Anda di halaman 1dari 4

Geografia

O Japo um pas insular que se estende ao longo da costa leste da sia. O litoral [47] martimo do Japo aproximadamente quatro vezes maior que o brasileiro. As ilhas principais, de norte para sul, so: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyoto. Alm destas maiores, o Japo inclui mais de seis mil outras menores, parte das quais constituem as ilhas Riukyu, inclusive Okinawa, que se estendem a sudoeste de Kyushu at perto [48] de Taiwan. Entre 70% e 80% do pas coberto por florestas e de relevo montanhoso com uma cordilheira no centro das ilhas principais, de forma que as pequenas plancies [51] costeiras se tornam as reas mais povoadas do pas. A montanha mais alta e o vulco mais conhecido do Japo o monte Fuji com 3.776 metros de altitude e seu ponto mais baixo fica no lago Hachirgata, quatro metros abaixo do nvel do mar. Localizado no Crculo de fogo do Pacfico h oitenta vulces ativos no pas e os sismos so muito [9] comuns, ocorrendo mil deles sensveis por ano. A enorme quantidade de vulces mostra que nas profundezas do arquiplago o solo instvel e cheio de energia. Isso faz com que o pas esteja entre os que mais registram terremotos no mundo. Ainda que uma ameaa, estes vulces representam uma importante fonte de turismo. Regies como Nikon, so [52] famosas por suas primaveras quentes e pelo cenrio de montanhas vulcnicas. Os rios japoneses so curtos e de guas ligeiras. Atingem o mar pouco depois de sua nascente [9] nas montanhas acima e formam geralmente deltas em forma de leque.
[49][50]

Clima
O clima japons apresenta uma clara diferenciao entre as estaes e sofre a influncia de massas de ar frias vindas da Sibria no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacfico no vero. Os tufes so comuns entre o fim do vero e o incio do outono. O pas pode ser dividido em quatro regies climticas: a de Hokkaido, de clima subrtico, a da costa do Pacfico, temperado, a da costa do Mar do Japo, mais chuvoso, e o da regio [9] sudoeste, subtropical. As diferenas entre as estaes do ano mostram-se da seguinte maneira: o inverno, que vai de Dezembro a Fevereiro, seco e tem regularmente Sol. Enquanto o Centro e principalmente o Norte do Japo so frios, o Sul tem o tempo mais agradvel, e a temperatura vai raramente abaixo do 0 C. A primavera, que vai de maro a maio, quando deixa de nevar, sendo que todas as paisagens ficam floridas. O vero comea com trs a quatro semanas de chuva, sendo este perodo importante para os agricultores. Depois deste perodo, o tempo torna-se extremamente quente. O outono muito fresco, com uma ligeira brisa e uma temperatura mais fresca depois do Vero.
[53]

Biodiversidade
O Japo tem nove ecorregies florestais que refletem o clima e a geografia das ilhas. Elas vo de florestas subtropicais nas ilhas Ryky e Ogasawara, a florestas decduas temperadas em regies de clima ameno das principais ilhas, florestas temperadas de [54] conferas nas pores frias das ilhas do norte. Flora Em sua flora, o pas possui cerca de 6 000 espcies nativas de plantas, cuja variedade devida ao calor, abundncia das precipitaes, humidade dos veres e ao relevo. Ao longo do territrio v-se figuier banian, suji e hinoki, bem como plantas comuns em outras [55] partes do mundo, como as magnlias. Algumas ainda possuem significados simblicos,

