Anda di halaman 1dari 2

Anlise do Marketing Mix BR Foods Distribuio

Um ponto importante na estruturao de uma empresa a determinao dos meios de distribuio. Um sistema de escoamento de produo composto por canais de marketing e sistemas de marketing. (KOTLER; KELLER, 2007). Canal uma rede organizada de rgos e instituies, que, em combinao, executam todas as funes necessrias para ligar os produtores aos usurios finais (RADKE, 2011) alm de aprimorar funes logsticas como armazenamento e transporte. J os sistemas podem ser classificados como verticais ou convencionais e sero explicados posteriormente.

x.x) Canais de distribuio: Existem dois tipos de canais, o canal de marketing organizacional, no qual o produto passa por um representante ou por um distribuidor organizacional autorizado para que chegue ao cliente intermedirio e o canal de marketing ao consumidor que pode ser feito de forma direta ou indireta. O marketing direto aquele em que o produto oferecido diretamente para o consumidor, atravs de telemarketing, catlogo, televiso e muitos outros (REBOUAS, 2008), e o indireto quando envolve uma teia de distribuio que utiliza varejistas e atacadistas, na maioria das vezes, facilitando e otimizando a entrega do produto. A Br Foods utiliza em seu processo o canal de marketing ao consumidor indireto e o canal de marketing organizacional, contando com centros de distribuio em diversas regies do pas para atender melhor as suas reas de atuao. No Oriente Mdio, at o momento, a distribuio feita diretamente do centro de armazenamento para o ponto de venda, sem intermedirios. Essa opo s ser implementada aps a finalizao da nova planta produtiva que ser instalada nos Emirados rabes.

x.x) Sistema Vertical de Marketing (SVM) Um SVM consiste em fabricantes, atacadistas e varejistas que atuam como um sistema unificado. Ele pode ser classificado em administrado, contratual e corporativo. O primeiro onde a liderana obtida por meio do tamanho e poder de um ou de alguns dos membros dominantes do canal, e no por meio de propriedade comum ou laos contratuais. J o contratual consiste em empresas independentes em diferentes nveis de produo e distribuio que se integram por meio de contratos para obter mais economia ou impacto nas vendas do que cada um poderia conseguir sozinha. A coordenao e o gerenciamento de conflitos so feitos por meio de acordos contratuais firmados entre membros do canal. E o corporativo integra estgios

sucessivos de produo e de distribuio sob um nico proprietrio. A coordenao e o gerenciamento de conflitos so feitos pelo que controla toda a cadeia de distribuio (KOTLER;KELLER, 2007) Em seus sistemas verticais de marketing, a BR Foods exerce muita influncia nos atacadistas e varejistas, sendo no Brasil um SVM corporativo, onde a empresa possui o controle de toda a cadeia de distribuio. Entretanto, no Oriente Mdio, pelo tamanho e market share que tem, a Perdix utiliza um SVM administrado, onde a liderana do mesmo obtida atravs do tamanho e poder dos membros do canal, como foi explicado anteriormente.

RADKE,

Danilo.

Canais

de

marketing.

Disponvel

em:

http://introducao-ao-

marketing.blogspot.com/2011/05/canais-de-marketing.html http://ip2mkt.com.br/ip2360/index.php?option=com_content&view=article&id=353:principio s-de-marketing-philip-kotler-e-gary-armstrong-1993-&catid=89:marketing&Itemid=122

SIGLA: SMV: Sistema Vertical de Marketing

Anda mungkin juga menyukai