e com discursos comoventes. Chamamos essa poltica praticada por Vargas de: (a) (b) (c) (d) Trabalhista; Popular; Populismo; Exploratria.

GABARITO: 12345D D C A C

Anda mungkin juga menyukai