como as flores de cerejeira, chamadas sakuras, que representam a beleza efmera. De suas plantas ainda saem os trabalhos com arranjos, pinturas, tecelagem e cermicas, alm [56] de remdios. Fauna J em sua fauna possvel ver espcies no encontradas em nenhuma outra parte do globo, como certas variedades defaises, tubares e salamandras. Ainda assim, o territrio [56] japons possui apenas 118 espcies de mamferos terrestres selvagens. As regies montanhosas do Japo, com florestas densas, albergam populaes relativamente numerosas de mamferos, dentre eles javalis, tanukis,raposas, veados, antlopes, lebres e doninhas. Rpteis presentes incluem tartarugas marinhas, cgados, serpentes aquticas e lagartos. H uma grande variedade desapos, rs e trites, onde se destaca a Salamandra-gigante-do-japo que atinge os 4 m de comprimento, e endmica do arquiplago. Cerca de 600 espcies deaves so residentes ou migratrias e diversidade de insetos tpica de regies com [57] clima temperado mido. Entre as espcies ameaas que habitam o territrio japons esto o urso-negro-asitico, classificado como de fato ameaado de extino e o macaco[58] japons, em estado ainda pouco preocupante. O lobo-cinzento, apesar de pouco [59] preocupante ao redor do mundo, est quase extinto do territrio japons. Tambm consideradas espcies sob ameaa, as variedades de baleia so caadas pelos japoneses sob cotas estipuladas na moratria de 1986. Ao lado de Noruegae Islndia, o Japo o pas que mais caa estes animais devido a alta lucratividade. No pas oriental, a carne da baleia ainda uma especialidade culinria comum e sua cartilagem serve indstria de cosmticos. Sob a alegao de pesquisa cientfica, o Japo caa, anualmente, uma mdia de 1 000 baleias, variando em espcies. Em 2008, por exemplo, caaram baleias-comuns e baleias-minke-antrticas. Neste mesmo ano, dois ativistas do Greenpeace foram presos por denunciarem contrabando ilegal de carne de baleia e ocorreu um atrito entre os governos japons e australiano, que culminaram em acusaes [60] de pesca ilegal e fraude de evidncias. Dois anos antes, em pesquisa realizada nacionalmente, foi constatado que 69% da populao contra este tipo de caa. Em 2010, ocorreu o encontro da Comisso Internacional da Baleia, no qual tentou-se derrubar a [61] moratria e acusando o Japo de subornar pases menores que votassem a seu favor.

Meio ambiente
A histria ambiental do Japo e as polticas atuais refletem um equilbrio entre o desenvolvimento econmico e a proteo ambiental. No rpido crescimento econmico aps a Segunda Guerra Mundial, as polticas ambientais foram minimizadas pelas empresas do governo e industriais. Como consequncia inevitvel, certa poluio ambiental crucial ocorreu nos anos 1950 e anos 1960. Na preocupao crescente sobre o problema, o governo introduziu muitas leis de proteo ambiental em 1970 e estabeleceu o [62] Ministrio do Meio Ambiente em 1971. crise do petrleo de 1973 tambm incentivou o uso eficiente da energia, devido falta no [63] Japo de recursos naturais. Questes prioritrias ambientais atuais incluem a poluio do ar urbano (NOx, partculas em suspenso, substncias txicas), gesto integrada de resduos slidos, eutrofizao da gua, conservao da natureza, mudanas climticas, gesto de produtos qumicos e a cooperao internacional para a conservao do meio [64] ambiente.

Hoje o Japo um dos lderes mundiais no desenvolvimento de novas tecnologias amigas do ambiente. Os veculos hbridos da Honda e da Toyota foram nomeados para ter a maior economia de combustvel e as menores emisses. Isto devido avanada tecnologia em [65] sistemas hbridos, os biocombustveis, o uso de material mais leve e melhor engenharia. Como signatrio do Protocolo de Quioto e anfitrio da conferncia de 1997 que o criou, o Japo tratado no mbito de obrigaes de reduzir suas emisses de dixido de carbono e tomar outras medidas relacionadas como combater as alteraes climticas. A campanha Cool Biz introduzida pelo antigo primeiro-ministro Junichiro Koizumi foi orientada a reduzir o consumo de energia atravs da reduo da utilizao do ar condicionado nos escritrios do governo. O Japo se prepara para forar a indstria a fazer grandes cortes nos gases do efeito estufa, tomando a liderana de um pas que luta [66] para cumprir suas obrigaes do Protocolo de Quioto. O pas classificado na 20 [67] posio no mundo no ndice de Desempenho Ambiental de 2010. Em 2010, o pas que contribui para o desmatamento fora de seu territrio, em naes de florestas tropicais por exemplo, comprometeu-se a reduzir o desmatamento e a degradao ambiental, doando, ao lado de outros pases, cerca de 3,5 bilhes de [68][69] dlares. Em contrapartida, sua rea florestal intacta ou replantada cobre 70% do [70] territrio nacional, preservao esta comparada apenas aos pases escandinavos.

Demografia
Mais de 95% da populao japonesa tem origem no arquiplago. Os japoneses so descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquiplago nipnico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilizao no arquiplago, o povo nmade Yayoi se estabeleceu na [71] regio Central do Japo, e os Ainus ao Norte do pas. A populao do Japo estimada em 127,4 milhes de pessoas. Em geral, ela bastante homognea, sendo quase toda composta por japoneses, as minorias so os ainus, um povo indgena nativo do pas, e os estrangeiros que vo ao pas em busca [71] de emprego. A expectativa mdia de vida no pas uma das mais elevadas do mundo, 81,25 [73] anos, mas essa populao est rapidamente envelhecendo como resultado do grande nmero de nascimentos posterior Segunda Guerra Mundial seguido por uma queda na taxa de natalidade no final do sculo XX. Assim, em 2004, cerca de 19,5% [74] da populao tinha mais de 65 anos. As mudanas na demografia trouxeram uma srie de questes sociais, em particular um provvel declnio da fora de trabalho e o aumento dos custos com a seguridade social. Nota-se tambm que uma parcela dos jovens prefere no [75] formar famlias quando adultos. Prev-se um declnio da populao japonesa para [74] 100 milhes at 2050 e 64 milhes em 2100. Demgrafos e planejadores governamentais, no momento, debatem como lidar com este [75] problema. A imigrao e o incentivo natalidade so por vezes sugeridos como uma soluo para proporcionar trabalhadores jovens que possam sustentar o [76][77] envelhecimento da populao. A imigrao, contudo, no uma medida [78] popular. Segundo o ACNUR, em 2007, o Japo aceitou apenas 41 refugiados para [79] reassentamento, enquanto os Estados Unidos aceitaram 50.000.
[72]

O pas sofre com a alta taxa de suicdio. Em 2009, o nmero de suicdios [82] ultrapassou 30 mil pessoas pelo dcimo segundo ano seguido, sendo a principal [83] causa de morte entre pessoas com menos de 30 anos de idade.

[80][81]

Imigrao e emigrao
Em 2004 o Ministrio da Justia do Japo estimou o nmero de estrangeiros legais em quase dois milhes sendo estes principalmente coreanos, chineses, taiwaneses, brasileiros e filipinos. As outras minorias so, peruanos, norteamericanos, ingleses, tailandeses, australianos, canadenses, indianos, iranianos, russ [84] os, entre outros. Entretanto o nmero real de estrangeiros incerto devido a existncia de muitos [85] imigrantes ilegais. A maioria dos brasileiros residentes no Japo so nikkei (descendentes de japoneses ou cnjuges de nipo-brasileiros) que vivem e trabalham legalmente e so conhecidos pelos japoneses como dekasseguis. O Brasil passou a receber imigrantes japoneses em 1908. A maior parte dos imigrantes chegou na dcada de 1930 e se fixou sobretudo em So Paulo. Hoje, a populao nipobrasileira de quase 1,5 milho de pessoas, formando a maior colnia de descendentes de japoneses do mundo. Muitos desses brasileiros de origem japonesa ou cnjuges tm imigrado ao Japo em busca de melhores condies de vida, [86] formando uma comunidade de cerca de 300 mil pessoas no Japo.

Anda mungkin juga menyukai